Home » Destinos » Aruba » Vale a pena alugar um carro em Aruba?
Aruba

Vale a pena alugar um carro em Aruba?

Aluguel de carro em Aruba: Nada melhor do que viajar por uma ilha de carro, parando a cada praia nova, a cada paisagem para poder observar e fotografar.

Alugar um carro em Aruba é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer. Por mais que Aruba seja um destino focado em dias de sol e praia, dificilmente você viajará até o país para conhecer apenas o trecho de areia que fica logo em frente ao seu hotel. Alugar um carro é fundamental para que seu roteiro vá além disso.

As empresas de aluguel de carro em Aruba oferecem veículos a preços bem acessíveis. Mesmo aos turistas de orçamento mais apertado, a relação custo-benefício é muito benéfica. Ao decidir alugar um carro os ganhos que sua viagem terá serão sempre muito superiores à economia que você faria caso ficasse a pé pela ilha.

Leia mais: O que fazer em Aruba: as atrações imperdíveis no paraíso

Como se locomover em Aruba

Aruba é uma ilha pequena, dividida em 6 distritos. Mas não se deixe enganar pela escala, pois as distâncias são longas entre um distrito e outro e as ligações entre eles são sempre feitas por autoestradas.

Para se locomover em Aruba os turistas têm 4 opções:

Os táxis em Aruba

Aluguel de carro em Aruba: Esta é Baby Beach, uma das melhores praias da ilha, bem ao sul.

Os táxis são a opção mais comum a quem vai pensando apenas em seus dias de praia. Caso você não ligue muito para as atrações distantes da ilha, os táxis servirão bem ao seu roteiro. Você pagará as corridas apenas para ir e voltar do aeroporto ao hotel e algumas outras quando precisar ir a um restaurante ou praia próxima de onde esteja hospedado.

Em Aruba os táxis não usam taxímetros, cobrando as corridas, em dólares, com valores tabelados. Uma corrida do aeroporto à zona hoteleira pode custar US$25 (em 2017). Veja os valores atualizados e preços a outros destinos.

(Não existe Uber, Cabify, ou qualquer aplicativo de transporte em Aruba. Ainda.)

O problema logístico (e financeiro) começa caso você queira visitar as praias do sul da ilha (as mais bonitas de Aruba), como Mangel Halto e Baby Beach. Como a região é pouco habitada, além do valor da corrida, você teria que pagar ao taxista para que te esperasse (US$45 por hora) ou ficaria sem transporte para voltar.

Nestes casos, o ideal é alugar um carro e percorrer estes pontos da ilha por conta própria, pois sairá muito mais barato e dará mais liberdade ao seu roteiro.

O transporte público em Aruba

Aluguel de carro em Aruba: Baby Beach, uma das praias mais bonitas de Aruba

Quem viaja como mochileiro ou quer simplesmente economizar uns dólares a mais no transporte pode optar pelos ônibus de Aruba. Eles são operados pela Arubus, uma empresa do governo que tem linhas passando por todos os distritos do país.

No trecho norte, entre Oranjestad e a praia de Arashi, passando pelas zonas hoteleiras, as viagens são frequentes. Nesta região os ônibus são uma boa opção para se locomover entre diferentes pontos de seu itinerário.

Leia mais: Onde ficar em Aruba: as melhores praias e hotéis

Já no outro extremo, existem algumas linhas de ônibus que ligam Oranjestad a San Nicolas, o distrito mais ao sul da ilha. Mas do terminal de San Nicolas o turista ainda teria que recorrer a mais um ônibus para chegar a Baby Beach, tendo que coordenar os horários de ambos.

No fim, a baldeação Zona Hoteleira > Oranjestad > San Nicolas > Baby Beach é até possível de ser feita, mas a relação custo-benefício disso é um pouco duvidosa.

Para ser mais prático e econômico, prefira alugar um carro em Aruba nem que seja apenas para os dias reservados em seu roteiro para as atrações mais distantes.

As empresas de aluguel de carro em Aruba

Aluguel de carro em Aruba: Rodger`s Beach, pertinho de Baby Beach, no sul da ilha.

Logo em frente ao desembarque do aeroporto Reina Beatrix há diversas empresas de aluguel de carro com quiosques operando para recepcionar os turistas. Todas as marcas mais conhecidas, como Hertz, Sixt, Alamo e Avis estão por lá representadas.

Não é recomendado, no entanto, deixar para alugar um carro no balcão, na chegada. O melhor é usar um comparador de preços e reservar o veículo com antecedência, pois os valores costumam subir quanto menor for a antecedência da reserva.

Para alugar um carro em Aruba é necessário ter mais de 21 anos e ter primeira habilitação emitida há mais de dois anos. Levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é opcional, a carteira de habilitação brasileira é aceita normalmente, sendo o suficiente para a locação.

Em Aruba o trânsito segue o mesmo padrão do Brasil, com o volante do lado esquerdo. Os carros alugados costumam ser de modelos novos e ter câmbio automático, mesmo nos modelos mais econômicos. Mais fácil que isso, impossível.

Alugar um carro em Aruba é a melhor opção para visitar os pontos turísticos que ficam fora do eixo Zona Hoteleira – Oranjestad. Entre eles estão as praias de Mangel Halto, Rodger’s e Baby Beach, o farol California Lighthouse, a capela de Alto Vista e o Parque Nacional Arikok.

Leia mais: Qual a melhor época para viajar para Aruba?

Os tours com agências de viagens

Aluguel de carro em Aruba: uma das muitas praias incríveis em Aruba

Dentro do Parque Nacional Arikok há ainda algumas áreas acessíveis apenas em trilhas ou em veículos 4×4, como a Natural Pool, um dos maiores pontos turísticos de Aruba.

Para ir até lá a melhor opção são os tours organizados por agências, que foram nossa opção. Mas também vimos alguns turistas (americanos, principalmente) encarando o trecho off-road em veículos 4×4 alugados. A decisão final vai de cada um.

Como e onde alugar um carro em Aruba

Aluguel de carro em Aruba: A Natural Pool, atração número um da ilha caribenha.

Para seu aluguel de carro em Aruba ficar ainda mais barato, nós recomendamos que pesquise os preços com a RentCars. Resevar o veículo com eles dá a certeza de encontrar a melhor oferta para sua viagem.

A RentCars é uma empresa brasileira que compara as cotações de diferentes locadoras de veículos no mundo. Ao fazer a busca, filtre os resultados pelo menor preço para encontrar a locadora com as melhores ofertas. Reservando o carro com a RentCars você terá a certeza de encontrar valores bem abaixo do preço de balcão.

Por ser uma empresa brasileira, a RentCars ainda oferece algumas vantagens extras, como o pagamento em reais, sem cobrança de IOF e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.

No momento da reserva, você poderá optar por pagar o valor online com antecedência ou deixar para quitar a despesa na chegada. De posse de sua confirmação, basta chegar à locadora no desembarque e apresentar o voucher da RentCars para alugar seu carro em Aruba e curtir o que a ilha tem de melhor.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Ótimas dicas!!! Adorei!!!
    Tenho só uma dúvida… Existe a possibilidade de alugar moto (tipo biz) e Aruba? Você teria dicas sobre isso?
    Alugamos uma em Providência e adoramos o custo x benefício! Obviamente, Aruba é uma ilha bem maior, mas ainda me pareceria uma boa ideia…
    O que você acha???
    Obrigada!!!
    Abraços!

    • Oi Vanessa, Aruba é muito maior mesmo que Providencia. De carro, para cruzar a ilha de uma ponta a outra (De Baby Beach a Arashi) você pode levar mais de uma hora. Uma moto biz não vai ser de grande ajuda.

House Sitting

publicidade

Close