Grande parte dos turistas que viajam pelo norte da África quer ter a experiência de passar uma noite no deserto do Saara, dormindo nas exóticas tendas do deserto no Marrocos. Afinal, o país africano é um dos que tem melhor acesso e melhor estrutura quando se diz respeito ao turismo no maior deserto do mundo.
Muitos viajantes, no entanto, se perguntam como é o passeio e qual o nível de perrengue antes de decidir embarcar nessa aventura, mas o conforto oferecido é relativo e proporcional a quanto o turista esteja disposto a gastar.
As tendas do deserto no Marrocos têm modelos variados, se adequando a todos os tipos de públicos e bolsos. Vão das mais luxuosas às mais simples e tradicionais.
Independente de seu orçamento disponível para esta aventura, certamente você encontrará uma opção adequado aos seus planos. No fundo, todas as alternativas entregarão o mesmo resultado: você passará uma noite no deserto do Saara que será inesquecível, debaixo de um dos céus mais estrelados que você verá na vida.
Como chegar ao deserto do Saara no Marrocos?
O pedaço do deserto do Saara marroquino mais acessível aos turistas se chama Erg Chebbi. As tendas do deserto que ficam em meio às dunas da região são acessadas através de um vilarejo chamado Merzouga, usado como base por quem quer passar a noite no deserto do Saara.
Merzouga é um vilarejo pequeno, mas muito turístico e oferece opções de hospedagem adequadas a todos os orçamentos.
Para chegar até Merzouga, o turista pode fechar tours a partir das principais cidades marroquinas, como Marrakesh ou Fez. Pode ainda fazer o trecho todo em transporte público ou alugar um carro e dirigir por conta própria pelas montanhas do Marrocos.
No caso do nosso roteiro de viagem, estávamos na cidade de Fez e queríamos chegar em Marrakesh. No caminho iríamos também passar uma noite nas tendas do deserto e achamos mais prático fechar o passeio todo com uma agência, pois incluiria passagens em diversos outros pontos interessantes pelo interior do Marrocos. Opcionalmente, é possível fazer o trajeto inverso, indo de Marrakesh a Fez, o que é inclusive mais popular, ou voltar para a mesma cidade de onde o tour partiu ao invés de se deslocar até outra caso seja mais adequado em seu roteiro.
Todos estes detalhes podem ser definidos com a agência que realizará o tour. Nós fizemos com a Sahara Desert Crew e a recomendamos pelo seu profissionalismo e por termos viajado com um dos melhores guias que já esbarramos nesse mundo.
Leia mais: O relato completo de nossa viagem de 3 dias de Fez a Marrakesh.
Como passar a noite no deserto do Saara
Os tours que chegam em Merzouga fazem uma parada em uma pousada local. Lá os viajantes deixam sua bagagem e seguem para a noite no Saara somente com uma mochila pequena, contendo apenas o que precisarão. Nesta pousada também é onde se toma banho, pois não há chuveiros nas tendas do deserto e onde é servido o café da manhã, depois de retornar do passeio.
Para quem faz o trajeto por conta própria, o ideal é fechar uma noite de hospedagem em Merzouga para dispor desta infraestrutura. As próprias pousadas e hotéis têm tendas já incluídas em seu rol de cortesias da diária e podem ser usadas por seus hóspedes que optarem por passar a noite no deserto.
Para os turistas que não queiram dormir nas tendas do deserto por não se adaptarem a dormir com o mínimo, a opção de ficar na pousada também é possível, podendo explorar o deserto brevemente, retornando a Merzouga para passar a noite. Grande parte dessas pousadas possui piscina, como o Riad Madu ou o Auberge de Charme les Dunes d’Or, e podem ser uma boa opção em épocas de calor intenso, quando alguns tours para o deserto são cancelados ou encurtados. Nestas épocas não é possível dormir nas tendas, pois elas nunca refrescam.
Já para os que escolheram dormir em meio às dunas, dependendo do passeio escolhido, é possível chegar nas tendas em quadriciclos 4×4 ou montados em dromedários, que é o mais tradicional.
Escolhendo os dromedários, a viagem até as tendas do deserto do Marrocos dura uma hora. É meio desconfortável passar uma hora em cima de um animal superalto, subindo e descendo dunas de areia instáveis, mas depois de um tempo você se acostuma.
Uma breve parada no caminho é feita para tirar fotos em cima do camelo durante o pôr do sol, e depois a viagem continua.
As tendas do deserto do Saara, no Marrocos
A opção mais tradicional
A maioria dos conjuntos de tendas do deserto fica em um vale, justamente para proteger as instalações do vento cortante do Saara. Estando cercado por dunas, o local é ótimo para o viajante subir e observar o deserto lá de cima. No nosso acampamento nós tínhamos a opção de usar um snowboard para descer as dunas, era bem divertido se você não ligar de ficar cheio de areia. Mas quem liga pra isso quando se pede pra passar uma noite no deserto, não é mesmo?
As tendas ficam todas agrupadas, geralmente organizadas em um círculo. Suas paredes são feitas de tecidos grossos e escuros, que absorvem o sol ao longo do dia e garantem uma noite aquecida em meio ao frio que faz à noite. Sim, acredite, no deserto a temperatura pode ficar abaixo de zero à noite.
Os quartos são simples, coletivos, com camas de solteiro com vários cobertores pesados. O piso é coberto de tapetes para manter o isolamento térmico e só. Do lado de fora das tendas ficam um banheiro bem básico e uma pia para escovar os dentes e lavar o rosto pela manhã. Seja consciente e economize água, afinal, você está no Saara.
Quando cai a noite no acampamento o jantar é servido em mesas externas. O cardápio geralmente inclui o tajine, um prato típico marroquino. Logo após, os guias se reúnem em volta de uma fogueira para cantar e a tocar instrumentos berberes – que são os povos nômades do deserto no Marrocos. É uma noite mágica, sob a luz de todas as estrelas. Basta olhar para o céu e vê-lo em toda a sua intensidade. Para quem nunca viu estrelas cadentes, essa é a hora.
No dia seguinte, acorde bem cedo para ver o nascer do sol nas dunas. É um espetáculo a parte. Depois do amanhecer, todos sobem em seus dromedários e voltam à pousada para tomar banho, café de manhã e buscar suas coisas. A viagem pelo Marrocos segue dali.
A opção mais luxuosa
Claro que um destino tão procurado não deixaria de fora seus visitantes mais exigentes. Para os que querem visitar o deserto do Saara com todo luxo e conforto, existem opções, como o Merzouga Luxury Desert Camp, que oferece tendas com camas king-size e banheiros onde é possível tomar banho até com água quente. Alguns chegam a ter serviço all-inclusive, com café da manhã, almoço e jantar dignos dos melhores hotéis.
Boa tarde Larissa! Parabéns pelo conteúdo, muito interessantes e super útil para quem está organizar viagem a marrocos.
Tenho uma dúvida relativamente a dormir no deserto.
Vou sair de Ouarzazate em direção a merzouga. É viável dormir logo no deserto, ou mais vale pernoitar na vila de merzouga primeiro.
Obrigada.
Boa tarde Larissa! Eu e minha esposa vamos estar em Marrakesh de 20 a 25/03/2023, é possível contratar um pacote para passar uma noite no deserto, dois dias seriam suficientes para fazer esse pernoite?
Olá Edson, esse passeio pelo deserto é bem incrível, mas o ideal é reservar 3 dias, pois são 2 pernoites.
Oi, Larissa! Parabéns pelo conteúdo!
Estou indo pra Europa com minha família no fim de dezembro. Estava pensando em ir pro Marrocos também. Tenho algumas dúvidas, queria saber se você conseguiria me ajudar com algumas delas:
1 – Será que vale a pena passar Reveillon em Marraquexe? Vi que tem festas em hoteis, mas será que não são muito caros? E no deserto, sabes se tem algo, passeio pra virada do ano?
2 – Em janeiro é muito, muito frio mesmo? Dá pra ir no deserto de dia? Dá pra passar a noite nele também?
3 – Estava pensando em passar 4 dias em Marrakexe (incluindo passeio no deserto) e uns 2 em Casablanca, Acha o tempo ok pra passearmos por lá?
4 – De Marrakexe, queremos ir pra Casablanca de ônibus, 3 a 4h. Achas seguro?
Obrigado mais vez!
Olá Rogério, tudo bem?
1. Não sei indicar opções no Marrocos para passar o reveillon. Não faço ideia de como aconteça, inclusive, no Marrocos é proibido bebidas alcoólicas (mas dá pra se da um jeito).
2. Sim, é muito frio, baixo de zero durante a noite. Mas dá pra passar a noite, sim, se for algo que você queira.
3. O passeio no deserto dura 2 dias, acho pouco 2 dias só pra Marrakesh. E acho 2 dias muito pra Casablanca, 1 dia só lá já é o bastante.
4. Sim, o ônibus no Marrocos é de boa, sem problemas!
Olá Larissa,
Adorei este post, quero muito conhecer o saara, mas estou com um medo terrivel, tenho pavor de cobras e vi que tem lá uma que dão o nome de chifruda que se esconde na areia é altamente venenosa, sabe dizer se os acampamentos estão protegidos contra os animais selvagens?
Muito obrigada,
Carla Neto
Oi Carla, pelo que li, essa cobra só existe nos desertos dos Estados Unidos e do México…
Boa tarde, Larissa e Carlos.
Trabalho com viagens de incetivo e tenho um grupo que irá para o Marrocos em 2020.
Queremos proporcionar a eles uma festa no deserto, em uma das noites.
Vocês participaram de alguma, ou teriam algum contato legal para compartilhar comigo de quem poderia me auxiliar com esta demanda?
Muito obrigada, e parabéns pelo Blog!
Oi Carol, acho que a melhor pessoa pra te informar sobre seria o João Leitão, ele é português, mas mora no Marrocos e conhece tudo por lá. Escreve pra ele lá no site dele João Leitão Viagens.
Espero que dê tudo certo!
Ola, estamos indo para Marraqueche agora 6/10, vamos passar uma noite no deserto, será preciso levar muita roupa de frio? e durante o dia?
Oi Fátima, desculpe a demora na resposta, como estávamos viajando ficou complicado responder os comentários.
Espero que tenha dado tudo certo em sua viagem!
Oi Larissa e Carlos! Minha dúvida é em relação ao clima e temperaturas a noite. Que época vocês foram?
Sabem se final de Outubro faz muito frio a noite no deserto? Acham interessante levar um saco de dormir
para a noite no deserto?
Aproveito para elogiar o blog!! Uso muito as dicas de vocês!!
Obrigada por compartilhar tanto conteúdo bom!!
Grande abraço, Bianca
Oi Bianca, estará frio a noite, mas os acampamentos são bem equipados de cobertas, não precisa se preocupar. Outubro é um ótimo mês para visitar o Marrocos.
Oi, irei ao Marrocos na segunda quinzena de dezembro. Meu receio é que será inverno e gostaria de saber se dá para dormir na tenda nesta época. Agradeço.
Oi Rob, dá pra dormir sim, mas estará beeeeem frio! Os acampamentos são bem equipados com cobertas, mas leve bastante agasalho de toda forma.
Olá!
Tudo bem?
Obrigada pelas dicas detalhadas!
Tenho medo de realizar essa viagem de 3 dias saindo de Marrakech para Merzouga, não pela noite em acampamento no deserto, mas pela estrada. Tenho alguns detalhes músculo esqueléticos aos quais não posso passar despercebido na hora de escolher passeios.
Como você classificaria o nível de desconforto lombar ao longo da estrada?
Quanto tempo dura a viagem de Marrakech à Merzouga?
Priscila, não tenho como dar detalhes pq não tenho como ter a mesma percepção de desconforto que você. O que posso ajudar é afirmando que as estradas do Marrocos são todas asfaltadas e a viagem que fizemos foi num Toyota tipo SUV como pode ser visto neste artigo.
Olá, Larissa e Carlos. Já morei em Niterói e talvez volte um dia. Exceto se o Sahara me seduzir definitivamente rs Como vc com o Egito, eu sempre sonhei em viver como os “beduínos” dos filmes e sou absolutamente apaixonada pelo deserto. Daí, minha pergunta é um tanto subjetiva e espero que vocês me passem mesmo sua impressão subjetiva. Jamais os responsabilizarei por minhas decisões 🙂 O que quero é sondar se uma carioca despojada e meio hippie, professora aposentada de História e na meia-idade, se adaptaria a vida cotidiana no deserto. Conheci pelo Instagram uns rapazes berberes que tocam blues do deserto (de M’hamid) e um outro jovem marroquino não-berber que me incentivaram a ir e até disseram que eu conseguiria trabalho facilmente por lá :)) Mas só um quem conhece o Rio sabe se é possível conciliar uma vida urbana à outra tão oposta. O que vocês pensam disso? Obrigada por qualquer opinião que puderem expressar ✌🙏
Oi Liliam, tudo bem? Confesso que seu comentário me deixou bastante preocupada, pois já ouvimos falar bastante em homens de países árabes e indianos conquistando mulheres estrangeiras pela internet. Com nossa experiência no Marrocos, eu como mulher fui bastante assediada em todas as cidades. Além disso, ao postar fotos marcando o Marrocos em redes sociais, recebi dezenas de mensagens de homens marroquinos querendo algo a mais.
Não vejo nem a vida no deserto em si como a parte mais amedrontadora do seu relato, mas do que esses homens seriam capazes de fazer com você. Tome muito cuidado, e não embarque numa vida tão diferente assim sem MUITA pesquisa.
Abraços e qualquer outra dúvida, pode nos escrever.
Ola tudo bem? Estou pensando em ir com meu marido e um amigo para marrocos. Total 7 dias nesse pais e pretendemos conhecer quase tudo.
Poderia me passar mais dicas. Uma noite no deserto me interessa, nas acho que a melhor opção é quadri ou 4×4 pq ir de camelo por 1 hora não da. No aguardo
Oi Fabíola, 7 dias não serão suficientes pra conhecer o país todo não, vc teria que escolher uma cidade mais o deserto. Sobre o passeio, acredito que de quadriciclo seja mais divertido do que de 4×4!
Olá Larissa. Eu e meu marido estamos pensando em ir ao Marrocos no ano que vem e gostaríamos de fazer o passeio de três dias ao deserto a partir de Fez com a empresa Sahara Desert Crew que vocês indicaram. Ficamos com uma dúvida sobre os preços da alimentação e as gorjetas durante esse passeio. Na visita aos Gnawa, por exemplo, no espetáculo musical, a gorjeta tem um valor estabelecido? E as refeições no deserto, têm um valor médio?
Chélen, no passeio com a Sahara Desert estão incluídas quase todas as refeições. As gorjetas são sempre opcionais, não existe obrigatoriedade. No nosso caso, nós não visitamos os Gnawa. As músicas foram apresentadas pelos próprios guias locais do tour do deserto, que são de origem bérbere.
Estou pretendendo ir ao Marrocos em setembro. Tenho disponibilidade pra uns 12 dias. Quais sao as principais cidades q poderia visitar? Achei mto interessante os comentários dos pontos turísticos de FEZ, e tb de passar a noite em tendas no deserto do Saara. Mas quais outras cidades q eu poderia visitar q são bem interessantes, Casablanca tem bastante opcao de passeio? E MEKNÉS, e MARRAKESH? Qtos dias, na sua opinião, é interessante ficar em cada uma?
Oi Marcia,
Nós ficamos só 7 dias e por isso escolhemos conhecer apenas Fez e o deserto. Em Casablanca ficamos só de passagem, porque nosso voo chegava e saía de lá. Com mais tempo, você pode explorar outras cidades imperiais (além de Fez, são Rabat, Meknes e Marraquexe). Ou, para variar um pouco você por ir ao norte ver Chefchauen, a cidade azul. Ou no litoral, nas praias de Essaouira e Agadir.