Home » Destinos » Reino Unido » O Castelo de Edimburgo: A atração mais visitada da Escócia
Reino Unido

O Castelo de Edimburgo: A atração mais visitada da Escócia

 

O Castelo de Edimburgo é o símbolo da cidade e a atração turística mais visitada da Escócia. Possui dentro de suas muralhas o edifício mais antigo de Edimburgo, a capela de Santa Margarida, construída no século XVII. Mas muito antes disto, já havia resquícios de humanos vivendo por ali, com citações históricas e artefatos encontrados no local datando o século II d.C.

Está entre os castelos mais importantes do Reino Unido e, tendo sobrevivido a diversos cercos militares ao longo dos séculos, é rotulado, historicamente, como o mais sitiado do Reino Unido e um dos mais atacados do mundo.

Planeje sua viagem: Veja uma seleção de hotéis e reserve sua estadia em Edimburgo

Castelo de EdimburgoCastelo de Edimburgo

No Castelo, várias guerras tomaram forma, incluindo as de independência da Escócia, nos séculos XIII e XIV, assim como várias personalidades históricas por ali passaram, como a própria Santa Margarida, cuja capela foi ali construída; o rei Robert the Bruce – contemporâneo ao herói William Wallace, protagonista do famoso filme Coração Valente; e a rainha Maria da Escócia, prima da famosa rainha Elizabeth I.

Saiba mais: Como é a visita ao castelo de Stirling e ao castelo de Urquhart, ambos na Escócia

Visitando O Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo

Visitar o Castelo de Edimburgo é uma experiência impressionante não só por toda sua importância histórica como pelo seu posicionamento na cidade, sendo possível de lá ver toda Edimburgo aos seus pés e conjugar passado e presente da capital de Escócia em uma só atração turística.

Leia sobre: O que fazer em Edimburgo, a capital da Escócia.

O Castelo de Edimburgo fica situado no centro da cidade e se encontra no topo da Castle Rock, uma rocha de 130 metros de altura. Com uma posição prestigiada dessas, é impossível visitar a cidade e não avistar o castelo, sempre imponente acima de todos. À noite então, ele fica ainda mais impressionante, todo iluminado.

Castelo de Edimburgo

Para chegar até o Castelo de Edimburgo é preciso subir a Royal Mile, a rua mais conhecida e uma das mais antigas da cidade. O final (ou começo) dela é na entrada do castelo, mais precisamente, na Esplanada, enorme praça de onde é possível ver toda Edimburgo lá embaixo.

Castelo de Edimburgo

Edimburgo é uma cidade bastante caminhável, e caso esteja hospedado no centro, a melhor opção é ir caminhando mesmo até o castelo.

Castelo de Edimburgo
Robert the Bruce e William Wallace protegendo a entrada do castelo

Passando pela entrada do Castelo de Edimburgo, logo à direita fica a bilheteria. O preço é um pouco salgado, principalmente ao converter a libra para o real (!), mas caso vá visitar outros castelos e atrações históricas na Escócia, vale a pena comprar o “Explorer Pass”, que dá acesso ao Castelo e outras 75 propriedades, economizando assim a cada destino.

O Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo

O conjunto do Castelo de Edimburgo se assemelha a uma mini cidade em seu interior. Várias edificações diferentes, que vão desde o século XVII até XXI (isso mesmo, o século em que estamos vivendo), formam ruelas em seu entorno, dentro de suas muralhas.

Veja também: 9 Castelos na Escócia para se apaixonar pelo país

É possível, na entrada, comprar um guia em formato de livro, contratar os serviços de um guia do próprio castelo ou alugar um áudio-guia para auxiliar o visitante em seu tour dentro das muralhas. mas caso vá por conta própria não é difícil se orientar, bastando manter o mapa fornecido em mãos para não se perder lá dentro.

Castelo de EdimburgoCastelo de Edimburgo

Na visita, o turista irá passar por capelas (onde ainda ocorrem casamentos e outras cerimônias), prisões de várias épocas (com as portas originais e vandalismo dos vários prisioneiros que por ali passaram), museus sobre as guerras no país e com as mais valiosas joias da Escócia – como a coroa de Robert the Bruce (essa exposição é fascinante, uma pena não deixarem fotografar), além de salões reais e cemitérios somente para os cachorros-soldados.

Castelo de EdimburgoCastelo de Edimburgo

Uma das alas mais antigas é o aposento da rainha Maria da Escócia, local onde ela deu a luz a Jaime I, rei escocês que sucedeu a rainha Elisabeth I, da Inglaterra.

É impressionante estar em um lugar tão antigo, com tanta história, e saber que tantas pessoas já andaram, governaram e morreram ali.

Conheça também: Um roteiro pela Ilha de Skye, a mais fotogênica da Escócia.

Dentro do Castelo de Edimburgo também fica a Whisky and Finest Food Shop, onde é possível provar vários tipos de whisky, a bebida mais famosa da Escócia, e comprar alimentos tópicos da região.

Há muita coisa mesmo para ser vista durante a visita e a própria organização recomenda que se destinem ao menos duas horas conhecendo o castelo, mas três talvez seja o ideal.

Castelo de EdimburgoCastelo de Edimburgo

Para quem prefere evitar horários tumultuados, escolha fazer a visita logo pela manhã ou no fim da tarde (mas lembre-se que há horários de fechamento diferentes no inverno e no verão). Mas se você não liga para turistas em excesso, de segunda a sábado, às 13h, o castelo estará lotado, mas você poderá acompanhar o disparo do One o’Clock Gun, um canhão de marcação de horários que se mantém em funcionamento no Castelo há dois séculos.

Onde ficar em Edimburgo*

Castelo de Edimburgo

Em nossa passagem por Edimburgo, ficamos hospedados no Light House Hostel, que fica em um edifício georgiano Gilmore Place, bem próximo ao centro da cidade. Se for ficar por lá, repare que a rua tem dois números 20 (?), então não pare no primeiro e siga andando até encontrar o prédio com a cabine telefônica vermelha na porta.

O albergue é uma graça, com pantufas e sapateiras para todos, pois não é permitido entrar com calçados. Os atendentes todos muito simpáticos e sempre prontos a ajudar caso tenha alguma dúvida.

Castelo de Edimburgo

O prédio tem três andares, oferece quartos privados e dormitórios e ainda possui uma sala comum aconchegante, que em determinados horários passa filmes e uma cozinha muito organizada, onde é servido o café da manhã.

Além disso, em sua entrada ainda tem uma cabine telefônica vermelhinha, mas britânico impossível!

*Larissa e Carlos ficam hospedados em Edimburgo a convite do Light House Hostel.


Vai para Edimburgo? Veja opções de estadia e planeje sua viagem com o Booking.com.

Reservando por aqui você poupa tempo e dinheiro, e ainda nos ajuda a ganhar uma comissão e continuar nossa jornada 😉

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

publicidade

Close