Home » Destinos » Austrália » O que fazer em Perth, na Austrália, a cidade mais isolada do mundo
Austrália

O que fazer em Perth, na Austrália, a cidade mais isolada do mundo

perth australia
Compartilhe este texto!

Chegamos em Perth num dia chuvoso e tumultuado, depois de termos nosso voo que sairia de Melbourne cancelado. A recepção já não era das melhores e a chuva ainda ajudava a desanimar bastante. Ao sairmos da Nova Zelândia no inverno, estávamos atrás de sol, praia e um pouquinho de calor – a visão clássica que todo brasileiro tem da Austrália – mas chegamos na semana mais fria em décadas!

Por conta do atraso na chegada, desembarcamos após o horário comercial e não conseguimos buscar o carro que tínhamos alugado, nem habilitar nossos cartões na agência bancária como havíamos planejado. Não era um bom começo da nossa relação com a cidade.

Leia mais: Conheça as melhores regiões e escolha onde ficar em Perth

perth australia

Logo partimos para nossa curta viagem pelo Sudoeste da Austrália e quando retornamos a Perth, para começarmos nosso primeiro house sitting no país, o clima já estava todo diferente. Sol e céu azul. Perth finalmente se apresentava pra gente com sua melhor cara.

Leia mais: Conheça Esperance, a cidade com lagos cor de rosa e praias com cangurus.

Perth, Austrália: a cidade grande mais isolada do mundo

perth australia

Quando aceitamos uma proposta de house sitting na cidade, tudo o que sabíamos sobre Perth era que, ao contrário de todas as outras grandes australianas, ficava na Costa Oeste, do outro lado do enorme deserto e que era a terra natal do saudoso ator Heath Ledger. Fora isso, estávamos bastante animados em irmos para uma região da Austrália que poucos vão devido ao seu isolamento.

Leia mais: Um roteiro pelo deserto dourado da Austrália.

E bota isolamento nisso. Adelaide, a cidade grande mais próxima, fica a mais de 2000 kilômetros de distância. Ir de Perth a Adelaide é equivalente a ir de Londres a Moscou!

Perth, a única cidade grande no Oeste da Austrália

perth australia

Perth nos surpreendeu pelo seu tamanho. É a maior e única cidade grande de toda a Western Australia, rota de negócios dos executivos do lado leste e porta de entrada para o Sudeste Asiático.

Depois de tanto tempo passando por cidades minúsculas e estradas vazias na Nova Zelândia, chegar em Perth foi um choque pelo contraste gritante. Trânsito, estradas com várias pistas, arranha céus e lojas de grandes marcas no Centro.

perth australia

Mas mesmo ainda sendo enorme no tamanho, possui clima de cidade pequena, do interior, com casas baixas, múltiplos bairros residenciais, comércio fechando cedo e vida selvagem abundante. Onde morávamos, por exemplo, tínhamos constantemente a visita de cacatuas e lagartos, e nas estradas, bastava sair um pouco do centro para que fosse certa a presença dos cangurus.

O que fazer em Perth, na Austrália?

perth australia

Perth possui uma vida executiva incansável, o que muitas vezes a torna não muito amigável aos turistas. Suas ruas estão sempre cheias, concorridas e engarrafadas durante o expediente. E como toda cidade grande, estacionar se torna um problema complexo e caro.

Ainda que um veículo seja propício para facilitar o acesso aos bairros mais afastados, é muito mais vantajoso, caso tenha que ir inúmeras vezes ao centro, aproveitar o funcional sistema de trens da cidade.

Nos fins de semana, ao contrário, passear pela cidade é encontrar o centro vivo, cheio de famílias passeando, lojas cheias e restaurantes em pleno funcionamento, um local muito mais agradável, com crianças se refrescando nos chafarizes e pessoas usufruindo do sol.

Centro de Perth

perth australia

É no centro de Perth que estão localizados grande parte dos museus da cidade. Tanto o Art Gallery of Western Australia quanto o Western Australian Museum ficam praticamente na mesma rua, sendo separados por um agradável espaço verde, perfeito para ver o tempo passar tomando um sorvete.

Art Gallery of Western Australia

perth australia

O Art Gallery of Western Australia possui obras contemporâneas de vários artistas diferentes, dispondo de uma galeria somente para os de origem aborígene. As obras são bem impactantes, fazendo refletir sobre a delicada situação na qual se encontram os nativos do país, tão humilhados durante os séculos.

Western Australian Museum

perth australia

O Western Australian Museum é um museu de história natural, onde várias galerias com ossadas de dinossauros, meteoros e animais empalhados nativos da Austrália podem ser estudados.

Mas lá também existe uma galeria somente sobre a história do povo aborígene, desde o início dos tempos – há 50 mil anos atrás – até os dias de hoje, mostrando toda a luta contra o racismo, as poucas conquistas, sua arte, métodos de caça, vestimentas e costumes.

Kings Park

perth australia

O Kings Park é a joia de Perth. Um enorme parque verde em plena selva de pedra, com ótimos cafés, várias árvores nativas e as famosas wildflowers, flores do campo que só nascem em determinadas épocas do ano na Western Australia.

perth australiaperth australia

O parque fica próximo ao centro da cidade, mas em uma área elevada, e lá é possível relaxar deitado em um de seus gramados, ver todos os prédios ao longe e o imenso Swan River, o rio mais famoso da região sem toda a confusão da cidade grande.

perth australia
Árvore plantada pela rainha Elizabeth em sua visita a Perth

perth australia

Das famosas atrações existentes dentro do Kings Park, destaca-se também uma passarela de vidro de 222 metros de comprimento que torna possível caminhar pelas copas das árvores.

perth australia

Um passeio muito agradável, com uma vista magnífica, tão perto da cidade, mas tão próxima da natureza também.

Cottesloe Beach

perth australia

A praia mais famosa de Perth, Cottesloe Beach, no oeste da cidade, é dividida por um píer onde vários moradores vão pescar. Suas águas são banhadas pelo Oceano índico e possuem uma cor maravilhosa, de um verde claríssimo. Em suas calçadas, há vários restaurantes e sorveterias excelentes.

Leia também: Rottnest Island, o paraíso das quokkas e as melhores praias de Perth.

Mas a grande atração da praia é o seu por do sol. E que por do sol.

perth australia

Acredito ter sido uma das coisas mais lindas vistas durante a viagem.  Muitos turistas se direcionam para lá para observar o sol mergulhar no horizonte, pintando o céu de laranja vivo. A cor perdura por muito tempo e mesmo depois do sol já ter desaparecido, ainda é surpreendente de se olhar.

perth australiaperth australia

Voltaria em cada entardecer em Cottesloe para repetir a mesma cena infinitas vezes.

A praia também é ótima para famílias, antes do píer, e para surfistas, depois deste.

Guildford

perth australia

Perth é uma cidade bastante moderna e está em constante crescimento. Basta andar para dentro da cidade para ver novos viadutos sendo construídos e pistas sendo aumentadas.

Mas caso queira ver a região histórica da cidade, basta ir até Guildford. Com a maior parte de seus prédios datando do final do século XIX, e altamente conservados, Guildford apresenta lojas, ótimos restaurantes e jardins.

perth australiaperth australia

Leia mais: Conheça Fremantle, a histórica cidade construída por presidiários.

No passado foi em Guildford onde os primeiros vinhedos do país se formaram – hoje grande parte se mudou para a região de Margaret River, no Sudoeste – mas ainda é possível conhecer alguns deles na beira do Swan River.

Mas peraí, e a foto clássica de Perth, com o centro visto ao longe?

perth australia

Para tirar a foto clássica da cidade ao anoitecer, vá até o Sir James Mitchell Park, em South Perth, do outro lado do centro e do Swan River. Para conseguir o efeito desejado, leve seu tripé, e fotografe em longa exposição as luzes da cidade.

Leia mais: 13 dicas de fotografia para melhorar suas fotos de viagem!

Save

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

3 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close