Home » Reflexões » Como é perder alguém querido durante uma viagem
Reflexões

Como é perder alguém querido durante uma viagem

Sentir, chorar, sofrer, começar a absorver, deixar a dor virar saudade, lembrar com carinho. Deixei todas essas etapas passarem para conseguir escrever um texto decente e saber respeitar o meu momento. Escrever sobre perda nunca é algo fácil, ainda mais abrir seu coração para várias pessoas poderem ler.

Perder alguém querido durante uma viagem, enquanto estivesse fora do Brasil sempre foi meu maior medo. Antes de partir para um ano de Nova Zelândia tive várias crises antecipadas, deixando o medo encher meu imaginário, me fazendo chorar por algo que não havia acontecido e nem saberia se iria acontecer. Perder alguém e não poder dizer adeus sempre foi minha maior preocupação em uma viagem.

Já havia passado por experiências de perda antes, como quando estava em uma lan house no Chile, conversando com meus pais pelo MSN na época, pedir para ver meu gato pela webcam e descobrir que ele havia morrido atropelado. Foi meu primeiro encontro com a morte em uma viagem.

Meu gato era extremamente querido e eu o amava muito. Mesmo assim, nada se compara a perder um parente, principalmente um avô. E foi isso que aconteceu.

Meses atrás eu tive que encarar certamente o momento mais difícil de todas as viagens da minha vida. Meu avô, a quilômetros e mais quilômetros de distância, deixava de viver. Ia, sem dizer adeus e de uma maneira totalmente inesperada.

Ficar sabendo que uma pessoa tão amada, que sempre esteve presente na sua vida de uma maneira tão leve e linda, havia deixado o mundo – que eu tanto quero conhecer – pelo Skype é cruel demais. É cruel, pois eu não estava lá. Não podia abraçar meus pais, minha avó, não podia me acabar de chorar entre eles, compartilhar da minha dor com quem também estava sentindo o mesmo. Não podia me despedir dele em seu enterro. Me culpei, mesmo sendo algo estúpido, afinal, que culpa eu tinha? Me culpei por estar longe, por não estar lá. O seguro que havia escolhido ainda tornava mais cruel a minha experiência, pois não permitia que eu voltasse ao Brasil caso um parente com mais de 75 anos falecesse, como se uma pessoa dessa idade não tivesse nada certo a não ser morrer.

Para mim, até hoje, mesmo as lembranças terem evoluído de lágrimas a sorrisos, a ficha não caiu. Parece que tudo continua o mesmo que deixei quando parti. O baque será grande quando voltar e sei que terei que passar por isso. Preciso. Para deixar minha mente um pouco em paz.

Hoje, milhões de lembranças inundam minha mente, pensamentos tão queridos, que antes me faziam chorar na mesa de jantar, hoje me fazem sorrir e ser grata por ter vivido tanto tempo com ele. Sou grata por ter essas lembranças. São elas que ficarão para sempre, para onde quer que eu vá. E sei que meu avô estará comigo. Para onde quer que eu vá.

Coincidentemente hoje é o dia do aniversário dele. Não foi planejado, juro.

perder alguém querido durante uma viagem vida cigana

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close