Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Taupo, Nova Zelândia: os vulcões, o lago, e o vulcão sob o lago
Ilha Norte Middle-Earth Nova Zelândia

Taupo, Nova Zelândia: os vulcões, o lago, e o vulcão sob o lago

Lake Taupo Vida Cigana

Taupo é uma importante cidade no centro da Ilha Norte devido a sua atividade vulcânica, famosa desde muitos milênios atrás e por ficar às margens do maior lago do país, o Lago Taupo. No entanto a história das erupções vulcânicas locais e a formação do Lago estão intimamente ligadas.

O lago surgiu a partir da maior erupção da história nos últimos 70 mil anos, a explosão de um dos supervulcões ainda existentes na Terra deu origem ao Lago, que cobre hoje a cratera submersa em seu leito. Não tanto tempo atrás, uma das maiores erupções da história recente ocorreu também em Taupo há 1800 anos, no ano 181 DC, havendo relatos de visualização de sua explosão nos Impérios Chinês e Romano! Não é pouca coisa o bichinho. O vulcão ainda não está extinto, é o maior da Zona Vulcânica de Taupo e faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

Visitamos a cidade durante o verão e as atividades ao ar livre criavam um clima extremamente agradável. Vir no inverno também deve ser imperdível com as estações de esqui funcionando a toda devem criar uma versão completamente diferente da que vimos em dezembro.

O Lago Taupo

Lake Taupo Vida Cigana

Ao contrário toda a atividade vulcânica poderosíssima encontrada em seu fundo, as margens do Lago Taupo são muito tranqüilas, ótimas para passar uma tarde. Várias famílias se encontram lá para nadar, passear com os filhos, fazer piquenique, tomar sorvete e alimentar os patos e cisnes que se encontram no local que, aliás, são muitos. Os cisnes negros em particular tornam o lugar místico. Muitas pessoas andam de jet-ski e lanchas pelas suas águas claras ou saem para pescar trutas.

Lake Taupo Vida CiganaLake Taupo Vida Cigana

Do outro lado da cidade, ao longe pode-se observar os montes Tongariro, Ngauruhoe e Ruapehu, vulcões que fazem parte do Tongariro Alpine Crossing. Seus cumes brancos de neve são um espetáculo a parte, o que só torna a região mais bonita.

Huka Falls

Lake Taupo Vida Cigana

Do Lago Taupo nasce o Rio Waikato, o maior da Nova Zelândia, quee forma, logo na saída da cidade, as chamadas Huka Falls, quedas e corredeiras belíssimas, de um azul cor de safira quase que inacreditável. São bastante caudalosas e parte delas foram usadas como set em O Hobbit: A Desolação de Smaug, na fuga dos anões dentro dos barris. Muitos turistas fazem um passeio de lancha onde o objetivo é chegar o mais próximo possível das cascatas.

Lake Taupo Vida Cigana

Aratiatia Power Station

Lake Taupo Vida CiganaLake Taupo Vida Cigana

As águas do rio são usadas para gerar energia também, e isso ocorre em várias estações em seu percurso, sendo a primeira delas ainda em Taupo, chamada Aratiatia Rapids. Em determinadas horas do dia, quase de hora em hora, as comportas da hidrelétrica são abertas, e o caminho do rio, que antes podia ser visto seco, começa aos poucos a encher até não ser possível mais enxergar as pedras ao fundo.

Ao visitar a Nova Zelândia não dá para deixar de descobrir as maravilhas de Taupo, uma cidade lindíssima e erguida ao lado de um dos vulcões mais violentos do mundo, que por enquanto só está dormindo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

House Sitting

publicidade

Close