Home » México » Ruínas de Tulum: Como Visitar a Zona Arqueológica no México
México

Ruínas de Tulum: Como Visitar a Zona Arqueológica no México

As ruínas de Tulum, no México: As ruínas do El Castillo junto com o Mar do Caribe.

As ruínas de Tulum ficam no estado mexicano de Quintana Roo, na beira do Mar do Caribe. Elas foram construídas pelo Império Maia no ano de 564 d.C. A Zona Arqueológica é hoje um dos principais pontos turísticos de todo o México.

Muita gente ao pensar em México logo associa o país às ruínas pré-colombianas e às suas praias. Em Tulum, acredite, é possível juntar as duas atrações em um só destino!

As ruínas de Tulum não são as mais impressionantes do México, mas o fato delas estarem pertinho do mar, e contarem inclusive com uma praia particular dentro do sítio arqueológico, faz qualquer um se encantar e invejar os povos que ali moraram um dia.

Como chegar à cidade de Tulum?

A Zona Arqueológica de Tulum é um dos grandes destaques da Riviera Maya. Boa parte dos turistas que a visitam o fazem como um bate e volta de destinos próximos.

As ruínas de Tulum, no México: As ruínas e o Mar do Caribe

Existem tour organizados para visitar as ruínas de Tulum que saem de:

  • Cancun (que fica a 125km de distância)
  • Playa del Carmen (que fica a 60km de lá)

Indo por conta própria, outras opções para chegar à cidade de Tulum são:

  • De carro alugado: o mais comum é alugar desde Cancun ou Playa Del Carmen. Mas também existem locadoras com depósitos na própria cidade de Tulum, que podem servir a quem só precisa deles para visitar as ruínas.
  • Com transporte público: o turista que prefere viajar de maneira mais econômica pode se planejar para usar o transporte público mexicano. A rodoviária de Tulum recebe viajantes em ônibus intermunicipais vindos de diferentes pontos do México. Veja os valores e horários no site da ADO, empresa de ônibus local.

O sítio arqueológico fica dentro da cidade de Tulum, mas estão a 4 ou 5 kilometros de distância da zona urbana da cidade. Para visitar com calma o ideal é reservar uma ou duas noites na cidade.

Leia mais: Programe o que fazer e onde ficar na Cidade do México.

Onde ficar na cidade de Tulum

Para quem passa ao menos uma noite em Tulum, há vários resorts com praias privativas que ficam bem próximos das ruínas. Eles formam a zona hoteleira mais procurada da cidade.

Ótimas opções não tão caras para a localização são o Hotelito Azul ou o Zamas Hotel.

Alternativamente, nós resolvemos ficar hospedados na cidade de Tulum mesmo. A zona urbana fica um pouco distante do sítio arqueológico.

A decisão foi meramente econômica, já que a cidade em si não tem atrativos.

No centro as melhores opções são o Azura Boutique Hotel e o Xscape Tulum.

Ficar hospedado em Tulum, seja na cidade ou na zona hoteleira, dá a oportunidade de trafegar pela orla, parar em várias praias pelo caminho e poder visitar o sítio arqueológico com toda calma do mundo. Pense nisso ao se planejar.

Como ir da zona urbana às ruínas de Tulum

As ruínas de Tulum, no México: Indo de bicicleta até as ruínas de Tulum.

Para quem fica na cidade de Tulum, as opções de deslocamento até as ruínas são os táxis ou o aluguel de carro, moto ou bicicleta.

Nós escolhemos fazer o percurso de bicicleta. Indo direto, do centro às ruínas, o trajeto dura apenas 14 minutos.

Mas com as praias do Caribe bem ali do lado, melhor do que ir em linha reta é fazer uns desvios pela orla, aproveitando o mar. Esta opção faz com que o trajeto final passe para 25/30 minutos de duração, mas o esforço extra vale a pena.

Devido ao calor intenso, foi a melhor coisa que poderíamos ter feito. Assim dá para parar nas várias praias pelo caminho e até almoçar em um dos restaurantes a beira mar.

A entrada nas ruínas

Para quem visita as ruínas de carro ou ônibus, a descida é feita no estacionamento da zona arqueológica de Tulum. Ele fica a 1km de distância da bilheteria e da entrada do parque.

Caso não queria andar este trecho, existe um trenzinho colorido (e pago) que leva os visitantes de um ponto ao outro. O visitante ganha uma pulseirinha que permite que ele embarque na volta.

No mesmo quiosque onde são vendidas as passagens do trem também é possível contratar o serviço de guias. Eles ajudam a entender melhor o sítio arqueológico, caso não tenha estudado de antemão.

Já para quem vai pedalando, existe um bicicletário logo ao lado da bilheteria. Deste modo você pode entrar no parque assim que chega.

Serviços de guia turístico também são oferecidos na entrada das ruínas.

Como é a visita às ruínas de Tulum

A antiga cidade de Tulum era amuralhada e se mantém assim até hoje. Para entrar no sítio arqueológico é preciso passar por uma das pequenas portinhas localizadas nesta muralha.

As ruínas de Tulum, no México: Com o mar do Caribe no fundo

Esse muro, na época em que os maias viviam no local, funcionava não apenas para proteger a área, mas também para enfatizar a divisão de classes sociais, pois só vivia dentro do sítio a nata da sociedade da época.

Hoje quem povoa as ruínas são as inúmeras iguanas, de todas as cores e tamanhos, espalhadas por todos os lados.

As ruínas de Tulum, no México: As iguanas do sítio arqueológico

Dentro da muralha as ruínas de antigas edificações estão espalhadas por todos os lados. Algumas estão bem deterioradas, sendo difícil de identificar exatamente o que era aquilo.

Apesar de todos os pontos possuem placas explicando o que era cada item, chega a ser complicado parar debaixo do sol quente para ler.

As ruínas de Tulum, no México

A antiga cidade contava com cinquenta construções das mais variadas funções. Funcionava como uma cidade dos moldes atuais.

Eram edifícios religiosos, da realeza e casas para moradia que ocupavam a área.

O que hoje forma a Zona Arqueológica de Tulum era no passado um porto bastante movimentado e esteve em funcionamento até a chegada dos espanhóis, no século XVI.

De todas as ruínas, a mais famosa é o chamado El Castillo, o edifício mais alto e mais importante, ainda de pé. É a imagem que figura em todas as fotos de Tulum em guias e artigos.

As ruínas de Tulum, no México: El Castillo e o Mar do Caribe

No passado ele era um farol, que servia de orientação às navegações.

Além disso, El Castillo ainda possuía uma função religiosa, onde ocorriam cerimônias maias.

Além das ruínas, por toda a extremidade do sítio arqueológico de Tulum pode ser a outra grande atração local: o Mar do Caribe.

As ruínas de Tulum, no México: A praia no Mar do Caribe

Visto de vários mirantes presentes em meio às construções, em Tulum ainda é possível descer até uma das praias, na base das ruínas, por uma escada de madeira e curtir o Mar do Caribe como em nenhum outro lugar.

A sensação de mergulhar naquele mar azul tendo a vista de uma ruína maia logo acima é indescritível.

Por último, um aviso: Tulum, assim como grande parte das ruínas encontradas no México, fica em um terreno de chão batido e com poucas árvores. O sol intenso pode ser insuportável nessa região. Como proteção, leve filtro solar, água e um chapéu.

A visita só se torna confortável ao pensar que a alguns metros fica uma praia maravilhosa para se refrescar.

As ruínas de Tulum, no México: A praia no Caribe

Para saber sobre os preços e horários atualizados do Sítio Arqueológico de Tulum, acesse o site oficial.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

14 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Infelizmente estiove hoje lá e essa praia linda de aguas claras das fotos não existem mais ! A praia está toda tomada pelos sargaços (algas) que alias estão em todas praias aqui da Riviera Maya e Cancun, exceto Ilas Mujeres.

  • Gostaria de saber o horário de funcionamento. E se abre todos os dias. Estamos pensando em ir na segunda feira. Pode estar mais vazio.

    • Oi Valéria, funciona de 8 às 17h, aconselho chegar 15 minutos antes das 8h para ser uma das primeiras a entrar ou no final da tarde, a partir das 15h (fomos nesse horário e foi tranquilo e estava quente, então pudemos aproveitar bem a praia do sítio). A partir das 10h o sítio fica cheio. Evite ir aos domingos pois a entrada é gratuita para mexicanos e locais, então fica muito cheio.
      Não sei das mudanças pós pandemia, bom se informar.

      Caso queira ir no amanhecer, existe essa opção com guia.

    • Oi Allan, existem várias lojas em Tulum que alugam bikes e scooters, é só chegar lá e alugar de boa. Quanto ao valor, não lembro, fomos em 2013 e já deve estar um tanto defasado.

  • Olá,
    Gostaria de saber quanto tempo durou o passeio?
    Vou comprar por um site que diz que a duração é de 8 horas, então, gostaria de saber se essas horas são demais, ou são o suficiente para esse passeio.

    • Marcela, 8 horas deve estar contando desde a partida em alguma outra cidade da região ou incluindo outras atrações. Se você ficar hospedada em Tulum o passeio dura bem menos que isso.

    • Oi Livia, as ruínas são sim! Só lembre de passar bastante filtro solar, usar viseira e beber bastante água, pois o sol lá é bem forte. Fora isso, tem lindas vistas e uma praia magnífica!

abbv