Home » Japão » O Que Fazer em Asakusa: 7 Atrações em Tóquio
Japão

O Que Fazer em Asakusa: 7 Atrações em Tóquio

O Sensoji é um dos templos tradicionais da religião budista no Japão. Ele está na nossa lista de opções para o que fazer em Asakusa.

É bem difícil viajar para Tóquio e não querer planejar o que fazer em Asakusa. Este bairro histórico do Japão oferece aos visitantes uma combinação entre a cultura japonesa tradicional e a modernidade. Um lugar bem pacífico em meio ao caos de Tóquio que adoramos conhecer.

Neste post vamos te mostrar 7 das melhores atrações turísticas escolhidas a dedo dessa região para incluir no seu roteiro.

Vamos explicar tudo o que precisa saber sobre cada ponto turístico e dar dicas para garantir que você aproveite ao máximo sua viagem por Asakusa.

Um dia em Asakusa, Tóquio

A imagem mostra Larissa em frente ao templo budista Sensoji, em Asakusa, Tokyo. Essa é uma das nossas dicas para o que fazer em Asakusa.

Asakusa fica a nordeste do centro da capital do Japão, fora do trajeto da linha Yamanote do metrô de Tóquio. Mesmo assim, a viagem até lá compensa bastante, e por isso recomendamos bastante a visita.

Aqui você vai caminhar ao longo de ruas com lojas tradicionais, ainda do período Edo, ao mesmo tempo que encontra vários edifícios modernos. Um lugar que rende muitas fotos, com certeza!

Por ter um dos templos mais importantes do Japão, o Senso Ji, Asakusa atrai muitas pessoas vestidas de forma religiosa, totalmente montadas em kimonos e chinelos de madeira. É um lugar muito interessante pra observar a religiosidade japonesa, que mescla budismo com xintoísmo.

Nossa sugestão de roteiro por Asakusa inclui templos sagrados, mercados e vistas panorâmicas da cidade. As atrações que recomendamos conhecer em um dia de viagem a Asakusa são:

  1. Kaminarimon
  2. Nakamise Dori
  3. Templo Senso Ji
  4. Hoppy Street
  5. Parque Sumida
  6. Passeio de barco pelo Rio Sumida
  7. Asahi Beer Office

A seguir, vamos explicar como cada uma dessas atrações turísticas pode ser visitada para que você possa organizar seu roteiro e aproveitar ao máximo seu passeio por Asakusa. Escrevi um roteiro pela região abaixo detalhando cada passo a se dar pra conhecer tudo e otimizar seu dia.

Veja mais: Onde ficar em Tóquio: 10 Melhores Bairros.

Um dia por Asakusa

A primeira parada do nosso roteiro po Asakusa é o Kaminarimon (1), o portão símbolo do bairro. Ao atravessá-lo, você deve percorrer a Nakamise Dori (2) e, ao final da rua, está o Templo Sensoji (3).

De lá, são 6 minutos de caminhada até a Hoppy Street (4). Em seguida, caminhe em direção ao Parque Sumida (5), que fica a menos de 10 minutos de distância. O parque fica às margens do rio de mesmo nome, então você pode fazer um passeio de barco pelo rio Sumida (6).

Por fim, atravesse o rio pelas pontes para conhecer o edifício Asahi Beer Office (7).

Para quem quer fazer um tour guiado pelo bairro, nossa recomendação é com esse passeio.

1. Kaminarimon (Kaminari Gate)

A imagem mostra o portão Kaminarimon, entrada para a rua nakamise e para o templo budista Sensoji em Asakusa.

O Kaminarimon, ou Portão do Trovão em português, é uma das principais atrações de Asakusa. Esse é o maior símbolo do bairro, é um pedaço histórico de Tóquio.

É um portão vermelho e preto na entrada principal do templo budista Sensoji, que foi construído há mais de mil anos. Nele estão duas esculturas douradas e uma lanterna central.

Esses portais geralmente se encontram antes de um templo, pois na religião xintoísta, atravessar um portal destes significa sair do mundo terreno e ingressar no mundo espiritual. Por isso você encontrará muitos deles cada vez que visitar um templo.

Atrás desse portão você vai encontrar a Rua Nakamise, uma via lotada de lojas de souvenirs japoneses, além de opções de comida local.

Ao fim da rua está o templo Senso ji, a próxima atração da nossa rota.

2. Nakamise Dori

A foto mostra barracas da Nakamise street, local bem movimentado da cidade de Tóquio.

Essa é a rua que você vai encontrar atrás do Kaminarimon, o Portão do Trovão. Aqui estão diversas lojas tradicionais que oferecem uma variedade de lembranças, souvenirs, quimonos, leques e iguarias locais.

É uma confusão boa, ali você terá a oportunidade de provar vários doces difíceis de ver em outros lugares.

Há também diversas lojas de artigos religiosos relacionados ao Senso ji Temple.

A Rua Nakamise é bem animada, então, para aproveitar ao máximo sua visita, dedique um tempo para explorá-la sem pressa. São mais de cinquenta barraquinhas enfileiradas entre o portão e o templo.

3. Templo Senso ji

Fachada do templo budista Senso Ji, em Asakusa, Tóquio.

O templo budista Senso ji é o marco histórico e religioso mais antigo de Tóquio. É um local sagrado para os budistas e atrai muitos turistas o ano todo.

No interior do templo você verá não só a estrutura do lugar, mas também poderá participar de eventos religiosos tradicionais do Japão.

Visitar ao Senso Ji é uma maneira de conhecer de perto uma das culturas mais ancestrais do país. Ali você verá muitos locais vestidos a caráter, com kimonos e chinelos de madeira, fazendo oferendas e realizando o ritual da água (que é muito legal e você pode fazer também).

Não se esqueça de ir com um sapato fácil de tirar e colocar de volta, pois não é permitido entrar no tempo calçado.

4. Hoppy Street

Na Hoppy Street você encontra muitas opções de restaurantes para aproveitar pratos típicos do Japão, com direito a frutos do mar e tantas outras iguarias. O local é bem animado, lá visitam muitas pessoas.

Hoppy Street é uma rua conhecida por suas festas e seus restaurantes/bares japoneses do tipo izakayas (que eu adoro!), muito tradicionais na região.

Um izakaya é um tipo de taverna japonesa onde você pode drinks e petiscos. Só de lembrar deles eu fico com água na boca, adoro o conceito! Nessa área de Asakusa eles estão enfileirados lado a lado, então escolha aquele que mais te agradar ou o que estiver com uma mesa vazia, pois os lugares são concorridos.

Aqui também é o lugar perfeito para socializar com moradores locais e outros turistas no bairro, além de experimentar o famoso “hoppy”, uma bebida popular na área feita à base de malte sem álcool que acabou nomeando a região entre os turistas.

5. Parque Sumida

Vista do Sumida Park para a Tokyo Skytree Tower, em Asakusa, Tokyo.

O Sumida Park fica localizado nas margens do Rio Sumida. É um local mais tranquilo da região de Asakusa.

Ao caminhar pelo parque, você poderá apreciar a natureza local, e inclusive poderá ver algumas cerejeiras (árvore tradicional do Japão) durante a época da floração (março a junho).

Além disso, o parque também possui pontes interessantes que ligam as margens do rio e proporcionam vistas bem legais da paisagem ao redor, como a Tokyo Skytree, torre com 634 metros de altura.

6. Passeio de Barco pelo Rio Sumida

As margens do Rio Sumida cheio de barcos e com árvores sakuras do lado direito
Foto de Jack Zhang

Fazer um passeio de barco pelo Rio Sumida é uma oportunidade única para explorar Tóquio de um ângulo diferente e aproveitar as paisagens naturais e urbanas que o rio oferece.

No passeio, você vai conhecer pontes históricas e observar uma série de edifícios da cidade ao longo do percurso.

Além disso, alguns barcos têm guias que fornecem informações interessantes em inglês sobre os pontos turísticos ao longo do trajeto.

Para fazer esse passeio, basta procurar os pontos de embarque nas margens do Rio Sumida e adquirir seu bilhete. Há várias opções disponíveis, desde barcos pequenos até cruzeiros maiores com opções de refeições a bordo.

Cruzeiro com Jantar Yakatabune

No lugar de fazer apenas um passeio de barco pelo rio, por que não levar a experiência ao próximo nível fazendo um cruzeiro com direito a jantar a bordo?

O passeio começa na Ponte Azuma (Azumabashi), junto a estação de metrô Asakusa, onde os passageiros embarcam no Yakatabune, um barco tradicional que navega pelo rio Sumida até a Baía de Tóquio.

Ao longo do trajeto as refeições japonesas são servidas enquanto os turistas podem curtir as vistas noturnas da cidade iluminada, com a Tokyo Skytree no horizonte.

Se você estiver planejando dedicar um dia inteiro de seu roteiro em Tóquio ao bairro de Asakusa, nós recomendamos que incluam este passeio em seus planos.

7. Asahi Beer Office

Prédio de escritórios da Asahi Beer em Asakusa, Tokyo.

O edifício da Asahi Beer é uma atração imperdível para quem gosta de arquitetura e, claro, da marca de cerveja japonesa, conhecida internacionalmente.

Projetado pelo renomado designer francês Phillip Starck, o edifício se destaca por sua aparência futurista e única. Tem uma escultura com um formato meio… estranho hahaha mais que vale pelas fotos.

O edifício fica logo em frente ao Sumida Park, na outra margem do rio. Não há muito o que ver além do edifício em si, é um prédio de escritórios, sede da marca, mas a vista compensa.

Como chegar a Asakusa

A foto mostra pessoas passeando pelas ruas de Asakusa, Tokyo.

Chegar ao bairro histórico de Tóquio, Asakusa, é bastante simples e faz parte do roteiro de muitos turistas. A estação Asakusa é acessível por várias linhas de trem e metrô, incluindo as linhas Asakusa, Ginza e Tobu Skytree.

Assim que sair da estação, você já estará bem pertinho de todas as atrações listadas aqui. É bem fácil fazer todo o deslocamento a pé depois de chegar ao bairro.

Para quem estiver com preguiça de andar pelo bairro, existe um passeio de riquixá bem famoso.

Vale a pena ficar hospedado em Asakusa?

Uma pagoda com a ponta dourada e um telhado vermelho em frente

Em alguns casos, vale a pena considerar Asakusa entre suas opções de hospedagem, mas escolher o bairro como base pode ser um pouco fora de mão na hora de conhecer outros lugares de Tóquio.

Os bairros mais famosos e procurados, como Shibuya e Shinjuku, ficam do lado oeste da cidade. Já Asakusa, fica do lado oposto.

Apesar de ser uma região de bom transporte público, Asakusa também não é atendido pela linha Yamanote do metrô, que circula por toda a cidade e facilita bastante a vida dos turistas por estar incluída no JR Pass.

Logo, ficar hospedado em Asakusa acaba não sendo muito vantajoso para a maioria dos visitantes.

Um ponto pelo qual vale a pena ficar em Asakusa é caso você queira uma hospedagem mais econômica ou quer se hospedar num tradicional ryokan japonês. Nessa região é mais fácil de encontrar esse tipo de acomodação do que em Shibuya ou Shinjuku, por exemplo.

Programe sua viagem à Asakusa

A imagem mostra Carlos na rua Nakamise, no bairro de Asakusa, Tokyo.

Esperamos que nosso guia com as melhores atrações turísticas de Asakusa ajude você a planejar um ótimo dia de viagem pela região, cheio de história, cultura e diversão.

Lembre-se que para montar o roteiro perfeito, você deve escolher as atrações que mais fazem sentido pro seu gosto pessoal.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

Stock content by

dedpositphotos
abbv