Home » Destinos » Vietnã » Halong Bay, Vietnã, o paraíso num país famoso pela guerra
Vietnã

Halong Bay, Vietnã, o paraíso num país famoso pela guerra

Halong Bay Vietnam
Compartilhe este texto!

Quando pensamos em Vietnã, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a guerra contra os EUA que ocorreu durante as décadas de 60-70 lá, certo? Pensamos também em pessoas sofridas, em pequenos e modestos vilarejos e campos de arroz infinitos. Mas a vida no Vietnã vai muito além e o turismo no país tem crescido a cada década desde o fim dos conflitos e a reunificação do país.

O turismo no Vietnã, além de apresentar a você os horrores e resquícios de anos de guerra no país, também oferece a chance de visitar o paraíso e passar alguns dias nele. O lugar? Halong Bay, no nordeste do país.

Planeje sua viagem:

Halong Bay Vietnã Castaways Island

O nome Halong Bay pode não te dizer nada, mas você já viu uma foto deste lugar incrível sem saber exatamente onde ficava. É ou não é?

Saiba mais: Como planejar uma viagem (e montar seu roteiro) pelo Sudeste Asiático.

Halong Bay, Vietnã: a baía onde os dragões desceram ao mar

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Diz a lenda que, durante invasões estrangeiras no Vietnã, há milhares de anos atrás, os deuses enviaram dragões para proteger o país. Esses dragões cuspiram pedras preciosas no mar, que se tornaram as milhares de ilhas da baía, servindo como muralha para protegê-los dos navios inimigos. Depois de vencida a batalha, os dragões escolheram viver ali para sempre.

No contexto real, Halong Bay possui quase duas mil ilhas formadas de calcário há milhões de anos atrás. Cercadas por uma mata tropical, suas águas são de um verde-esmeralda profundo. É patrimônio mundial da UNESCO devido à sua riqueza e importância.

Os tours e cruzeiros por Halong Bay

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Para chegar a Halong Bay, a melhor forma é fechando um tour saindo de Hanói, a capital do Vietnã, onde passeios e cruzeiros dos mais diversos valores podem ser marcados.

Existem inúmeras possibilidades, mas são raros os que permitem que você durma em uma ilha dentro da baía de Halong. É fácil achar agências que façam cruzeiros em que seja possível dormir em navios super luxuosos por um ou mais dias, ou até voltar no mesmo dia (o que não aconselhamos, pois dormir na baía é realmente incrível), mas para passar a noite em terra firme no meio de Halong Bay só conhecemos uma opção: a Castaways Island.

Castaways Island*: dormindo numa ilha privativa em Halong Bay

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Em Hanói, ficamos hospedados no Vietnam Backpackers’ Hostels que é a empresa que organiza o passeio mais incrível para Halong Bay, incluindo a estadia na Castaways Island. Queríamos pernoitar na baía e acabamos descobrindo que, com este passeio que ofereciam, era possível não só dormir, como passar a noite numa ilha privativa!

De início ficamos um pouco apreensivos pelo clima festeiro do passeio. Muita gente jovem, muita bebida e muita festa, mas resolvemos relaxar e nos deixar levar. E foi a melhor coisa que fizemos. Podemos listar como um dos pontos altos da viagem!

De manhã bem cedo partimos em um ônibus de duas horas e meia até o primeiro barco, que nos levava para a ilha de Cat Ba, de onde entramos em outro ônibus para só então pular para um último barco, o que leva todos até Halong Bay e a Castaways Island. Como se vê, não é algo muito fácil de ser organizado e partir em tours fechados desde Hanói é, de longe, a melhor opção para se conhecer Halong Bay.

Leia também: Conheça Luang Prabang, no Laos, a queridinha do Sudeste Asiático.

Durante o trajeto vemos várias vilas flutuantes de pescadores dentro da baía, todas com casinhas, enormes redes de pesca e até animais de estimação, como cachorros e gatos, todos se equilibrando entre as toras de madeira usadas como caminho em meio às redes. Passamos por inúmeras ilhas de cair o queixo, velejando pelas maravilhosas águas de Halong Bay. Pegamos o tempo nublado, mas nada tira o nosso humor, tudo é lindo demais.

Halong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways Island

E na curva para a entrada da ilha, o capitão faz aquele suspense até nos apresentar ao que seria a nossa casa pelos próximos três dias. Mal podemos esperar.

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Ao fechar o pacote, todas as refeições estão incluídas, como café da manhã, almoço e jantar, assim como a hospedagem, em bangalôs coletivos, o cruzeiro pela baía, caiaques e um esporte radical a ser escolhido dentre high-speed tubing (um passeio de boia em alta velocidade), wakeboarding ou rock climbing.

O dia a dia em uma ilha em Halong Bay

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Assim que botamos os pés na ilha já fomos recebidos com almoço e logo depois, podíamos escolher o esporte de nossa preferência. Escolhemos o high-speed tubing e foi realmente divertido. Quatro pessoas em uma boia gigante puxada por um barco em alta velocidade. Ganha quem não cair ou cair por último. Nunca ri tanto na vida! E o medo de entrar na água gelada passou rapidinho ao ver que a água era morninha, morninha.

Halong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways Island

Caiaques ficavam à disposição a qualquer hora do dia para quem quisesse passear por entre as ilhas. Rede de vôlei e bolas de futebol e futebol americano também estavam sempre disponíveis na praia para quem quisesse jogar.

De noite a festa rolava no saguão, com muita gente dançando até se estragar. Para quem não curte a noite, era incrível também ir nadar no escuro e ver os plânctons brilhando nas águas da baía de Halong. Lindo! E caso quisesse ir dormir, nada iria te atrapalhar, é só deitar na sua cama e esperar o sono vir.

Halong Bay Vietnã Castaways Island

No segundo dia embarcamos num cruzeiro para navegar por dentro de Halong Bay, onde ouvimos música e dançamos no topo do barco. O cruzeiro andando por entre as inúmeras ilhas, cada uma de um formato diferente, tão exótico, é de tirar o fôlego. É incrível passar por lugar tão maravilhoso!

Leia sobre: Chiang Rai, na Tailândia e seu famoso templo branco.

Halong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways Island

Em determinado ponto, paramos em uma área segura e nos jogamos ao mar. E pouco depois é a hora do caiaque, o ponto alto de Halong Bay, onde remamos juntos dentro de cavernas, em locais remotos, passando por macaquinhos nas árvores. Nunca iremos esquecer tamanha experiência, é lindo demais, deslumbrante demais.

Halong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways IslandHalong Bay Vietnã Castaways Island

Na volta, almoço no barco e mais algumas paradas em outras ilhas, em direção à nossa “casa”. No caminho, vendedores ambulantes (isso mesmo!), com seus barquinhos a remo, passeavam de um cruzeiro ao outro vendendo de tudo, desde biscoitos a refrigerantes e cerveja.

Halong Bay Vietnã Castaways Island

A última manhã antes de embarcar de volta para Hanói é livre pra você fazer o que quiser. Andar de caiaque, nadar ou simplesmente deitar em alguma cadeira ou rede na praia e observar ao redor.

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Voltar nunca foi tão difícil. Chegar de volta ao caos de Hanói depois desses dias de descanso e introspecção foi bastante confuso. Não tínhamos internet na ilha, estávamos totalmente isolados do mundo e era bom. Muito bom. Só um grupo de jovens aventureiros, em uma ilha paradisíaca, num país exótico, e a natureza.

Quer viajar como a gente? Confira nosso Guia de House Sitting, primeiro livro digital em português a tratar sobre o tema!

Quando ir a Halong Bay

Halong Bay Vietnã Castaways Island

Fomos no início do período seco, ou seja, o inverno no Vietnã, mas como ainda estava em transição, pegamos um clima quente. Mais para o meio do inverno, em dezembro, o clima pode cair bastante, impedindo a entrada na água e a visibilidade das ilhas, devido à neblina. No início do ano, com a temperatura subindo novamente, volta a ser uma boa opção visitar Halong Bay em uma situação que dura até maio, com o fim da temporada seca no norte do Vietnã.

Como agendar o tour por Halong Bay e a estadia em Castaways Island

Halong Bay Vietnã

Em Hanói ficamos hospedados em dois albergues da rede Vietnam Backpackers’ Hostels, o Downtown e o The Original.

Vietnam Backpackers’ Hostels – Downtown*

Halong Bay Vietnã

Fica situado numa das ruas mais badaladas de Hanói, no meio do Old Quarter, a Ma May, e é famoso pelo seu clima festeiro. No saguão todo dia acontece algum evento como quiz, brincadeiras, pub crawl, entre outros. Seus quartos são bem confortáveis e seu bar oferece uma comida incrível, desde o café da manhã a hambúrgueres e sucos. Tudo num preço ótimo e dentro dos padrões asiáticos.

Halong Bay Vietnã

É do Vietnam Backpackers` Downtown que saem os vários tours oferecidos pelo albergue, inclusive o Castaways Island, onde você pode deixar sua mochila tranquilamente no armário deles sem nenhum custo adicional e só levar para Halong Bay uma mochila pequena com o necessário.

Vietnam Backpackers`s Hostels – The Original*

Halong Bay Vietnam

Primeiro albergue da franquia, o The Original fica perto de grande parte das atrações históricas de Hanói e numa área mais tranquila. O hostel mesmo tem um clima mais calmo que o Downtown, caso você não seja uma pessoa muito festeira. Os quartos são divididos em dois prédios, um de frente para o outro, com camas confortáveis e alguns banheiros até com banheira.

Caso agende algum tour com o Vietnam Backpackers’ Hostels, como o Castaways Island, mas esteja hospedado no The Original, eles levam você até o Downtown para começar seu passeio sem nenhum custo adicional.

 

*Larissa e Carlos ficaram hospedados no Vietnam Backpackers` Hostels – Downtown, Vietnam Backpackers` Hostels – The Original e fizeram o tour pela Castaways Island a convite do Vietnam Backpackers` Hostels.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

6 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close