Home » Destinos » Colômbia » O que fazer em Bogotá, a capital da Colômbia
Colômbia

O que fazer em Bogotá, a capital da Colômbia

O que fazer em Bogotá: Uma das incríveis street art da capital da Colômbia durante o tour gratuito.

A Colômbia é um país que merece muito ser visitado e cada vez mais recebe brasileiros. A maioria chega ao país pela sua capital, Bogotá, e aproveita para explorar a cidade, que tem mesmo muito a oferecer. Ao procurar o que fazer em Bogotá, muitos turistas se surpreendem com a grande variedade e qualidade das atrações turísticas, culinárias e culturais que a capital da Colômbia proporciona.

Conhecendo Bogotá, a terceira capital mais alta do mundo

O que fazer em Bogotá: O caminho entre o Cerro Monserrate e a Candelaria

Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América do Sul e terceira capital mais alta do mundo, se encontrando a 2640 metros acima do nível do mar. Fica em um vale cercado pelos Andes e possui uma temperatura bastante agradável, com dias frescos e noites frias.

Habitada desde 10.500 a.C., a cidade apresenta uma gama enorme de atrações turísticas que passam por toda a sua história, desde as tribos que ali viviam antes dos espanhóis chegarem até os dias atuais.

Conheça também os melhores bairros para se hospedar em Bogotá em nosso texto específico sobre os melhores cantos da cidade.

O que fazer em Bogotá, a capital da Colômbia

O que fazer em Bogotá: Mais uma arte de rua na capital da Colômbia

Ao procurar o que fazer em Bogotá, o turista não ficará um dia sequer parado. A cidade transborda cultura, sendo uma referência mundial em museus, arquitetura e festivais. Além disso, a culinária local não deixa a desejar e o povo é muito hospitaleiro, sempre aberto a dar dicas dos melhores lugares.

Fizemos uma lista de lugares imperdíveis para quem busca o que fazer em Bogotá e seus arredores, para que, ao planejar sua viagem, nada importante fique de fora.

As principais atrações de Bogotá para um recém-chegado são:

La Candelaria

O que fazer em Bogotá: A Plaza de Bolívar, na Candelária

O bairro mais famoso e antigo da capital da Colômbia, La Candelaria é um dos melhores lugares para se hospedar em sua visita pela cidade. Cheia de história, foi onde Bogotá foi fundada e ainda mantém seu casario antigo e colonial com paredes coloridas. Além disso, o bairro reúne os melhores e mais importantes museus da cidade. Um passeio por suas ruas é altamente recomendável e uma das atividades mais agradáveis ao escolher o que fazer em Bogotá.

Museo Botero

O que fazer em Bogotá: O Museo Botero com sua Monalisa plus size, tão linda.

O Museo Botero, juntamente com o Museo Casa de Moneda, a Collección de Arte de Banco de la República e o MAMU formam o complexo de museus do Banco de la Republica. Todos são interligados e gratuitos, facilitando a visita.

Fernando Botero é um dos maiores artistas colombianos, com obras bastante emblemáticas, onde todas as figuras retratadas em seus quadros ou esculturas possuem formas exageradas, como se todas fossem obesas.

Nascido em Medellín, possui obras de arte espalhadas por várias cidades da Colômbia. O Museo Botero de Bogotá possui uma das coleções mais importantes da América Latina, contando com 208 obras doadas pelo próprio artista ao museu.

O que fazer em Bogotá: Os jardins dos museus da Candelária, entre o Museo Botero e o MAMU

Além disso, os jardins dos pátios internos do museu faz a visita valer mais a pena ainda.

Iglesia de la Candelaria

O que fazer em Bogotá: A igreja da Candelária, perto dos museus

Monumento Nacional, a Igreja da Candelária foi construída em 1703 e possui uma arquitetura simples, mas muito bem preservada.

Plazoleta Chorro de Quevedo

O que fazer em Bogotá: A Plazoleta Chorro de Quevedo é um dos lugares mais legais da capital da Colômbia para curtir a noite

Aqui foi onde a cidade de Bogotá foi fundada. Para nós, o cantinho mais legal de La Candelaria. É uma pracinha com muita vida noturna, cercada de restaurantes maravilhosos e onde locais tocam seus instrumentos sentados nos degraus da praça.

Santuario Nuestra Señora del Carmen

Uma igreja que se destaca das outras devido à sua arquitetura arrojada, em estilo gótico florentino com detalhes mouros e bizantinos. Foi finalizada em 1938.

Casa de Nariño

É a sede da República da Colômbia e onde o presidente e sua família moram. Para fazer visitas guiadas e saber os horários, visite o site oficial do palácio.

Plaza de Bolívar

O que fazer em Bogotá: A enorme Plaza de Bolívar, com os principais prédios do país.

É a praça central de Bogotá e fica no coração do centro histórico da capital da Colômbia. Cercada por quatro prédios importantes, o Palácio da Justiça, o Palácio Liévano, o Capitólio Nacional e a Catedral de Bogotá, é alvo de manifestações dos mais variados cunhos, então é bom prestar atenção caso surja alguma confusão na área.

Museo del Oro

O que fazer em Bogotá: O Museo del Oro é um dos maiores e mais importantes museus da América Latina

O Museo del Oro é um dos maiores museus de ouro do mundo e um dos mais visitados do país. Com exposições belíssimas e muito bem montadas, mostra o uso do ouro nas comunidades pré-colombianas da região, com inúmeros artefatos feitos do metal e usados para diferentes cerimônias e por diferentes hierarquias.

O que fazer em Bogotá: O lindíssimo museo del oro na capital colombiana

Quando for montar seu roteiro escolhendo o que fazer em Bogotá, incluir uma passada pelo Museo del Oro é obrigatório.

O ingresso é gratuito aos domingos, quando o museu fica lotado. Como a entrada não é cara vale mais visitar em um dia menos movimentado.

Iglesia Museo Santa Clara

O que fazer em Bogotá: O interior do museu da igreja de Santa Clara, na capital colombiana. Lindíssima

Construída em 1647, a Igreja de Santa Clara hoje é um museu onde é possível caminhar por onde antes era a igreja e o convento das clarissas, ordem religiosa que seguia os preceitos de Santa Clara de Assis.

A igreja em si é deslumbrante. Seu teto é de uma beleza extrema. O prédio é recheado de pinturas e esculturas barrocas bastante antigas, e é possível andar pelos corredores onde as irmãs caminhavam, para evitar serem vistas.

É uma das poucas atrações pagas da cidade, mas a grandiosidade do prédio faz valer ser incluída na lista do que fazer em Bogotá mesmo de quem viaja com orçamento apertado.

Museo Histórico de la Policía Nacional

O que fazer em Bogotá: A Harley Davidson pertencente a Pablo Escobar no Museo de la Policía

O museu da polícia pode ser um tanto estranho para quem está visitando um país estrangeiro, mas este em particular é muito procurado por uma única razão: Pablo Escobar.

Logo na entrada do museu já pode ser vista a Harley Davidson encomendada por Escobar e apreendida pela polícia durante uma fuga. Este modelo de moto é única no mundo.

Além disso, vários outros objetos pertencentes ao narcotraficante, como vestuário, contador de cédulas, entre outros, podem ser vistos no museu. Relíquias mais curiosas como o pôster de “mais procurado”, os sinais de telefone que levaram a polícia a encontrá-lo e até mesmo a telha do telhado (manchada de sangue!) onde ele foi executado estão no museu.

De resto, vale a pena ir até o terraço do prédio, de onde se tem uma boa vista da cidade.

Bogotá Graffiti Tour

O que fazer em Bogotá: O Bogotá Graffiti Tours, um tour gratuito pela região da Candelária.

Um tour gratuito, que funciona a base de doações, muito bem elaborado e divertido, que passa pelos mais significativos grafites da região de La Candelaria, em Bogotá. Nosso guia foi o Jay, um americano que vive há muitas décadas em Bogotá e conhecia a região com a palma de sua mão.

O que fazer em Bogotá: Os grafites espalhados pela cidade

A evolução da street art em Bogotá é explicada de acordo que caminhamos por suas ruas, se mesclando com a questão histórica e política da cidade. O tour vai das obras mais puramente estéticas às de cunho revolucionário.

Além disso, o tour está sempre se renovando, pois as paredes de Bogotá não se mantêm intactas por muito tempo.

Cerro Monserrate

O que fazer em Bogotá: A vista de toda a capital colombiana do alto do Cerro Monserrate.

Ao planejar o que fazer em Bogotá, o Cerro Monserrate é aquele item que não pode ficar de fora de jeito nenhum. Um dos pontos mais altos da cidade, lá de seu topo é possível ter as melhores vistas de Bogotá. O local é centro de peregrinação dos locais, que todos os domingos sobem a pé até seu topo, que fica a 3152 metros de altura, para assistir a missa na Basílica do Senhor de Monserrate.

Alguns turistas topam subir a montanha a pé para ver a cidade em 360 graus, mas o caminho até lá não é recomendado de ser feito por quem não tem o preparo físico necessário (lembre-se que estrá na altitude, além de tudo) ou depois que escurece em dias de pouco movimento, visto que muitos assaltos acontecem na trilha.

Para quem não quer gastar as solas dos sapatos, opções mais interessantes como o teleférico ou o funicular.

O que fazer em Bogotá: O funicular que sobe até o Cerro Monserrate
Uma das opções de subida é de funicular.
O que fazer em Bogotá: subindo do Cerro Monserrate de bondinho
Outra opção de subida é de teleférico.

O teleférico funciona como o bondinho do Pão de Açúcar no Rio, com altas vistas enquanto sobe até o topo. O funicular, menos concorrido, é um trem que desce a montanha atravessando-a por um túnel.

Na hora de escolher, se for pela vista, vá de teleférico. Mas se não quiser encarar as filas dele, que podem ser longas nos dias de maior movimento, vá de funicular. Ambos custam o mesmo valor e o mesmo ingresso dá direito a subir por um e descer pelo outro, que foi o que fizemos.

Chapinero

Chapinero é uma das regiões mais ricas de Bogotá, com ares bem mais residenciais e modernos. Por lá ficam os shopping centers e os melhores restaurantes e hotéis mais caros da cidade. Chapinero vem trazendo cada vez mais turistas para a famosa Zona T o Parque La 93.

Zona T (Zona Rosa)

Onde ficar em Bogotá: A badalada Zona T, cheia de lojas e restaurantes descolados.

A Zona T é formada por duas ruas fechadas para pedestres que se cruzam no formato de um “T”, caso olhadas de cima. São ruas que atraem a alta sociedade de Bogotá e os turistas, devido ao seu alto padrão de restaurantes, lojas e casas noturnas.

Parque de la 93

Onde ficar em Bogotá: O Parque de la 93 com todo seu espaço verde e super agradável.

O Parque de la 93 é uma pequena área verde muito frequentada por locais que querem passear com os cachorros ou simplesmente deitar na grama e pegar sol. Um lugar muito agradável e cercado de restaurantes de todos os tipos.

Atrações fora de Bogotá

No entorno da cidade de Bogotá existem várias atrações quem levam cada vez mais turistas a encarar algumas horas dentro de ônibus ou em passeios fechados estendendo seus dias na capital. Selecionamos os mais populares.

Catedral de Sal de Zipaquirá

Como o nome já diz, é uma catedral católica feita de sal que fica nas minas da cidade de Zipaquirá. É uma construção impressionante que fica a 180 metros abaixo da terra, muito bem iluminada e acessível até a cadeirantes. Fica a quase 2 horas de ônibus de Bogotá que saem do Portal del Norte.

Villa de Leyva

O que fazer em Bogotá: A Villa de Leyva fica a 3h de Bogotá e é uma cidadezinha colonial

Uma cidadezinha colonial fundada em 1572, ainda possui edificações originais, que hoje funcionam como restaurantes, lojinhas, cafés, museus, além de suas igrejas e parques. São pelo menos 3 horas de ônibus partindo de Bogotá que saem do Terminal Rodoviário, onde é possível comprar passagens para o próximo ônibus que sair.

Com muito esforço Villa de Leyva pode ser visitada em um esquema bate-e-volta a partir de Bogotá, como fizemos. Mas para quem curte o ambiente de cidadezinhas coloniais e não gosta de viajar com pressa é melhor reservar pelo menos um dia de estadia na cidade para conhecê-la com mais calma.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close