Home » Destinos » Reino Unido » O que fazer em Bath, Inglaterra: Uma autêntica cidade britânica
Reino Unido

O que fazer em Bath, Inglaterra: Uma autêntica cidade britânica

O que fazer em Bath: Bath é uma cidade perfeita para caminhar, sendo fácil ir de um ponto turístico a outro. Na foto vemos um ônibus turístico vermelho passando na frente da Bath Abbey, a igreja mais famosa da cidade. O céu está azul, com nuvens brancas, em um dia ensolarado.
Compartilhe este texto!

Na hora de buscar o que fazer em Bath muitos turistas desejam encontrar por lá as imagens clássicas que caracterizam o interior da Inglaterra em nosso imaginário: prédios georgianos, lindos jardins e um clima provinciano. E Bath não decepciona jamais. Mas há muito mais motivos que justifiquem a inclusão da cidade em um roteiro pelo interior do Reino Unido.

Apesar de pequena, a cidade de Bath apresenta todos os atributos de uma cidade grande, mas sem que , com isso, perca seus ares de província tão característicos. E isto lhe dá o aspecto mais peculiar que justifique uma visita: sua autenticidade.

A somente uma hora e meia de Londres, Bath torna (ou ao menos deveria tornar) impossível a tarefa de deixar a cidade de fora de uma visita à terra da Rainha.

Veja uma seleção com os melhores hotéis e reserve sua estadia em Bath, na Inglaterra

Uma breve introdução sobre a cidade de Bath, Inglaterra

O que fazer em Bath: Uma das melhores coisas em um walking tour em Bath é ver seus prédios antigos com portas estreitas.

Bath vem sendo povoada desde a Idade do Bronze, mas foi somente durante a ocupação romana que ela começou a ter destaque no mundo daquela época. O Império Romano chegou até aquela localidade quando era administrada por povos bretões que cultuavam a deusa Sulis. Visto que a cidade possuía fontes termais que eram associadas a curas, Bath foi nomeada como Aquae Sulis, que em latim significava as águas de Sulis. A deusa Sulis foi sincretizada como a Minerva dos romanos e, desde então, nobres de Roma vinham para a região para mergulhar nas famosas águas termais da cidade de Bath.

Bath também é dita como palco da Batalha de Badon, onde o lendário Rei Arthur expulsou os romanos em favor dos povos anglo-saxões.

A partir do século XVI a cidade de Bath começou a ser remodelada ao que viria a ser hoje. Nesta época, Bath se destacou mundialmente por sua arquitetura, chamada georgiana, com suas casas em estilo único e muitas vezes com formatos arredondados incrivelmente arrojados para a época.

No século XVIII, após anos de inundações, a cidade foi toda erguida alguns metros acima do solo, sendo possível ver a diferença entre o nível da rua e das termas romanas, que foram umas das mais antigas edificações na cidade.

Em meio a esse caldeirão cultural não faltam atrações, das mais distintas temáticas, ao buscar o que fazer em Bath. É uma cidade incrivelmente agradável, com muita história e beleza.

O que fazer em Bath, no Reino Unido?

Roman Baths

O que fazer em Bath: O Roman Baths, em Bath é a maior atração da cidade. Se trata de uma ruína romana em plena cidade inglesa, com suas enormes piscinas de águas termais e arquitetura idêntica a vista em Roma.

Não há dúvidas de que o Roman Baths, ou as termas romanas, seja a atração mais visitada e conhecida da cidade de Bath, Inglaterra. Também, não é para menos. Só de pensar que os romanos, numa época antes de Cristo, atravessaram meia Europa, cruzaram o Canal da Mancha, chegaram a terras inglesas e lá construíram termas que eram super populares entre a nobreza é um feito tamanho.

É um dos monumentos mais importantes do país e temos um texto detalhado sobre a atração em um post só para ele.

Thermae Bath Spa

No Roman Baths não é permitido se banhar, porque, após milênios de uso (e por muitos anos o prédio ficou perdido), as águas não são mais próprias ao banho. Mas quem disse que os ingleses iriam desperdiçar as maravilhosas águas termais da cidade de Bath, podendo continuar a fazer turismo em torno delas?

Para isso, recentemente foram construídas novas termas, muito mais modernas, onde os turistas e os locais podem relaxar em piscinas de águas termais que provem das mesmas nascentes das que vão para o Roman Baths.

Após um dia inteiro caminhando pela cidade, nada como poder relaxar no topo de um prédio moderno, dentro de uma piscina de águas quentes.

Para saber mais sobre valores e horários, consulte o site do Thermae Bath Spa.

Pulteney Bridge e Pulteney Weir

O que fazer em Bath: A Pulteney Bridge é um dos pontos turísticos da cidade, com sua ponte comercial, onde várias lojas se localizam dos dois lados da ponte. Junto com a ponte existe o Pulteney Weir, um canal que ajuda a manter a cidade salva de inundações.

Uma das mais famosas atrações em Bath é a Pulteney Bridge, uma ponte comercial que funciona como a Ponte Vecchio, em Florença. Tanto é que foi construída no estilo palladiano, cuja vertente nasceu na cidade italiana. Há somente quatro pontes com lojas no mundo, e a Pulteney Bridge é uma delas. Ela atravessa o Rio Avon e em toda a sua extensão é possível fazer compras nas mais variadas lojas.

O que fazer em Bath: A linda Pulteney Bridge, uma das 4 pontes com lojas em sua extensão no mundo. Fica acima do Rio Avon.

Foi construída no século XVIII e serviu para conectar Bath com Bathwick, uma cidade jovem nos arredores. Também foi alterada durantes as várias inundações neste período, que incluíram a elevação geográfica da cidade e a construção do canal que serve para diminuir o nível da água.

A ponte foi o local escolhido para a filmagem da nova versão de Os Miseráveis, onde o personagem de Russell Crowe comete suicídio se jogando de uma ponte em direção ao canal.

Queen Square

O que fazer em Bath: A Queen Square é um dos prédios que fazem parte do conjunto arquitetônico georgiano da cidade. Com uma linda praça cheia de cerejeiras, é um ótimo lugar para pegar um sol (quando tiver), ler um livro ou conversar com os amigos.

A Queen Square faz parte do conjunto de obras mais famosas no estilo georgiano construídos em Bath. A Praça e os edifícios em seu entorno, juntamente com outros prédios famosos da cidade, o The Circus e o Royal Crescent, foram projetados pelo arquiteto John Wood, the Elder, e seu filho.

O próprio John Wood, the Elder, morou na casa número 9 da Queen Square. Hoje, o conjunto é tombado como Patrimônio Nacional e é endereço de várias instituições conhecidas.

O que fazer em Bath: Observar o desabroxar das cerejeiras na Queen Street pode ser lindo. Essas flores são originárias do Japão, mas apreciadas em todo o mundo.

Em seus jardins, lindas cerejeiras estão espalhadas pela praça, que fica aberta a quem quiser entrar e sentar em um de seus bancos para relaxar.

The Circus

O que fazer em Bath: O The Circus faz parte do conjunto arquitetônico georgiano da cidade, com prédios que formam um círculo perfeito. Na foto um homem está na frente de um dos apartamentos do conjunto.

Mais um dos prédios que fazem parte do conjunto arquitetônico georgiano inglês, talvez esse seja o meu favorito. Mas vê-lo do chão não é tão impactante do que vê-lo do alto. O The Circus possui esse nome porque seus prédios formam um circulo perfeito, com uma praça gramada em seu meio.

Hoje pessoas ordinárias moram em suas casas, que devem custar uma fortuna devido à importância histórica.

Royal Crescent

O que fazer em Bath: O Royal Crescent é uma das maiores atrações de Bath e faz parte do conjunto arquitetônico georgiano da cidade. Possui o formato de meia lua e é uma dos prédios mais incríveis do mundo. Fica em frente a um enorme gramado onde as pessoas curtem a tarde. O céu está azul com nuvens brancas.

Provavelmente o mais famoso dos três conjuntos que constam no patrimônio georgiano inglês de Bath, o Royal Crescent é simplesmente majestoso. Imenso, é um prédio construído numa elípse crescente, formando uma meia lua. Simplesmente deslumbrante! Tente enquadrá-lo por inteiro em sua câmera fotográfica, é uma missão das mais difíceis.

Bath Abbey

O que fazer em Bath: O interior da Bath Abbey é incrível! É uma das igrejas mais importantes com arquitetura gótica inglesa do mundo. Possui a abóboda em formato único.

Fundada no século VII, mas reconstruída da maneira que hoje conhecemos no século XVI, a abadia de Bath é um dos maiores exemplares do estilo gótico inglês.

O mais incrível de se fazer na Bath Abbey é desmitificar os elementos de sua façada, como as escadas de Jacó ou o santo sem cabeça. Seu interior também é magnífico, com suas abóbodas em estilo único.

Jane Austen Centre

É certo que Jane Austen é uma das escritoras mais famosas da Inglaterra. Autora de Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, entre outros,  Jane morou por um tempo em Bath, cidade que ela particularmente não gostava, mas que fez parte de sua vida, inclusive influenciando em seus livros.

Quando procuram o que fazer em Bath, muitos turistas decidem seguir os passos da autora pela cidade. E para quem gosta de seus livros e dos filmes baseados nele, é uma das opções. É possível visitar a casa em que ela morou, que possui uma exposição permanente sobre sua vida.

O tour gratuito pela cidade de Bath, Inglaterra

O que fazer em Bath: As ruas de Bath são uma graça, com seus prédios georgianos cheios de estilo e charme. Olha essas casinhas germinadas, todas idênticas. Só em Bath!

Assim como em várias outras cidades inglesas, é possível fazer um tour gratuito pelas ruas e principais atrações de Bath. Nós fizemos e gostamos bastante, mas achamos bastante cheio, tanto que o grupo foi dividido em dois. O ponto de encontro é na frente do The Pump Rooms, no Abbey Churchyard, ao lado do Roman Baths.

O bom do tour é poder andar pelas ruas e ver que muitas casas ainda possuem os antigos pórticos com lampiões pendurados, por onde os nobres, para não sujarem seus sapatos na lama ou se molharem na chuva, eram carregados em liteiras, uma espécie de carruagem, mas carregadas por serviçais. As portas das casas possuíam a exata dimensão para entrar uma liteira, onde os nobres desembarcavam no hall de entrada, já dentro da residência.

O que fazer em Bath: Aproveitar o teatro no famoso Theatre Royal em Bath pode ser uma boa. Veja o que está se apresentando antes de ir a cidade e compre ingressos.
O Theatre Royal em Bath

O tour também passa pela frente de edifícios históricos como a Assembly Rooms, onde aconteciam os bailes dos nobres, o Fashion Museum e o Theatre Royal, o teatro da cidade.

Para quem gosta de mistério, em Bath também tem Ghost Tours noturnos em pontos tidos como assombrados na cidade. Para mais detalhes, veja o site oficial.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

Booking.com

publicidade

Close