Home » Planejamento » O que é e como funciona a Cabify, app rival da Uber
Planejamento

O que é e como funciona a Cabify, app rival da Uber

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Compartilhe este texto!

A Cabify é uma empresa que oferece um serviço de transporte privado de passageiros através de aplicativo de celular. Soa familiar a descrição, não? Isto acontece porque essa descrição serve para definir não só o que é a Cabify, mas também a Uber e tantas outras empresas similares que têm surgido.

Nascida na Espanha, a Cabify funciona também em Portugal e em diversos países da América Latina, onde é bastante presente no mercado. No Brasil, os veículos da Cabify já circulam em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Porto Alegre e a empresa tem o objetivo de atender a todas as cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes.

Nas palavras do presidente da Cabify na América Latina, em entrevista ao Valor Econômico:

“O Brasil pode se tornar nossa maior operação no mundo.”

Como funciona a Cabify

Aqueles que estão familiarizados com o universo da economia compartilhada já devem imaginar como funciona a Cabify, pois segue o mesmo padrão dos outros aplicativos de transporte particular:

Após o cadastro o usuário marca os pontos de partida e destino e, ao clicar para requisitar o veículo, o sistema busca em tempo real um motorista disponível que esteja por perto para fazer a corrida. Ao final da viagem o valor cobrado é debitado automaticamente e ambos, motorista e passageiro, fazem uma avaliação mútua da experiência.

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Como funciona a Cabify (Divulgação/Cabify)

Na frieza das palavras que descrevem o sistema, a Cabify aparenta fornecer um serviço igual ao da Uber. No entanto, após quase três meses de uso da plataforma, podemos afirmar que as similaridades no funcionamento e, especialmente, no relacionamento com clientes e motoristas de uma e de outra são bem pequenas.

Faça seu cadastro na Cabify e experimente por si só as diferenças.

Já baixou o app? Use o código VIDACIGANA e receba 50% desconto em suas 3 primeiras corridas.

Antes de listarmos as diferenças que vemos, vamos abrir parênteses e ver que não é só no Brasil que têm sido notadas vantagens em empresas alternativas de transporte em relação a gigante do Vale do Silício:

Por que muitos desistem da Uber?

Desde que iniciou suas atividades no Brasil a Uber tem sido notícia constantemente. Isso por conta de seu perfil de inserção massiva no mercado, das discussões sobre a regulamentação de suas atividades no Brasil, dos frequentes conflitos com os taxistas e por reclamações de seus clientes, insatisfeitos com a postura não transparente da empresa.

Essa relação de amor e ódio dos usuários do app com a Uber é uma constante em muitos países onde a empresa atua. E isto sempre abre espaço para que a população local busque alternativas em aplicativos similares que atuem em sua região:

Quando estivemos em San Francisco, em meados de 2014, amigos nossos já recomendavam que usássemos a Lyft. Durante nossa passagem pela Malásia, experimentamos a Grab por recomendação dos moradores de Kuala Lumpur. Em 2016, ao visitarmos Nova York, a cidade estava repleta de anúncios da Gett, ironizando as tarifas dinâmicas da Uber.

No Brasil a grande rival da Uber é a Cabify. Nós fomos apresentados à empresa quando participamos do “Vem pra Sampa, meu!”, evento do qual a Cabify foi parceira. De lá pra cá testamos o aplicativo em São Paulo, Belo Horizonte e passamos a usar regularmente quando estamos no Rio.

E, assim como vimos ocorrer em outros países, achamos que é questão de tempo para os brasileiros largarem a empresa americana e adotarem uma nova alternativa de transporte em seu dia a dia.

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Foto: Divulgação/Cabify

A velocidade de mudança só não é maior porque a Cabify ainda tem uma grande limitação no numero de veículos circulando nas cidades em que atua. Com o crescimento da procura é comum que a espera pelo serviço seja bem mais longa que na concorrente. Para nós esta é a única situação que ainda faz com que usemos a Uber, mas esperamos que seja questão de tempo para o problema acabar.

7 motivos para escolher a Cabify e nunca mais usar a Uber

Entre todos os motivos que nos levam a crer na adoção ampla da Cabify pelo público brasileiro, listamos os 7 principais que explicam porque consideramos que a descrição de o que é e como funciona a Cabify e a Uber se assemelham apenas superficialmente.

1. Na Cabify não existe tarifa dinâmica.

Ao solicitar uma viagem pela Cabify o usuário sabe exatamente o preço que pagará no final do trajeto.

Do outro lado, a Uber regula seus preços seguindo um padrão de oferta e procura, usando a tarifa dinâmica como artifício para equilibrar uma e outra. Caso a procura esteja muito alta, adiciona-se um multiplicador ao valor a ser pago e o passageiro corre o risco de ter que desembolsar um valor muito acima do preço regular da corrida, às vezes o dobro ou o triplo.

No Rio de Janeiro, desde que começou a alta temporada de turistas na cidade, a Uber circula em tarifa dinâmica permanentemente, sendo impossível aos moradores conseguirem usar o aplicativo pagando um preço razoável.

No El País: “O verão derrete a lua de mel dos cariocas com a Uber”

Essa postura faz com que não se possa depender da Uber em seu planejamento diário. Não dá pra sair à noite com os amigos e na volta perceber que pagará muito mais que o imaginado, ou que terá que recorrer a outras soluções.

E mesmo com as enormes reclamações quanto ao seu sistema, a Uber ao invés de criar uma alternativa que agrade aos usuários tem preferido esconder deles que a tarifa dinâmica está ativa e não avisar qual o valor do multiplicador.

2. A Cabify não cobra pelo tempo parado no trânsito.

O valor da corrida feita com a Cabify é cobrado de acordo com a distância do trajeto solicitado. Assim, o usuário não precisa se preocupar se pegará transito no caminho. Mesmo que o veiculo fique parado por conta de algum imprevisto, o valor da corrida a ser debitado será aquele mostrado antes da solicitação da viagem.

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Foto: Divulgação/Cabify

A Uber, além do valor por quilometro rodado, adiciona uma cobrança pelo tempo de duração do trajeto. Em casos de grandes engarrafamentos o montante desembolsado pode ser bem maior que o anunciado antes da corrida ser iniciada e beirar o absurdo caso tudo isso ocorra com a tarifa dinâmica em vigência.

3. Os preços são definidos antes da corrida, independente da rota escolhida.

A Cabify calcula o preço da viagem pela rota ideal gerada pelo aplicativo. Assim, ainda que o motorista opte por uma via alternativa mais longa ou se perca no caminho, o valor debitado não será alterado.

Isto faz com que na Cabify não aconteça uma prática comum entre os taxistas, e que já tem ocorrido também entre os motoristas da Uber, de escolher o trajeto mais longo propositalmente para que o passageiro pague mais caro pela mesma viagem.

4. Os motoristas passam por capacitação presencial antes de serem habilitados

Na Cabify a habilitação dos motoristas não é exclusivamente virtual. É obrigatório que os candidatos, antes de saírem rodando pela cidade, compareçam ao escritório deles para participarem de uma reunião. Nela eles são orientados sobre como a empresa e o aplicativo funcionam. E lá podem ainda tirar suas dúvidas junto à equipe.

Durante a ativação como parceiros, também é necessário que providenciem um exame médico que comprove suas condições de saúde e que apresentem um atestado de bons antecedentes criminais emitido nos últimos 90 dias.

(Não é a toa que, pela forma como funciona a Cabify, a empresa esteja demorando para suprir a demanda por motoristas habilitados, o processo não é simples, mas necessário.)

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Foto: Divulgação/Cabify

Ao conversar com alguns motoristas da Cabify ouvimos que saíram da Uber por discordar do modelo de negócios sem que nunca tenham visto sequer um funcionário da empresa pessoalmente. Isto nos fez confirmar a visão que tínhamos de que a Cabify tem um relacionamento mais humano com seus parceiros e clientes.

5. Os carros da Cabify são melhores e vistoriados presencialmente

Assim que a Cabify surgiu no Brasil muitos sites se apressaram a fazer comparações com a Uber, mas todas as checagens pecam ao confrontar a versão “Lite” da Cabify com os carros da UberX.

Para que um carro seja aceito na Cabify é exigido que tenha, no máximo, 5 anos de fabricação e o veículo deve ser levado à reunião inicial de habilitação para ser vistoriado presencialmente.

A Uber aceita modelos com até 8 anos de fabricação na versão UberX.

A lista de modelos aceitos pela Cabify se assemelha, portanto, muito mais aos veículos Uber Black, a versão de sedans pretos de luxo da rival, do que aos UberX, mas cobrando um preço muito mais acessível.

6. Os motoristas são mais bem remunerados

Como envolve o pagamento dos motoristas, isto não é divulgado publicamente, mas ao pesquisar e conversar com alguns, vi que a Cabify remunera melhor que a Uber seus parceiros.

Na Cabify existem incentivos oferecendo valores fixos em troca de uma quantidade mínima de corridas realizadas por semana. Isto faz com que o motorista não dependa exclusivamente das comissões recebidas por elas para compor seu salário, dando maior liberdade e qualidade de vida a eles.

A Uber encara seus motoristas como se estivessem ali atrás de um complemento de renda apenas e fizessem corridas esporadicamente. Com isso justifica também a aplicação da tarifa dinâmica, que seria uma forma de atrair mais motoristas em horários de maior demanda.

Mas sabemos que muitos veem a empresa como um trabalho fixo e precisam circular por muitas horas além do humanamente recomendado em uma diária normal de trabalho para que consigam receber um salário compatível com seus esforços. Isto tem criado casos de motoristas cansados ao volante, colocando passageiros e a si mesmos em situações de risco desnecessárias.

Na Folha de S. Paulo: “Motoristas ‘exaustos’ da Uber assustam passageiros em SP”

7. A Cabify não aceita pagamentos em dinheiro

A Cabify só aceita pagamentos por cartão de crédito e pelo Paypal e não faz transações em dinheiro. Isto pode parecer ruim à primeira vista, mas apesar de limitar seu uso, traz muitos benefícios em segurança tanto para seus motoristas quanto aos passageiros.

A partir do momento em que a Uber passou a aceitar pagamentos em espécie, seus carros se tornaram alvos fáceis a assaltantes. Inicialmente, ao fazer o download do aplicativo, o usuário só poderia solicitar uma corrida após ter cadastrado seu numero de cartão de crédito no sistema. Esse registro dava o mínimo de segurança à transação para poder identificar quem era aquele passageiro. Hoje, como é aceito o pagamento em dinheiro, a Uber não tem qualquer registro de quem é a pessoa que solicita a corrida. Alguém que esteja mal intencionado pode usar nome e email falso, marcar que pretende pagar em dinheiro e chamar um veículo da Uber à sua porta sem deixar qualquer rastro.

Como a Uber não dá aos motoristas a chance de escolher se aceitam ou não as corridas pagas em dinheiro, muitos têm desistido de trabalhar com a empresa pelos riscos envolvidos.

E se você acha que somente os motoristas passam por este tipo de perigo, como você reagiria se esse usuário não identificado pedisse um Uber Pool a ser compartilhado com você?

Como começar a usar a Cabify

o que é e como funciona a cabify, app rival da uber
Foto: Divulgação/Cabify

Como a Cabify está entrando em um mercado já dominado por uma empresa gigantesca, eles têm se esforçado para cativar e fidelizar seus usuários. Nestes primeiros meses têm sido frequentes as promoções divulgadas na página deles no Facebook. Para quem está entrado agora como usuário o momento tem sido ótimo. Os códigos de desconto são tantos que se acumulam a ponto de ser difícil de efetivamente pagar por uma corrida, fazendo todas por conta da empresa.

Para aproveitar essa onda inicial, faça logo seu cadastro. Por este link você receberá R$20 em crédito para usar em suas primeiras viagens.

Ou, use o código VIDACIGANA e receba 50% de desconto em suas 3 primeiras corridas.

Após feito o cadastro, baixe o aplicativo ou acesse o site da Cabify na web mesmo – também dá para pedir as corridas por lá! – e nunca mais dependa da Uber.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.
  • A Cabify está ótima para o motorista, assim como tbm foi a Uber assim que chegou ao Brasil.
    Só é boa devido a tabela de incentivos, a pergunta é : E quando esses incentivos acabarem? Pois sabemos que só é assim atualmente pq quer captar motoristas e clientes para sua plataforma.

    • Oi Igor, eu estou torcendo para que não mude, como aconteceu com a Uber. Será uma pena se ocorrer. por enquanto estou usando apenas a Cabify e acho os serviços dela para as duas partes, clientes e motoristas, bem superior.

    • Oi Thiago. Isso realmente tem sido um problema no início, mas ta cada dia mais fácil, já reparou? Ultimamente o tempo de espera por carros na Cabify tem ficado muito próximo dos da Uber.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close