Home » Destinos » Nova Zelândia » Comidas típicas da Nova Zelândia
Nova Zelândia

Comidas típicas da Nova Zelândia

comidas típicas da Nova Zelândia

A culinária neozelandesa é bastante diversificada e engloba quitutes de vários outros países, principalmente da Inglaterra, devido à sua colonização, e do Sudeste Asiático e Índia, pelo grande número de imigrantes vindos dessas regiões.

Como já citamos em outros posts, os kiwis não têm o hábito de almoçar, sendo essa refeição substituída por sanduíches, sopas e uma bela xícara de café. Muitas cafeterias estão espalhadas por todos os lados, e nelas, na maioria das vezes, é possível consumir algo como almoço também.

Caso vá até um restaurante regional, lá poderá encontrar várias refeições com arroz, mais parecidas com o que encontramos no Brasil. São muito comuns também as chamadas pies. São tortinhas que parecem empadas gigantes, recheadas de carne ou frango com queijo. Até no McDonald’s são vendidas.


Leia mais: Saiba como é a alimentação na Nova Zelândia


As comidas típicas da Nova Zelândia encontradas no jantar

(mas que pode ser almoço, caso você não consiga se acostumar)

Em praticamente todos os centros de cidades o turista encontrará restaurantes asiáticos, eles estão em todos os lugares. Os chineses, então, ficam abertos até altas horas, com seus pratos a base de macarrão. Até em praças de alimentação de shoppings, são os mais encontrados, sendo a maioria no estilo “self-service”, mas sem a balança.

Por esta onipresença dos restaurantes asiáticos, na Nova Zelândia é cada vez mais comum comer refeições apimentadas, visto que há bastante tempo que culinárias da Tailândia e Índia já fazem parte do país. Um dos pratos mais comuns, sem sombra de dúvidas, é o frango ao curry. Sempre acompanhado de arroz, geralmente é servido com o naan, pão parecido com o árabe.

comidas típicas da nova zelândia vida cigana
Alpha (CC BY-SA 2.0)

Mas o grande queridinho do país é o britânico fish and chips, peixe empanado com batatas fritas. Todos adoram e é um prato bastante em conta. Dependendo da região do país, o tipo de peixe muda, mas é sempre de coloração branca e servido com algum molho, geralmente tártaro. É ótimo ir até um pub, especialmente durante um jogo de rugby, e pedir um prato de fish and chips enquanto toma uma cerveja.

comidas típicas da nova zelândia vida cigana
Chewy Chua (CC BY-NC-ND 2.0)

Falando em peixes, muitas regiões da Nova Zelândia possuem seu peixe específico, servido em inúmeros pratos. Em Southland, principalmente em Invercargill e na Stewart Island, é super recomendado pedir um prato com o regional blue cod, um tipo de bacalhau. Já na West Coast, o peixe mais famoso é o whitebait, que apesar de muito estranho, pois se parece com uma minhoca, é bastante saboroso.

comidas típicas da nova zelândia vida cigana
t-mizo (CC BY 2.0)

A maioria dessas refeições vem acompanhada de salada fria, com beterraba, folhas e cenoura, ou legumes e verduras assados, como batatas, cenouras brancas que têm gosto de aipim, brócolis e kumara, esta uma batata doce maori deliciosa. Muitos kiwis têm sua horta particular nos fundos da casa, estando consumindo sempre verduras e legumes frescos. Além da salada, outro bastante pedido é o purê de batata, regado com bastante gravy, um caldo grosso marrom bem gostoso.

Além de peixe, muita carne de vaca e porco, frango e carneiro são consumidos. Neozelandeses também apreciam bastante o churrasco, apesar de ser feito em churrasqueiras a gás, não a carvão, e sempre tiram o final de semana para comer bistecas e linguiças.

Além de todos esses alimentos vindos de fora da Nova Zelândia, o prato maori mais famoso é o hangi, que consiste em carne, frango e legumes assados debaixo da terra.

Whakarewarewa Living Maori Village, Rotorua, New Zealand

Os jantares geralmente são servidos sem bebidas ou com algum vinho dos vários vinhedos do país.

Leia mais: Veja como foi nossa visita ao Mission, o vinhedo mais antigo da Nova Zelândia.

Café da manhã típico neozelandês

O café da manhã neozelandês é bastante rico, sendo possível ficar sem almoço caso você desjejue tarde. O café tradicional é torrada com manteiga, geleia ou marmite (um patê preto bem amargo, mas que todos amam, até as crianças!), ovos, bacon, hashbrowns (um tipo de batata rostie retangular), tomate assado, acompanhado de café ou chá. Sucos também podem entrar nessa. Muitos kiwis reservam apenas o domingo para preparar esse café da manhã, pois ele toma bastante tempo.

comidas típicas da nova zelândia vida cigana
Antonio Delgado (CC BY-NC-ND 2.0)

Cereais também são bastante consumidos e eles adoram particularmente um específico que vem em barra e precisa ser despedaçado no prato. São acompanhados de iogurte e/ou com alguma fruta cozida no caldo, como ameixas, framboesas e o famoso ruibarbo, uma raiz onde só é consumido o caule.

Sobremesa kiwi

A sobremesa mais famosa da Nova Zelândia, mas que é meio difícil de encontrar vendendo é a Pavlova. O país disputa com a Austrália sobre quem inventou o doce. Trata-se de uma torta com textura de suspiro, recheada com marshmalow cremoso e decorada com frutas, geralmente kiwis. É muito gostosa e se come fria.

comidas típicas da nova zelândia vida cigana
Molly (CC BY-ND 2.0)

Além disso, depois das refeições, muitas pessoas tomam uma bebida quente, como café ou chá (geralmente com leite). As bebidas frias aqui não têm muito espaço, não.

O país aprendeu com os anos a englobar vários pratos de diferentes países, e apresenta uma culinária bastante diversificada. As comidas típicas da Nova Zelândia são para todos os gostos e paladares.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close