Home » Destinos » Tailândia » Ayutthaya na Tailândia, a antiga capital do país
Tailândia

Ayutthaya na Tailândia, a antiga capital do país

Wat Chai Wattanaram pelo lado que dá para o rio Chao Phraya, um dos muitos templos de Ayutthaya na Tailândia.

Uma vez em Bangkok, muitos turistas se veem obrigados a visitar Ayutthaya na Tailândia, a antiga capital do país. Uma cidade hoje formada por ruínas a céu aberto, os templos de Ayutthaya são belos e únicos. Juntando sua proximidade de Bangkok à importância histórica que possui, Ayutthaya na Tailândia é um dos pontos altos em uma visita ao país.

*Texto e Fotos de Lis Neves, nossa amiga e mochileira

Uma breve introdução sobre Ayutthaya, na Tailândia

Ayutthaya foi fundada em 1350 e pelos 400 anos seguintes foi a capital do Reino da Tailândia. Mais de trinta reis passaram por lá e a cidade sobreviveu a uma série de invasões dos vizinhos birmaneses, vindos do atual Myanmar. Só não resistiu à ultima  delas, que aconteceu por volta do ano de 1767, razão pela qual foi abandonada.

Recentemente, em 2011, a cidade sofreu com uma enchente que inundou a maior parte de suas ruínas. Mas Ayutthaya está destinada a resistir e hoje já está totalmente recuperada e com o turismo de volta a pleno vapor.

Detalhe do Wat Phra Sri Sanphet, um dos muitos templos de Ayutthaya na Tailândia. O céu no entorno está azul com nuvens brancas.

A cidade está a apenas 45 minutos de trem de Bangkok e por isso muitas pessoas escolhem visitar as ruínas de Ayutthaya como um bate-volta saindo da capital. Apesar de ser possível ir e voltar em um mesmo dia vendo muito do que a cidade tem a oferecer, Ayutthaya tem tudo pra fazer você querer ficar mais de uma noite.

Leia mais: Como montar o roteiro de viagem perfeito para a Tailândia

O que Fazer em Ayutthaya

O enorme sítio arqueológico de Ayutthaya na Tailândia, com suas muitas pontes, gramados verdes e ruínas por todos os lados.

Muitas pessoas param por aqui no caminho entre as grandes e agitadas Bangkok e Chiang Mai. A calma Ayutthaya pode ser a pausa perfeita, mesmo pra quem não gosta de ruínas. Um lugar para relaxar, andar de bicicleta, tomar um sorvete, passar o dia no sítio arqueológico, andando pelas pontes acima dos canais da cidade.

Ayutthaya é supertranquila e segura, podendo ser explorada sem ninguém e a qualquer hora do dia, sem medo. Tem o charme de uma cidade pequena, mesmo tão próxima de Bangkok e tendo sido um dia uma das maiores e mais populosas cidades da Ásia. Irônico, não?

O complexo de Ayutthaya possui muitas ruínas, algumas pequenininhas e sem nem nome, outras imensas e imponentes, mas todas com seu charme. As mais famosas são:

Wat Phra Sri Sanphet e Grand Palace

O Wat Phra Sri Sanphet em Ayutthaya na Tailândia, um dos inúmeros templos da cidade, com suas torres em formato de cones.

Famoso pelas suas três construções brancas lado a lado. Nele podemos ver muitas estruturas que hoje não passam de escombros. Dizem que uma delas era o Grand Palace, que abrigava um enorme Buda coberto de ouro, derretido quando a cidade foi abandonada.

Wihan Phra Mongkhon Bopit

Aqui uma edificação mais moderna e reformada destoa um pouco de tudo que está em volta e atrai muitos budistas devotos. Dentro dela está uma estátua do Buda sentado dourada, que já pegou fogo duas vezes. A segunda vez foi na última invasão que resultou no fim da antiga capital. A restauração só foi concluída nos anos 90.

Wat Mahathat

Em Ayutthaya na Tailândia fica a famosa cabeça de Buda que ficou presa entre o tronco de uma árvore. Uma das imagens mais fotografadas do país.

Neste templo fica a famosa cabeça de Buda presa entre as raízes de uma árvore banyan. Não se sabe exatamente como ela foi parar lá, mas a hipótese mais aceita é que um saqueador a escondeu ali pra buscar depois, mas ao voltar para buscá-la, não conseguiu sair dos portões de Ayutthaya, sendo forçado a deixá-la para trás, nos muros da cidade. Seja lá o que a tenha levado pra lá, a verdade é que é uma visão muito bonita do encontro do homem com a natureza.

Ayutthaya na Tailândia tem inúmeros templos. Este é o Wat Mahathat, onde fica a famosa cabeça de Buda entre as árvores.

Se prepare para enfrentar uma boa fila caso queira se sentar perto para uma foto. Mas o templo vai além da incrível cabeça, tendo outros cantinhos bem interessantes a serem explorados.

Wat Ratchaburana

O grande diferencial deste templo em comparação aos outros é a sua história. Ele foi construído pelo rei Chao Sam Phraya, em 1424, em nome de seus dois irmãos mais velhos, que morreram nesse local enquanto lutavam um contra o outro pelo trono tailandês, após a morte do pai.

Pra quem não sabe, a maioria dos templos são construídos por reis ou importantes figuras de poder, muitas vezes como uma forma de melhorar o seu carma. Por isso, quando um lugar tem muitos templos, é sinal que os reis que viveram ali provavelmente estavam com a consciência pesada. Um exemplo disso é a cidade de Bagan, em Myanmar, que possui mais de quatro mil templos. Os reis de lá são famosos por terem sido os mais sanguinários do Sudeste Asiático, responsáveis por todas as invasões a Ayutthaya, entre outros ataques a nações vizinhas.

Wat Lokkayasutha

Ayutthaya na Tailândia possui o templo de Wat Lokkayasutha, onde se encontra o Buda Reclinado mais famoso do país por aparecer no jogo de vídeogame Street Fighter.

Aqui fica o famoso templo de Ayutthaya com a grande estátua do Buda reclinado. Perto dele existem lojinhas de roupas e locais para lanchar. Neste templo é possível também pode comprar flores e incensos para oferecer a Buda. Às vezes a estátua está coberta com uma roupa amarela ou laranja. Esta estátua é famosa por aparecer como cenário nos jogos de videogame Street Fighter.

Wat Chai Wattanaram

Ayutthaya na Tailândia possui inúmeros templos. Este é o Wat Chai Wattanaram, com estilo Khmer, típico do Camboja.

Fora do Centro Histórico, do outro lado do rio Chao Phraya, também está o famoso e grandioso complexo de templos de Wat Chai Wattanaram.

É possível notar que os estilos das construções são um pouco diferentes de um templo pro outro. Enquanto o templo de Wat Phra Sri Sanphet, por exemplo, é mais pontudo, este tem a torre central mais arredondada. Como Ayutthaya foi capital por muitos anos, acabou sendo influenciada por diferentes tipos de arquiteturas vindos de cantos diferentes. O estilo arquitetônico de Wat Chai Wattanaram foi influenciado pela cultura do povo Khmer, oriundo do Camboja.
Provavelmente este é o maior complexo de templos da cidade, mesmo estando fora do Centro Histórico. Ele tem centenas de estátuas de Buda, sem suas cabeças, enfileiradas pelos corredores que levam até as estruturas que abrigam esculturas maiores.

Outras atrações em Ayutthaya na Tailândia

Alguns passeios de barco levam o turista pelo rio Chao Phraya durante o pôr do sol. Além de todas essas ruínas, também existem museus históricos como o Chao Sam Phraya National Museum e inusitados como o Thai Boat Museum. Também podem ser visitados os assentamentos holandês (Baan Hollanda) e português (Portuguese Village) da cidade, umas das primeiras nações a chegarem à Tailândia.

Outra pedida é o Chao Phrom Market, na Naresuan Road, provavelmente perto de onde você vai se hospedar.

Leia mais: Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Como se locomover nos templos de Ayutthaya na Tailândia

Todos esses pontos turísticos são facilmente alcançados de bicicleta, mas também dá pra combinar com seu hostel um tour de tuk-tuk, onde é possível dividir com outros turistas e economizar. Particularmente recomendo a bicicleta pela liberdade de passear pelo sítio arqueológico e ver outras ruínas menores que nem sempre estão no mapa, ou até mesmo um crocodilo ou outro saindo da água. O passeio de elefante pelo Centro Histórico também existe, mas é polêmico e mal visto por muitos pelos maus tratos nos quais esses animais são submetidos.

Ayutthaya na Tailândia possui passeios em elefantes, mas não concordamos com isso devido aos maus tratos submetidos aos animais.

Você também pode fazer esses passeios à noite, quando todas as ruínas ficam iluminadas e a temperatura cai um pouquinho. E aproveitar a Feira Noturna, o Bang Lan Night Market, para, além de tomar o delicioso tradicional sorvete de coco de Ayutthaya, que fica lá no fim da feira, provar das comidas de rua gostosas e baratas (ou comer literalmente baratas e outros insetos).

Ayutthaya na Tailândia também é um lugar ótimo para provar das ótimas comidas de rua do país. Frutos do mar feitos na brasa por todos os lados.

Você também pode curtir a noite nos bares no centro comercial que tocam musica ao vivo até de madrugada, ou ficar no seu hostel lendo um livro, já que, dependendo de onde você estiver hospedado, vai acabar tendo que ouvir a música pela madrugada afora.

Como chegar em Ayutthaya na Tailândia

O meio mais simples e popular é vir de trem de Bangkok. Também é possível vir num tuk-tuk privado ou numa excursão com outros turistas. Caso chegue em Bangkok pelo aeroporto Don Muaeng é só ir andando até a estação de trem, onde eles saem para Ayutthaya de 40 em 40 minutos. Se já está na cidade, dirija-se a Estação Ferroviária de Hua Lamphong.

Ayutthaya também tem trens e ônibus que ligam diretamente à cidade de Chiang Mai. A estação de trem de Ayutthaya fica do outro lado do rio Chao Phraya, então é necessário pegar um tuk-tuk pra ir e voltar.

Onde ficar em Ayutthaya

O Rio Chao Phraya em Ayutthaya na Tailândia, a antiga capital do país, um lugar ótimo para relaxar e voltar no tempo. Na foto, uma mulher relaxando embaixo de uma árvore na beira do rio.

Eu fiquei no Stockholm Hostel e foi muito bom. Quarto compartilhado, mas com a privacidade do beliche com cortina, cama grande e diária em conta, só o café da manhã que era meio caro e sem gosto. Mas bom pra quem viaja sozinho, área social boa, bicicletas pra alugar, livros pra trocar e staff solícito. Fica na Naresuan Road, que é onde fica a maioria das hospedagens, lojas de conveniência, restaurantes e agências. Dali é um passo até o centro histórico.

Planeje sua viagem: Veja também onde ficar em Bangkok e Chiang Mai.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close