Home » Destinos » Portugal » Castelo de São Jorge, em Lisboa: a melhor vista da cidade
Portugal

Castelo de São Jorge, em Lisboa: a melhor vista da cidade

Uma mulher de costas observando um incrível pôr do sol visto do Castelo de São Jorge, em Lisboa. O céu está pintado de inúmeras cores que vão do laranja ao roxo, passando pelo amarelo e pelo rosa. Lá embaixo, as inúmeras casas e prédios de Lisboa estão se acendendo de acordo que a noite chega.

Sem sombra de dúvidas o Castelo de São Jorge, em Lisboa, possui as melhores vistas para a capital portuguesa. Lisboa foi construída em um terreno bastante irregular, com inúmeras colinas e ruas em ladeiras. Quanto mais ao alto, melhor a vista da cidade, com o Rio Tejo lá embaixo e os milhões de edifícios de telhas cor de ocre. E considerando que o castelo coroa a colina mais alta da cidade, é obrigatória uma ida até ele, pois o visitante terá um panorama único da capital de Portugal.

Programe-se: Descubra o que visitar e onde ficar em Lisboa

A história do Castelo de São Jorge, em Lisboa

O Castelo de São Jorge em Lisboa visto de sua entrada em meio a árvores. Muitas pessoas estão passando em sua frente.

O terreno em tempos antigos

O local mais disputado na Idade do Bronze era a colina mais alta da hoje cidade de Lisboa. Dali era possível monitorar a chegada de invasores, observar o deságue do Rio Tejo e de quebra ainda suspirar ao ver tão bela paisagem.

Aquele terreno já era frequentado por fenícios, gregos e até pelos celtas. Mas estes povos não construíram nada de concreto no local, até porque naquela época as construções eram feitas de madeira e o material não resistiu ao tempo, mas ainda hoje são achados artefatos da época durante escavações no local.

O local mais tarde também foi estabelecido como ponto estratégico dos romanos, que dominaram a região contra os povos nativos, os lusitanos. Também foi usado pelos povos bárbaros após a queda do Império Romano.

Mouros

Ruínas do castelo de são jorge em lisboa com duas portas, uma vermelha em estilo medieval ao fundo. Árvores estão juntas crescendo em meio as ruínas.

Pulemos para o século XI e a região se modifica novamente com a chegada dos mouros.

Os mouros foram responsáveis por criar finalmente uma edificação no local, que originalmente estava mais para uma fortaleza do que para um castelo. Ali era onde ficava o centro militar e político da região, pois era de onde os soldados vigiavam a cidade e onde o alcaide (o governador de Lisboa) morava, comportando também uma cidadela de nobres, a alcáçova.

Reconquista Cristã

Uma estátua de ferro de um cavaleiro medieval com uma espada e um escudo cercado de árvores com folhas verdes. O céu está branco e nublado.

Durante o século XII os mouros foram expulsos da Península Ibérica pelos cristãos na chamada Reconquista. Esse nome se dá ao fato dos povos anteriores, os bárbaros, serem cristãos e terem perdido o território para muçulmanos.

Com a volta dos cristãos, a monarquia foi constituída e a religião católica reestabelecida, o local recebeu finalmente seu nome atual de Castelo de São Jorge, o santo padroeiro de Portugal.

Ao longo dos anos o castelo foi expandido e serviu como moradia aos nobres até o século XVI, quando ele volta a ter sua função militar que durou até o século passado.

Do terremoto até os dias atuais

Foi somente após o terremoto que assolou Lisboa, em 1755, que todas essas camadas históricas que remetem à Idade do Bronze foram sendo descobertas a partir das ruínas e artefatos que foram emergindo do sítio.

Hoje, ele foi totalmente restaurado, faz parte do acervo histórico do país e é aberto ao público, sendo uma das atrações turísticas mais famosas de Portugal.

A visita ao Castelo de São Jorge, em Lisboa

A bandeira de Portugal com suas cores vermelha e verde tremula no topo da mais alta torre do Castelo de São Jorge em Lisboa. O céu possui muitas nuvens e alguns pontos azuis. Árvores se encontram a frente do castelo.

Ir ao Castelo de São Jorge, em Lisboa, é muito prazeroso e indispensável. Caso queira conhecer Lisboa a fundo, uma visita a ele é obrigatória. Em um só lugar é possível entender toda a história que formou Portugal como nação.

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, fica na freguesia de Santa Maria Maior, também chamada de Castelo, fazendo parte do bairro de Alfama, um dos mais famosos da cidade. O ideal é conhecer toda a região e deixar o castelo por último para poder assistir ao pôr do sol de seu incrível mirante.

Temos um texto somente com as atrações de Alfama, com um roteirinho perfeito para quem quer conhecer a região e visitar o castelo.

Saiba que o castelo é bem amplo, com inúmeras atrações dentro dele, então reserve parte do dia para visitá-lo.

Dentre suas atrações, a Câmera Obscura mostra a cidade de Lisboa em tempo real de uma maneira totalmente inusitada. A exposição permanente apresenta os artefatos achados no local, desde a Idade do Bronze até o terremoto de 1755. O sítio arqueológico é composto de ruínas que vão do século VII a.C. ao século XVIII. O jardim do castelo é repleto de plantas nativas de Portugal, remetendo aos jardins da construção original erguida pelos mouros.

Um homem de preto caminhando pela muralha do Castelo de São Jorge em Lisboa. O céu está azul com algumas nuvens brancas, o castelo é feito de pedras amareladas.O Castelo de São Jorge em Lisboa com suas muralhas altas de pedras amareladas, uma pequena porta com uma escada de madeira.O Castelo de São Jorge em Lisboa do lado de fora, com enormes torres feitas de pedras amareladas, uma ponte por cima de um antigo fosso gramado por onde algumas pessoas passam e árvores. Um homem de preto lê um mapa em frente ao castelo.

Já o Castelo de São Jorge, em Lisboa (chamado de castelejo, já que eles consideram castelo também as partes externas, mas ainda dentro do ingresso de entrada) é cercado por uma muralha e para entrar é preciso passar por uma ponte construída em um antigo poço. Lá dentro, torres e passagens feitas de pedra e totalmente restauradas se encontram em meio a enormes pátios cheios de árvores. Visitar o Castelo de São Jorge, em Lisboa, é como voltar no tempo.

Uma mulher usando um chapéu observa a capital de Portugal do alto do Castelo de São Jorge, em Lisboa. O céu está lindíssimo com suas cores que vão do amarelo ao roxo, passando por rosa e laranja. O rio Tejo também está ao fundo juntamente com a cidade.Lisboa vista do alto do castelo de são jorge, com suas ruas iluminadas no cair da noite, com seus prédios escuros e praças iluminadas. Lindo demais

Ao sair, tire um tempo para ver toda Lisboa aos seus pés do mirante do castelo, principalmente se estiver lá durante o pôr do sol. Provavelmente um dos mais bonitos que já pude presenciar. É magnífico ver o céu pintado como uma tela de inúmeras cores e aos poucos observar a cidade se iluminando aqui e ali. Aproveite e tome um café ou uma taça de vinho no café do castelo, que faz parte do mirante e é localizado nas ruínas do antigo paço real.

Como chegar e os ingressos para o Castelo de São Jorge, em Lisboa

A silhueta de um homem sentado em uma janela do castelo de são jorge em Lisboa, vendo a cidade lá ao fundo. O céu está azul e as casas são coloridas.

Caso vá fazer um roteiro por Alfama e conhecer toda a região junto com o castelo, a melhor maneira é ir a pé. Mesmo sendo um bairro repleto de ladeiras, não se torna tão cansativo caso comece de cima até embaixo. Explicamos tudinho com todas as atrações e a ordem a serem visitadas no texto sobre Alfama.

É possível também ir de carro, desde a Praça do Comércio leva uns 8 minutos até lá. De ônibus é preciso ir até o Largo da Madalena e pegar a linha 737. Já o eléctrico é o famoso 28. Nenhuma das opções te deixa na porta do Castelo, pois ele fica em meio a ruas bastante estreitas e cheias de turistas.

Para saber sobre os ingressos com valores atualizados, acesse o site do Castelo de São Jorge.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

publicidade

Close