Home » Destinos » Reino Unido » Castelo Eilean Donan: o mais famoso e bonito da Escócia
Reino Unido

Castelo Eilean Donan: o mais famoso e bonito da Escócia

O castelo eilean donan, nos highlands da escócia, cercado por 3 lochs e por montanhas nevadas. Um homem caminha com um schnauzer branco em direção ao castelo. Está anoitecendo e um pequeno por do sol pode ser visto em meio as nuvens.
Compartilhe este texto!

Que a Escócia é repleta de castelos a gente não tem dúvidas. Difícil é eleger o mais bonito. Histórias e lendas à parte, em terras escocesas não tem Castelo de Edimburgo ou de Stirling que abale a beleza do Castelo Eilean Donan. Também, não é pra menos, o local escolhido, onde foi erguido, é deslumbrante.

Todos que visitam a Ilha de Skye precisam passar pelo Castelo Eilean Donan. Ele fica em uma ilhota no vilarejo de Dornie, onde três lochs se encontram: Duich, Long e Alsh. Agora transporte esses lagos para os magníficos Highlands, as Terras Altas da Escócia, com suas exuberantes montanhas nevadas e tente imaginar a sensação de estar por ali. Sim, o local é como um cenário de cinema e não é à toa que ele pode ser visto em vários filmes como Highlander e Elizabeth: A Era de Ouro.

Símbolo da Escócia, o castelo sempre está em guias e em cartões postais como destaque. Dirigindo pela Escócia, Eilean Donan fica a 4 horas e meia de Edimburgo, 4 horas de Glasgow ou uma hora e meia de Inverness, a maior cidade das Highlands.

Uma breve introdução histórica do Castelo Eilean Donan

O Castelo Eilean Donan, nos Highlands da Escócia, durante o por do sol, com seu reflexo nos lochs e sua imponencia, com uma ponte de pedras em frente. O dia está nublado.

Muito antes de pensar em construir um castelo na localidade, ali foram encontrados os restos de uma cela que fazia parte de um monastério cristão do século VI. O prédio era dedicado a São Donan, um santo irlandês que foi martirizado na Ilha de Eigg, não muito longe de onde hoje está o castelo.

Pensando friamente, a localização não é só bela, como estratégica. Eilean Donan foi construído originalmente no século XIII durante o reinado de Alexandre II para proteger a localidade do clã MacDonald e seu Senhor das Ilhas, cujos membros eram descendentes de vikings e celtas, que naquela época tentavam explorar a região. No mesmo século, após a morte do rei e uma batalha entre o clã MacDonald e o clã Mackenzie, estes últimos tomaram posse do castelo.

A bandeira escocesa balançando no castelo eilean donan, na Escócia. O céu está alaranjado durante o por do sol, com várias nuvens e montanhas ao fundo.

Muitos anos após a batalha original, no século XVI, o castelo foi passado para o clã dos MacRae, – cujos líderes eram amigos de longa data dos Mackenzies – que são até hoje os proprietários do castelo Eilean Donan.

No século XVIII, tropas espanholas em aliança com os revolucionários invadiram o castelo numa tentativa de trazer uma nova revolta jacobita, com a qual a Escócia queria levar ao trono inglês novamente um representante da família Stuart, e restabelecer a religião católica. Os espanhóis foram derrotados, o castelo reconquistado e demolido.

Suas ruínas ficaram desamparadas durante 200 anos, até o início do século XX, quando a família MacRae resolveu reconstruir o local usando como base o que tinha restado, criando uma réplica do que foi o histórico Castelo Eilean Donan. Na reforma, uma ponte foi acrescentada ao projeto, que não existia no original, para facilitar o acesso dos turistas que vão até lá.

Hoje o castelo é muito procurado para casamentos e eventos luxuosos, além de locações para filmes. Quem não gostaria de se casar em um castelo de verdade, não é?

Visitando o Castelo Eilean Donan

O Castelo Eilean Donan ao longe, feito de pedras, com uma ponte em frente, com parte do Loch em maré baixa. O céu está nublado, azul e com várias nuvens. Montanhas estão ao fundo.

É um pecado visitar os Highlands escoceses e não passar por Eilean Donan. Ele fica num ponto estratégico entre a cidade de Inverness, uma das maiores dos Highlands e da Ilha de Skye, conhecida por sua beleza ímpar. Então é meio difícil resistir e não parar por um tempo por ali.

O castelo está aberto à visitação, claro, e seus dois andares estão repletos de artefatos antigos e exposições que explicam melhor tudo o que foi escrito neste texto. Mas o que atrai mesmo é a vista em 360º do Loch Duich e as montanhas ao seu redor de tirar o fôlego. A visita ao castelo é bem rápida, difícil mesmo é querer ir embora diante de lugar tão bonito.

Para quem quiser um lugar para fazer as refeições, o Visitor Centre do Castelo Eilean Donan possui uma cantina com várias comidas típicas escocesas e bem quentinhas para ajudar o turista a se esquentar do frio da região.

Como chegar ao Castelo Eilean Donan

O Castelo Eilean Donan em zoom, com uma mulher de pé em frente a ele. O dia está nublado e bem frio.

Nós fomos até o castelo partindo de Glasgow, onde estávamos fazendo um house sitting. Levamos conosco até o Chill, o cachorrinho que estávamos tomando conta na época. Ele se amarrou na road trip. Neste caso alugamos um carro, que acredito ser a melhor forma de se locomover por toda a Escócia e ter a liberdade de parar onde quiser, pois acredite, você irá querer parar muitas vezes.

Para quem não quer ou não pode dirigir, existem opções de tours fechados saindo de Edimburgo, Glasgow e Inverness.

Ou use o transporte público escocês, dependendo de qual cidade esteja. Saindo de Glasgow cedo é só pegar o ônibus 915, que vai direto ao castelo e a viagem dura aproximadamente 6h. Caso queira ir de trem, também é possível, só demora mais tempo, pois terá que ir até Inverness e de lá pegar outro trem e depois um ônibus, ou então pegar 2 trens.

Saindo de Edimburgo, as opções são as mesmas de Glasgow, exceto o ônibus direto.

Já saindo de Inverness, é só tomar o ônibus da linha 917.

Como alugar um carro na Escócia

Quando for alugar o carro para sua viagem às Highlands, pesquise os preços com a RentCars. Com eles é possível pagar a reserva em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes!

Horários e valores

Sobre os horários de funcionamento, depende muito da estação do ano e dos eventos agendados no Eilean Donan. O bom é dar uma olhada no próprio site do castelo e se informar.

Para dormir próximo, as melhores opções são ficar em Inverness ou Portree, na Ilha de Skye. São cidades próximas e que possuem o mínimo de infraestrutura ao redor, como restaurantes e bancos.

Veja a lista dos melhores hoteis em Inverness e saiba onde ficar.

Veja aqui também uma lista de opções de hospedagem em Broadford e Portree.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close