Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Bay of Islands, Nova Zelândia: O paraíso de verão pertinho de Auckland
Ilha Norte Nova Zelândia

Bay of Islands, Nova Zelândia: O paraíso de verão pertinho de Auckland

Compartilhe este texto!

Bay of Islands, na Nova Zelândia é o local mais procurado do país para velejar, pescar e é o destino de muitos kiwis no verão, ficando a somente três horas de Auckland. É chamado assim por sua baía concentrar 144 ilhas, sendo possível de lá avistar (seja mergulhando, velejando e andando de caiaque) golfinhos, baleias, pinguins e variados tipos de peixe.

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

A região faz parte de um distrito maior chamado Northland que vai até o Cape Reinga, o ponto mais ao norte do país.

Historicamente é a região mais importante do país, tendo sido ali o local de muitas disputas, combates e o ponto da assinatura do Tratado de Waitangi, que gerou grandes mudanças no novo país e hoje seu dia é motivo de celebração do maior feriado nacional. Bay os Islands foi também o primeiro local onde os europeus se estabeleceram e construíram a primeira capital do novo território, hoje Russell.

A região possui três importantes cidades, todas com saída para a baía: Russell, Paihia e Kerikeri. Em nossa visita, passamos também pela Enseada de Whangaroa, que fica mais ao norte, e abre caminho para o distante The Far North.

Russell

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Russell foi o primeiro assentamento europeu e primeiro porto da Nova Zelândia, se tornando rapidamente sua primeira capital.

Hoje a cidade parece congelada no século XIX e vários marcos importantes da Nova Zelândia ainda podem ser visitados, como a Christ Church, a igreja mais antiga do país, e a reserva histórica de Flagstaff. É uma cidade bem agradável também pelos seus cafés no porto, que ficam abarrotados de turistas.

Paihia

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Paihia é a cidade mais turística de Bay of Islands. É lá que fica o Waitangi Treaty Grounds, o sítio histórico mais importante da Nova Zelândia e o porto de onde sai o ferry para Russell e para a ilha mais famosa (a única aberta ao público), a grande Urupukapuka. De Paihia é onde partem cruzeiros também até a bela Hole in the Rock, uma formação geológica onde é possível atravessar um túnel na rocha de barco por dentro da Piercy Island.

Em Paihia também se encontram as Haruru Falls, abundantes cascatas em formato de meia lua, algo bem raro. Nelas é possível andar de caiaque ou somente desfrutar uma tarde em suas bordas.

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Paihia é uma cidade pequena, como todas as outras da baía, mas importante pela sua localização num roteiro que a utilize como base para explorar o Far North e a região de Bay of Islands.

Kerikeri

É a maior cidade da região e, além de possuir um comércio mais ativo, como supermercados e lojas mais conhecidas, mantêm seus prédios históricos preservados, como a casa mais antiga da Nova Zelândia. Kerikeri foi o primeiro local onde uvas começaram a ser cultivadas no país e onde os missionários católicos se estabeleceram de início. Possui uma população artística grande e é reconhecida pelos turistas. É muito procurada também para velejo e por suas atrações naturais, como a Rainbow Falls.

Whangaroa

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Whangaroa fica ao norte, sem saída para a baía. Situa-se entre Bay of Islands e o The Far North. Possui a maior enseada da Nova Zelândia, muito procurada por velejadores e pescadores. As águas do porto são de um verde bem claro, muito bonito.

O ponto mais alto da cidade é a Saint Paul’s Rock, uma rocha vulcânica de 600m de altura, que é possível ser escalada até o topo e ver toda a extensão da enseada em 360 graus. É uma caminhada de 20 minutos, sendo preciso escalar a rocha no percurso final por meio de correntes presas na pedra. A vista é magnífica.

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

Além disso, vale a pena sentar para comer no porto um dos seus famosos peixes, o marlim.

Bay of Islands Nova Zelândia Vida Cigana

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close