Home » Destinos » Portugal » Pastéis de Belém: onde comer em Lisboa os doces mais famosos de Portugal
Portugal

Pastéis de Belém: onde comer em Lisboa os doces mais famosos de Portugal

Pasteis de Belem Lisboa
Compartilhe este texto!

Que os doces mais famosos de Portugal são os Pastéis de Belém, todo mundo sabe. Mas a título de esclarecimento, em Portugal só podem ser chamados de “Pastéis de Belém” os doces feitos no bairro de Belém, em Lisboa. Fora de lá, eles são conhecidos como Pastéis de Nata.

É como o Champagne que se feito fora da região francesa de mesmo nome só pode ser chamado de “espumante” ou a Cachaça que o governo brasileiro tenta fazer com que apenas as produzidas no Brasil sejam assim conhecidas (o restante é “aguardente de cana”).

São marcas registradas. Em nada mudam os ingredientes ou a forma de preparo, mas a tradição nesse caso fala mais alto.

Programe sua viagem: Descubra o que visitar e onde ficar em Lisboa

Os Pastéis de Belém

Pasteis de Belem Lisboa

Para quem nunca ouviu falar dos Pastéis de Belém na vida (em que mundo você andou nos últimos séculos?), o doce nada mais é que uma tortinha, no mesmo formato das empadinhas brasileiras, com massa folhada crocante e torradinha e recheio de nata, onde a maioria dos portugueses, segundo manda a tradição, cobre de açúcar e canela. Delicioso.

Leia mais: Nossa hospedagem em Portugal foi grátis, por house sitting. Não conhece? Saiba tudo em nosso Guia de House Sitting!

Pasteis de Belem Lisboa

Mas apesar de toda a fama adquirida, não é todo mundo que aprecia comer esse quitute. Mesmo assim, grande parte dos turistas que vai a Lisboa resolve conferir e acaba mudando de ideia. Posso citar inúmeros casos de amigos (o Carlos mesmo foi um desses).

Claro que, as mesmas pessoas que não aprovam o doce, experimentaram apenas os “genéricos” do Brasil ou de algum outro país lusofônico, que não possuem tradição nenhuma no preparo dos pasteizinhos e vendem como se fosse só mais uma sobremesa. Não é. Não se feche à primeira mordida em um pastel de nata qualquer antes de provar os Pastéis de Belém.

Como surgiram os Pastéis de Belém

Pasteis de Belem Lisboa

O doce foi posto à venda pela primeira vez em uma refinaria de açúcar que existia junto ao Mosteiro dos Jerônimos, no século XIX.

Pasteis de Belem Lisboa

A refinaria tornou-se a doceria mais famosa da cidade. A Antiga Confeitaria de Belém hoje é chamada simplesmente de… Pastéis de Belém. Fica no bairro de Belém, na Rua Belém, próximo a Estação de Belém (vai que alguém tem alguma dúvida de como chegar, né? Sempre bom deixar claro). Sim, a doceria funciona da mesma forma desde o século XIX, e sem mudar a receita do seu famoso doce, que é guardada a sete chaves.

Onde e quando comer os famosos Pastéis de Belém

Pasteis de Belem Lisboa

Sendo o único lugar onde é possível comer os famosos Pastéis de Belém (os outros são pastéis de nata, lembre-se) a doceria tornou-se uma grande atração turística da cidade, e para visitá-la é bom se preparar antes de ir, pois filas são bem comuns se for num dia e horário movimentados (demos muita sorte, pois sentamos assim que chegamos).

Os finais de semana são a pior escolha, assim como o final da manhã e início da tarde, sendo impossível não encarar uma espera, mesmo a loja possuindo 400 assentos em seu interior. Para quem não tem paciência, a opção é comprar pastelzinho no balcão de entrada e comer em pé (o que não é garantia de não ter fila também). A procura é tamanha que o Google oferece até um gráfico onde é possível ver os horários de pico durante a semana. A loja fica aberta diariamente das 8h às 23h, oferecendo bastante opção a quem quer ir até lá.

Pasteis de Belem Lisboa

A doceria em si é lindíssima, coberta de azulejos azuis e brancos, portões antigos e garçons educados. É uma tradição portuguesa (assim como tínhamos no Brasil, até os supermercados substituírem as padarias) sentar durante à tarde para tomar um café com leite e comer um pão com manteiga. Então, nada melhor do que trocar o pão por pastéis de Belém e apreciar um bom café.

Pasteis de Belem LisboaPasteis de Belem LisboaPasteis de Belem Lisboa

Fora os famosos doces, a Pastéis de Belém também vende salgados, e chegamos a provar bolinhos de bacalhau, que em Portugal são chamados de pastéis de bacalhau (ô povo pra adorar um pastel!). Quanto ao salgado, não achamos nada demais.

Os preços são bem acessíveis, com cada pastel custando um pouquinho mais que um euro e o café menos que isso. Então dá pra se empanturrar bem 🙂

Visitar Lisboa e não provar do seu quitute mais famoso é um pecado dos graves.

Outras atrações super famosas em Belém podem ser visitadas a pé saindo da Confeitaria: São a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos. Juntos, formam o trio de atrações mais visitadas do país.

Vai para Portugal? Planeje sua viagem e reserve sua estadia pelo Booking.com.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

  • EU E MINHA ESPOSA ESTIVEMOS EM LISBOA EM JULHO DE 2014 E FOMOS CONHECECER A FAMOSA CASA DOS PASTEIS DE BELEM ADORAMOS E ESPERERAMOS VOLTAR NOVAMENTE OUTRA VEZ!

House Sitting

publicidade

Close