Kyoto é uma das cidades mais famosas do Japão, devido à toda sua história desde a época em que ela era capital do país e devido ao seu passado imperial. Kyoto é bem grande e diversa, e é um pecado visitar o Japão e não passar pela cidade. No nosso planejamento, ficamos mais dias aqui do que em Tóquio, de tanto que tinha pra fazer.
Para te ajudar a escolher onde ficar em Kyoto, criamos uma lista de alternativas pela cidade. Vamos te apresentar 5 bairros e áreas que contam com as melhores hospedagens e comodidades para uma estadia perfeita.
Além dos bairros, também vamos apresentar opções de hotéis para diferentes gostos e orçamentos.
5 melhores lugares para hospedagem em Kyoto
Para te ajudar a decidir onde ficar em Kyoto, elaboramos esse guia informativo sobre cinco áreas distintas da cidade. Cada uma dessas regiões possui suas particularidades e atrativos, onde mostraremos todos esses detalhes a seguir.
Vamos considerar aspectos como localização, proximidade com pontos turísticos, facilidade de transporte público e variedade de opções para alimentação. Assim você poderá avaliar o que se encaixa melhor no seu perfil de viagem e escolher o lugar perfeito para se hospedar em Kyoto.
As melhores regiões de Kyoto para estadia são:
A seguir, vamos conhecer um pouco mais cada um desses bairros, abordando suas principais vantagens para hospedagem em Kyoto.
1. Kyoto Eki – Estação de Kyoto (Shimogyo)
Localizado nos arredores da Estação Kyoto, a área de Shimogyo oferece como maior vantagem o fácil acesso ao transporte público. É uma escolha prática para os visitantes que desejam explorar a cidade e suas redondezas.
Com uma ampla seleção de hotéis, lojas e restaurantes por ali, quem se hospeda por lá fica na Downtown Kyoto (centro), que é pertinho da Kyoto Tower.
Nessa região você encontra todas as comodidades necessárias durante sua estadia.
Conveniente e central
Embora em questões de beleza este não seja o lugar mais interessante da cidade, a localização estratégica de Shimogyo compensa tudo isso com a facilidade de transporte.
A partir da Estação de Kyoto é possível chegar rapidamente a todos os pontos turísticos populares. De lá também saem conexões para Osaka e Nara, além de ter acesso à estação central, onde você pode pegar o trem bala com destino ao restante do país.
Por esses motivos, Shimogyo é uma alternativa prática na hora de saber onde ficar em Kyoto se você busca comodidade de transporte.
Hotéis próximos à Estação de Kyoto
Na área central de Kyoto, nossas recomendações de hotéis são:
- Onyado Nono Kyoto Shichijo: Hotel muito elegante, com avaliações que destacam, além da localização conveniente, a equipe e as acomodações.
- Hotel Androoms Kyoto Shichijo: É um bom hotel, de padrão mais econômico, com bom custo benefício. Tem quartos modernos e espaçosos e serviço de aluguel de bicicletas gratuito.
- Hotel Vischio Kyoto: Oferece conforto, limpeza e áreas públicas tranquilas.
2. Shijō e Karasuma
A área nos arredores das estações de metrô Gion Shijo e Karasuma é o centro comercial fora de Downtown Kyoto. Essa região conta com pontos turísticos populares, como o famoso Nishiki Market.
Além disso, essa área é conhecida por sua vida noturna ativa. Aqui você encontra diversos restaurantes, bares e lojas que ficam abertos durante a noite.
Embora não esteja próximo à Estação de Kyoto, de onde chegam e saem as linhas de trem bala (shinkansen) que conectam ao restante do Japão, por lá passa a linha Karasuma do metrô. Dela você consegue conexões para o centro da cidade, e também para Osaka através da linha Hankyu-Kyoto.
Vale a pena se hospedar em Shijō e Karasuma?
A zona de Shijo e Karasuma é mais moderna, urbana e animada.
Esta foi a área que escolhemos para nossa estadia, e não nos arrependemos. Para nós, é o trecho mais interessante para ficar em Kyoto.
No entanto, vale ressaltar que essa parte da cidade é um pouco mais movimentada do que outros bairros, que são mais tranquilos devido ao seu caráter comercial.
Além disso, embora seja a região é a que tem a maior oferta de hotéis, a demanda é bem alta. É vantajoso que você reserve quartos com antecedência para garantir disponibilidade nas opções desejadas, especialmente as mais econômicas.
Dicas de hotéis em Shijō e Karasuma
Em nossa avaliação, as melhores alternativas são:
- Candeo Hotels Kyoto Karasuma Rokkaku: Foi onde ficamos hospedados durante nossa viagem a Kyoto, gostamos bastante. Fica bem perto do metrô Karasuma e demais transportes públicos. O hotel tem funcionários muito simpáticos, fluentes em inglês (o que não é comum no Japão) e têm onsens (banhos termais) gratuitos que eu usei muito!
- Hotel Resol Kyoto Shijo Muromachi: Hotel confortável, com quartos espaçosos e avaliação muito boa.
- Imu Hotel Kyoto: Hotel de perfil econômico, mas com ótima avaliação. Tem quartos modernos e café da manhã incluso.
- Comfort Inn Kyoto Shijokarasuma: Hotel econômico, com avaliação muito boa. Fácil acesso à estação Shijo, mercado Nishiki e restaurantes locais.
3. Kawaramachi e Gion
Essa parte da Kyoto já é mais histórica. Kawaramachi e Gion ficam localizados ao longo da margem do rio Kamo, no lado leste da cidade.
Aqui fica a área de gueixas (ainda que seja bem difícil de avistá-las passeando pelas ruas hoje em dia). Além disso, fica bem no caminho que leva a pontos turísticos importantes, como o Templo Kiyomizu-dera e o Santuário Yasaka.
Embora não haja uma estação de trem de longa distância por aqui, a região conta com muitas linhas de ônibus que te levam até o metrô.
Você também encontra por aqui muitos restaurantes, lojas, opções de entretenimento e vida noturna bastante agitada pelas ruas. No entanto, tenha em mente que essa região pode ser muito movimentada durante o mês de julho, quando ocorre o Festival Gion Matsuri.
Dicas de hotéis em Kawaramachi e Gion
Nessa área da cidade, nossos destaques são:
- Sora Niwa Terrace Kyoto: Hotel fantástico, perto do rio e dos metrôs Kawaramachi e Gion-Shijo. Do terraço você pode ter uma vista linda da cidade. Os quarto são pequenos, mas são bem decorados.
- Hotel Alza Kyoto: Nesse hotel os visitantes elogiam, principalmente, as camas e os banheiro, pelo conforto e espaço. É bem perto do rio Kamo.
- Hotel Forza Kyoto Shijo Kawaramachi: Esse hotel é lindo. Os quartos são modernos e espaçosos, e as cama são grande. Localização conveniente na principal avenida da região.
- Good Nature Hotel Kyoto: Hotel de padrão exclusivo, com conceito focado em sustentabilidade. Os quartos são grandes, quem passou por lá elogia as camas e o café da manhã.
4. Sanjo e Higashiyama
Sanjo e Higashiyama são bairros localizados no leste de Kyoto. É a região onde se encontram a maior parte dos templos famosos que levam tantos turistas a Kyoto. Mesmo sendo muito agitados durante o dia, eles são bairros tranquilos e tradicionais para se hospedar, com bastante presença da cultura japonesa. Então, se você busca essas características, essas são ótimas alternativas para onde ficar em Kyoto.
É comum encontrar opções de alojamento em estilo tradicional japonês por aqui, como ryokans ou casas de aluguel por temporada.
Você encontra restaurantes, bares e lojas pelas ruas, porém, é importante mencionar que Sanjo e Higashiyama podem ser considerados bairros menos movimentados comparados às áreas centrais como Kyoto Station ou Shijo-Karasuma.
Em relação ao transporte público, acessar outras partes da cidade pode requerer um pouco mais de planejamento logístico.
Hotéis em Sanjo e Higashiyama
- Te Hotel Higashiyama: Hotel elegante com quartos limpos e espaçosos.
- Stay SAKURA Kyoto Gion North: Opção econômica na região. Apartamento conveniente, com ótimas instalações e vistas bonitas.
- Hotel Wing International Premium: Hotel econômico, localizado próxima a estação Sanjo do metrô. Os quartos são amplos e silenciosos.
5. Arashiyama
Arashiyama, embora bem afastado do downtown Kyoto e outras áreas centrais, é uma boa opção de hospedagem. O bairro é muito bonito e tranquilo, fica às margens do Rio Katsura.
Aqui estão algumas das maiores atrações da cidade, as florestas de bambu. Arashiyama é o local ideal para quem ao buscar onde ficar em Kyoto queira encontrar opções de hospedagem mais luxuosas em meio à natureza.
Porém, por ser mais afastada do centro, significa que seu tempo de deslocamento até outros pontos será maior, e isso pode ser um fator limitante. Pense bem sobre suas prioridades antes de tomar a decisão.
Dicas de hotéis em Arashiyama
Em Arashiyama nossas dicas de hospedagem são:
- Kadensho: Hotel exclusivo com café da manhã estilo buffet japonês.
- The GrandWest Arashiyama: Hotel muito bom, próximo a diversas atrações em Arashiyama. Os quartos são espaçosos e confortáveis com vistas bonitas da cidade.
Quantos dias são ideais para se hospedar em Kyoto?
A quantidade de dias para se hospedar em Kyoto depende muito do que você deseja explorar.
Considerando a oferta cultural e histórica da cidade, que inclui templos, santuários e jardins, além das diversas opções gastronômicas, um período mínimo recomendado seria de três a quatro dias.
No entanto, se o seu interesse for explorar profundamente as melhores áreas de Kyoto, estender a viagem para uma semana é uma boa ideia. Nós ficamos 5 dias e mesmo assim foi muito corrido.
Onde ficar em Kyoto: Vale a pena escolher um ryokan?
Esse estilo de hospedaria oferece ambientes tranquilos, quartos com tatames, portas corrediças, café da manhã asiático e refeições kaiseki, um tipo de banquete tradicional.
Optar por um ryokan durante sua estadia em Kyoto pode ser uma excelente maneira de participar da cultura tradicional japonesa. Nós ficamos em um em foi uma das melhores noites da viagem. Uma experiência incrível e diferente de qualquer coisa que já vimos.
Porém, é importante considerar suas necessidades pessoais e orçamento ao escolher onde ficar em Kyoto.
Ryokans normalmente têm custo mais elevado do que hotéis convencionais, e podem não atender aqueles que buscam amenidades modernas.
Onde encontrar boas opções de ryokans
Kyoto oferece boas opções de Ryokans por toda a cidade.
Na área de Higashiyama, em particular, você encontra alguns dos melhores estabelecimentos desse estilo. O bairro tem ruas estreitas e é carregado de história, lembra um pouco o Japão da antiguidade.
Outra opção é a região de Arashiyama, onde também existem ryokans excelentes.
Hospedagem em hotel cápsula em Kyoto
Um hotel cápsula pode ser uma alternativa interessante para quem busca uma experiência diferente e econômica. Esses hotéis, que surgiram no Japão, são pequenos compartimentos individuais que contêm todas as necessidades básicas para uma boa noite de sono.
No entanto, os hotéis cápsula podem não ser a melhor opção para aqueles que precisam de mais espaço ou privacidade. E, definitivamente, não são um local para quem tem claustrofobia.
Mesmo sendo uma maneira eficiente de economizar dinheiro na hospedagem, eles podem não proporcionar o mesmo nível de experiência cultural que outros lugares podem oferecer.
O custo benefício nem sempre será suficiente.
Onde ficar em Kyoto: Dicas e recomendações
Agora você já tem um guia para te ajudar a escolher onde ficar em Kyoto. Analise bem suas opções, pondere suas vontades e disponibilidades para que sua base na cidade faça sentido com o resto da sua programação.
Cada bairro apresenta características particulares, e atendem a diferentes perfis de viajantes.
Para quem busca uma vivência mais intensa da cultura local, para aqueles que priorizam facilidade no deslocamento ou para quem prefere locais mais tranquilos e próximos à natureza, Kyoto é um destino cheio de opções.
Esperamos ter facilitado sua decisão de onde ficar em Kyoto e esperamos que tenha uma boa viagem ao Japão!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.