Com telas gigantes de LED iluminando as ruas e o famoso Shibuya Crossing (o cruzamento mais movimentado do mundo), o distrito de Shibuya é um caos organizado que fascina demais os turistas que visitam Tóquio. Eu, por exemplo, nunca tinha visto tanta gente na minha vida, mas mesmo assim, ninguém esbarrava em ninguém.
Se você vai viajar à Tóquio e está procurando dicas de passeios e atrações, saber o que fazer em Shibuya é uma ótima opção, até porque você provavelmente vai passar por ali uma vez ou outra.
Neste post, vou listar alguns lugares imperdíveis para visitar nesse pedaço da capital japonesa. Preparei dicas que considero ser as 9 melhores atrações turísticas da região, e vou te mostrar em detalhes cada uma delas.
Seja você um apaixonado pela cultura pop japonesa ou simplesmente quer descobrir um pouco mais sobre Shibuya para montar seu roteiro de viagem, fique atento aos detalhes que dou a seguir.
O melhor de Shibuya: 9 Dicas Imperdíveis
Em Tóquio, cada bairro tem sua própria energia, e Shibuya não é exceção.
Este bairro é ideal para mergulhar na cultura pop, experimentar a culinária local e se misturar à multidão no cenário urbano, que é bem agitado, bem daquele jeito que imaginamos Tóquio.
Não importa se você tem apenas um dia na região ou uma semana inteira, esse roteiro deve ajudar você a aproveitar ao máximo sua experiência em um dos bairros de Tóquio mais reconhecidos internacionalmente.
Os melhores lugares para incluir em seu roteiro de viagem para Shibuya são:
- Meiji Shrine
- Parque Yoyogi
- Takeshita Dori
- Harajuku
- Omotesando
- Shibuya Scramble Crossing
- Estátua do Hachiko
- Shibuya Scramble Square Observatory
- Parco
Agora aqui em baixo eu vou apresentar um roteirinho pronto pra você seguir e detalhes de cada uma dessas paradas.
Veja mais: Onde ficar em Tóquio: os Melhores Bairros para ficar hospedado.
Um dia por Shibuya
Shibuya é uma região muito grande e por isso separamos nossa sugestão de roteiro em dois trechos. Eles podem ser feitos em um só dia ou espaçados conforme for melhor para os planos de sua viagem.
O primeiro trecho gira em torno da Estação JR Harajuku. De lá você pode seguir por dentro do bairro, passando por Omote-Sando ou embarcar no metrô até a parada seguinte, a Estação JR Shibuya, e então percorrer o restante do trajeto.
▼ Roteiro por Shibuya:
Começaremos nosso roteiro pelo templo Meiji Shrine (1). A entrada fica bem próximo à estação de metrô Harajuku e também muito próxima ao caminho que leva ao Parque Yoyogi (2).
Ao encerrar sua visita, volte ao metrô Harajuku, atravesse a rua e caminhe em direção à Takeshita Dori (3), a rua da cultura pop. Essa rua faz parte do bairro Harajuku (4), um dos trechos mais movimentados de Shibuya. Você pode começar a conhecê-lo por lá.
A caminhada por dentro de Harajuku te leva até a avenida Omotesando (5). São pouco mais de 15 minutos da Rua Takeshita.
Se as pernas ainda permitirem, da Omotesando até o Shibuya Scramble Crossing (6) são mais 20 minutos, mas você também pode optar pelo metrô (pela Linha Ginza, de Omote-sando a Shibuya ou Linha Yamanote, de Harajuku a Shibuya).
Em meio ao cruzamento, você encontrará Estátua do Hachiko (7) e, nas proximidades, está o Shibuya Scramble Square Observatory (8) com sua vista panorâmica da região.
Por fim, o centro comercial Parco (9) fica a apenas 10 minutos de caminhada, na direção norte.
Para quem quer fazer um tour guiado pelo bairro, indicamos esse passeio.
1. Meiji Shrine
O Santuário Meiji Shrine, ou Meiji Jingu, é um santuário sagrado do xintoísmo localizado em Tóquio, próximo ao metrô de Harajuku e ao lado do Parque Yoyogi.
Construído em homenagem ao Imperador Meiji e à Imperatriz Shoken, o santuário representa um importante marco histórico e espiritual para os japoneses.
A visita normalmente começa pela Torii (portal) de madeira, que tem cerca de 12 metros de altura. No xintoísmo, esses portais representam a passagem da vida mundana para a vida espiritual, por isso todo templo tem um em sua entrada. Ao atravessá-lo, você encontrará o parque, que conta com uma pequena floresta linda, onde fica o Meiji.
No interior do santuário principal é permitido fazer orações, mas você pode apenas admirar a arquitetura impressionante dos edifícios, se preferir.
Para quem quer fazer um passeio guiado pelo santuário e entender tudo que há ali e no bairro de Shibuya, indicamos este passeio.
2. Parque Yoyogi
Este parque é um dos maiores da cidade, e também um dos mais animados. Aqui, turistas e moradores locais se misturam enquanto curtem momentos relaxantes.
Aos domingos, o destaque fica por conta dos rockabillys de Tóquio, um grupo de dança, vestido à caráter com jaquetas de couro e botas, que se encontra toda semana em uma das entradas do parque, próxima da estação de JR Harajuku.
Na primavera, Yoyogi fica ainda mais bonito com a florada das cerejeiras que ocupam o espaço.
A entrada é gratuita e livre todos os dias. O parque oferece espaço para piqueniques, aluguel de bicicleta e quadras esportivas.
3. Takeshita Dori
Localizada no bairro de Harajuku, pertinho da Estação de Shibuya, a Takeshita (ou Takeshita Dori) é uma rua de Tóquio conhecida por concentrar a moda jovem da cidade.
Esse é o principal local para estar em seu itinerário caso seu objetivo de viagem seja se aprofundar na cultura pop japonesa.
Aqui você irá conhecer e ver uma série de lojas de roupas, butiques, e muitos cafés temáticos. Tudo isso com a criatividade e o senso estético moderno japonês, ou seja, tudo bem louco.
Visitar esse pedaço de Tóquio é uma experiência cultural que não necessariamente envolve um turismo de compras, mas de vivência. Você pode, por exemplo, conhecer as lojas especializadas em roupas kawaii (algo como roupas “fofinhas”) e acessórios chamativos.
Passear pela Takeshita Dori te conecta com o estilo urbano japonês atual, e certamente vai fazer valer a pena incluí-la no seu roteiro de viagem.
4. Harajuku
Harajuku é um setor dentro de Shibuya que concentra uma grande quantidade de atrações para quem curte cultura geek e a moda japonesa. Pelas ruas desse bairro, você encontrará diversas lojas de roupa e pessoas em cosplay (aquelas que se vestem como personagens).
Além disso, muitas grifes de moda famosas se encontram ali também, fazendo o bairro ser um destino de luxo para muitos. Dá para ver pelos seus prédios que quem mora ali é da classe alta.
Aos fins de semana você terá o melhor momento para aproveitar toda a movimentação de Harajuku.
Aqui ficam a avenida Omotesando e a Rua Takeshita, outros destaques da nossa lista.
5. Omotesando
Omotesando é outra das avenidas mais conhecidas de Shibuya, famosa por sua elegância e sofisticação. Este trecho do bairro é repleto de lojas de grife, boutiques e cafés. A rua é um local convidativo, especialmente aos visitantes que apreciam moda e design.
Outro elemento legal dessa avenida são os edifícios de arquitetura impressionante, com muitas fachadas modernas e contemporâneas.
Aqui também se encontra a famosa loja pra quem quer comprar brinquedos ligados a animês, Kiddy Land.
Em geral, incluir um passeio pela Omotesando no seu roteiro é uma excelente escolha para vivenciar um pouco do lado luxuoso de Shibuya.
6. Shibuya Scramble Crossing
O Shibuya Crossing representa bem a energia movimentada da vida urbana de Tóquio.
Fica no centro de Shibuya, em frente a estação de metrô do bairro, e é reconhecido como o cruzamento mais movimentado do mundo, onde milhares de pessoas se cruzam a cada pausa do semáforo.
Ao redor do cruzamento, a rua é iluminada por diversos painéis e anúncios brilhantes, o que adiciona mais um elemento a esse caos organizado.
Atravessar a rua no Shibuya Crossing é, de certa forma, uma experiência muito boa para os turistas que estão planejando uma viagem ao Japão.
7. Estátua do Hachiko
A Estátua do Hachiko é um ícone de Shibuya que representa uma história de lealdade e amor entre um cachorro e seu dono. Hachiko era um cão da raça Akita que esperava por seu dono todos os dias diante da estação de trem de Shibuya, mesmo após a morte do humano.
A história se espalhou pelo mundo, tornando a estátua uma parada obrigatória para os visitantes. Localizada próximo ao, hoje gigantesco, cruzamento de Shibuya, a visita à estátua é rápida e fácil de ser incluída em seu roteiro.
Só fique ligado para não perdê-la de vista no meio da multidão e deixar passar a oportunidade, o que é bem fácil de acontecer.
8. Shibuya Scramble Square Observatory
O Shibuya Scramble Square Observatory é um ótimo lugar para ter uma vista panorâmica incrível de toda a agitação de Shibuya.
O observatório “Shibuya Sky” fica localizado no topo do edifício chamado Shibuya Scramble Square, e de lá você tem visão direta do cruzamento Shibuya Crossing, que fica bem abaixo.
O mirante conta com janelas amplas que dão de cara para os arranha-céus e ruas movimentadas de Shibuya. Além disso, há também plataformas ao ar livre, onde você pode apreciar a paisagem e tirar fotografias.
A visita ao observatório é geralmente incluída em roteiros turísticos pela região devido à sua localização e experiência.
9. Parco
O Parco é centro comercial com restaurantes e lojas de departamento, mas que se tornou um local bastante visitado por entusiastas de videogames. O local conta com lojas oficiais de venda de artigos de merchandising de grandes marcas.
Entre os destaques, estão a Nintendo Store e a Capcom Store, que trazem itens exclusivos de personagens e jogos famosos.
Esse complexo oferece variedade aos fãs de jogos eletrônicos para comprar souvenirs de seus jogos e personagens favoritos.
Por isso, se você ama videogames ou quer presentear alguém com uma lembrança desse tipo, não deixe de incluir o Parco em seu roteiro.
Qual o ponto turístico mais visitado de Shibuya?
Quando se fala em Shibuya é impossível não mencionar o Shibuya Scramble Crossing. Como falamos acima, ele é considerado o cruzamento mais movimentado do mundo, e é um ponto turístico do bairro, com visita quase obrigatória para quem está planejando conhecer a região.
Para complementar seu roteiro por Shibuya, você pode ainda apreciar a vista do alto, em algum mirante, como o do prédio Shibuya Scramble Square.
Ter esta visão panorâmica do cruzamento, que também enquadra boa parte do restante da cidade, é uma ótima experiência para agregar ao seu roteiro.
Roteiro por Shibuya com apenas 2 Dias em Tóquio
Se você tem apenas 2 dias em Tóquio, a melhor maneira de otimizar sua viagem é dedicar um dia inteiro para explorar o oeste da cidade.
Você pode conhecer Shibuya e Shinjuku em um só dia de roteiro. Fica um pouco corrido, mas é possível de se fazer.
Comece seu roteiro por Shibuya visitando o Meiji Shrine pela manhã, caminhe até Takeshita Dori ou Omotesando dependendo do seu foco de interesse. Passe pelo Shibuya Scramble Crossing e termine o dia explorando um pouco do bairro vizinho de Shinjuku, conhecendo o Omoide Yokocho.
Use seu segundo dia para explorar outros distritos de Tóquio como Ginza, Asakusa ou Shinagawa.
Onde ficar em Shibuya
Ficar hospedado em Shibuya é uma opção extremamente conveniente para aqueles que desejam estar no centro da ação em Tóquio. O distrito oferece ampla variedade de opções de alojamento, de hotéis luxuosos até hotéis tipo cápsula e alguns albergues mais econômicos.
Fique atento, porém, à vida noturna de Shibuya, o que faz com que o bairro tenha muitas opções de “love hotels”, que funcionam como os motéis que conhecemos no Brasil. Há inclusive uma região no bairro conhecida como “Love Hotel Hill”, que concentra uma grande quantidade desse tipo de hospedagem.
Além disso, a vida noturna agitada pode ser problemática para quem quer usar a noite para relaxar e descansar em um hotel.
Ainda assim, Shibuya é um ótimo lugar para se hospedar em Tóquio.
Recomendamos escolher um lugar perto das principais estações de metrô, de preferência com acesso fácil à linha Yamanote, que circula por todos os pontos mais importante de Tóquio para facilitar seu deslocamento pela cidade. Bons exemplos são o Tokyu Stay Shibuya e o Shibuya Stream Excel Hotel.
Assim você aproveitará ao máximo seu roteiro por Shibuya e outros pontos turísticos em Tóquio.
Aproveite seu passeio por Shibuya!
Agora que você já sabe tudo o que há para fazer em Shibuya, você está um passo mais perto de montar seu roteiro perfeito por Tóquio. Esse é mais um dos distritos essenciais para conhecer a capital japonesa a fundo, com a mistura perfeita de modernidade e tradição.
Com as dicas do nosso blog, você vai conseguir explorar Shibuya e utilizar seu tempo da melhor maneira possível.
Lembre-se de considerar seus gostoso e objetivos de viagem na hora de planejar seu itinerário!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.