Home » Reino Unido » Onde ficar em Glasgow: 3 melhores bairros da cidade
Reino Unido

Onde ficar em Glasgow: 3 melhores bairros da cidade

Onde ficar em Glasgow: A vista da Glasgow Cathedral do alto da Necropolis, o cemitério da cidade.

Ao procurar onde ficar em Glasgow, quando precisa escolher o melhor bairro para ficar hospedado, o viajante não costuma se deparar com muitas opções. A pouca quantidade de alternativas, no entanto, facilita bastante o planejamento de viagem.

A parte turística de Glasgow é bem compacta. Quase todas as atrações ficam localizadas no centro da cidade ou em regiões próximas. Com isso, boa parte da rede hoteleira se concentra na região central mesmo.

Mas ao contrário de muitas cidades, o centro de Glasgow é uma região bem prática e agradável de ficar hospedado. Suas ruas são cheias de vida, mesmo durante os fins de semana.

Alternativamente, quem prefere ficar hospedado em regiões mais distantes do eixo comercial, encontrará em Glasgow duas excelentes alternativas fora da área central: os bairros de Finnieston e West End.

Onde ficar em Glasgow: 3 melhores bairros da cidade

Onde ficar em Glasgow: Um homem toca flauta em rua no Centro de Glasgow

Glasgow não aparece no roteiro de viagem pela Escócia da maioria dos viajantes. Falta mesmo à cidade uma atração turística de destaque, um ícone que obrigue os turistas a quererem passar algumas noites a mais lá.

Isto não quer dizer que a cidade possa ser tranquilamente riscada de seu planejamento.

Pelo contrário. Glasgow é daqueles destinos que conquistam o visitante no longo prazo. Quanto mais dias você decidir ficar, mais interessante a cidade se tornará aos seus olhos.

E esta ideia é fundamental para escolher bem onde ficar hospedado em Glasgow.

Mas para detalharmos melhor nossas indicações dos melhores hotéis e albergues de Glasgow, vamos dividir nossas sugestões conforme os bairros mais interessantes da cidade:

  1. Centro de Glasgow
  2. Finnieston
  3. West End

Saiba mais sobre Glasgow e o que fazer na maior cidade escocesa.

1. Centro de Glasgow

Onde ficar em Glasgow: O centro de Glasgow com todas as suas lojas e passeios públicos.

O centro de Glasgow é o conjunto de quadras delimitadas ao norte e a oeste pela M8 (a estrada que liga Glasgow a Edimburgo), ao sul pelo rio Clyde e que a leste segue até a altura da High Street.

Dentro deste espaço estão: as duas maiores estações de trem da cidade (Glasgow Central e Queen Street), o principal terminal rodoviário e três estações de seu simpático sistema de metrô.

Usando os principais pontos do centro como referência, os hotéis do Centro de Glasgow estão concentrados nas regiões:

  • George Square
  • Estação Glasgow Central
  • Estação Queen Street
  • Sauchiehall Street

Sabendo que, no Centro, estes são os melhores lugares para se hospedar em Glasgow, vamos explorar cada um deles em detalhes e apresentar as melhores opções de hospedagem.

George Square

O que fazer em Glasgow: A George Square, a praça mais importante de Glasgow, na Escócia

George Square é o coração de Glasgow e uma opção ideal para turistas exigentes que desejam ficar perto de tudo.

A praça central está cheia de monumentos, galerias e edifícios históricos, incluindo a imponente prefeitura da cidade. Além disso, a área também oferece fácil acesso à estação central de Glasgow e ao transporte público local. 

Próximos a George Square, a principal praça da cidade, há algumas opções econômicas, como:

Estação Glasgow Central

Se você está procurando por hotéis em Glasgow que sejam convenientes e acessíveis, a região da Estação Glasgow Central é uma excelente opção.

Localizada no coração da cidade, esta área oferece fácil acesso a muitas das principais atrações, além ter excelente conexão de transporte público.

Nos arredores da estação Glasgow Central, onde chegam as principais linhas férreas em viagens de longa distância, estão as opções mais luxuosas da cidade, como:

  • O Radisson Blu, um dos melhores hotéis do centro de Glasgow, na Argyle Street
  • O Grand Central Hotel, ideal a quem procura um perfil mais clássico ao buscar onde ficar em Glasgow
  • O Motel One Glasgow, que é uma alternativa bem mais econômica por ali.

Estação Queen Street

Embora não seja tão movimentada quanto outras regiões centrais, a Estação Queen Street tem suas próprias vantagens. A principal delas é o preço mais acessível das opções de hospedagem na área. 

Próximo a estação Queen Street e em frente ao terminal rodoviário, facilitando a vida dos que chegam na cidade nos ônibus interurbanos, as alternativas disponíveis são:

  • Uma unidade da rede Holiday Inn.
  • O Premier Inn Glasgow City, que tem a comodidade adicional de estar localizado dentro do shopping e centro comercial Buchanan Galleries, um dos maiores da cidade.

Hotéis na Sauchiehall Street

Para quem deseja ficar no centro, mas quer economizar ainda mais na hospedagem, a saída é procurar os hotéis no entorno da Sauchiehall Street. É uma rua comercial que percorre o centro, ligando a famosa Buchanan Street ao bairro vizinho de Finnieston.

A principal vantagem de se hospedar na Sauchiehall Street é estar próximo a várias lojas, restaurantes, bares e perto de um dos maiores centros financeiros do Reino Unido.

Por ali as melhores opções são:

Se você busca um hostel, Glasgow não apresenta muitas opções, infelizmente.

No centro da cidade a melhor opção é a unidade Glasgow Metro, da Scottish YHA, que fica próxima ao centro comercial da Sauchiehall Street e da estação de metrô Cowcaddens.

Veja outras opções de hotéis no Centro de Glasgow.

2. Finnieston

Onde ficar em Glasgow: O Riverside Museum, um dos museus mais premiados com mundo, projetado pela arquiteta Zaha Hadid.

Em 2014 Glasgow foi sede dos Jogos da Commonwealth – um tipo de Jogos Olímpicos onde só participam os países membros do Commonwealth, grosso modo, as nações que fizeram parte do antigo Império Britânico.

Foi a primeira vez que a Escócia sediou os jogos fora de Edimburgo.

Há alguns anos, Glasgow era uma cidade decadente e violenta.

Sofrendo com anos do declínio industrial, a cidade recentemente renasceu como um centro artístico da Escócia.

Os Jogos da Commonwealth foram o coroamento da nova fase de Glasgow e a abertura da cidade ao mercado do turismo.

De toda a reforma urbana pelas quais as cidades-sede de grandes eventos passam, em Glasgow as maiores obras ficaram localizadas no bairro de Finnieston, a oeste do centro. De um bairro industrial e portuário, Finnieston se tornou casa de excelentes bares e restaurantes, atraindo boa parte da cena cultural da cidade.

O destaque do bairro fica por conta do Riverside Museum. Projetado pela famosa arquiteta Zaha Hadid, o edifício todo revestido em aço funciona como o Museu dos Transportes e foi eleito em 2013 o melhor museu da Europa.

Com tamanha vitalidade, Finnieston atraiu diversas redes hoteleiras que abriram suas unidades no bairro.

Dos dois lados do Rio Clyde o viajante que busca um lugar legal para ficar em Glasgow encontrará hoje uma série de hotéis que figuram entre os melhores da cidade.

De frente para o rio, com alguns quartos que têm as melhores vistas de Glasgow, estão:

No interior do bairro as opções são mais em conta como o Sandy Ford e o Argyll Hotel. Um pouco mais distante, Finnieston também conta com o Glasgow Youth Hostel um hostel da rede Scottish YHA.

3. West End

Onde ficar em Glasgow: a região de West End, com suas igrejas em reforma perto do rio.

Se você quer sentir como é o dia a dia de quem vive na cidade, a busca por hospedagem em Glasgow termina no West End.

A oeste do centro e ao norte de Finnieston, o West End é o bairro universitário da cidade, pela presença da Universidade de Glasgow bem em seu centro.

Além da universidade, o West End ainda conta com parques, museus, o jardim botânico de Glasgow, três estações de metrô e um centro comercial com lojas e restaurantes ao longo da Byres Road.

Dos bairros majoritariamente residenciais de Glasgow, o West End é o melhor para ficar hospedado.

Por seu perfil, o West End conta com mais opções de apartamentos para estadias longas do que hotéis. Mas há alguns muito bons no bairro, como:

Veja outras opções de hospedagem no West End de Glasgow.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv