Home » Destinos » Espanha » Onde ficar em Barcelona: O Eixample e a Casa Gracia
Espanha Planejamento

Onde ficar em Barcelona: O Eixample e a Casa Gracia

Onde ficar em Barcelona

Decidir onde ficar em Barcelona e escolher a hospedagem mais apropriada ao bolso e aos seus planos de viagem são tarefas bem cansativas para qualquer um, como acontece em qualquer cidade de grande porte. Considerar os prós e contras de cada região da cidade e, dentro de cada bairro, analisar a localização de cada opção de hospedagem e ler referências de antigos hóspedes causa certo desânimo mesmo ao mais experiente dos viajantes.

Para facilitar esta tarefa, resolvemos detalhar em texto as diferenças que vemos entre os bairros de Barcelona, falar um pouco sobre onde consideramos ser o melhor ponto para ficar hospedado e apresentar a vocês o charmoso hotel em que passamos nossos dias por lá.

Planeje sua viagem: Veja uma seleção de hotéis e reserve sua estadia em Barcelona

Onde ficar em Barcelona? Qual o melhor bairro?

Onde ficar em Barcelona

Assim que você iniciar suas pesquisas considerando o bairro onde ficar em Barcelona, verá que há quase uma unanimidade entre os viajantes de que a melhor localização da cidade é o Eixample.

Para entender esta preferência, volte seu olhar para a história da cidade:

Eixample, em catalão, significa “Expansão”, e o bairro surgiu justamente a partir da extensão da cidade, após a derrubada de suas muralhas, em meados do século XIX.

O projeto do Eixample, concebido sob os conceitos do urbanismo modernista, implantou um gride reticulado onde todos os quarteirões são retangulares com as esquinas chanfradas – o que facilita a ventilação – e vias com escala de importância, fazendo com que as menores deságuem nas maiores, privilegiando a circulação na cidade.

Saiba mais: A obra de Gaudí em Barcelona e sua importância para a história da cidade.

Logo, o Eixample é uma área mais moderna, mais ampla, central na cidade e planejada de forma a facilitar o sistema de transporte na região. Assim, é no Eixample onde está localizada boa parte das obras modernistas de Barcelona e é por ali que passa a maior parte das linhas de trem e metrô, além de sua localização deixar qualquer um a uma distância caminhável de boa parte das outras regiões da cidade.

Onde ficar em Barcelona

O problema, para quem chega pela primeira vez, é que o Eixample é um enorme distrito da cidade que liga a parte antiga – o Bairro Gótico, o Raval e o Born – a outros distritos mais distantes e é dividido internamente em cinco bairros diferentes, o que pode ser um pouco confuso, uma vez que isto faz com que nem toda hospedagem localizada no Eixample seja uma boa escolha na hora de decidir onde ficar em Barcelona.

O Passeig de Gràcia, o coração do Eixample

Onde ficar em Barcelona

O Passeig de Gràcia é uma enorme avenida que cruza todo o Eixample e liga a Praça da Catalunha – que é a porta de entrada ao Bairro Gótico – ao distrito de Gràcia. Por lá o turista encontrará lojas de marcas famosas, galerias de arte e pelo menos duas das mais famosas obras de Gaudí: a Casa Milà e a Casa Battló. Clichê dos clichês (e vamos nós repeti-lo como todos fazem): o Passeig de Gràcia é considerado a Champs-Élysées de Barcelona.

Veja onde ficar em Barcelona próximo a estação de metrô Passeig de Gràcia

Onde ficar em Barcelona Onde ficar em Barcelona

O Passeig de Gràcia é o coração do Eixample e serve informalmente como linha divisória entre a “esquerda do Eixample” e a “direita do Eixample”, dois dos seus bairros, e os mais centrais e interessantes de encontrar hospedagem. Além destes ainda há o Saint Antoni, o Sagrada Familia e o Fort Pienc, mas estes são mais afastados.

Leia também: A Sagrada Família em Barcelona: obra suprema da Catalunha.

O Passeig de Gràcia, em suas duas estações de metrô, dá acesso a quatro linhas diferentes da cidade (L2, L3 e L4 no Metrô Passeig de Gràcia e L3 e L5 no Metrô Diagonal) além dos trens regionais, incluindo a linha R2 que leva direto ao Aeroporto El Prat.

Como se pode ver, a região é o paraíso a qualquer turista e encontrar a melhor opção de hospedagem por ali pode ser uma tarefa árdua, mas nós temos uma excelente recomendação a fazer:

O Casa Gracia*

Onde ficar em Barcelona

Localizado em um casarão antigo e de frente para o Passeig de Gràcia, o Casa Gracia não só desfruta da melhor localização possível em Barcelona (a apenas alguns passos da estação Diagonal do metrô), como oferece todo o conforto que um viajante disposto a explorar a cultura catalã pode desejar.

Como um hostel, o Casa Gracia oferece dormitórios e quartos com banheiro compartilhado, mas o verdadeiro potencial do local é destacado ao oferecer excelentes  quartos privados – nosso quarto ainda tinha varanda! – e inclusive apartamentos inteiros!

Onde ficar em BarcelonaOnde ficar em Barcelona

Bom gosto é o termo ideal para definir o Casa Gracia. Tudo nele é estiloso, desde seu elevador com porta de correr remetendo aos tempos antigos de Barcelona, aos seus amplos corredores bem decorados com móveis coloridos.

Além das acomodações, o Casa Gracia ainda conta no térreo com o La Paisana, um belíssimo restaurante decorado com elementos das ruas e casas de Barcelona onde é servida comida catalã diariamente e também o café da manhã oferecido aos hóspedes. O menu é bem requintado, com pratos contemporâneos. O La Paisana é tão bem avaliado, que é preciso reservar uma mesa com antecedência, ou optar por comer no balcão do bar do restaurante.

Onde ficar em Barcelona

O Casa Gracia é um boutique hostel, e assim, o local está longe de ser aquele albergue padrão que só oferece o mínimo possível ao hóspede.  Diante do charme, dos serviços que apresenta e de sua localização, o Casa Gracia é opção imperdível a quem quer ter uma estadia memorável na cidade.

Se ainda há dúvida de onde ficar em Barcelona, siga o bom conselho que estamos lhe dando e temos certeza que sua experiência no Casa Gracia será tão gratificante quanto foi a nossa.

*Larissa e Carlos ficaram hospedados em Barcelona a convite do Casa Gracia.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close