Home » Nova Zelândia » Taupo, Nova Zelândia: os vulcões, o lago, e o vulcão sob o lago
Nova Zelândia

Taupo, Nova Zelândia: os vulcões, o lago, e o vulcão sob o lago

Lake Taupo Vida Cigana

Taupo é uma importante cidade no centro da Ilha Norte devido a sua atividade vulcânica, famosa desde muitos milênios atrás e por ficar às margens do maior lago do país, o Lago Taupo. No entanto a história das erupções vulcânicas locais e a formação do Lago estão intimamente ligadas.

O lago surgiu a partir da maior erupção da história nos últimos 70 mil anos, a explosão de um dos supervulcões ainda existentes na Terra deu origem ao Lago, que cobre hoje a cratera submersa em seu leito. Não tanto tempo atrás, uma das maiores erupções da história recente ocorreu também em Taupo há 1800 anos, no ano 181 DC, havendo relatos de visualização de sua explosão nos Impérios Chinês e Romano! Não é pouca coisa o bichinho. O vulcão ainda não está extinto, é o maior da Zona Vulcânica de Taupo e faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

Visitamos a cidade durante o verão e as atividades ao ar livre criavam um clima extremamente agradável. Vir no inverno também deve ser imperdível com as estações de esqui funcionando a toda devem criar uma versão completamente diferente da que vimos em dezembro.

O Lago Taupo

Lake Taupo Vida Cigana

Ao contrário toda a atividade vulcânica poderosíssima encontrada em seu fundo, as margens do Lago Taupo são muito tranqüilas, ótimas para passar uma tarde. Várias famílias se encontram lá para nadar, passear com os filhos, fazer piquenique, tomar sorvete e alimentar os patos e cisnes que se encontram no local que, aliás, são muitos. Os cisnes negros em particular tornam o lugar místico. Muitas pessoas andam de jet-ski e lanchas pelas suas águas claras ou saem para pescar trutas.

Lake Taupo Vida Cigana
Lake Taupo Vida Cigana

Do outro lado da cidade, ao longe pode-se observar os montes Tongariro, Ngauruhoe e Ruapehu, vulcões que fazem parte do Tongariro Alpine Crossing. Seus cumes brancos de neve são um espetáculo a parte, o que só torna a região mais bonita.

Huka Falls

Lake Taupo Vida Cigana

Do Lago Taupo nasce o Rio Waikato, o maior da Nova Zelândia, quee forma, logo na saída da cidade, as chamadas Huka Falls, quedas e corredeiras belíssimas, de um azul cor de safira quase que inacreditável. São bastante caudalosas e parte delas foram usadas como set em O Hobbit: A Desolação de Smaug, na fuga dos anões dentro dos barris. Muitos turistas fazem um passeio de lancha onde o objetivo é chegar o mais próximo possível das cascatas.

Lake Taupo Vida Cigana

Aratiatia Power Station

Lake Taupo Vida Cigana
Lake Taupo Vida Cigana

As águas do rio são usadas para gerar energia também, e isso ocorre em várias estações em seu percurso, sendo a primeira delas ainda em Taupo, chamada Aratiatia Rapids. Em determinadas horas do dia, quase de hora em hora, as comportas da hidrelétrica são abertas, e o caminho do rio, que antes podia ser visto seco, começa aos poucos a encher até não ser possível mais enxergar as pedras ao fundo.

Ao visitar a Nova Zelândia não dá para deixar de descobrir as maravilhas de Taupo, uma cidade lindíssima e erguida ao lado de um dos vulcões mais violentos do mundo, que por enquanto só está dormindo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv