Home » Destinos » Reino Unido » 9 Castelos na Escócia para se apaixonar pelo país
Reino Unido

9 Castelos na Escócia para se apaixonar pelo país

Vista de um ângulo do Castelo de Edimburgo, um dos castelos na Escócia, o mais famoso deles. Fica na cidade de Edimburgo, a mais visitada do país. A foto foi tirada de uma das escadas externas do castelo, de onde é possível ver a bandeira da Escócia balançando no vento, nas cores azul e branca. Ao redor dela, vários outros complexos do castelo. O céu está azul com nuvens brancas.

A Escócia faz parte do Reino Unido, mas são poucos brasileiros que ao visitar a Grã-Bretanha colocam o país em seus planos quando visitam a Inglaterra. Grande parte, quando se desloca até a Escócia, conhece no máximo Edimburgo, sua cidade mais turística.

Mas a Escócia tem muito mais motivos que justifiquem a visita (eu acho que até mais que a Inglaterra, desculpe-me), pois é uma região repleta de história e costumes próprios, recheada de paisagens épicas e de castelos antigos extremamente importantes para a cultura não só escocesa, mas de todo o Reino Unido.

Os Castelos da Escócia, os maiores pontos turísticos do país

9 castelos na Escócia para se apaixonar pelo país. O interior do Castelo de Edimburgo, em uma de suas várias alas, com torres mais recentes, feitas de tijolos amarelados. Uma estátua equestre com um homem montando um cavalo se encontra no meio desse setor, na frente de uma torre com uma escada de madeira. O céu está azul.

Os castelos na Escócia são os maiores pontos turísticos da região, e em relação a eles o país não deixa nada a desejar se comparado a qualquer outra nação europeia. A Escócia possui inúmeros castelos medievais extremamente relevantes, que vão desde os maiores e mais conhecidos, nas grandes cidades, àqueles ilhados, às margens de suas estradas ou à beira de lagos de águas azuis.

Leia mais: Como organizar um roteiro de viagem pela Escócia

Em nossa visita ao país visitamos 5 deles, os mais conhecidos por sua importância histórica ou beleza, mas existem muitos outros que merecem a devida atenção.

Nós tivemos a oportunidade de visitar a Escócia através de um acordo de house sitting, onde pudemos morar na cidade de Glasgow sem pagar por hospedagem por um mês.

Em ordem de distância de Edimburgo, fizemos uma lista dos castelos escoceses.

Os que visitamos pessoalmente:

  1. Castelo de Edimburgo
  2. Castelo de Stirling
  3. Castelo Eilean Donan
  4. Castelo de Inverness
  5. Castelo de Urquhart

Outros castelos da Escócia igualmente interessantes:

  1. Castelo de Glamis
  2. Castelo de Dunnottar
  3. Castelo de Balmoral
  4. Castelo de Dunvegan

1. Castelo de Edimburgo

O lindo Castelo de Edimburgo, um dos castelos na Escócia, o mais famoso deles. O castelo fica no alto da Castle Rock, de lá dá pra ver toda a cidade. O castelo é feito de pedras de coloração levemente amarelada. A foto foi tirada num dia ensolarado, com céu azul e nuvens brancas. Pessoas andam na praça em frente ao castelo.

O Castelo de Edimburgo não só é o mais conhecido castelo da Escócia, como a atração turística mais visitada de todo o país. Sem qualquer coincidência nisso, fica na cidade escocesa que mais recebe turistas, Edimburgo. É o símbolo da cidade e reside imponente no alto da Castle Rock, uma formação rochosa de onde é possível ver toda a região ao redor lá embaixo.

Sua história é tão rica que ele é tido como um dos castelos mais importantes do Reino Unido, na frente de vários encontrados na Inglaterra. Foi palco de várias guerras, incluindo as de independência do país, na qual teve William Wallace – o protagonista de Coração Valente – como herói.

Veja mais informações sobre o Castelo de Edimburgo, e saiba como chegar, como é a visita ao castelo e onde ficar hospedado durante sua visita à cidade.

2. Castelo de Stirling

O Castelo de Stirling, na cidade de Stirling, um dos vários castelos na Escócia, cheio de história. Ele fica no alto de uma colina, de onde é possível ver toda a cidade. O castelo é feito de pedras acinzentadas. Na foto é possível ver um ângulo do castelo, logo na entrada, com arcos, pontes e algumas torres. Uma placas explica o caminho por dentro do castelo. O dia está nublado, com o céu branco. Uma bandeira do Reino Unido tremula no alto de um mastro.

Também tido como um dos castelos mais importantes do Reino Unido, muita coisa aconteceu na região do Castelo de Stirling, com eventos datando desde a Idade da Pedra. Fica na cidade de Stirling, a uma hora de carro de Edimburgo.

Em Stirling foram coroados inúmeros monarcas escoceses, como Maria da Escócia, prima de Elizabeth I. Dentro do castelo, grandes obras artísticas nascidas no país podem ser vistas em seus salões, como as Stirling Heads, objetos de decoração que adornavam os tetos dos castelos.

Além dos estilos arquitetônicos únicos que deixaram seu legado por lá, o Castelo de Stirling ainda oferece ao visitante um lindo passeio por seus jardins.

Ao planejar sua viagem pela Escócia, dê uma conferida no Castelo de Stirling. Se organize para visitá-lo a partir de outras cidades, ou planeje uma visita completa à cidade, incluindo suas outras atrações.

3. Castelo Eilean Donan

O Castelo Eilean Donan, um dos castelos na Escócia, nos Highlands do país, considerado por muitos como o mais bonito da Escócia. Ele fica entre 3 lochs e cercado por montanhas nevadas. Uma ponte de pedra liga o castelo ao continente. Ao fundo, montanhas nevadas. O céu está azul com nuvens.

Tido como o castelo escocês mais bonito, Eilean Donan arranca suspiros de quem o visita. Ele se encontra numa região montanhosa, entre três lagos diferentes, em cima de uma ilhota nos Highlands de Escócia.

Eilean Donan é parada obrigatória para quem quer visitar a Ilha de Skye e fica a 4 horas de carro de Edimburgo.

O castelo de hoje é uma réplica do que ali existiu desde o século XIII e que foi destruído durante uma rebelião no século XVIII. Hoje é procurado como cenários de filmes, casamentos e eventos de alto luxo.

Veja como chegar no Castelo Eilean Donan, o que esperar da visita e o que ver ao redor.

4. Castelo de Inverness

O Castelo de Inverness, nos Highlands da Escócia, com altas vistas da cidade lá fora. O prédio é de uma cor rosada, com torres. Na frente, a estátua de uma mulher. O céu está azul.

Inverness é a maior cidade dos Highlands escoceses. Lá fica o Castelo de Inverness, que não é aberto ao público (mas existe um projeto para incluí-lo nas rotas dos castelos), mas é possível passear por seu jardim e ter a vista mais linda da cidade, logo acima do rio Ness. Fica a 3 horas e meia de Edimburgo.

O prédio ocre em sua frente é uma delegacia, mas nos fundos é possível ver o edifício construído no século XIX.

Para incluir Inverness em sua lista de castelos da Escócia, veja como visitar a parte mais interessante do país, as Highlands.

5. Castelo de Urquhart

O lindo Castelo de Urquhart, um dos muitos castelos na Escócia. É uma ruína na beira do Loch Ness, um dos lagos mais visitados da Escócia. O lago é azul, com montanhas ao seu redor. O castelo fica em uma área gramada do terrenos. Uma ponte o liga ao terreno.

Também nos Highlands, Urquhart fica entre Inverness e a Ilha de Skye. É um dos castelos mais antigos da Escócia e possui um atrativo a mais: o fato de estar à margem do Lago Ness.

Construído no século XIII, o Castelo de Urquhart foi palco de várias guerras e foi parcialmente destruído pelos ingleses durante as revoltas jacobinas.

Hoje o castelo está em ruínas, mas ainda assim é lindíssimo, ressaltando o contraste do azul das águas do Lago Ness com as montanhas ao redor. Fica a 4 horas de carro de Edimburgo.

Saiba mais sobre o  Castelo de Urquhart para saber como chegar lá, o que encontrará na visita e onde ficar hospedado.

Outros castelos na Escócia que merecem a visita

Durante o mês em que moramos em Glasgow, ainda ficaram faltando muitos (muitos mesmo!) castelos na Escócia para visitar. Um retorno é mais que sonhado por nós para que possamos conhecer mais e mais este canto do planeta que tanto amamos.

Segue uma lista de castelos que não visitamos, mas que estará em um próximo roteiro para quando retornarmos à Escócia.

6. O Castelo de Glamis

O Castelo de Glamis, um dos castelos na Escócia,
Foto: ©VisitBritain / Rod Edwards / Divulgação

É digno de contos de fadas por sua incrível beleza. Foi escolhido por William Shakespeare para ser o lar de MacBeth, e na vida real foi onde a Rainha Elizabeth passou sua infância. Hoje é conhecido por ser um dos mais assombrados do país, com várias histórias horripilantes sobre fantasmas e demônios. Fica a 1 hora e meia de Edimburgo.

Saiba mais sobre o Castelo de Glamis no site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou no site oficial do castelo.

7. O Castelo de Dunnottar

O Castelo de Dunnattar na Escócia, na costa escocesa, em cima de um precipício.
Foto: Divulgação / VisitBritain

Foi maravilhosamente construído, no século XIII, em um rochedo na beira do mar, e está estrategicamente posicionado para defender a costa escocesa de navios invasores. O castelo foi escolhido para ser cenário do filme Hamlet, de 1990, com Mel Gibson. Fica a 2 horas de Edimburgo.

Para conhecer mais sobre o Castelo de Dunnottar visite o site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou o site oficial do castelo.

8. O Castelo de Balmoral

O Castelo de Balmoral, na Escócia.
Foto: Divulgação / VisitBritain

É uma das residências oficiais da Família Real britânica, adquirido pela Rainha Victoria no século XIX, e é utilizado principalmente no verão, mas isso não impede os turistas de visitá-lo. Fica a 2 horas e meia de Edimburgo.

Obtenha mais informações sobre o Castelo de Balmoral no site do órgão de turismo da Grã-Bretanha ou no site oficial do castelo.

9. O Castelo de Dunvegan

O Castelo de Dunvegan, na Ilha de Skye, Escócia.
Foto: Divulgação / VisitBritain

Fica na linda Ilha de Skye e é o castelo ocupado ininterruptamente por mais tempo em toda a Escócia. O mesmo clã escocês dos MacLeod vive ali há 800 anos. Fica a 5 horas de Edimburgo.

É famoso pela Fairy Flag (ou Bandeira da Fada, em português), um pedaço de pano bastante deteriorado que acreditam ter sido entregue ao chefe dos MacLeod por uma princesa fada. Outra lenda diz que a bandeira foi trazida pelo líder do clã durante as Cruzadas. Após vários estudos foi comprovado que a bandeira veio do Oriente Médio devido ao tipo de tecido e cores encontrados nela.

Conheça mais sobre o Castelo de Dunvegan no site do órgão de turismo da Escócia ou no site oficial do castelo.

Como visitar os castelos na Escócia

A melhor maneira de visitar os castelos na Escócia é de carro. O país possui estradas muito boas e as paisagens entre um lugar e outro são de tirar o fôlego. É bastante natural ficar deslumbrado e querer parar a cada 5 minutos para tirar foto de alguma montanha nevada ou vales épicos. Usar transporte público pode ser relativamente fácil no Reino Unido, mas trará limitações de horários e algumas dificuldades de planejamento. Sem um veículo próprio o turista não terá a liberdade necessária para visitar a região em seu tempo. As paisagens vistas do lado de fora enquanto viaja só poderão ser vistas de longe, das janelas.

Quando for alugar o carro para conhecer os castelos da Escócia, pesquise os preços na RentCars. Com eles é possível pagar a reserva em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes!

Caso queira ir de trem, pesquise no site do ScotRail.

Caso queira ir de Ônibus, pesquise no site do CityLink.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

17 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close