Home » Destinos » Guatemala » A bela cidade-ruína de La Antigua Guatemala
Guatemala

A bela cidade-ruína de La Antigua Guatemala

La Antigua Guatemala Vida Cigana

Antigua, ou no original La Antigua Guatemala, como o próprio nome diz, era a antiga capital do país da America Central. Foi fundada em 1543 e era uma das cidades mais belas das Américas. Após inúmeros terremotos, erupções do Volcán del Fuego e a quase total destruição da cidade no século XVIII, a capital foi transferida para Ciudad de Guatemala.

Hoje é muito conhecida e atrai muitos turistas que visitam a América Central. Muitos artistas e estrangeiros vivem atualmente lá, pela sua beleza e história. A cidade é hoje um dos patrimônios da UNESCO devido ao número de ruínas da época do Barroco Espanhol.

A cidade de La Antigua Guatemala hoje

Antigua é um dos locais mais visitados da Guatemala e sua fama faz jus à cidade, que é belíssima. Seus prédios e vielas antiguíssimos cercados por flores, por mais que destruídos, nos faz voltar ao tempo. Passeios de carroça podem ser feitos pela cidade (por mais que não aconselhemos, pois os cavalos são maltratados e explorados) ou pode-se explorá-la a pé, pois não é muito grande. Táxis também podem ser vistos aos montes, principalmente na praça principal.

Sobre as ruínas, é complicado falar especificamente sobre quando se trata de uma cidade onde só existem elas, mas podemos citar as mais famosas, algumas pagas e outras gratuitas.

Palacio de los Capitanes Generales e Palacio del Ayuntamiento

ruinas antigua guatemala

Na praça principal, uma das calçadas do local passa pelos arcos do antigo Palacio de los Capitanes Generales, ou Palacio Real, onde o governante da colônia espanhola na Guatemala vivia. Já do outro lado da praça encontra-se o Palacio del Ayuntamiento, onde morava o “prefeito” da cidade na época.

Catedral de Santiago

ruinas antigua guatemala

No centro da praça pode ser vista e visitada a ruína mais conhecida de Antigua, a Catedral de Santiago. A entrada é paga, mas vale muito a pena, pois ali é onde temos o primeiro impacto e podemos testemunhar o grande prejuízo que foi o terremoto de 1773.

Não era a primeira vez que a catedral era destruída. Sua construção começou em 1545, mas foi danificada por vários terremotos. A segunda igreja foi inaugurada em 1680 e se manteve até o dia do terremoto que mudou para sempre a cidade.

ruinas antigua guatemalaruinas antigua guatemala

ruinas antigua guatemala

Do lado de fora, a fachada foi totalmente restaurada, dando a impressão que nada ocorreu ali. Ao entrar, nos deparamos com um ambiente imenso, com altíssimas colunas e abóbadas derrubadas, onde é possível ver o céu. Várias plantas cresceram ali e várias paredes foram riscadas por visitantes, mas é possível sentir toda a magnitude do local e do terremoto que por ali passou.

Arco de Santa Catalina

ruinas antigua guatemala

Na rua mais movimentada da cidade, cheia de restaurantes, sorveterias e galerias de arte, fica o Arco de Santa Catalina, onde é possível vislumbrar o Vulcán del Água bem atrás. É um arco que conectava o convento de mesmo nome a uma escola. Era por onde as freiras passavam totalmente em reclusão, sendo impossível ver a rua, pois não há janelas no arco.

Iglesia de San Francisco

ruinas antigua guatemala

A Iglesia de San Francisco El Grande se encontra um pouco mais afastada, mas do lado de fora já é bastante impactante de olhar, pois sua fachada se destruiu pela metade. Parte de seu interior foi reconstruída, onde se encontra o túmulo do primeiro santo da Guatemala e da América Central, Santo Hermano Pedro. Mesmo sendo nativo das Ilhas Canárias, a maior parte de sua obra foi em terras guatemaltecas.

ruinas antigua guatemala

Fotografias dentro da igreja nova são proibidas, mas em suas ruínas é totalmente liberada. A parte destruída é bastante abundante e toma bastante tempo. São vários setores, vários jardins, sendo possível até chegar a terraços e observar do alto.

ruinas antigua guatemala

ruinas antigua guatemalaruinas antigua guatemala

Muitas outras ruínas podem ser visitadas em Antigua e várias merecem a atenção. Andar pelas suas ruas coloridas também é incrível, pois os moradores atuais resolveram transformar o que antes era triste num lugar com vida.

Antigua Vida Cigana

A cidade, em comparação com o resto do país, é mais cara que o normal pelo seu aspecto extremamente turístico (é a cidade mais visitada da Guatemala), tanto em acomodação quanto em alimentação. Uma estadia de três dias já é o bastante para se conhecer a cidade toda e não sair no prejuízo.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

2 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.
  • Queridos ciganos, descobri seu site ontem e está sendo muito útil. Estou encantada com a proposta de vida vivida por vocês. Em julho iremos a Nova Zelandia com os nossos filhos pequenos e um sobrinho. São crianças de 9, 10 e 11 anos. Será que vocês não nos presentearia com um post tipo ” Nova Zelândia para crianças interessantes e interessadas”.
    Em Janeiro estivemos na Guatemala e ficamos surpreendidos com a beleza e a riqueza natural, cultural e humana daquele lugar. Foi muito enriquecedor. Se for do interesse de vocês, podíamos compartilhar nossas impressões!!
    Parabéns pelo trabalho !
    Um abraço,
    Nathalia

    • Olá Nathalia! Que demais sua ideia, com certeza a colocaremos em prática! Vamos juntar nosso material para esse post em breve.
      Mas pode ter certeza que você e suas crianças irão se divertir muito aqui, a NZ é um país muito “família”.
      Obrigada pelo carinho!
      Larissa

House Sitting

publicidade

Close