Home » Destinos » Portugal » Castelo dos Mouros em Sintra: O mais importante de Portugal
Portugal

Castelo dos Mouros em Sintra: O mais importante de Portugal

O Castelo dos Mouros em Sintra é uma das maiores atrações de Portugal. Já chegou a ser o castelo mais importante do país e foi construído por muçulmanos no século VIII. Fica na cidade de Sintra, a 45 quilômetros de Lisboa.
Compartilhe este texto!

O Castelo dos Mouros em Sintra é uma das grandes relíquias de Portugal e já foi o castelo mais importante do país.

A cidade de Sintra parece saída de um conto de fadas. É famosa por seus lindos castelos e mansões e por ser um ótimo destino para se fazer um bate e volta partindo de Lisboa, numa maravilhosa viagem de trem. O grande destaque da cidade é, sem sombra de dúvidas, o Castelo dos Mouros, por toda a sua importância histórica. É uma visita indispensável a quem tem dias sobrando no roteiro em Lisboa.

A história do Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros em Sintra é uma belíssima atração em Portugal e já foi um dia o castelo mais importante da região. Fica na cidade de Sintra e possui vistas sensacionais de todo o entorno.

Assim como o Castelo de São Jorge, em Lisboa, o Castelo dos Mouros, como o próprio nome diz, já esteve sob domínio muçulmano. A Península Ibérica foi ocupada por povos árabes a partir do século VIII e o período teve um importante papel na formação de nossa cultura atual.

Em Sintra viram o grande potencial da região no papel de defender Lisboa, pois a região fica no alto da serra, com vistas privilegiadas do Rio Tejo, que se desdobram até o Oceano Atlântico. Com tal localização, ótima para barrar a entrada de invasores na atual capital portuguesa, ali foi construída uma fortaleza que se desdobra acima da cidade de uma forma muito poética.

Durante as cruzadas o castelo passou para as mãos dos cristãos e da Coroa portuguesa, que realizou algumas reformas e ampliações. Sofreu um grande incêndio em 1636 e durante o terremoto de 1755 foi bastante danificado, ficando abandonado por um tempo.

No século XIX o antigo Castelo dos Mouros foi amplamente restaurado e aberto ao público. Hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Castelo dos Mouros, em Sintra

O Castelo dos Mouros em Sintra possui vistas espetaculares de toda a região. Do alto de suas muralhas é possível ver toda a área rural portuguesa e ainda o Oceano Atlântico ao fundo.

Do alto de seus 450 metros, o Castelo dos Mouros em Sintra pode ser visto de grande parte da cidade, reinando lá de cima. Suas muralhas coroam Sintra de uma maneira bastante impactante.

Cercado por uma vasta floresta, o castelo realmente possui um ar medieval, pois ao contrário de muitos outros castelos espalhados pela Europa, suas construções pararam durante a Idade Média, mantendo o ar rústico. Na verdade, o castelo em si nem é bem um castelo. Ele foi construído como uma fortaleza e não possui áreas internas, somente as muralhas que se esparramam pelas colinas de Sintra. No perímetro, algumas torres pontuam a região aqui e ali.

As torres do Castelo dos Mouros em Sintra, um dos castelos mais importantes de Portugal, com uma vista privilegiada da região, foi construído pelos árabes no século VIII.As torres do Castelo dos Mouros em Sintra, do alto dos seus 450 metros, possui vistas incríveis do entorno de Portugal. Uma visita incrível e rica em história e beleza.

Logo na entrada da atração é possível observar escavações arqueológicas, algumas com ossadas antigas, bem no local onde ficava o quarteirão islâmico e um cemitério cristão.

O Centro de Interpretação da História do Castelo dos Mouros também se encontra na entrada e apresenta vários objetos retirados das escavações feitas no entorno. Bastante interessante para entender melhor a vida da época.

Após toda essa apresentação mais formal na entrada, entramos finalmente no castelo em si. E ele é incrível. Suas muralhas serpenteiam toda a colina, com suas torres servindo de mirantes para a vista de tirar o fôlego. Todo o descampado rural português está lá embaixo, servindo de caminho até o mar. A cidade de Sintra e seus prédios antigos também podem ser vistos em miniatura lá do alto dos 450 metros do castelo.

A vista do alto dos 450 metros do Castelo dos Mouros em Sintra, cidade em Portugal. Lá de cima é possível ver toda a região rural portuguesa e ainda o Oceano Atlântico ao fundo.

Outra atração muito visitada em Sintra, o Palácio da Pena, pode ser visto das muralhas do castelo. É uma ocasião perfeita para uma foto, com o contraste das pedras austeras do Castelo dos Mouros e das paredes coloridas do palácio lá ao longe, no topo de outra colina.

As muralhas do Castelo dos Mouros a frente e o Palácio de Pena ao fundo, com suas paredes coloridas. Duas das atrações mais visitadas de Sintra.

Além disso, acho legal ressaltar o respeito a essa herança árabe em Portugal. Pelas muralhas estão espalhadas várias bandeiras de Portugal de várias épocas, mas o destaque é para a bandeira verde (a cor do islamismo) com a palavra Sintra escrita em árabe.

O passeio ao Castelo dos Mouros em Sintra é relativamente simples, mas o que levamos de volta é inesquecível. Só o fato de caminharmos por ruínas seculares, avistarmos a região lá do alto e entendermos um pouco mais da história que, mesmo que indiretamente, nos formou, é maravilhoso.

Como ir até o Castelo dos Mouros em Sintra

O Castelo dos Mouros em Sintra, com suas muralhas imensas e altas, que serpenteiam pela serra portuguesa. Uma visita maravilhosa e obrigatória.

A cidade de Sintra fica a meia hora de Lisboa de trem e para chegar lá é bem simples. Basta ir até a Estação do Rossio, em Lisboa, pegar o trem para Sintra e desembarcar na estação chamada Sintra (não confundir com a estação Portela de Sintra). As passagens são compradas lá mesmo na bilheteria ou nos terminais de auto-atendimento. Tente ir bem cedo para fugir dos horários de pico e poder aproveitar melhor seu passeio.

Chegando em Sintra, é possível comprar as entradas das atrações no balcão de informações logo no centro da cidade. O melhor é comprar o combo para o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira, pois sai mais barato.

Lembre-se que a maioria das atrações fica no alto das colinas da cidade, então, caso pense em ir a pé de uma a outra, subirá grandes ladeiras e o deslocamento demorará mais que o habitual, algo que, mesmo para os mais aventureiros, não é recomendado.

Uma ótima maneira de visitar os pontos turísticos é pegando o ônibus 434, que faz todo o circuito no esquema hop-on hop-off e deixa os passageiros na porta das atrações. Ele passa na estação de trem e na frente do balcão de turismo da cidade. É importante notar que durante o verão ele passa de 20 em 20 minutos e nas outras estações, de 40 em 40 minutos. Esta é a opção mais econômica.

Caso não queira esperar tanto entre uma atração e outra, existe o YellowBus, que também faz os trajetos por Sintra em um tour fechado.

Outra opção é alugar um carro e visitar Sintra por conta própria, mas não acredito ser uma boa opção, pois as ruas de Sintra têm medidas medievais, onde só passa um carro por vez, o que pode ser estressante. Além disso, os estacionamentos sempre são um custo desnecessário a mais.

Onde comprar ingresso para o Castelo dos Mouros

A entrada do Castelo dos Mouros em Sintra, Portugal, com suas muralhas seculares feitas de pedras. O castelo é um dos mais importantes do país e é cercado de mata.

Na entrada de cada atração é possível comprar o ticket combinado para as 3 atrações principais de Sintra (Castelo dos Mouros, Palácio de Pena e Quinta da Regaleira). É a melhor forma de economizar.

No site do turismo de Sintra é possível comprar os ingressos também online com descontos.

 

Conheça a nossa página no Pinterest!

O Castelo dos Mouros em Sintra, um dos mais importantes do país e visita obrigatória a quem tenha dias sobrando em Lisboa. Fica a meia hora de trem da capital portuguesa e é repleto de história e cultura, além das melhores vistas da região.

Save

Save

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close