Home » Japão » O que fazer em Shinjuku: 10 melhores atrações
Japão

O que fazer em Shinjuku: 10 melhores atrações

O que fazer em Shinjuku: um restaurante cheio de lanternas orientais acesas e pessoas sentadas comendo ou passando pela calçada.

Está planejando sua viagem a Tóquio e quer dicas sobre o que visitar por lá? Neste post vamos te dar 10 opções para o que fazer em Shinjuku, um dos bairros mais turísticos da capital japonesa e um dos que escolhemos nos hospedar em uma de nossas passagens por Tóquio.

Shinjuku é um ótimo lugar para passear durante seus primeiros dias no Japão.

É um bairro famoso por seus edifícios iluminados e pela vida noturna. Aqui você vai encontrar experiências culturais, pontos turísticos e novidades do mundo do entretenimento.

Para ajudar a organizar seu roteiro turístico, listamos abaixo as 10 principais atrações, então continue lendo!

10 Dicas de Shinjuku: Um roteiro pelas atrações do bairro

A imagem mostra o movimento de Kabukicho, uma das opções da nossa lista para o que fazer em Shinjuku.

Se você vai passar uns dias em Tóquio e está se perguntando sobre o que fazer em Shinjuku, prepare-se: o bairro conta com uma série de atrações que misturam modernidade e a cultura tradicional japonesa.

Nós ficamos loucos com tanta informação num único lugar, entre edifícios, parques tranquilos e vielas comerciais, um roteiro por Shinjuku vai além de apenas visitar pontos turísticos.

Nos hospedamos nesse bairro em nossa segunda ida a Tóquio e foi uma viagem maravilhosa.

Abaixo, conheça as 10 melhores atividades para se fazer em Shinjuku:

  1. Shinjuku Gyoen National Garden
  2. Skyscraper District
  3. Tokyo Metropolitan Building
  4. Kabukicho
  5. Shinjuku Golden Gai
  6. Omoide Yokocho
  7. Takashimaya
  8. Shinjuku Street
  9. Shinjuku Chuo Park
  10. Shin-Okubo Koreatown

Com a lista pronta, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das atividades em Shinjuku!

Veja mais: O que fazer em Shibuya, Tóquio: 9 atrações no bairro.

1. Shinjuku Gyoen National Garden

Uma das melhores coisas para fazer em Shinjuku, Tóquio, é conhecer o Jardim Nacional Gyoen. A foto mostra a paisagem do lugar.
Foto de Thor Alvis

Shinjuku Gyoen National Garden é um parque de área verde situado bem no meio da região de Shinjuku, que é uma das mais movimentadas de Tóquio.

O lugar é grande e diversificado, com uma coleção impressionante de plantas, flores sazonais e espaços paisagísticos muito interessantes de se ver em diferentes épocas do ano (como a maior parte dos locais no Japão).

Visitar durante a primavera é a melhor época, pois a cerejeiras ficam todas floridas.

O que você vai ver no Shinjuku Gyoen National Garden

Durante a visita, os turistas têm a oportunidade de explorar três principais estilos paisagísticos de jardins distribuídos pelo parque:

  • tradicional japonês;
  • francês (de estilo mais geométrico e simétrico);
  • inglês (de ondas mais sinuosas e orgânicas).

Quando estiver por lá, experimente caminhar pelas trilhas arborizadas, apreciar os lagos com carpas coloridas e encontrar um lugar tranquilo para descansar.

Com sua importância histórica e seu apelo estético, o Shinjuku Gyoen National Garden é definitivamente uma visita que vale a pena incluir em seu roteiro turístico no bairro.

2. Skyscraper District

O que fazer em Shinkuku: os arranha-céus do bairro são impressionantes - se vistos de longe, formam uma bela paisagem junto ao Monte Fuji.
Foto de Christoph Theisinger

A área conhecida como Skyscraper District em Shinjuku é o pedaço do bairro com as edificações mais impressionantes.

Ela reúne um conjunto de construções modernas e sofisticadas que se destacam de todo o restante da paisagem urbana, mesmo numa cidade tão grande quanto Tóquio.

Além disso, essa região abriga muitos escritórios comerciais importantes, o que a torna um centro financeiro bem movimentado durante boa parte do dia.

3. Tokyo Metropolitan Building (Tokyo City Hall)

Importante prédio da capital japonesa, o Tokyo Metropolitan Building tem esta incrível vista para Tóquio.
Foto de Dino Sabic

O Tokyo Metropolitan Building é um dos marcos de Shinjuku e oferece uma vista incrível da cidade do seu deck de observação. Esse é um dos destaques do Skyscraper District.

Composto por duas torres gêmeas de 243 metros de altura cada, o edifício abriga um observatório no 45º andar, que proporciona uma visão panorâmica de toda a metrópole de Tóquio. A entrada é gratuita.

4. Kabukicho

O Kabukicho é uma área de Shinjuku de bastante atrações noturnas. A imagem mostra o movimento na rua iluminada por letreiros.

Podemos dizer que Kabukicho é o “Red Light District” de Tóquio, pois ele lembra um pouco o bairro famoso de Amsterdam. Isso porque em Kabukicho há diversas atrações para se conhecer, principalmente no que diz respeito ao entretenimento adulto e à vida noturna.

Isso não quer dizer necessariamente que o bairro é um lugar destinado a atrações sexuais, porém isso também existe por lá. Jovens se vestem de personagens de mangá para atrair clientes por ali.

Tirando esse teor adulto, nessa área você encontra bares, karaokês e clubes noturnos onde turistas e moradores locais podem se divertir à noite, além de lojas e restaurantes interessantes.

Para quem quer fazer um tour noturno guiado por todos esses bairros badalados de Shinjuku, indicamos este passeio.

5. Shinjuku Golden Gai

Golden Gai é um trecho de Shinjuku de ruas estreitas com diversos bares, como mostra a imagem.

Shinjuku Golden Gai é um pequeno trecho de Shinjuku, repleto de ruas estreitas com bares e tabernas, dos mais tradicionais izakayas (bares japoneses) até bares de temática exótica.

Com os mais diversos estabelecimentos, cada um com seu próprio estilo e atmosfera, é um lugar perfeito para experimentar a enorme variedade da cena noturna japonesa.

O local ganhou fama no século XX como ponto de encontro para escritores, artistas e boêmios da época.

Aqui você poderá aproveitar para experimentar diferentes tipos de bebidas locais e conhecer alguns dos melhores restaurantes da área.

Para quem quer fazer um tour gastronômico certeiro, recomendamos esse passeio.

6. Omoide Yokocho

As vielas de Omoide Yokocho com várias pessoas andando por elas, e outras sentadas nos balcões comendo. Nas vielas muitas lanternas japonesas penduradas

Omoide Yokocho é um conjunto de vielas, logo ao lado de Estação de Shinjuku, iluminadas por lanternas vermelhas e repletas de bares e restaurantes tradicionais.

A região começou a se desenvolver no pós guerra, mais especificamente na década de 1950, e o local muitas vezes é referido pelos gringos como “Memory Lane” ou, de modo mais grosseiro, “Piss Alley”, mas não se assuste pelas denominações, o lugar é fantástico.

Aqui você encontra pratos típicos da culinária japonesa, como yakitori (espetinhos grelhados), ramen, ostras e muitos outros petiscos típicos.

Nós amamos conhecer Omoide Yokocho, foi uma das nossas melhores noites no Japão, adoramos o clima do lugar e as comidas de rua, que são fantásticas.

7. Takashimaya

Takashimaya, uma das maiores lojas de departamento do Japão tem sua principal loja em Shinjuku.
Foto de Inunami

A Takashimaya é uma das lojas de departamentos mais famosas de Shinjuku. Com uma enorme variedade de produtos e marcas renomadas, a loja se destaca para os amantes das compras.

Aqui você encontrará uma infinidade de opções de roupas, acessórios, cosméticos e artigos domésticos.

Se seu tipo de viagem inclui reservar um tempinho para fazer compras, incluir uma visita à Takashimaya vale muito a pena.

8. Shinjuku Street

A imagem mostra a principal avenida de Shinkjuku com suas diversas lojas e restaurantes.

Shinjuku Street (Shinjuku-Dori Ave.) é a principal avenida de Shinjuku, conhecida por sua agitação e diversidade. Ela cruza o bairro no sentido oeste-leste e liga a região ao centro de Tóquio.

Por lá estão uma infinidade de lojas, restaurantes, bares e entretenimento que agradam a todos os gostos.

Durante uma visita, você têm a oportunidade de explorar boutiques e lojas de conveniência, experimentar iguarias locais e encontrar ótimas lembrancinhas nas lojas especializadas.

Além disso, o ambiente nessa rua é animado e colorido então prepare-se para observar os detalhes culturais do local.

9. Shinjuku Chuo Park

A imagem mostra o Central Park de Shinjuku, em Tóquio.

O Shinjuku Chuo Park é um espaço verde localizado no trecho mais movimentado do bairro de Shinjuku, logo atrás do Skyscraper District, onde fica o Tokyo Metropolitan Building.

Com essa localização privilegiada, o parque oferece aos visitantes a oportunidade de ter uma pausa da vida corrida na cidade para momentos de tranquilidade em meio à natureza.

A área é arborizada, com pequenos trechos de florestas e espaços infantis.

Se você estiver a procura de um momento tranquilo durante seu passeio por Shinjuku, incluir uma visita ao parque pode ser uma excelente opção.

10. Shin-Okubo (Koreatown)

Perto da Estação de Metrô Shinjuku está a "koreatown", repleta de produtos da Coreia do Sul.

Shin-Okubo é uma região localizada ao norte de Shinjuku, duas estações após a Estação de Shinjuku, na linha Yamanote do metrô.

É uma região multicultural de Tóquio por muitos conhecida como a “Pequena Coreia” da cidade (“Koreatown”). Ela oferece várias experiências da cultura coreana em um dos principais bairros de Tóquio.

Foi aqui onde nos hospedamos em nossa segunda passagem por Tóquio.

O que você vai ver em Shin-Okubo

Pelas ruas de Shin-Okubo, você encontrará uma variedade de restaurantes, cafés e lojas que oferecem pratos deliciosos da culinária coreana, produtos importados, moda e muito mais.

Para quem procura comprar cosméticos coreanos, este é o lugar. Eu voltei com muitos produtos que comprei na loja Skin Holic.

Além disso, a atmosfera do bairro faz com que seja um local imperdível para quem ama a cultura coreana, você encontra até espaços de karaokê dedicados ao K-Pop, por exemplo.

Qual o significado do nome “Shinjuku”?

Em Shinjuku, Tóquio, você vai ver muito das culturas tradicionais e modernas do Japão. A imagem mostra ruas movimentadas do bairro.
Processed with VSCO with g3 preset

Em japonês, “Shinjuku” significa “nova pousada” ou “nova hospedaria”.

O nome surgiu durante o período Edo (1603-1868), quando uma nova estalagem foi construída nessa área em meio a rota que conectava os diferentes domínios feudais da época.

Hoje, o nome histórico reflete a essência acolhedora do distrito. Com seus inúmeros pontos turísticos e atrações, Shinjuku tornou-se uma verdadeira ‘hospedaria’ para viajantes do mundo todo que procuram descobrir Tóquio.

Onde se hospedar em Shinjuku?

Várias pessoas dentro de um pub em Omoide Yokocho, sentadas num balcão ao redor de 2 homens cozinhando
Um dos pubs em Omoide Yokocho

Shinjuku é um dos melhores lugares para ficar hospedado em Tóquio. Mas em um distrito tão grande, um dos aspectos mais importantes a considerar é o local exato onde se hospedar.

Felizmente, Shinjuku oferece várias opções de alojamento para todos os tipos de viajantes. O bairro é conhecido por seus hotéis de luxo, como o Keio Plaza Hotel e o Hilton Tokyo, que oferecem vistas maravilhosas da cidade no meio do Skyscraper District.

No entanto, se você está procurando algo um pouco mais econômico sem comprometer a qualidade, as pousadas, ou “ryokans”, são uma excelente escolha.

Esses estabelecimentos são tradicionais das cidades japonesas e proporcionam, além da hospedagem, uma experiência cultural.

Além disso, mais afastados do centro do bairro, há também muitos albergues modernos e hotéis que são perfeitos para viajantes com orçamento restrito.

Nossa opção foi pelo Cen Hotel, que fica localizado já em Shin-Okubo, o trecho coreano do distrito, foi uma excelente alternativa para fugir dos preços mais altos dos hotéis centrais.

O que fazer em Shinjuku: Dicas finais

A foto mostra Larissa e Carlos pelas ruas de Tóquio, na região de Shinjuku.

Alguns visitantes costumam dizer que viajar para Tóquio é conhecer várias cidades em uma só, e eu não discordo disso.

bairros muito diferentes dentro da mesma cidade e, nesse aspecto, Shinjuku oferece uma combinação de cultura tradicional e exemplos de modernidade.

Com nossa lista de opções e todas as informações que trouxemos aqui, você está pronto para começar a montar seu roteiro de viagem pelo bairro.

Não importa quanto tempo você dedique a conhecer a região, sempre haverá novos locais para explorar e experiências diferentes à espera.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv