Home » Destinos » Nova Zelândia » Qual a melhor época do ano para viajar para a Nova Zelândia?
Nova Zelândia

Qual a melhor época do ano para viajar para a Nova Zelândia?

O céu pegando fogo em Canterbury, na Nova Zelândia, acima das montanhas nevadas do país, com seus campos repletos de ovelhas pastando.

Sendo um destino que atrai turistas tanto no verão quanto no inverno, o processo de escolha da melhor época para viajar para a Nova Zelândia depende fundamentalmente da preferência que cada viajante tem por um período ou outro.

No entanto, cada uma das estações do ano na Nova Zelândia possui características próprias, que modificam suas paisagens e criam novos atrativos, o que dificulta um pouco a decisão.

No fundo, o ideal seria poder visitar a Nova Zelândia ao longo de um ano inteiro e presenciar toda a metamorfose que o país sofre ao longo de doze meses. Mas, na realidade, como a maior parte dos viajantes só tem poucos dias ou semanas de visita ao país, escolher a época adequada é essencial para encontrar aquela Nova Zelândia que você imagina ver em seus sonhos.

Saiba mais: Como viajar e trabalhar na Nova Zelândia por um ano com o Working Holiday Visa

O que é preciso saber para escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia?

O clima na Nova Zelândia

Uma menina sentada nos ombros do pai observa a cidade de Whanganui do alto de uma torre gradeada na Nova Zelândia. Ela é loira e veste um macaquinho.

O clima na Nova Zelândia é considerado temperado em quase todo o país e na maior parte do ano.

O clima subtropical abrange apenas as áreas mais ao norte da Ilha Norte, como Auckland, Bay of Islands, Coromandel, Bay of Plenty e Hawke’s Bay, no auge do verão. Nestas regiões o clima é mais ameno, tendo verões secos, com temperaturas próximas aos 30°C, e invernos úmidos com temperaturas baixas, mas não tão frias quanto no restante do país.

Da região central da ilha Norte até o extremo sul da Ilha Sul, é o clima temperado que rege o tempo na Nova Zelândia, trazendo consigo as quatro estações clássicas de forma muito evidente. Nestas áreas, o verão não costuma ter temperaturas acima dos 20°C por muitos dias, a primavera chega florida, o outono amarelado e o inverno traz geadas e nevascas, especialmente para as áreas mais elevadas.

Assim, a forma mais fácil de analisar o clima no país e escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia, é estudando suas estações do ano e vendo como cada uma afeta o planejamento de um visitante recém-chegado.

As estações do ano na Nova Zelândia

Árvores roxas com galhos secos, um caminho em volta das árvores e o chão gramado e verde em Hanmer Springs, na Nova Zelândia

Como o país está localizado no Hemisfério Sul, as estações do ano na Nova Zelândia seguem o mesmo calendário do que ocorre no Brasil. As festas de fim de ano ocorrem no verão, que inaugura o ano novo e se prolonga até março. O outono vai de abril a junho, quando chega o inverno. Em setembro entra a primavera, que segue até o fim do ano para que o ciclo se repita.

Apesar de ocorrerem seguindo os mesmos meses em que chegam ao Brasil, as comparações com o clima brasileiro param por aí.  As ilhas da Nova Zelândia ficam em uma latitude muito mais baixa e sofrem pouquíssima interferência dos trópicos.

O horário de verão na Nova Zelândia

O Lake Tekapo, na Nova Zelândia, com suas montanhas laranjas no pôr do sol, o céu azul e a lua já alta. O lago é cheio de rochas e seu reflexo está perfeito.

A vigência do horário de verão na Nova Zelândia é outro quesito a ser levado em consideração na hora de decidir a melhor época para sua viagem. Viajar no período em que o relógio é adiantado em uma hora simplifica muito o planejamento de qualquer turista. Neste período o tempo de visitação às atrações é ampliado, há mais opções de restaurantes e hotéis em funcionamento nas cidades pequenas e mais horas de sol por dia para facilitar o deslocamento pelas sinuosas estradas do interior do país.

O horário de verão na Nova Zelândia inicia sempre no último domingo de setembro e termina na madrugada do primeiro domingo de abril do ano seguinte.

A alta temporada e a baixa temporada na Nova Zelândia

Duas meninas neozelandesas com dois cavalos, um marrom e outro branco. Elas usam capacetes para andar de cavalo e seguram os cavalos em cordas. O lugar tem areia e ao mesmo tempo muito verde em volta.

Para quem se preocupa em economizar durante a visita, decidir a melhor época para viajar para a Nova Zelândia também envolve verificar se o período escolhido será de alta ou baixa temporada no país, o que influencia diretamente no planejamento dos gastos.

Em quase todo o país a alta temporada coincide com uma versão estendida do verão, indo do feriado do dia do trabalho (na Nova Zelândia ele ocorre na 4ª segunda-feira de outubro) até a Páscoa.

Mesmo se comparado aos outros meses de verão, o mês de janeiro pode ser considerado de altíssima temporada, com praias cheias, hotéis e campings lotados e necessidade de reserva prévia nas Great Walks, as grandes trilhas da Nova Zelândia.

Para quem pensa em economizar, mas quer aproveitar o verão, o ideal é antecipar seus planos e viajar em dezembro ou adiar um pouco mais e só desembarcar no país a partir de fevereiro.

De outro lado, nos resorts de inverno, especialmente naqueles do Centro de Otago, como Queenstown e Wanaka, a alta temporada ocorre no inverno, quando as estações de esqui estão lotadas. Enquanto no restante do país o inverno joga os preços lá embaixo, nestas áreas ocorre o movimento inverso, fazendo com que seja fundamental reservar passagens e hotéis com antecedência nos meses mais frios.

Assim, se seu plano inclui um roteiro que passe por todas as regiões do país, procure escolher para sua viagem uma época do ano que se adapte bem às duas situações.

Qual a melhor época para viajar para a Nova Zelândia?

Com tantas variações diárias e anuais no clima do país, escolher a melhor época para viajar para a Nova Zelândia será fundamentalmente uma decisão pessoal que deve ser adequada ao seu perfil de viajante.

O verão na Nova Zelândia

A Ninety Mile Beach, na Ilha Norte, durante o verão, a melhor época para viajar para a Nova Zelândia, com suas águas azuis, suas areias brancas e montanhas verdes perto do mar.

O verão é considerado por muitos a melhor época para visitar a Nova Zelândia.

De dezembro a março as temperaturas estão altas e chega a dar praia em Auckland, Bay of Islands, Coromandel, Mount Maunganui. Além destes, vários outros lugares da Ilha Norte o litoral estarão lotados. Até na Ilha Sul, as praias das trilhas do Parque Nacional Abel Tasman estarão super concorridas.

E mesmo nos destinos mais afastados do mar, o verão também é a época perfeita para visitar a Nova Zelândia, já que é o período que menos chove e o clima mais ameno facilita a logística para as trilhas, passeios pelos lagos e florestas e as caminhadas pelas cidades.

O verão também traz os festivais e eventos ao ar livre em todo o país. O sol brilha até quase às 22h e deixa que os turistas aproveitem ao máximo as atividades de seus dias.

Não por menos, o verão é o período de alta temporada e para quem busca economizar em sua viagem é melhor escolher outro momento. Ou ao menos evitar viajar em janeiro, quando acontecem as férias escolares neozelandesas e o turismo doméstico é bem intenso.

O verão só não será a melhor época para visitar o país para quem busca ver as paisagens nevadas da Nova Zelândia. A maior parte delas estará seca, mas ainda será possível ver neve nas montanhas mais altas, como na região do Mount Cook e nos glaciares da área de Franz Josef que ali nascem.

O outono na Nova Zelândia

Árvores com folhas completamente amarelas no outono na Nova Zelândia. Um riacho corre por entre as árvores em Arrowtown, Ilha Sul do país.

O outono chega à Nova Zelândia em abril deixando o clima mais gelado. Viajar nessa época já pressupõe carregar um bom aparato de roupas de frio, especialmente a quem vai explorar a Ilha Sul.

Como o verão derreteu a neve das montanhas, nesta época somente as mais altas ainda estarão cobertas de branco. Com noites frias e dias quentes, no outono é comum nevar nas partes mais elevadas de um dia pro outro e evaporar conforme o sol se erga no horizonte.

A partir do fim de abril, mas com maior probabilidade em maio, há chances de ter dias de “early snow”, quando uma nevasca mais forte chega a reter a neve por um ou dois dias nas cidades, especialmente na Ilha Sul.

No outono, com os dias mais curtos, e com o encerramento do horário de verão no país, também aumentam as chances de ser observada a aurora austral na Nova Zelândia.

Mas o verdadeiro diferencial ao viajar nesta época é poder ver as paisagens ganharem tons amarelados por conta da mudança de cor nas folhas das árvores. Isso se dá especialmente nas áreas ao redor dos lagos como em Taupo, na Ilha Norte, mas com mais intensidade na Ilha Sul, em Queenstown e Wanaka.

Para um passeio imperdível nesta época, dedique um dia para presenciar o outono em Arrowtown, um dos mais bonitos do mundo.

O inverno na Nova Zelândia

O inverno na Nova Zelândia, com suas ovelhas pastando na neve. As montanhas estão brancas, cobertas de neve.

O inverno traz as precipitações, neve e chuva, para a Nova Zelândia. Locais que antes não estavam cobertos de branco, como as montanhas de Kaikoura, o Parque Nacional Nelson Lakes ou os famosos Remarkables de Queenstown, nesta época ganham sua aparência mais famosa.

Com a mudança da estação abrem-se as pistas de esqui e se inicia a alta temporada nas cidades-resort de Queenstown e Wanaka.

Para quem busca uma viagem mais ampla, passando por várias regiões do país, o inverno pode não ser uma boa escolha. Os dias serão muito curtos, haverá pouco tempo disponível para visitação às atrações e algumas cidades menores terão hotéis e restaurantes fechados.

A neve, no entanto, não impede a viagem pelo país e mesmo após fortes tempestades é difícil que haja estradas interditadas por conta disso. A exceção que confirma a regra é o Arthur’s Pass, uma estreita passagem que liga a costa oeste da Ilha Sul a Canterbury e fica fechada com certa regularidade nos dias de nevasca mais forte.

A primavera na Nova Zelândia

A chamada árvore de natal neozelandesa, uma árvore com flores vermelhas e folhas verdes, nas cores do natal. O céu ao fundo está azul.

A neve que chegou com o inverno ainda leva um tempo para derreter e permanece nas paisagens do país ao longo de parte da primavera. Para quem busca fotos com as montanhas brancas ao fundo, a estação pode ser uma escolha mais acertada que o inverno, por ter as temperaturas mais elevadas.

A primavera, no entanto, é um período um pouco mais chuvoso que o inverno, o que pode atrapalhar o planejamento de algumas atividades ao ar livre.

Ainda que a chuva atrapalhe de vez em quando, a primavera pode ser uma boa época para viajar para a Nova Zelândia por ter a vigência do horário de verão a seu favor. A Nova Zelândia adianta seu fuso horário em uma hora a partir do último final de semana de setembro e com isso todas as atividades turísticas passam a ter seus horários de funcionamento estendidos também.

A quem escolher a primavera como a época em que visitará a Nova Zelândia, procure marcar suas datas mais próximas do verão, em novembro e dezembro, ao invés de imediatamente após o inverno, em setembro e outubro. Assim, é maior a probabilidade de se evitar as chuvas e o viajante terá mais horas de sol disponíveis por dia.

As 4 estações do ano em um só dia

Uma parte do povoado de Paradise, na Nova Zelândia. Na foto pode-se ver várias estações em uma só, sendo bom para saber qual é a melhor época para visitar a Nova Zelândia. Uma terra lameada, com algumas poças d'água, um lindo arco íris no céu, um lago ao fundo com montanhas e algumas árvores secas.

Apesar das estações bem definidas, por ser formada por ilhas, a Nova Zelândia está sempre sujeita a mudanças bruscas no clima. Logo, é comum no país que a população diga que podem ocorrer as quatro estações em um só dia, com manhãs frias seguidas de vento e chuvas, com o céu abrindo e fazendo calor ao final da tarde. Ou vice-versa. Ou tudo ao mesmo tempo.

Ainda que o viajante estude e escolha a melhor época para viajar, nunca haverá a certeza de encontrar um clima estável durante sua passagem pelo país. Ao menos na hora de montar a bagagem, independente da estação do ano, é bom estar sempre preparado para tudo ao viajar para a Nova Zelândia.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

4 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Parabéns pelo blog, muito bom, vou para NZ dia 20 julho, em pleno inverno, qual seria sua sugestão de roteiro por queenstown? terei 5 noites, quais cidades eu deveria me hospedar? Vou desembarcar em queenstown dia 20, Estarei com minha filha de 8 anos e minha esposa, teríamos 6 dias nessa região pois depois iremos Auckland, e tranquilo dirigir nessa época ?

    • Oi Flemming, muito legal sua viagem!
      Em Queenstown o ideal é usar a cidade de base e alugar um carro para explorar em volta. É super tranquilo dirigir no inverno e você só precisará se preocupar se quiser subir o Crown Range, indo até Cardrona, pois a estrada costuma fechar em grandes nevascas. Na dúvida é só perguntar no hotel e se informar se é possível ir ou não.
      De Queenstown você pode conhecer locais ao redor, como Wanaka e o Lake Hawea, ir até Paradise, margeando o lago, e explorar Queenstown mesmo, que tem muitas atrações.
      A maior delas é o Milford Sound, o fiorde onde você pode fazer um cruzeiro incrível. Caso decida alugar o carro, para a viagem não ficar tão cansativa, reserve uma noite em Te Anau e saia de lá pela Milford Road, parando nos pontos mais interessantes no caminho.

  • Carlos, por favor, a foto logo abaixo do título se refere a qual estação do ano? Quantos dias você sugere permanecer na Nova Zelândia? Seria possível conciliar a viagem com a Tailândia? Obrigado!

    • Oi Igor, essa foto específica foi feita no inverno, próximo a Christchurch, mas estes tons alaranjados no céu podem ocorrer em qualquer época do ano.
      Conciliar uma viagem para a Nova Zelândia com a Tailândia é possível, sempre é, mas planeje com cuidado e reserve uma quantidade de dias suficiente, porque são locais muito distantes um do outro e com climas bem distintos.

House Sitting

publicidade

Close