Home » Brasil » Rio de Janeiro » O que fazer no Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer
Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer

O que fazer no Rio de Janeiro: A linda vista do Pão de Açúcar

Na hora de saber o que fazer no Rio de Janeiro, muitos turistas têm dificuldade de montar um roteiro de que inclua algo além dos principais pontos turísticos, como o Cristo e suas praias mais famosas.

Por isso, abaixo fizemos uma lista com dicas do que fazer no Rio de Janeiro com todas as suas atrações. Aqui estão os roteiros para uma viagem clássica, as melhores praias e até alguns lugares pouco visitados, mas que valem muito serem incluídos em seus passeios pela cidade.

21 Melhores Lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Para montar um roteiro pelo Rio de Janeiro, as primeiras recomendações sempre serão o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Mas além deles, incluímos nesta lista também outros pontos turísticos não tão famosos, mas que são passeios igualmente obrigatórios a quem visita o Rio de Janeiro pela primeira vez.

Na lista abaixo vamos ordenar as dicas do que fazer no Rio de Janeiro por tópicos de interesse. Veja em cada item os detalhes de localização de cada ponto turístico, como chegar e como adquirir os ingressos.

Os melhores lugares para vistar no Rio de Janeiro numa viagem são:

  1. Cristo Redentor
  2. Pão de Açúcar
  3. Jardim Botânico
  4. Parque Lage
  5. Maracanã
  6. Passeio de Helicóptero
  7. Museus
  8. Mural Etnias
  9. AquaRio
  10. Pequena África
  11. Praias
  12. Aterro do Flamengo
  13. Passeio de Barco
  14. Lagoa Rodrigo de Freitas
  15. Parque das Ruínas
  16. Mirantes e Trilhas
  17. Noite Carioca
  18. Real Gabinete Português
  19. Paquetá
  20. Feira de São Cristóvão

1.     Cristo Redentor

Vista do Cristo Redentor

O Cristo Redentor é o maior cartão postal do Rio de Janeiro e de todo o país.

É uma estátua de 38 metros de altura em estilo art-déco, colocada no topo do Morro do Corcovado, tornando o Cristo a grande atração turística do Brasil internacionalmente.

Fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo.

Em 2007, o Cristo Redentor entrou para a lista de 7 maravilhas do mundo moderno, após grande campanha nacional.

Como chegar ao Cristo Redentor?

Existem várias formas diferentes para chegar ao Cristo Redentor:

  • De trem: O trem do Corcovado parte do bairro do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, e passa por dentro do Parque Nacional da Tijuca. Ir de trem é o método mais famoso e mais bonito. É a opção mais turística e agradável para visitar o Corcovado.
  • De van: As vans das Paineiras são a opção mais prática, pois há saídas de vários pontos da cidade, todos próximos a estações de metrô, como: o Largo do Machado, a Praça Lido em Copacabana e o Shopping Cittá América, na Barra.
  • Com agência: Tours fechados são uma opção para quem quer ser guiado sem preocupações pelo Rio.
  • Fazendo trilha: A partir do Parque Lage são três horas de subida pela mata.
  • De bicicleta: Para visitar o Cristo de bicicleta é preciso seguir pela Estrada das Paineiras até a entrada por onde sobrem as vans. De lá é preciso pagar a van para fazer a segunda parte do trajeto.

2.     Pão de Açúcar

O que fazer no Rio de Janeiro: O Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é provavelmente o lugar mais legal para visitar numa viagem pelo Rio de Janeiro. Se eu tivesse que escolher só uma coisa para fazer no Rio de Janeiro, seria esta.

Digo isso porque este passeio dá ao turista uma experiência completa. Além da vista maravilhosa lá de cima, o passeio de bondinho é de tirar o fôlego. O turista se vê pairando no ar ao mesmo tempo em que fica embasbacado com a paisagem lá embaixo.

Aproveite para encaixar sua visitar ao Pão de Açúcar perto do horário o pôr do sol. Em um dia bom você vai presenciar um dos espetáculos mais lindos de se ver.

Como chegar ao Pão de Açúcar?

O Pão de Açúcar fica no bairro da Urca. Depois de chegar aos pés do morro existem algumas formas de visitar um dos principais cartões postais da cidade:

  • De bondinho: É preciso ir até a estação da Praia Vermelha (acessível somente de carro, ônibus ou a pé) e de lá, embarcar no teleférico. É a opção mais incrível e diferente.
  • Em tours fechados: Para um passeio com guia em van fechada, existe o tour para o Pão de Açúcar que busca o turista na porta do hotel. O valor do bondinho está incluso no passeio.
  • Fazendo trilha: Aos que tenham um bom preparo físico, comecem a trilha pela Pista Cláudio Coutinho, também na Urca. De lá é possível pegar um desvio que leva ao topo do primeiro morro, o da Urca, a pé. É uma trilha relativamente fácil que dura 40 minutos. O acesso, no entanto, é somente até o Morro da Urca. Caso queira seguir até o Pão de Açúcar, é preciso pagar o bondinho para o percurso final.

3.     Jardim Botânico

O que fazer no Rio de Janeiro: Percorrer o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro fica na Zona Sul e é uma das maiores áreas verdes da cidade, com diversos exemplares de plantas de diversas partes do planeta.

Além disso é um lugar muito fotogênico, já tendo aparecido em várias novelas e filmes. Seu corredor de palmeiras-imperiais, plantadas a mando de d. Pedro II, é famosíssimo e muito bonito.

Para fazer a visita por conta própria vale a pena comprar o ingresso pelo site oficial.

Como chegar ao Jardim Botânico?

O Jardim Botânico fica no bairro de mesmo nome, também na Zona Sul da cidade. Para chegar lá as melhores formas são:

  • De Uber: para um maior conforto e rapidez.
  • De ônibus: use o Google Maps para planejar sua ida ou o site Vá de Ônibus, da Fetranspor.

4.     Parque Lage

O que fazer no Rio de Janeiro: O lindíssimo Parque Lage

O Parque Lage é quase vizinho do Jardim Botânico. É possível ir caminhando de um a outro.

O área é muito visitada por turistas que passam pela cidade. Já apareceu em vários filmes e até em clipes musicais. É um lugar de visitação gratuita e com um visual maravilhoso.

Trata-se de um palacete do século XX, de arquitetura italiana magnífica, contando com uma piscina em seu interior e uma vista incrível do Cristo Redentor bem atrás da construção.

Além disso, a Escola de Artes Visuais funciona ali, e é possível passear por seus imensos jardins, que contam com cascatas, lagos, grutas e vastos campos para fazer piquenique na presença de macacos que vivem ali. Só cuidado para eles não roubarem a sua comida.

5. Maracanã

O que fazer no Rio de Janeiro: o Maracanã durante a Copa do Mundo

Brasileiro que é brasileiro gosta de futebol, não é? E nada melhor do que visitar o templo do futebol do Brasil, que um dia já foi o maior estádio do mundo e já viu 2 finais de copas.

O Maracanã é grandioso, e fazer uma visita em seu interior é uma missão importante numa viagem pelo Rio de Janeiro.

Como ir até o Maracanã?

O Maracanã fica na Zona Norte, uma região menos visitada por turistas.

Para ir até lá as melhores formas são:

  • De metrô: pegar a linha 2 destino Pavuna e descer na estação Maracanã.
  • De ônibus: use o Google Maps para planejar sua ida ou o site Vá de Ônibus, da Fetranspor.
  • De tour fechado: para aproveitar mais, vá até lá em um tour fechado, com direito a almoço e entrada nos principais pontos turísticos da cidade além do estádio.

6. Passeio de Helicóptero

O Cristo Redentor de frente para o helicóptero

Caso queira ver os pontos turísticos do Rio de Janeiro e mais outras paisagens inesquecíveis de uma forma diferente, o ideal é contratar um passeio de helicóptero.

Os vôos partem do Aeroporto de Jacarepaguá, próximo a Barra da Tijuca e o tour pode ser agendado aqui.

Posso assegurar que foi a forma de ver o Rio de Janeiro mais incrível que já vivenciei. Cheguei a chorar!

7.     Museu do Amanhã (e outros Museus do Rio de Janeiro)

Crianças brincando em frente ao Museu do Amanhã

Os museus do Rio de Janeiro são simplesmente incríveis. A cidade do Rio de Janeiro conta com inúmeros museus dos mais diversos temas, muitos deles desconhecidos entre os turistas e até mesmo entre os locais.

Entre os museus imperdíveis para se conhecer no Rio estão:

  • Museu do Amanhã: Projeto do espanhol Santiago Calatrava, o edifício possui uma arquitetura muito peculiar e ainda conta com a linda vista da Baía de Guanabara. Seu interior conta com exposições sobre o futuro do planeta e o que devemos fazer para ajudá-lo.
  • MAR (Museu de Arte do Rio): O MAR, Museu de Arte do Rio, também está localizado na Praça Mauá. Conta com exposições ligadas à cidade, além de ter as melhores vistas para a região revitalizada do porto.
  • IMS (Instituto Moreira Salles): Com sua lindíssima arquitetura e jardins projetados por Burle Marx, o IMS apresenta hoje o maior acervo fotográfico do Brasil, com constantes exposições fotográficas dos mais variados temas. Fica na Gávea.
  • CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil): Fica num edifício lindíssimo, com uma incrível cúpula em seu pátio interno. Suas exposições são sempre bastante procuradas e costumam ficar cheias.
  • Museu da República: O Palácio do Catete era a antiga residência presidencial, quando o Rio ainda era capital do país. Além do palácio, vale a pena passear por seus jardins, que são bem bonitos e dão acesso ao Aterro do Flamengo.

8.     Mural Etnias

O que fazer no Rio de Janeiro: Visitar o Mural Etnias, no Porto Maravilha

O Mural Etnias e é um dos maiores murais do mundo. Também é localizado na Zona Portuária, em frente aos seus galpões.

Desenvolvido pelo artista paulistano Kobra, que tem obras espalhadas por todo o mundo, o Mural Etnias apresenta 5 rostos humanos, cada um representando indígena de um continente diferente. A parede inteira é cheia de cor e vida, com vários objetos geométricos inseridos nas figuras humanas.

Para chegar ao Mural, a partir da Praça Mauá são 10 minutos de caminhada por um trecho plano e tranquilo, repleto de turistas.

9.     AquaRio

Uma arraia nadando no AquaRio

O AquaRio é o maior aquário da América do Sul. Faz parte do projeto de revitalização do Porto Maravilha e conta com inúmeros tanques repletos de peixes, crustáceos, entre outros.

Um passeio pelo AquaRio é uma visita bem cara e, mesmo sendo o maior da América do Sul, é um espaço bastante apertado para o número de pessoas que entram ali todos os dias.

Como chegar no AquaRio?

As melhores formas de chegar no AquaRio são:

  • De VLT: o Veículo Leve sobre Trilhos tem uma estação bem em frente. O bilhete é válido para reembarcar em até uma hora de intervalo se usado sempre no mesmo sentido de viagem.
  • De carro: conta com estacionamento próprio.

10.  Pequena África

A Praça de São Francisco da Prainha na Pequena África

A Pequena África é a região do Centro do Rio ligada à herança africana durante os séculos de escravidão no Brasil. Com a revitalização da Praça Mauá para as Olimpíadas, edifícios históricos e pontos importantes para a história do Rio e do Brasil, antes escondidos, vieram a tona.

Importante destacar nesta área, lugares como:

  • Pedra do Sal: espaço com as rodas de samba mais tradicionais do Rio (onde surgiu o próprio samba!), sendo ainda um terreno quilombola.
  • Morro da Conceição: um lugar super seguro e que eu particularmente amo.
  • Cais do Valongo: antigo porto onde chegavam os navios negreiros.
  • Cemitério dos Pretos Novos: local onde os africanos feitos escravos que não sobreviviam a travessia marítima eram enterrados.

Esse circuito pode ser feito com guia e é uma das grandes descobertas atuais da cidade.

11.      Praias do Rio de Janeiro

Vista da Praia do Leme com o Morro Dois Irmãos ao fundo

As praias do Rio de Janeiro são irresistíveis. Ou você acha que é possível ir ao Rio e não pegar uma praia? Até é, mas difícil vai ser o turista não querer nem dar uma passeada pelo calçadão a beira-mar ou assistir ao mágico pôr do sol da Pedra do Arpoador.

Ainda assim, eu desafio qualquer um a enfrentar o calor de 40 graus do Rio sem cogitar dar um mergulho.

Dentre as praias mais visitadas do Rio, estão:

  • Copacabana: a praia de Copacabana possui um enorme banco de areia, é bastante acessível e está constantemente cheia. Mas além da praia vale incluir o bairro em seu roteiro porque há uma série de pontos turísticos em Copacabana que merecem uma visita.
  • Ipanema: a Praia de Ipanema dispensa apresentações pois é tão frequentada quanto a de Copacabana. O bairro de Ipanema tem uma praia mais tranquila, com uma faixa de areia menor e com belas vistas para as Ilhas Cagarras.
  • Leme: vá para a Praia do Leme caso queira um pouco mais de tranquilidade em um local mais reservado. A praia fica logo ali ao lado de Copacabana e não é tão cheia.
  • Arpoador: o Arpoador fica no cantinho à esquerda da praia de Ipanema, num pedaço de areia muito acolhedor e seleto. A Pedra do Arpoador emoldura a praia. É um lugar altamente procurado no período do pôr do sol.
  • Praia Vermelha: a Praia Vermelha vem sendo cada vez mais curtida pelos cariocas. Já fora da Baía de Guanabara, ela é indicada para banho e fica ao lado de uma das maiores atrações da cidade: o Pão de Açúcar.
  • Praia da Barra: a maior praia do Estado do Rio de Janeiro, ela é perfeita para quem está hospedado na Zona Oeste e quer mais tranquilidade.

12.      Passeio de barco pela Baía de Guanabara

Passeio de barco pelo Rio de Janeiro: uma caipirinha sendo segurada no barco, de frente para o Pão de Açúcar

O Rio de Janeiro tem um tour simplesmente incrível, mas que poucos conhecem: o passeio de barco pela Baía de Guanabara.

O passeio passa por várias praias, fortalezas no meio do mar, além de permitir que se dê um mergulho para se refrescar. Leia nosso relato sobre a experiência e tire suas próprias conclusões.

É um tour muito gostoso, com ângulos super exclusivos do Rio.

13. Aterro do Flamengo

Onde ficar no Rio de Janeiro: O Aterro do Flamengo, fechado aos domingos para carros

O Aterro do Flamengo é o quintal de muitos cariocas no dia a dia. De frente para a Baía, o Aterro conta com pistas de skate, quadras de esportes, bicicletas para alugar e pistas inteiras fechadas durante os domingos para uso exclusivo de pedestres e ciclistas.

Além disso, o Aterro conta com o MAM, Museu de Arte Moderna, com sua arquitetura famosa e suas lindas exposições.

Para chegar ao Aterro, use as estações de metrô do Largo do Machado e Catete. De lá é possível seguir caminhando até o Parque.

14.     Lagoa Rodrigo de Freitas

Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos locais mais cinematográficos do Rio e um dos lugares mais caros para morar na Zona Sul.

A dica aqui é alugar uma bicicleta do Itaú, aquelas laranjinhas, e percorrer toda a orla, parando em algum quiosque para tomar uma água de coco ou até mesmo um drink bem geladinho.

Para quem quiser se aventurar mais, alugue um dos pedalinhos. Tenho certeza que as crianças irão adorar.

15. Parque das Ruínas

O que fazer no Rio de Janeiro: Visitar o Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa

O Parque das Ruínas é uma das principais atrações do bairro de Santa Teresa e apresenta uma incrível vista da cidade, quase numa visão em 360 graus.

Localizado nas ruínas da antiga casa de Laurinda Santos Lobo, uma grande aristocrata carioca que viveu entre os séculos XIX e XX, é um centro cultural que abriga várias exposições e apresentações.

Como chegar ao Parque das Ruínas?

O bairro de Santa Teresa sabidamente não é dos mais acessíveis. E nem dos mais seguros.

As opções para ir até lá são:

  • De carro/Uber.
  • De ônibus: linha 007 que passa pelo Centro do Rio e deixa perto do Parque das Ruínas.
  • De bondinho: o famoso bondinho de Santa Teresa sai do terminal na Rua Lelio Gama, próximo ao Largo da Carioca. Peça para descer do bonde no Largo do Curvelo. Siga caminhando de lá até o Parque.
  • De tour privado: o tour é de van saindo do hotel em que estiver hospedado, tudo muito seguro e com guia.

16. Mirantes e Trilhas

Ilusão de ótica na Pedra do Telégrafo
Foto que a Angela, do Apure Guria, tirou minha!

Alguns dos mirantes mais impressionantes do Rio de Janeiro são acessíveis apenas por trilhas. Todas elas contam com cenários e vistas inacreditáveis.

Com caminhadas para públicos com diferentes níveis de experiência, listamos abaixo as melhores trilhas urbanas no cenário carioca.

  • Morro Dois Irmãos: é o morro famoso visto das praias de Ipanema e Leblon. São dois picos diferentes com acesso pelo Vidigal, uma das comunidades mais tranqüilas do Rio. A vista de lá é inenarrável de tão linda.
  • Mirante Dona Marta: é o point do momento. Muitos que visitam o Rio de Janeiro vão ver o nascer do sol de lá. Mas para quem não gosta de acordar cedo, ir durante o dia não irá diminuir a beleza do lugar.
  • Pedra Bonita: separando o bairro de São Conrado da Barra da Tijuca, a Pedra Bonita apresenta outros ângulos da Cidade Maravilhosa tão bonitos quanto os clássicos. De lá é possível ver o Morro Dois Irmãos de costas, a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado.
  • Pedra do Telégrafo: virou uma nova sensação carioca há pouco tempo e ficou conhecida no mundo inteiro pelos truques de fotografia que ela proporciona, onde parece que quem posa em cima da pedra está na beira de um precipício.
  • Parque da Catacumba: fica na Lagoa e possui uma vista privilegiada da região.É uma das trilhas mais acessíveis do Rio, com um lindo caminho cheio de esculturas de vários artistas.

Para fazer a visita em grupo, este tour em particular, além da Pedra do Telégrafo, ainda leva o turista até 2 praias selvagens do Rio de Janeiro, bem tranquilas e diferentes das vistas nas regiões urbanas da cidade.

17. Noite carioca

Os Arcos da Lapa de dia
Foto de Carlos Alkmin

O Rio de Janeiro combina com boemia e vários lugares da cidade são excelentes paradas para tomar um chopp e beliscar um petisco num boteco entre uma turistada e outra. É só escolher seu favorito, pegar sua caipirinha e decidir pelo sabor do seu pastel.

Dos lugares mais famosos e frequentados, listamos:

  • Lapa: é o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Com vários bares e restaurantes, apresenta a noite carioca mais típica. Além disso, ali ficam os Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón e o Circo Voador.
  • Baixo Gávea: região conhecida como a Baixo Gávea é a área composta pelos bares e restaurantes do entorno da Praça Santos Dumont. Atrai um público mais jovem e também várias celebridades.
  • Praça São Salvador: durante toda a semana os bares ficam bastante movimentados, em especial na quarta, quando tem jogos de times cariocas. Aos domingos a praça é palco de uma feirinha com direito a apresentação de chorinho e samba.
  • Mureta da Urca: fica em frente ao Bar Urca. Não há nada mais prazeroso do que sentar ali, pedir uma cerveja e comer um pastel. Para os que querem economizar, vale a pena ficar na região da “pobreta”. Em frente ao Urca Grill, o espaço virou uma alternativa a quem quer pagar preços mais em conta pela cerveja.

18. Mosteiro de São Bento

O que fazer no Rio de Janeiro: O Mosteiro de São Bento, na Zona Portuária do Rio

O Mosteiro de São Bento fica na Zona Portuária do Rio e possui uma incrível vista da Baía de Guanabara. Mas, mais que isso, ele apresenta uma arquitetura simplesmente incrível. Fundado por monges em 1590, o mosteiro possui um exterior simples, mas um interior de cair o queixo. Suas paredes são forradas com folhas de ouro!

Missas em canto gregoriano são rezadas todos os sábados. Um lugar imperdível!

19. Real Gabinete Português

O que fazer no Rio de Janeiro: Visitar o Real Gabinete Português de Leitura, no centro da cidade

O Real Gabinete Português de Leitura é inacreditável. Foi eleito em 2017 como uma das bibliotecas mais lindas do mundo pela Business Insider.

É um dos lugares que mais gosto no Rio e que sempre levo os amigos turistas quando vêm me visitar.

O Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca fundada em 1837 e localizada bem no Centro da cidade. Tem arquitetura belíssima e, fora de Portugal, é o local com mais livros lusófonos do mundo. Machado de Assis era frequentador assíduo do local.

20.     Paquetá

O Farol da Mesbla em Paquetá

O bucólico bairro de Paquetá nem parece fazer parte da Cidade Maravilhosa. Uma ilha quase parada no tempo, Paquetá encanta a todos com a sua tranquilidade. Ali o tempo parece não passar.

Ótimo para casais, famílias e crianças, Paquetá só pode ser percorrida a pé, não existem carros na ilha. Aconselho alugar uma charrete elétrica ou os bicicletáxis, caso não queira caminhar.

A ilha é muito fotogênica, com prédios azuis, jardins, igrejas, a Pedra da Moreninha, o Farol da Mesbla, e até um Cemitério de Pássaros. E aproveite para comer ótimos pratos com frutos do mar.

Como chegar até Paquetá?

As barcas com destino a Paquetá saem do terminal da Praça XV. O percurso dura 1h aproximadamente e é muito gostoso, servindo como um passeio turístico pela baía. Você terá a oportunidade de passar por debaixo da Ponte Rio-Niterói.

Importante se informar sobre os horários antes de se deslocar até a Praça XV, pois as saídas não são tão frequentes como as para os outros destinos.

21. Feira de São Cristóvão

Oficialmente chamado de Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão apresenta o melhor da cultura do Nordeste brasileiro em pelo Rio de Janeiro.

Em seu pavilhão, é possível provar vários pratos em restaurantes típicos, dançar e comprar produtos oriundos de vários estados nordestinos. Apresentações de bandas do Nordeste também são bem comuns. Um lugar que agrupa a alma nordestina em pleno Rio de Janeiro.

Bate e Volta do Rio de Janeiro para outras Cidades

Não só a capital, como o Estado do Rio de Janeiro possui diversas cidades belíssimas, com praias paradisíacas e muita história.

Na hora de decidir o que fazer no Rio de Janeiro, muita gente acrescenta viagens de bate e volta para cidades próximas. Os principais destinos costumam ser:

Para quem não sabe como ir por não ter um veículo próprio e não quer ir até a rodoviária do Rio, que é  um tanto caótica, estes passeios bate e volta para os locais mais procurados fora da Cidade Maravilhosa são perfeitos. Todos os tours listados têm translado e almoço inclusos.

Caso prefira explorar o interior do estado por conta própria, nós temos aqui algumas dicas do que fazer em Petrópolis (incluindo os melhores bairros), Angra dos Reis (com dicas de hotéis e pousadas) e Niterói.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

51 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Nascida no Rio de janeiro e me sintia uma estranha nele , pois nunca visitei pontos turísticos porém hoje as 32 anos pois um tempo difícil de ansiedade e cindrome do pânico vi o quanto a questão de fazer oque eu amo me ajudou e amo conhecer lugares pessoas culturas costumes hoje melhor pois ter vencido dias ruins procurei por indicações de lugares e encontrei esse blog que amei as recomendações 🥰

    • Que comentário importante, Alessandra, obrigada por compartilhar. Faça o que te faz bem, só isso pra nos ajudar a sair da ansiedade (eu também tenho, e sei o quanto é horrível).

  • Nossa, amei as dicas. Sou do interior de SP e em outubro irei para o show do Coldplay e aproveitar conhecer a cidade maravilhosa. Vou montar meu roteiro com as dicas. Ficarei 4 dias em Copacabana. Será que consigo fazer o Cristo Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Lagoa R. de Freitas, Escadaria Selarón, Real Gabinete Português, as praias e claro, a Lapa? O que vc sugere? Se der, o por do sol no Arpoador…. Muito obgda Larissa!

  • Larissa, adorei as dicas. muito obrigada
    eu vou no final de agosto e passar 5 dias lá com minha namorada, em comemoração de 1 ano de namoro. Diz oq podemos fazer por lá, quais lugares para a nossa primeira vez no Rio e pela data

  • Ola Larissa, estou indo passar uma noite e quatro dias inteiros no rio, gostaria de visitar alguns lugares e as praias é claro, pode me dar umas dicas, por exemplo pego um guia, ou sera que consigo andas tranquilo com metro ônibus etc
    pretendo visitar
    Cristo
    Pão de Açúcar
    Escadaria selaron
    Lapa
    Museu do Amanha
    Ver o por do Sol no Arpoador (e perigoso e bom ir com guia)
    Pedra do Telégrafo
    Aquario do Rio
    Mural etnias
    e O forte
    será que da tempo
    algum é dispnesavel
    sera que consigo visaitar tudo em 4 dias
    obrigado

    • Oi Fagner, dá pra ir tranquilo de metrô e ônibus, mas não dá pra fazer isso tudo em 4 dias não.
      Cortaria Pedra do Telégrafo, Aquario e Forte

  • Oi Larissa tudo bem? Estou chegando no rio em 10/02 vou passar 7 dias e fico em Copacabana, gostaria de saber se vc pode indicar alguém para alguns passeios quero muito ver o pôr do sol no arpoador. Desde já obrigada ☺️

    • Olá Daiane! Que bom que vai ao Rio, é lindo demais! Sobre os passeios, todos que recomendamos estão no texto, é só dar uma lidinha. Ah, e o pôr do sol no Arpoador é tranquilo, pode ir sem problemas. E é simplesmente lindo! Não esqueça de bater palmas.

  • Oi Larissa, vou me hospedar em são Paulo. Mas como sonho conhecer o rio quero ir de manhã bem cedo e voltar a noite de avião. O q vc me sugere ? Gostaria de gastar o mínimo possível rsrs.Logo de primeira quero ir muito no Cristo redentor rsrs.

    • Oi Valéria! Que viagem doida, ein hahaha bom, compre tudo antecipadamente. Começaria o dia no Cristo, visitaria o Jardim Botânico e depois iria assistir o pôr do sol na Pedra do Arpoador.

  • Onde me hospedar no Rio, onde fico bem localizada para conhecer os lugares?
    Vou passar 10 dias em Julho, se tudo der certo e a pandemia permitir.

  • Olá Larissa,

    Estarei indo ao RJ nesse fim de semana, bate e volta de 2 dias.

    Ficarei em Copacabana, mas ainda não decidi onde ir, pois são muitos lugares.
    Onde vc recomenda ir próximo, e preços um pouco razoáveis?

    E gostaria de agradecer a postagem pq são muitos lugares top.

  • Olá. Primeiramente, parabéns pelo texto! Ajudou muito, pois irei para o Rio em Dezembro com meu marido.
    Então, será uma viagem de 20 dias, queremos conhecer a capital e também a região dos lagos, costa Verde e a região de Petrópolis.
    Gostaria de uma dica sobre qual melhor forma de transporte (aluguel de carro, ônibus ou pacotes) e quantos dias seriam necessários para conhecer estas cidades. Ah, tem uber nestas cidades?
    Obrigada

    • Olá Jainara! Dentro da cidade do Rio não aconselho alugar um carro, mas para Petrópolis e a Costa Verde super recomendo alugar um carro pra ter mais liberdade, já que nessas regiões o transporte público não é tão bom. Para Petrópolis eu indicaria 2 noites, a Costa Verde umas 3 em Ilha Grande (neste caso, sem carro).

  • Oiii vou com minha namorada e queriamos algo de mais baixo custo porém aproveitar, vale a pena ir na Rio star e no água Rio ? Pois vi que os ingressos desses lugares são mais caros.

    • Oi Gabriel, ainda não fomos na Rio Star, mas o AquaRio é totalmente dispensável. Caro, super apertado, e não curto ver animais presos. Existem muitas outras opções melhores pra se fazer no Rio 😉

    • Oi Gabriel
      Como carioca da gema acho besteira vc gastar $ na riostar, a vista d lá não estão bonita . Vale subir as paineiras tomar um banho nos canos de água limpa da floresta da tijuca e apreciar a vista lá de cima .. Paineiras fica perto do Cristo redentor .. vc vê a lagoa Rodrigo Freitas lá d cima e toda a zona sul .. na volta vai p Ipanema cone uma salada no Delírio tropical e vai passear no calçadão de Ipanema até Leblon de bike do Itaú ! Programa barato e inesquecível
      Abraços Luciana Aff

  • Adorei as dicas Larissa! Vou passar 5 dias no Rio e gostaria de gastar o mínimo possível. Será que consigo um roteiro de espaços abertos e mais baratos?

    • Oi Luiza, então, não posto os valores das atrações pois elas costumam defasar muito rápido. A maioria das atrações desse texto são gratuitas, exceto o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Maracanã, os passeios de helicóptero e de barco, Museu do Amanhã, MAR, AquaRio e o Palácio do Catete. De resto é só se esbaldar na gratuidade! 🙂

  • Boa tarde, Larissa!
    Vou ao Rio pela primeira vez no próximo final de semana (2 casais, sem crianças). Serão só dois dias inteiros (sexta e sábado).
    Seu conteúdo ajudou muito, mas ainda estamos confusos sobre como aproveitar ao máximo em tão pouco tempo.
    Alguma dica de roteiro pra fazermos? Ficaremos em Copacabana.

    • Oi Sueli, em 2 dias, se fizer sol, eu iria a praia pela manhã (Arpoador ou Leme, mas já que vão estar em Copacabana, pode ser também, poupa tempo). Depois do almoço iria, um dia no Pão de Açúcar, e no outro, no Cristo. No dia do Pão de Açúcar eu iria depois ver o pôr do sol na Pobreta da Urca (Urca Grill), tomar uma cerveja e comer uns pasteis. No dia do Cristo eu iria ver o pôr do sol na Pedra do Arpoador. Sábado a noite, se vcs gostarem de samba, pode ser uma boa pedida ir na Casa Porto, na Praça Mauá (petiscos ótimos e uma batida de maracuja maravilhosa). Ou jantem por Ipanema mesmo, lá tem inúmeras opções de restaurantes para todos os gostos.

  • Oi Larissa incrível, estamos planejando de ir em família para a semana do reveillon, é nossa primeira vez e vamos com 3 crianças de 6, 7 e 9 anos o que vc sugere pra essa primeira visita?

    • Oi Leila, aconselho reservar tudo com antecedência, na semana do reveillon fica tudo muito cheio. Levaria com certeza as crianças no Pão de Açúcar, no Jardim Botânico e no Museu do Amanhã, elas vão amar. O Parque Lage é uma boa pedida também, bem bonito e gratuito.
      Praias, caso faça sol (Arpoador e Leme).

  • Hey Larissa tenho vontade de Río. Im in Australia but I used to live in South America and I used to go to Río almost every year for Reveilllon… hoping to take my family to the Cidade Maravilhosa

    • Hi Alexandra, thanks for your comment! Rio is so beautiful, right? I believe when this pandemic is over you’ll be able to go back with your family! 🙂

    • Oi Mariana, aconselho mandar mensagem para o Thales: 21 999339960
      Ele faz a Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e Telégrafo, mas acredito que faça outras trilhas também 😉

  • Olá Larissa, tudo bem? Vamos para Arraial do Cabo na primeira semana de dezembro e queremos visitar o Rio tbm. Vc acha melhor irmos num fim de semana ou durante a semana para não pegar muitas filas nas atrações? Obrigada!

  • Oi, gostaria de saber se no cristo redentor após chegar de trem paga mais alguma entrada? E no pão de açucar após pegar o bondinho na praia vermelha quando chegamos ao pão de açucar ainda pagamos alguma ingresso? Se sim, quanto?

    • Oi Daniely, não, os ingressos são pagos antes de entrar no trem e bondinho, mas é preciso guardar o ingresso durante todo o passeio para passar pelas catracas lá em cima

  • oi larissa gostaria muito das tuas dicas, eu ja conheco o rio e seus pontos turisticos, porem fazem mais de 5 anos e acredito que muita coisa tenha mudado. dessa vez vou levar meus pais que andarao de aviao pela primeira vez meu pai usa muleta do lado direito. sabe me dizer como é a questao da acessibilidade ao cristo redentor? precisa subir escadas ainda? é o unico lugar onde pretendo levar eles. alem disso eles gostam muito de roda de samba, me indica um lugar o carioca da gema ainda existe? tem samba la? tbm preciso de dicas para levar eles jantar e almocar com custo beneficio ja que estao velhos os meus amores. obrigada

    • Oi Bárbara, o Cristo conta com escadas rolantes e elevadores tem um tempo!
      O Carioca da Gema funciona sim, também indico a Casa Porto e o samba da Pedra do Sal, toda segunda.
      Só não está mais acontecendo por causa do coronavírus, tem que ver como isso vai ficar depois que tudo passar.

  • Adorei suas dias, vc poderia me indicar alguns lugares p ir sozinha? De preferência que sejam próximos uns dos outros, queria para uns 2 dias… já visitei alguns quando fui anteriormente, quero repetir alguns mas tb queria alguns novos.rsrs
    Já fui no Cristo, Pão de Açúcar, lapa, mureta da urca, praia vermelha, Ipanema, copa, leme, aterro do Flamengo, AquaRio, sambódromo, museu do amanhã, escadaria, etc. Desde já agradeço.😘

    • Oi Ediane, no texto tem explicações sobre todas as atrações listadas e como chegar nelas. A maioria dá para ir sozinha sem problemas, dá uma olhadinha lá 😉

  • Oi Larissa, gostei muito do conteúdo. Está me ajudando a escolher os locais para ir e definir um roteiro. Vou ficar hospedada no bairro Vila Isabel e gostaria de saber sobre o bairro e qual/quais roteiros você me indicaria para conhecer: Pão de açúcar, mureta da urca, museus (do amanhã e de arte do rio), Selarón e Arcos da Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Arpoador, Ipanema, Copacabana, Jardim Botânico, Porque Laje e Maracanã.
    Será que consigo ir em todos eles?

    Desde já, obrigada!

    • Oi Giovanna, depende muito de quantos dias você terá no Rio. Mas como a maioria dessas coisas que citou ficam relativamente perto uma das outras, dá pra aglomerá-las em dias diferentes. O Maracanã é do ladinho de onde vc irá ficar hospedada.

  • Achei a Feira de São Cristóvão o melhor lugar para ficar de noite.

    Motivo: Segurança no local, música ao vivo (pagode e forró), opções de comidas e fácil acesso ao centro.
    Amei a feira.

    Não achei a Lapa um lugar seguro igual a feira.

    • Obrigada pelo comentário, Willian, a feira é uma ótima opção sim, por ter vários espaços reunidos num só lugar! E comida excelente também!

  • Olá, Larissa!
    Simplesmente apaixonada pelas suas dicas!
    Conheço a região dos Lagos e vou ao Rio com meu esposo dia 04 a 08/12, ficaremos em Copa, logo me indica uns barzinhos bacana por gentileza!
    Sucesso! Bjs

    • Oi Cássia, barzinhos legais no Rio posso recomendar o Pavão Azul, em Copa, que é muito famoso, o Belmonte, Brewteco, gosto muito da Casa Porto (tem uma batida de maracujá maravilhosa), o ARP (com drinks maravilhosos), o Canastra em Ipanema, o Ximenes na Lapa.

abbv