Home » Brasil » Onde ficar em Manaus: 4 Melhores Lugares e Dicas de Hotéis
Brasil

Onde ficar em Manaus: 4 Melhores Lugares e Dicas de Hotéis

Onde ficar em Manaus: O casario antigo da Praça de São Sebastião

Ao procurar onde ficar em Manaus o turista pode ficar um pouco perdido, sem saber qual o melhor bairro para reservar sua hospedagem.

Os hotéis em Manaus não ficam concentrados em um lugar que seja unanimidade entre os visitantes. Na capital do Amazonas, até mesmo os bairros mais populares entre os turistas não possuem muita variedade de hospedagens, o que dificulta ainda mais a escolha.

Além dos hotéis em terra firme, Manaus permite explorar as atrações da Amazônia em um cruzeiro pelo Rio Negro e/ou Rio Solimões. Este modelo permite ao turista ficar hospedado com todo o luxo e conforto em meio ao principal ponto turístico da cidade.

Melhores Lugares de Manaus para ficar hospedado

Uma oca em trecho da Floresta Amazônica próximo a Manaus

Manaus tem poucos lugares onde o turista consegue reservar seus hotéis. Cada bairro tem hospedagens voltadas a um determinado perfil de viajante.

Além dos hotéis da cidade, abaixo vamos explicar como o turista ainda pode reservar uns dias de hospedagem em um dos cruzeiros pelo rio Amazonas.

Desta forma, os melhores lugares para se hospedar em Manaus são:

  1. Centro Histórico
  2. Adrianópolis
  3. Ponta Negra
  4. Cruzeiro no Rio Amazonas

Veja uma seleção com os melhores hotéis de Manaus

1. Centro Histórico de Manaus

O Teatro Amazonas na Praça de São Sebastião, no Centro histórico da cidade

O Centro Histórico é a região mais cômoda para ficar hospedado em Manaus. No bairro estão as maiores atrações e é onde fica localizado o porto, de onde partem os passeios pelos rios Negro e Solimões.

Reservar uma hospedagem no Centro de Manaus, no entanto, não é garantia de uma localização confortável. Como toda cidade grande brasileira, a região central da capital do Amazonas é ocupada por uma grande área comercial com poucos moradores permanentes.

Apesar de ser interessante ficar hospedado no Centro de Manaus durante o dia, à noite o panorama muda de figura. Após o entardecer a maior parte das ruas do bairro fica deserta. A exceção é o entorno do Teatro Amazonas, na Praça São Sebastião.

Praça São Sebastião

A Praça São Sebastião fica na parte mais elevada do Centro de Manaus. A área engloba o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e um casario histórico que ainda se mantém de pé em seu entorno. A Praça é o único trecho do bairro realmente interessante turisticamente.

Reservar um hotel nesta parte histórica é a melhor forma de ficar hospedado no Centro de Manaus e, ao mesmo tempo, garantir que estará bem localizado na cidade.

Por toda a sua importância, esta área é mais segura, seja de dia ou à noite, quando todos os restaurantes ficam abertos até tarde, servindo como um oásis a quem fica hospedado por ali.

Dicas de hotéis no Centro Histórico de Manaus

O entorno da Praça São Sebastião é o melhor lugar do Centro de Manaus para ficar hospedado.

Próximo a Praça, a menos de uma quadra do teatro Amazonas, as melhores opções são:

O primeiro é um excelente hotel de alto padrão. Os outros dois são boas alternativas de perfil mais econômico para ficar em Manaus.

Para reservar um hostel, o melhor e mais bem localizado do centro é o Local Hostel Manaus, que também fica a uma quadra do trecho histórico do Centro.

2. Adrianópolis

Adrianópolis é um bairro nobre de Manaus que conta com fartas opções de hospedagem de padrão médio e alto.

O turista que faz questão de ter grande variedade de bares e restaurantes próximos ao hotel para explorar durante a noite, tem em Adrianópolis um dos melhores lugares para ficar em Manaus.

O bairro, assim como a área vizinha de Nossa Senhora das Graças, são escolhas mais certeiras do que o Centro quando se procura um bom hotel para se hospedar na capital do Amazonas.

Melhores hotéis em Adrianópolis

Em Adrianópolis, o núcleo hoteleiro fica localizado próximo ao Manauara Shopping. Nesta área estão algumas unidades das grandes redes de hotéis do Brasil.

Entre os hotéis de Adrianópolis podemos destacar:

Como se locomover de Adrianópolis ao Centro

Até um tempo atrás, viajar a Manaus e ficar em Adrianópolis tinha na localização seu grande ponto negativo. Como os principais pontos turísticos de Manaus ficam no Centro, reservar o hotel no bairro significava ter que pagar viagens de táxi diariamente ou ter que se entender com o transporte público de Manaus.

A distância do bairro ao Centro e o alto custo dos táxis em Manaus impediam que turistas de perfil mais econômico ficassem hospedados no bairro, mas hoje o panorama é diferente.

Desde 2017, Manaus tem nos transportes por aplicativo uma opção mais econômica ao turista que quer ficar bem localizado e se deslocar pela cidade sem gastar muito. Vale a pena incluir um custo com o transporte em troca de ficar hospedado num bairro de Manaus mais bem estruturado do que o Centro.

3. Ponta Negra

A praia de Ponta Negra, bairro nobre de Manaus

A Ponta Negra é o bairro ideal para quem quer ficar hospedado na praia mais popular de Manaus. Praia de rio, é claro.

A orla do bairro foi renovada quando Manaus foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com isso a região passou a contar com um calçadão movimentado, com quiosques, restaurantes e um anfiteatro onde acontecem algumas apresentações culturais.

Melhores hotéis em Ponta Negra

No bairro da Ponta Negra estão localizados os hotéis de mais alto padrão de Manaus.

Alguns dos melhores lugares para ficar hospedado no bairro são:

Ambos oferecem todo o luxo que o visitante possa querer ao ficar hospedado em Manaus.

Vale a pena ficar hospedado na praia em Manaus?

Dos bairros hoteleiros de Manaus, a Ponta Negra é o que deixa o hóspede mais próximo do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Esta localização é a mais fácil para quem quer visitar Manaus evitando ir ao Centro. Nos hotéis do bairro o viajante tem a chance de reservar os passeios com embarque diretamente de seus píers.

O ponto negativo, assim como o Centro, é que o bairro não é muito movimentado durante a noite. No entanto, como os hotéis da região têm ampla estrutura em seus restaurantes, isto não chega a ser um grande problema.

4. Cruzeiro no Rio Amazonas

O incrível cruzeiro a bordo do Iberostar Grand Amazon

Fazer um cruzeiro em Manaus é uma das melhores experiências que o visitante pode ter na cidade.

Do porto de Manaus, toda segunda e sexta-feira parte o Iberostar Gran Amazon, um hotel-navio que navega pelos rios Negro e Solimões. O cruzeiro é a melhor oportunidade que os turistas têm para de conhecer o melhor da Amazônia com todo o conforto.

A estadia é feita em um cruzeiro de luxo, estilo all-inclusive. Durante os dias de viagem pela Amazônia todas as refeições, bebidas e passeios a bordo já vem incluídos na diária.

Ainda que pareça inacessível ao viajante econômico, se você colocar na ponta do lápis tudo o que irá gastar em Manaus com hotéis, passeios, refeições e deslocamentos verá que o cruzeiro pode ter um melhor custo-benefício do que as demais hospedagens de Manaus.

Vale a pena incluir o cruzeiro no roteiro de viagem?

A cidade de Manaus tem poucas atrações. A maior parte dos visitantes fica hospedado na capital do Amazonas apenas como forma de usá-la como base para explorar a floresta, que é seu maior ponto turístico.

Num roteiro de viagem padrão, os turistas hospedados em Manaus vão quase diariamente até o porto da cidade. De lá embarcam nos tours que oferecem os passeios pela floresta e retornam aos hotéis ao fim do dia.

Para quem tem condições, vale inverter esta lógica. Reservar o cruzeiro faz com que você leve seu hotel até a floresta com você, numa experiência muito mais confortável.

Qual o melhor lugar para ficar em Manaus?

Para quem vai a Manaus somente para fazer turismo, a opção mais econômica é ficar hospedado no centro. O melhor lugar do bairro é o trecho histórico, próximo à Praça São Sebastião, nos arredores do Teatro Amazonas.

Já para quem viaja a negócios ou procura um padrão mais alto de hospedagem, a saída é reservar seu hotel na região de Adrianópolis.

Para o visitante que prefere reservar suas diárias em um hotel de luxo, com piscina, a solução é reservar sua estadia em Ponta Negra.

E o cruzeiro da Iberostar ainda serve como hotel e transporte por dentro da floresta para quem procura uma experiência inesquecível na Amazônia.

Mas atenção! Como não é recomendável tentar embarcar no mesmo dia de chegada à cidade, mesmo quem opta pela estadia no navio deve conhecer os bairros de Manaus e escolher um deles para ficar hospedado. Ao menos uma diária na cidade será necessária antes de embarcar.

O que fazer em Manaus

Quando for planejar o que fazer em Manaus a localização do seu hotel vai influenciar bastante na rotina de suas diárias na cidade. Por isso, experimente primeiro montar seu roteiro e só então reservar sua hospedagem no lugar que seja mais conveniente para seu roteiro.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

15 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Boa tarde!!
    O sonho da minha mãe é conhecer Manaus, e em novembro se tudo correr bem com os exames dela
    vou levar ela para conhecer, ela já tem 80 anos e está emocionada em fazer esta viagem. Minha pergunta é:
    onde vc me indica ficar com ela, onde ela possa conhecer parte dessas maravilhas. Ela ama o povo indígena e matas e rios…é o desejo dela andar por esses lugares. Ela apesar de ser uma idosa ainda é sonhadora!!

    • Olá Sandra, recomendo ficar ali ao redor do Teatro Amazonas mesmo, dali saem vários tours para a mata, com visita a povos indígenas e tal. Ou se preferir, tem o cruzeiro pelo Rio Amazonas, onde vc pode dormir 4 noites lá, visita aldeias indígenas, casa de caboclos, e passa o tempo todo com o barco navejando em meio a mata.

  • Boa tarde!
    Adorei suas dicas, me ajudou muito com os passeios e também na escolha da hospedagem, já vou seguir no insta! muito obrigada !!!
    Gostaria somente de fazer uma observação, em relação ao passeio com os botos. Esta atividade é muito cruel com os animais, eles sofrem muito devido ao estresse que passam devido ao contato com as pessoas.
    E como o seu blog deve ser muito acessado, incentiva a este passeio tão cruel.
    Mais uma vez muito obrigada

    • Edilaine, MUITO obrigada por me fazer lembrar disto. Estou para reformar o texto de Manaus justamente para tirar a atração com os botos. Fizemos na época na ignorância, mas hoje abominamos totalmente. Vou modificar, obrigada mesmo.

      E curta muito Manaus!!

  • Gostei demais!! Penso em ficar no centro histórico, mas ainda com um pouquinho de receio… Dizem que fica deserto à noite. por outro lado, nossa vida noturna não se estende muito, no máximo um jantar até 22h00.

    • O Centro de Manaus é a melhor opção para se hospedar.
      As melhores ruas para se buscar uma hospedagem sao:
      Avenida Eduardo Ribeiro
      Avenida Getúlio Vargas
      Avenida Floriano Peixoto
      Rua 10 de Julho

      Evite as outras.

abbv