Para conhecer verdadeiramente a Nova Zelândia há de se viajar pelo interior do país, pelas regiões rurais, por trechos onde o conceito de transporte público ainda é algo distante a ser importado quem sabe no futuro.
Depende-se fortemente do carro para se acessar estas partes do país. Vir para cá sem uma habilitação pode ser fatal para seu roteiro, limitando-o aos grandes centros.
Para dirigir por aqui a habilitação brasileira pode ser suficiente. Ela é aceita se apresentada em conjunto com uma tradução juramentada para o inglês. Como não é muito prático carregar folhas ofício timbradas pra cima e pra baixo, a opção mais prática acaba sendo dar entrada, ainda no Brasil, em uma PID (Permissão Internacional para Dirigir).
A PID é um documento emitido pelo DETRAN que funciona como uma tradução oficial em diversos idiomas da sua habilitação brasileira. Apresentando-a em conjunto com a habilitação é possível dirigir por todos os países signatários da Convenção de Viena.
A emissão da PID varia de acordo com cada Estado. No caso do Rio de Janeiro, basta pagar um DUDA (em 2014, 107 dilmas), agendar uma data para apresentar os documentos ao DETRAN (identidade, habilitação e passaporte) e a PID fica pronta em 24 horas.
O único fator a se ater é que a PID é uma cópia da habilitação. Vem, portanto com a mesma data de validade da CNH. Caso sua Carteira esteja vencida ou por vencer em uma data próxima a viagem, é necessário primeiro passar pelo processo de renovação da CNH para só depois dar entrada na PID.
Ou dirigir sempre carregando pilhas de laudas juramentadas.
Caramba, esperei taanto pra fazer 18 anos e poder dirigir e agora com 19 comecei a viajar e vi que não da nem para alugar com menos de 21, agora é esperar mais uns 2 anos .-.
Guilherme,
Isto varia um pouco de um país ao outro e até entre empresas diferentes. Vale dar uma pesquisada.