Por ser uma região costeira, as praias são o ponto alto da cidade, mas há muito mais o que fazer por aqui. Em um roteiro de 1 dia por Cascais você consegue conhecer diversas atrações e pontos turísticos.
Ainda, você não precisa necessariamente se hospedar por lá, é bem tranquilo fazer um bate e volta de Lisboa, de trem ou carro, e curtir um dia inteiro pela cidade.
Se você vai a Portugal e quer conhecer mais do que apenas a capital, neste texto te mostraremos uma ótima opção de visita, com passeios que preencherão um dia inteiro de viagem.
O que fazer em Cascais
Em Cascais as praias são lindas e no verão enchem-se de energia e pessoas curtindo ao sol. Além disso, diversas atrações históricas estão disponíveis ao longo do ano todo.
Confira agora um roteiro completo de 1 dia por Cascais e saiba por que inserir a cidade no seu itinerário por Portugal.
- Rua Frederico Arouca
- Praia da Rainha
- Praça 5 de outubro
- Praia da Ribeira
- Largo da Assunção
- Igreja Nossa Senhora da Assunção
- Cidadela de Cascais
- Marina de Cascais
- Parque Marechal Carmona
- Museu Condes de Castro Guimarães
- Praia de Santa Marta
- Boca do Inferno
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos itens de nossa lista.
Caso queira assistir ao nosso vídeo que explica tudo, é só dar o play abaixo:
Siga então aí abaixo com as dicas passo a passo para ter um dia incrível neste que é um dos destinos mais procurados para quem quer fazer um bate e volta de Lisboa.
Para mais, veja o nosso texto completo: O que fazer em Cascais: 18 melhores lugares para visitar.
1. Rua Frederico Arouca
Faz parte do antigo centro de Cascais e oferece bastante comércio, restaurantes e artistas de rua.
As ruas do centro são todas muito charmosas, e esta não é diferente. Por sua extensão há um grande calçadão com o padrão que vemos em Copacabana, aquelas ondas pretas e brancas no chão.
É uma boa opção para um passeio rápido, para comprar lembrancinhas da viagem, para almoço e jantar, ou então para um café da tarde e sobremesa.
2. Praia da Rainha
Também na região do centro histórico, a Praia da Rainha é pequena e tem as águas bem limpas. É uma escolha popular entre os turistas e moradores locais, então durante o verão ela fica bem lotada.
Seu acesso é bem prático e sua qualidade elevada e, por isso, apesar de não ser a mais bela da região, vale bastante a visita.
3. Praça 5 de outubro
Este é outro ponto famoso da cidade de Cascais. É onde fica a sede da Câmara Municipal da Vila e, no mesmo prédio, é onde funciona o Museu da Vila, que conta a história dessa região com entrada gratuita.
O edifício é o antigo palácio dos Condes da Guarda, e foi construído ainda no século XVIII. Sua fachada é bem bonita, adornada com azulejos brancos e azuis que apresentam imagens de santos. Em frente ao prédio fica uma estátua em homenagem a D. Pedro I.
4. Praia da Ribeira
Em frente à praça fica a Baía de Cascais com um calçadão margeando a Praia da Ribeira. Nessa praia é bem comum também ter um grande movimento de pessoas, com banhistas e jogos de vôlei de praia.
Se você quer se hospedar na cidade, ao redor da praça você encontra uma boa oferta de hoteis com belas vistas para o mar.
5. Largo da Assunção
No caminho para a Marina de Cascais, você passa em frente ao Largo da Assunção. É uma praça arborizada, com banquinhos para descanso e bastante sombra. Ele fica bem em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção, por isso leva seu nome.
6. Igreja Nossa Senhora da Assunção
Por fora, a igreja tem uma arquitetura bem simples, mas por dentro seus detalhes chamam muito a atenção. As paredes interiores são todas cobertas por azulejos portugueses, azuis e brancos, que contam histórias bíblicas, além de decorarem a construção.
Embora não se saiba exatamente seu ano de construção, estima-se o século XVI como sua origem, conforme evidenciado por uma gravura de 1572, retratando Cascais e seu litoral por volta de 1530.
No teto da nave, há uma pintura central de José Malhoa, “Assunção de Nossa Senhora”, datada de 1900, os azulejos foram introduzidos em 1908.
7. Cidadela de Cascais
A Cidadela de Cascais é um complexo fortificado que compreende o Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais, a Torre de Santo Antônio e o Palácio da Cidadela.
Sua construção data do século XIV, com o objetivo de fazer parte da estratégia de defesa da cidade de Lisboa.
É possível entrar na Cidadela, que é aberta ao público. Lá dentro você encontra um ateliê, um restaurante e um museu. A visita vale bastante a pena pelo valor histórico do local, além de ser uma bela construção antiga.
8. Marina de Cascais
A Marina de Cascais é a maior da Riviera Portuguesa e a terceira maior do país, sediando inúmeros eventos de vela de alto nível. Ao lado da Cidadela, por aqui você encontra uma grande diversidade de restaurantes, bares e lojas, além de um parque de estacionamento subterrâneo.
É um lugar agradável para um passeio, seja seguindo em direção oeste até o Farol de Santa Marta ou então aproveitando almoços e jantares nos terraços da marina, que possuem uma vista privilegiada.
Além de excelentes restaurantes que oferecem uma culinária diversificada, na marina você pode encontrar vários serviços de beleza e uma seleção de boutiques de moda.
9. Parque Marechal Carmona
Criado na década de 1940, o Parque Marechal Carmona surgiu da junção dos jardins do Palácio Condes Castro Guimarães com a propriedade do Visconde da Gandarinha. Localizado no centro histórico de Cascais, o parque possui árvores de grande porte, lagos com patos (e outros animais), esculturas, e um parque infantil completo.
O parque ainda oferece áreas para piqueniques, cafeterias e espaços para esportes, tornando-o um local ideal para todas as idades.
Todos os sábados, acontece o Mercado Biológico de Cascais, onde são vendidos produtos de agricultura orgânica, como frutas, verduras, compotas, doces, pães e bolos.
O Parque Marechal Carmona está aberto todos os dias, com horários que variam conforme a estação do ano.
10. Museu Condes de Castro Guimarães
O Museu Condes de Castro fica na antiga Torre de S. Sebastião, construída entre 1897 e 1900, em frente à praia de Santa Marta e ao lado do Parque Marechal Carmona. Foi onde morou Conde de Castro de 1910 até 1927, quando faleceu.
Em 1924, o próprio Conde doou todo o conteúdo de sua casa, incluindo pinturas, livros, móveis, azulejos e outros ítens para a cidade, que inaugurou o museu em 12 de julho de 1931.
Dentro da torre, há várias salas ornamentadas. A Sala dos Trevos tem um teto com um trevo de madeira. A Sala da Música guarda um órgão com sistema tubular pneumático. A Sala Neogótica tem decoração medieval, e a Sala de Leitura contém uma vasta biblioteca.
11. Praia de Santa Marta
A Praia de Santa Marta, uma pequena enseada entre a marina de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães, faz parte da área protegida do Parque Natural Sintra-Cascais.
A poucos metros da praia, você encontra também o Farol de Santa Marta, que oferece uma vista panorâmica de Cascais a partir do seu topo.
Uma atividade recomendada na região é seguir de bicicleta pela ciclovia que começa na Praia de Santa Marta e segue pela costa até ao Guincho, num percurso de 8,5 quilómetros, que passa também pela Boca do Inferno.
A faixa de areia dessa praia é bem reduzida e, quando a maré sobe, quase desaparece.
12. Boca do Inferno
A Boca do Inferno, localizada na Costa da Guia, a oeste da vila de Cascais, recebe esse nome pelas ondas do oceano que batem violentamente contra a face do penhasco. É possível que o local tenha sido uma antiga gruta, destruída pelo abatimento das camadas superiores, restando uma enorme cavidade a céu aberto.
O acesso é fácil tanto a pé quanto de carro, com bastante estacionamento disponível. Embora seja perigoso, há caminhos que te permitem descer a face do penhasco.
Essa formação natural impressionante vale a pena ser vista, mesmo de cima. Como é próxima ao centro de Cascais, a área oferece diversos restaurantes nas proximidades.
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.