Home » Destinos » Nova Zelândia » As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo
Nova Zelândia

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo: Esse é o hotel mais antigo do país, fica na cidadezinha de Cardrona, entre as cidades de Queenstown e Wanaka. Um grande polo de inverno, com suas lindas pistas de ski, atrai tanto gente de fora do país quanto os próprios neozelandeses.

Para fazer uma lista com as melhores cidades da Nova Zelândia vamos separá-las de acordo com o potencial que apresentam a um recém-chegado que queira estudar, trabalhar ou fazer turismo.

Para um estudante a melhor cidade pode ser a quem apresente as melhores escolas, um ambiente jovem/universitário ou a que seja bastante ativa durante a noite.

Para alguém que pretenda viver temporariamente ou imigrar em definitivo, entender quais são as melhores cidades da Nova Zelândia é o primeiro passo para construir uma vida nova que atenda às suas expectativas.

Já para os turistas, saber as diferenças entre as principais cidades do país é fundamental na hora de montar seu roteiro pela Nova Zelândia. Só assim poderá decidir quais visitar, por quanto tempo, e quais serão deixadas de fora – com dor no coração.

A lista abaixo não segue qualquer ordem de preferência. Seria impossível para nós ordenarmos dizendo que uma é melhor do que a outra.

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia

Na Ilha Norte:

Na Ilha Sul:

Auckland

Em Auckland vive um terço da população da Nova Zelândia. Naturalmente lá também fica a maior parte dos empregos, escolas e universidades do país. Auckland é, portanto, uma ótima cidade para quem quer estudar ou trabalhar na Nova Zelândia. Mas não vai muito além disso.

Auckland é uma metrópole, como tantas outras no mundo. Para quem quer conhecer o país, Auckland passa longe de ser a melhor cidade da Nova Zelândia. Como eles mesmos costumam definir, a Nova Zelândia começa indo além de Auckland.

Como pontos positivos, é em Auckland onde acontece a maior parte da atividade cultural (e internacional) do país. E a cidade não sofre tanto com as variações climáticas da Nova Zelândia, o que facilita um pouco a adaptação de quem esteja preocupado com o frio neozelandês.

Leia mais: Saiba onde ficar em Auckland e quais os melhores bairros da cidade

Wellington

Em vários momentos no blog já deixamos claro que, entre as melhores cidades da Nova Zelândia, Wellington é a nossa favorita.  A pequena capital da Nova Zelândia tem ares alternativos que nos fizeram ficar apaixonados.

Wellington é grande o suficiente para ter atividade cultural e vida noturna intensa, e do tamanho ideal para ainda manter as características do interior neozelandês que tanto nos agradam.

Os que chegam a Wellington para trabalhar ou estudar terão seus dias concentrados na parte central da cidade. A quem viaja em busca de trabalho temporário, com o Working Holiday Visa, Wellington não costuma ter muitas ofertas, sendo mais fácil procurar na “Grande Wellington”, junto às cidades de praia da Kapiti Coast, ou nos vinhedos do distrito de Wairarapa.

Em dias ruins, o clima de Wellington pode espantar um recém-chegado, com suas famosas ventanias. Em dias bons, não há qualquer cidade na Nova Zelândia que seja melhor que Wellington.

Afinal, “You can’t beat Wellington (on a good day)

Leia mais: O que fazer em Wellington, a capital da Nova Zelândia

Tauranga / Mount Maunganui

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

Tauranga talvez seja a mais subestimada das cidades da Nova Zelândia. Pouco se fala dela por sua falta de atrativos turísticos, mas há muitos anos é a cidade que mais cresce na Nova Zelândia.

Historicamente Tauranga era a cidade para onde os moradores de Auckland se mudavam quando estavam em idade de se aposentar. Mas recentemente, Tauranga tem rejuvenescido o seu perfil, especialmente com a implantação de um campus da Universidade de Waikato bem no centro da cidade.

O que leva tanto os neozelandeses à cidade é o seu clima e sua localização. Tauranga fica em Bay of Plenty, uma das regiões mais ensolaradas do país, com verões que podem chegar a, pasmem, 30°C e está a menos de 3 horas de distância de Auckland.

O maior atrativo turístico local é sua cidade-irmã, Mount Maunganui, um pedaço da cidade que já foi independente e agora está reanexado a Tauranga, devido à construção da ponte que liga os dois núcleos urbanos. Mount Maunganui recebe muitos turistas no verão atrás de suas belas praias e funciona como um ótimo passeio de fim de semana a quem mora em Tauranga.

Para quem busca um emprego temporário, a cidade de Te Puke, próxima a Tauranga, possui diversas fazendas de colheitas de frutas, sempre disponíveis a contratar quem viaja com o Working Holiday Visa.

A quem busca uma cidade para fazer um intercâmbio, Tauranga pode ser uma ótima opção próxima a Auckland com um custo de vida mais baixo.

Rotorua

Rotorua é uma das melhores cidades da Nova Zelândia para se fazer turismo. É onde está a maior concentração da população maori no país e conta com diversos atrativos relacionados à atividade geotermal.

Viver em Rotorua, no entanto, não oferece muita diversidade nas oportunidades de trabalho. As principais atividades na cidade, além do turismo, são as funções relacionadas à atividade geotérmica ou a engenharia, manutenção e extração florestal nas matas que a circundam.

Como fica a apenas uma hora de Tauranga, Rotorua funciona bem mesmo a quem quer aproveitar o verdadeiro potencial da cidade: o turismo.

Leia mais: 7 lugares incríveis para conhecer em Rotorua

Taupo

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para trabalhar, estudar e fazer turismo

No centro da ilha Norte, no distrito de Waikato, Taupo, pela proximidade, apresenta as mesmas características de Rotorua, quando analisado seu mercado de trabalho. As vagas se concentram nas indústrias de turismo, geotermal e florestal.

A quem viaja a turismo, Taupo entra na seleção de melhores cidades da Nova Zelândia por ser o maior destino de inverno da Ilha Norte, contando com pistas de ski próximas ao centro da cidade.

Napier / Hastings

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

As cidades vizinhas de Napier e Hastings, em Hawke’s Bay, cresceram tanto uma em direção a outra que formaram uma conurbação – em fenômeno raro nas cidades pequenas da Nova Zelândia.

Essa região de Hawke’s Bay tem o mesmo perfil de crescimento recente de Tauranga. É uma das áreas mais ensolaradas do país (apesar de não ter praias tão bonitas quanto Bay of Plenty) e tem atraído neozelandeses em busca de uma vida mais tranquila, fora de Auckland e com menor custo de vida.

Hawke’s Bay é famosa por seus vinhedos e grandes áreas rurais, com plantações que oferecem empregos temporários para viajantes que tenham o Working Holiday Visa. Fora das fazendas, os maiores setores com ofertas de trabalho são os que envolvem manufatura e processamento industrial.

A quem escolha a região para fazer um intercâmbio, a dica é optar por um curso em Napier. A cidade é mais estruturada, com mais atividades comerciais e culturais do que Hastings, que ainda tem um perfil rústico.

Christchurch

Maior cidade da Ilha Sul, Christchurch sempre foi a melhor escolha a quem gostaria de viver na ilha mais cinematográfica do país.

Esta posição se manteve até 2011, quando a cidade foi atingida pelo primeiro de uma série de terremotos que a destruíram, fazendo com que Christchurch tivesse que passar os anos seguintes se reinventando como cidade.

Após os tremores, muita gente deixou a cidade e muitas casas foram demolidas no processo de reconstrução. Se por um lado é deprimente ver que Christchurch ainda não faz jus ao que era, a revitalização está a todo vapor e oferece muitas oportunidades de emprego, especialmente na infraestrutura e construção civil, a quem queira fazer parte do reerguimento da cidade.

Queenstown

Queenstown é a escolha obvia de quem quer conhecer a Nova Zelândia dos panfletos turísticos. A cidade é um resort no meio das montanhas e próxima de tudo o que há de mais impressionante no país.

Como não poderia deixar de ser, Queenstown é uma das melhores cidades da Nova Zelândia para quem quer fazer turismo ou trabalhar no setor, já que por lá se vive quase que exclusivamente disso.

E este ponto positivo acaba sendo também a grande desvantagem que a cidade apresenta. Por ser muito voltada à indústria turística, falta genuinidade a Queenstown no dia a dia, pois quase não há vida fora deste universo.

Por este seu perfil, Queenstown pode ser a melhor cidade da Nova Zelândia para quem vai fazer um intercâmbio curto, pois concentra parte dos grandes chamarizes turísticos do país. Para quem tiver um pouco mais de tempo, talvez seja melhor usar outra cidade de base e visitar Queenstown como todos fazem: como turista, apenas por alguns dias.

Dunedin

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

Dunedin é a grande cidade universitária da Nova Zelândia. A Universidade de Otago, com sede na cidade, oferece o maior curso de Medicina do país e o único de Odontologia da Nova Zelândia. Estima-se que 20% de sua população seja formada por estudantes.

Com este aspecto jovem, em Dunedin há uma atmosfera cultural dificilmente igualada em outras cidades da Nova Zelândia, especialmente na Ilha Sul. São shows, exposições, festivais, museus, teatros, que raramente são encontrados em tal densidade nesta parte do país.

A quem busca um emprego, a maior parte das vagas em Dunedin está também no setor de educação e nos serviços relacionados a ele. Já no interior de Otago predominam as fazendas, especialmente de criação de ovelhas e de produção de leite.

Para o turismo, Dunedin não se destaca muito entre as melhores cidades da Nova Zelândia, oferecendo apenas atrações relacionadas à arquitetura de herança escocesa que possui. Já nos arredores da cidade, há muita atividade em meio à natureza e aos animais.

Nelson

As 10 melhores cidades da Nova Zelândia para estudar, trabalhar e fazer turismo

No topo da Ilha Sul, Nelson é a maior cidade da região e se destaca por seus dias ensolarados e praias douradas. É mais uma daquelas cidades que, pelo ótimo clima, atraem os neozelandeses que estão querendo fugir da cidade grande. Como vantagem extra, Nelson se separa das demais por ter um clima agradável, mesmo estando na Ilha Sul, próxima aos fiordes, às áreas montanhosas que tanto se destacam nos cartões postais do país e a três parques nacionais do país, incluindo o Parque Nacional Abel Tasman.

A quem busca um emprego na região, em Nelson eles serão mais voltados ao turismo e à pesca, que é muito forte em suas baías. Próximo dali, no entanto, em Blenheim, fazendas produtoras de frutas estão sempre abertas a receberem quem viaja com o Working Holiday Visa.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close