Home » Destinos » Bolívia » Salar de Uyuni: uma visita ao maior deserto de sal do mundo
Bolívia Chile

Salar de Uyuni: uma visita ao maior deserto de sal do mundo

Salar de Uyuni Vida Cigana
Compartilhe este texto!

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do planeta, um ambiente no meio do altiplano boliviano coberto de sal até onde é possível enxergar no horizonte. É uma paisagem singular, extremamente próximo do Brasil, logo ali na Bolívia, e um passeio muito barato de ser feito, mas que segue ignorado por muitos.

Salar de Uyuni Vida Cigana

Visitar o Salar de Uyuni só é possível em veículos 4×4 de agências especializadas. A travessia completa dura três dias (e duas noites) e é das atividades mais espetaculares de serem feitas na América do Sul.

Salar de Uyuni Vida Cigana

Há de se reconhecer que viajar por esta região gera algumas dificuldades adicionais, mas nada que um bom planejamento não possa solucionar.

O Salar de Uyuni saindo da Bolívia

Uyuni, a cidade que dá nome ao deserto, serve de base para o início dos tours e a exploração do Salar. Fica no departamento de Potosí, a cidade grande mais próxima, de onde partem ônibus diários para lá. No entanto, uma vez na Bolívia, tours podem ser fechados a partir de qualquer cidade grande que você esteja (com as devidas cobranças extras, claro).

Salar de Uyuni Vida Cigana

Também é possível desembarcar em Uyuni em um trem operado pela Empresa Ferroviaria Andina. A linha que cruza a cidade sai de Oruro e vai até Villazón, na fronteira com a Argentina, e pode ser uma opção caso se encaixe melhor no roteiro escolhido. Note que tanto a partir de Oruro quanto de Villazón saem, com maior freqüência, ônibus até Potosí, que é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e pode funcionar como uma ótima parada intermediária.

Não há nenhum outro motivo que te leve a Uyuni que não seja visitar o Salar. Por isso, assim que cada turista desembarca na cidade, uma enormidade de agências os cercam oferecendo os mais variados pacotes de tours e acomodação. Mantendo a calma e negociando bem dá pra encontrar boas ofertas. Lembre-se que os tours só saem com as vagas preenchidas e se alguma agência estiver com espaço sobrando poderão te oferecer descontos maiores para que feche com eles, evitando assim, para eles, um prejuízo maior.

Salar de Uyuni Vida Cigana

O Salar de Uyuni saindo do Chile

Os tours que cruzam todo o deserto terminam na fronteira da Bolívia com o Chile. Logo, também é possível fazer o passeio no sentido inverso, saindo de San Pedro do Atacama e terminando em Uyuni.

Salar de Uyuni Vida Cigana

Ao contrário da cidade boliviana, San Pedro do Atacama é extremamente turística por si só. O tour para o Salar de Uyuni é só mais uma das muitas atrações que a cidade oferece e vale ficar alguns dias por lá explorando a região. Com um ambiente mais agradável, em San Pedro é mais fácil bater de porta em porta nas agências, pesquisar preços e o que cada uma oferece com mais calma. No Chile, no entanto, não há muito espaço para negociação e muitas empresas mantém valores fixos (caso queira negociar, algumas empresas bolivianas têm filiais em San Pedro também).

Salar de Uyuni Vida Cigana

Planejando sua viagem a partir da capital, Santiago, é possível comprar um vôo (ou uma conexão) até Calama, já no deserto, de onde partem vans que te deixam em San Pedro de Atacama.

E qual seria a melhor opção, começar pela Bolívia ou pelo Chile?

Partir da Bolívia pode ser mais barato (mas não muito) e é mais fácil discutir uma redução no preço cobrado, já que é cultural no país negociar valores para tudo. No entanto é bom checar se a empresa não compensará a diferença no valor cortando alguma coisa no pacote oferecido. Para não perder um cliente insistente eles baixam os valores para além do mínimo que precisam e tentam compensar racionalizando alimentação ou superlotando o veículo. Quando fomos Larissa e eu, a agência local (Sandra Tours, nunca esquecerei) tentou alocar 8 passageiros em um carro que só caberiam 6. Não fosse o protesto de umas argentinas que estavam no grupo (as únicas que falavam espanhol) viajaríamos apertados por três dias no deserto.

Salar de Uyuni Vida Cigana

Iniciar o tour pela Bolívia também faz com que a visita ao Salar de Uyuni ocorra logo no primeiro momento da viagem. No sentido contrário só se vê o deserto de sal no último dia, o que cria certa sensação de expectativa crescente.

Saindo do Chile é possível ver o nascer do sol, no último dia, de dentro do Salar. Da Bolívia, visita-se o deserto já com o sol alto no horizonte.

Para os que não queiram encarar três dias no deserto, apenas a partir da Bolívia, por conta das distâncias envolvidas, existe a possibilidade de visitar o Salar de Uyuni em um único dia. Aos que estejam em San Pedro e queiram ver um deserto de sal em um tour rápido, é mais fácil acertar a ida ao Salar de Atacama ou ao Salar de Tara, que são muito menores, mas igualmente interessantes.

Salar de Uyuni Vida Cigana

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close