Home » Destinos » Austrália » Como conseguir visto para Austrália pela internet
Austrália Planejamento

Como conseguir visto para Austrália pela internet

Como conseguir visto para Australia pela internet

Desde 2012 brasileiros podem realizar o processo para conseguir visto para Austrália pela internet.

A exigência de um visto prévio antes de iniciar uma viagem sempre assusta muita gente e alguns acabam desistindo ou mudando o destino de uma viagem para não ter que lidar com a burocracia. Mas acredite: não vale a pena.

Se seu sonho é visitar a Austrália, siga em frente com seus desejos e não deixe de conhecer o país por conta de uma barreira qualquer que foi imposta a você. É chato ter que iniciar o processo antes de embarcar, mas esse muro não é tão alto quanto você possa imaginar.

A exigência de visto para Austrália

O único jeito de pisar na Austrália sem precisar de um visto é tendo um passaporte Australiano ou Neozelandês. Para todas as outras nacionalidades do planeta o país dos cangurus exige que um visto seja emitido antes do seu embarque. Mesmo que você não tenha interesse em ficar no país, caso esteja apenas de passagem, fazendo uma conexão para a Nova Zelândia, por exemplo, um visto de trânsito será exigido.


Veja como conseguir o Working Holiday Visa na Nova Zelândia – um visto de turismo que dá direito a trabalhar também.


Mas há um lado bom em toda essa barreira (sim, conseguimos achar um lado bom nisso): imagine que praticamente todo turista que deseja visitar o país tem que entrar com um processo para conseguir visto para Austrália e que cada um destes visitantes envia toneladas de documentos, fotos e comprovantes para terem direito a entrar no país. Percebeu o tamanho da coisa?

Pois para manter toda esta pilha burocrática de pé, o país cada vez mais permite que portadores de passaportes de diferentes nacionalidades realizem o processo para conseguir visto para Austrália pela internet, o que facilita enormemente a vida de todo mundo.

Como conseguir visto para Austrália pela internet

O primeiro passo é acessar o site da imigração australiana. Ali você vai encontrar um quadro com três perguntas: em qual país você está atualmente, em qual país foi emitido seu passaporte e qual sua intenção ao visitar a Austrália.

Respondido isso, o site mostrará a você todas as opções que existem disponíveis e pode ser bem confuso se encontrar no meio delas.

como conseguir visto para austrália pela internet

Caso sua intenção seja conseguir qualquer outro tipo que não seja o visto de turismo para Austrália, sugiro que solicite ajuda de um profissional: uma agência de viagens ou um despachante de sua confiança fariam bem o processo.

Mas sendo apenas para turismo, conseguir visto para Austrália pela internet é bem simples de ser feito por conta própria, com o único porém de o processo ser todo realizado em inglês.

O visto de turismo para Austrália

Para quem deseja apenas visitar o país, o visto a que brasileiros têm direito a se candidatar pela internet é o “Visitor Visa subclass 600” e por este mesmo link você pode submeter sua candidatura ao clicar em “Start Application” ou acessando direto o sistema online da imigração.

Lá você deverá criar uma conta com email e senha e poderá começar logo em seguida a preencher o questionário para tentar conseguir o visto. São muitas perguntas, mas a maior parte delas em estilo sim/não ou com opções a serem selecionadas.

Em diversos momentos serão pedidos dados de seus documentos pessoais como passaporte e carteira de identidade, e você ainda pode adicionar outros como carteira de motorista, certidão de nascimento e casamento. Tudo que ajude a comprovar sua identidade é válido.

working holiday visa

Em outras sessões do questionário perguntarão sobre sua família e emprego (dados de quem e o quê ficará no Brasil, para provar que você tem interesse em voltar). Mas os únicos momentos em que é necessário responder algo por extenso (e em inglês, lembre-se) serão: na hora de justificar quando e porque você quer ir à Austrália, e quando precisar explicar por quem e de que forma sua viagem será financiada.

No fim, não se preocupe com a quantidade de perguntas, pois não é necessário preencher tudo de uma vez só. Você pode salvar o progresso e retomar de onde parou outro dia com seu login. O primeiro acesso pode valer apenas para perder o medo e voltar mais tarde com o material todo preparado.

Quando tudo estiver preenchido, confira se não há nenhum erro (especialmente na área dos dados do passaporte!) e clique em enviar.

As outras etapas

Somente após o envio do questionário você poderá fazer o pagamento (A$130, em 2015) – e para isso é necessário ter um cartão de crédito internacional em mãos.

E apenas depois do pagamento ser confirmado o sistema libera acesso para a parte mais burocrática de todas: anexar documentos que comprovem tudo o que foi preenchido.

Como foi o nossso processo para conseguir visto para Austrália?

Separar e organizar os documentos exigidos era o que mais nos afastava de tentar conseguir visto para Austrália. Só de pensar em digitalizar toda a papelada e arrumar comprovantes de renda mesmo vivendo como freelancers dava um tremendo desânimo. Pensamos em desistir por diversas vezes e simplesmente não incluir a Austrália em nossos planos.

Quando finalmente criamos coragem, preenchemos e enviamos os dois questionários de uma vez, um para mim e outro para Larissa. Eram dois formulários, mas o pagamento pôde ser feito de uma vez só, usando um só login.

Com as taxas já pagas era hora de anexar toda a nossa vida para garantir a aprovação (e salvar o dinheiro, já que o valor não é devolvido caso o visto seja negado).

Comecei enviando os meus e devo ter perdido uma meia hora de tanta coisa que anexava. Ao terminar partimos para fazer o mesmo no processo da Larissa, mas o site havia bloqueado esta função porque o visto dela já estava aprovado!

Opera-de-Sydney-Australia-23

Você não leu errado, não. Foi isso mesmo que aconteceu. Em meia hora, enquanto eu anexava meus documentos, o visto para Austrália da Larissa já havia sido processado, aprovado e já estava disponível online e na caixa de emails dela. Era uma sexta-feira e o meu só foi aprovado após o fim de semana, mas àquela altura já não tínhamos mais qualquer preocupação de que o resultado fosse diferente.

E um último conselho

Não deixe que a quantidade de documentos a ser enviada seja um impeditivo e tenha-os todos em mãos caso necessário. Se o Governo Australiano considerar que falta alguma coisa que sustente suas justificativas no pedido de visto, eles entrarão em contato (vigie o email cadastrado!) dando a chance de anexar mais alguma comprovação antes do resultado final.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

39 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Olá, eu e minha esposa estamos planejando ir morar na Australia. Porém eu irei pagar o curso de inglês e ela irá como minha dependente. Pensamos nessa hipótese para economizar com o curso, porém nós dois trabalharemos as 20h semanais.
    Como vocês fizeram para ir? Os dois pagaram o curso de inglês?

  • Olá, achei esse post e super curtir! Apenas fiquei com uma dúvida, no caso se eu for ficar hospedada na casa de um amigo que mora lá, como comprovo isso , dono da casa teria que fazer a carta convite ? Saberia dizer?

    • Oi Danielle, o visto de turismo na Austrália é, em geral, concedido para períodos de permanência de até 3 meses. Para o caso de ano sabático imagino que o rigor no processo seja maior e recomendo que você faça pesquisas mais aprofundadas sobre isso antes de se candidatar. O próprio site do governo pode servir de base para isso.

  • Meu namorado e australiano, quer que eu vá lá visitá-lo. Como ele pode me ajudar a conseguiresolver o visto…existe alguma tipo de carta convite para Austrália…
    Obrigado
    Maria

  • Oi tudo bem?
    Vou passar 14 dias na australia e queria saber se posso entrar e sair da asutralia mais do que uma vez com visto de turista
    Quero passar 5 na australia depois 5 dias na nova zelandi e dpois voltar para australia e aproventar o restante da viagem
    Esse é minha grande duvida, sera q se eu sair da australi n posso mais voltar e tenho q pedir um novo visto

    • Oi Fah, você precisa ver se ao final do processo de visto eles darão um modelo com “múltiplas entradas” ou não. Foi este tipo que nós recebemos, mas o processo não é garantido e eles analisam caso a caso antes de decidir que modelo entregam a cada candidato.

  • Olá, tudo bem? Pretendo viajar para NZ em
    Janeiro a turismo, se caso eu resolva ficar por mais 3 meses voce sabe se é possivel aplicar para outro tipo de visto de dentro da NZ? Como funciona essa comprovacao de renda? É so mostrar o extrato do Cartao? E qual a validade desse visto? Por exemplo se quero ir em janeiro eu poderia comecar o processo em julho e ainda ser valido? Desculpa tantas perguntas .

    • Oi Renata, é possível sim aplicar a outro visto estando já na NZ. A comprovação de renda é apresentada por meio de extrato bancário na sua entrada ao país. Desculpa, mas suas dúvidas são sobre o visto da NZ ou Austrália?

  • Olá,
    Saberia me informar qual valor precisar ter na conta para viajar a turismo por aproximadamente 30 dias a Austrália no mês de dezembro?
    Levando em consideração que a passagem e hospedagem já estão pagas.

    Obrigada.

    • Oi Jessica, não sei dizer se há um valor mínimo especificado. Quando exigido isto costuma variar com a quantidade de dias que o visitante pretenda ficar no país. No formulário só é necessário justificar como a viagem será bancada (de onde vem os fundos) mas não pedem valores.

  • Adorei a materia! Muito bem escrita em esclareceu muitas duvidas,

    Mas tenho uma duvida que gostaria muito de saber, tenho renda fixa(sou funcionaria publica) e faço faculdade, ou seja tenho vínculos, a viagem foj um presente que ganhei do meu noivo,

    Mas tenho tenho medo de ter o visto negado pois minha conta esta sempre no negativo (e pedido extrato bancario) lembrando o vistone turismo para passar 20 dias la
    Vc acha que isso interfere? Pode me ajudar?

    • Não acho que seja um problema, Amanda, já que você tem comprovação de vinculos, que é o mais importante. Mas se tiver algum receio, marque que é seu noivo quem vai custear as despesas e apresente os comprovantes de renda dele.

  • Oi , dei entrada para meu visto e recebi o VISA GRANT NOTICE isso já é o visto para entrar? Não precisei anexar nenhum documento, estou achando estranho … preenchi o formulário , paguei a taxa e depois de uma semana aproximadamente chegou o VISA GRANT NOTICE? No caso para entrar na Austrália é só apresentar esse papel com o meu passaporte?

    • É isso mesmo Jordana! A aprovação é tão rápida que muitas vezes chega sem a necessidade de anexar os documentos 🙂
      Quando chegar à Austrália, além do visto você deve apresentar as comprovações necessárias como comprovação de renda e reserva de hospedagem, caso peçam.

    • Mas qual a probabilidade de tamanha sorte ? É algum erro no sistema será?

      Estou com tanto receio de ter o visto negado , queria ter uma sorte dessas rs.

    • Oi Bruna, pelos comentários que recebemos aqui não parece ser questão de sorte não, pois aconteceu com muita gente.
      É só um visto de turismo, não precisa ter tanto medo assim de ser rejeitado. 😉

  • Eu que preenchi e submeti o formulário e pensei “ah, amanhã eu anexo os documentos”.
    No dia seguinte o site não me deixava anexar nada! Fiquei louca achando que tinha perdido o visto por preguiça de anexar tudo na hora, entrei em contato com o consulado e eles falaram que não dava pra anexar anda pq já tinha sido aprovado! hahaha

  • Só queria tirar uma dúvida. Entrei no site e já impostei todas as informações para o visto do meu marido. Achei que ao final abriria uma tela para que eu fizesse a solicitação do meu visto no mesmo requerimento, mas isso não aconteceu. Então cada pessoa tem que fazer o seu cadastro da conta e senha no site e solicitar o visto individualmente? E é necessário enviar foto nos documentos a serem anexados?

    • Oi Sonia, uma conta só basta para todo o grupo que viaja junto, mas para aplicar o visto para Austrália cada pessoa é necessário preencher todo o formulário e enviar os documentos e uma foto.

  • Olá, iniciarei o processo de visto de estudante (pós-graduação – Subclass 574) incluindo minha noiva na solicitação (como de facto relationship). Saberia me informar quanto tempo leva em média esse visto?
    Abs!

    • Olá LD, infelizmente não sabemos informar sobre o visto de estudante, já que fomos para a Austrália como turistas. O melhor a se fazer é dar uma olhada no site da imigração e procurar um email em que possa tirar sua dúvida. Os administradores desses países constumam ser bem organizados e respondem rápido.

  • Boa tarde,”horário Brasil”
    Quero ir para Nova Zelândia como turista e lá mudar meu visto de turista para estudante, quero é claro verificar escolas antes e saber se posso pagar de uma forma mais fácil como semanalmente. Se souber de uma forma de pagamento para as escolas me avise por favor, pois, estou querendo sair do Brasil mas voltar com uma grana entende.
    Aguardo contato, obrigado.

    • Olá Patrícia, house sitting não é considerado como trabalho, principalmente por não haver pagamento. Você pode viajar para qualquer lugar e fazer house sitting. Abraços!

  • Olá,
    Sabe me dizer em qual lugar dentro do site ImmiAccount devo anexar os documentos?
    Ou não é lá dentro??
    Deus!! Já entrei em tudo quanto é lugar e não consigo encontrar!!
    Preciso urgente, pois viajo dia 15/12, sou separada e meu filho é menor de idade, portanto o envio das autorizações do pai são fundamentais…
    Grata
    Mel

    • Oi Melissa, o ImmiAccount só libera que os documentos do visto para Austrália sejam anexados depois do formulário preenchido, enviado e com o pagamento feito. Após essa etapa aparece, na tela seguinte, um espaço no lado direito, se não me engano, onde você pode enviar os documentos.

  • Olá, tenho duas duvidas:

    – em relação ao documentos em portugues, é necessária mesmo a tradução juramentada como pede o site da Australia?
    – passaporte e rg por exemplo, as copias destes tem que ser autenticadas e depois escaneadas?

    Obrigado.

    • Cara, nós não autenticamos nada. Como disse no texto, no caso da Larissa, nem foi necessário enviar documento nenhum. Eu sugiro que você tente sem a autenticação e só se preocupe com isso caso exijam – segundo o que li no site eles podem te dar um tempo para apresentar a documentação correta caso necessário ao invés de negarem direto.

  • Boa nte!
    No caso de solicitação do visto,não ter o cartão de crédito internacional pode ser um impedimento para obter o visto?Pretendo pagar a taxa com cartão de terceiro e na viagem usar o visa Travel money e cash.
    Desde já agradeço!

    • Oi Tania, acredito que não tenha problema. Eu fiz o pagamento das duas taxas em meu nome, mas usando um cartão da Larissa – que seria de “terceiro” do mesmo jeito. O cartão que você usa para pagar a taxa não precisa ser apresentado quando você chega no país. A prova de condições financeiras – no seu caso o visa travel money – para bancar a viagem é independente disso.
      De todo modo, experimente criar sua conta no site da imigração (só é preciso fazer o pagamento depois de enviado o formulário) e acesse a sessão de perguntas que devem te dar um auxílio melhor, caso precise.
      Um abraço,

House Sitting

publicidade

Close