Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Sul » Mount Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia
Ilha Sul Nova Zelândia

Mount Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia

Mount Cook Vida Cigana
Compartilhe este texto!

Quando pensamos na região de Canterbury, na Nova Zelândia, sempre vem à mente a região urbana de Christchurch, a imensa planície, seus prédios históricos e os recentes terremotos. Mas muitos de nós não sabemos que no interior da região de Canterbury, no limite dos Southern Alps, a maior cadeia de montanhas da Nova Zelândia, fica um dos lugares mais deslumbrantes do país, o Mount Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia, e os muitos lagos e glaciares ao seu redor.

Leia mais: Conheça Christchurch, a segunda maior cidade da Nova Zelândia.

Mount Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Exatamente nos pés do Southern Alps se encontra a maior montanha da Nova Zelândia, o Mount Cook, ou Aoraki em maori. Possui 3724 metros de altura e fica localizado no parque nacional de mesmo nome. Atrai muitos turistas por ano devido à sua incomparável beleza, e também diversos alpinistas em busca de aventura. Entre seus três picos encontram-se diversos glaciares, como os mais famosos, Franz Josef e Fox, na West Coast, e o Tasman e Hooker, este na face voltada à planície de Canterbury.

Leia mais: Descubra o extremo norte da West Coast, o segredo mais bem guardado da Nova Zelândia.

Lake Tekapo e a igreja mais fotografada da Nova Zelândia

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Muitos dos turistas que vão até o Mount Cook decidem ficar hospedados pouco antes da estrada que leva à montanha, um vilarejo às margens do Lake Tekapo, um lago belíssimo, com montanhas douradas no por do sol.

Leia mais: Veja a Nova Zelândia sob o olhar de 6 blogs de viagem de todo o mundo e entenda porque a região do Mount Cook é a preferida de muitos.

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

O povoado, também chamado Tekapo, como o lago, comporta a igreja mais fotografada da Nova Zelândia, a Church of the Good Shepherd, ou Igreja do Bom Pastor, construída em 1935. Muitos fotógrafos vão até o local, que por ser bem amplo e cercado de uma paisagem única, proporciona fotos incríveis tanto de dia quanto à noite. Sim, durante a noite talvez seja o momento em que a igreja se torne ainda mais interessante, quando passa a ser possível, sob determinadas condições, fotografar a Via Láctea acima desta em uma composição que é enquadrada em diversos cartões-postais do país. Infelizmente, no dia em que estávamos hospedados lá, a lua estava cheia e alta no céu, tornando tudo ao redor bastante claro.

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

O local em si é bastante propício para astrofotografia e observação do céu, pois na mesma região, são realizados tours para o chamado Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve, um dos campos mais escuros do mundo, de onde é possível ver com precisão todas as estrelas e ter a sensação de que o céu está a poucos metros de nossas cabeças.

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Além dos hotéis e albergues, a cidade possui o básico como restaurantes, bares e supermercados. Mas atente à hora, pois, como em boa parte do interior do país, as atividades no Lake Tekapo são encerradas cedo e é necessário programar-se bem para não passar fome ao final do dia.

Veja também: Conheça Rotorua, seus belos lagos e vulcões escondidos.

Lake Pukaki e sua indescritível cor azul

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Uma vez em Tekapo, ao seguir viagem em direção ao Mount Cook, você verá o inconfundível Lake Pukaki no meio do caminho. É um dos mais fantásticos lagos que já visitamos.

Possuindo uma cor azul clara e leitosa devido às águas de antigos glaciares misturadas ao pó de pedra dos mesmos, de tão vibrante e surreal, é possível ser vista até mesmo por satélite (experimente procurar no Google), sendo facilmente distinguido de todo o resto.

O lago em si é imenso, possuindo 178 quilômetros de extensão e vale, ô se vale, uma parada em sua base, não só por todos os motivos citados anteriormente, mas porque de lá é possível observar com calma o Mount Cook bem ao longe.

Mount Cook e seus glaciares

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Depois de passar pelo Lake Tekapo, entramos no parque nacional no qual está localizado o Mount Cook. Durante toda a travessia é possível visualizá-lo ao longe, em um dia com boas condições, e a cada curva chegando mais perto. Nos últimos sete quilômetros antes de sua base você encontrará o Mount Cook Village, um vilarejo somente com alguns hotéis e restaurantes.

Muitos alpinistas se aventuram a subir até o topo do Mount Cook, mas obviamente, é preciso muito preparo e experiência para isso. Caso queira ver o cume de perto, mas sem o desgaste da escalada, é possível pagar um tour de helicóptero na região.

Descendo entre os três picos do monte se encontram deste lado dos Southern Alps ao menos dois glaciares bem populares entre os turistas, o Tasman, ao leste, e o Hooker, ao oeste. O Tasman é o glaciar mais longo da Nova Zelândia e o Hooker, um dos mais acessíveis. Em ambos é possível fazer uma trilha até um ponto próximo a sua base.

Mount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

Esses glaciares, durante os últimos anos encolheram muito de tamanho devido, entre outros fatores, ao aquecimento, e correm o sério risco de desaparecerem em um futuro próximo. O Tasman Glacier, por exemplo, devido ao degelo, formou um lago que só existe há 20 anos, o Lake Tasman, onde é possível fazer um tour de barco ou caiaque por entre icebergs durante certas épocas do ano (no inverno, quando fomos, o lago fica congelado, impossibilitando o passeio e tornando os icebergs menos transparentes e mais esbranquiçados).

Mount Cook Nova Zelândia Vida CiganaMount Cook Nova Zelândia Vida Cigana

De uma forma geral, a região de Mount Cook com um todo é encantadora e merece sua visita. Incluí-lo em seu roteiro é indispensável para quem quer explorar a fundo a Ilha Sul da Nova Zelândia e conhecer verdadeiramente todas aquelas paisagens de tirar o fôlego, únicas no mundo, características deste país tão encantador.

Conheça a nossa página no Pinterest!

A região do Mount Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia, possui várias trilhas de todos os tamanhos possíveis. As trilhas passam por entre montanhas nevadas, lagos com icebergs e terrenos rochosos. Na foto está o Lake Tekapo durante o pôr do sol, com um homem andando por suas pedras que refletem perfeitamente no lago. Ao fundo, montanhas nevadas. A foto possui tonalidades de azul, rosa, laranja e roxo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

2 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close