Home » Destinos » Nova Zelândia » Ilha Norte » Russell: a primeira capital da Nova Zelândia
Ilha Norte Nova Zelândia

Russell: a primeira capital da Nova Zelândia

russel primeira capital nova zelandia

Vocês sabiam que Wellington nem sempre foi a capital da Nova Zelândia?
Mesmo o país tendo apenas 175 anos, sua capital já foi transferida para 3 cidades diferentes, sendo Russell a primeira delas. A cidade fica na região historicamente mais importante do país, chamada Bay of Islands, onde os europeus se estabeleceram primeiramente e onde o Tratado de Waitangi foi assinado.
De carro, Russell fica a três horas e meia de Auckland e é um dos locais mais procurados pelos aucklanders durante o verão.

Russell

Conhecida anteriormente como Kokorareka, Russell foi o primeiro assentamento europeu e primeiro porto da Nova Zelândia.
Ali viviam muitas tribos maori, que se interessaram pela troca de comida e madeira por álcool e armas de fogo com os europeus recém-chegados. Crescendo sem leis, a cidade logo sucumbiu pela má reputação e alto índice de prostituição, sendo intitulada “The Hell Hole of the Pacific” (o Buraco do Inferno do Pacífico).
Algum tempo depois, o Tratado de Waitangi foi assinado, trazendo ordem ao local e transformando a cidade na primeira capital da Nova Zelândia.
Hoje a cidade parece congelada no tempo, com um ar cenográfico. É muito interessante andar pelas suas ruelas e edifícios e imaginar como as pessoas viviam séculos atrás já que grande parte de suas casas se mantém como eram no século XIX.

Russell Vida Cigana

No porto, vários restaurantes, cafés e lojinhas de suvenires ficam lotados de turistas vindos de Paihia. A cidade também é bastante conhecida por seus Bed and Breakfast, com acomodações encontradas a cada esquina.

A igreja mais antiga do país

Russell Vida Cigana

A igreja mais antiga da Nova Zelândia, a Christ Church, encontra-se algumas ruas mais adiante. Um dos financiadores para sua construção foi ninguém menos que Charles Darwin!

É uma construção anglicana de madeira, que serviu de palco para vários eventos importantes para a história do país. Ainda hoje o local conserva marcas de balas nas paredes provenientes das seguidas disputas ocorridas e oferece terreno para o jazigo de pessoas importantes para a história da região.

Russell Vida CiganaRussell Vida Cigana

Flagstaff Hill

Russell Vida Cigana

Mais acima, fica a famosa colina dentro da reserva histórica de Flagstaff. Lá, os britânicos hastearam a bandeira do Reino Unido, onde o mastro foi derrubado 4 vezes pelos maori. Hoje, um mastro está lá, sem bandeiras.

Além disso, muitas praias bonitas, como a Long Beach Bay podem ser visitadas e usadas para banho, com águas bem calmas.

Russell Vida Cigana

Como chegar

Russell Vida Cigana

A forma mais fácil de chegar a Russell hoje é através de linhas de barcas que partem de Paihia. Caso esteja a pé, os turistas devem se dirigir ao píer do centro da cidade de onde parte a linha turística. A cidade é pequena e fácil de ser percorrida a pé, mas caso pretenda visitar a cidade com seu próprio carro, outra linha que carrega veículos parte do porto de Opua, um pouco mais afastado.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

House Sitting

publicidade

Close