Home » Reflexões » Viajar pode ser a cura de problemas contemporâneos
Reflexões

Viajar pode ser a cura de problemas contemporâneos

problemas contemporâneos vida cigana
Compartilhe este texto!

Vivemos num mundo extremamente imediatista. A geração atual quer tudo para ontem e tem seus desejos auxiliados por grandes avanços que, com a mesma velocidade que facilitam nossas vidas, nos tornam extremamente dependentes deles.

A internet é a grande responsável por nos tornar globalizados e faz com que muitas pessoas (inclusive nós) consigam trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora. Mas mesmo evoluindo em tecnologia, ainda carregamos conosco métodos ultrapassados de trabalho, como o modelo de escritórios (coisa que empresas em muitos países já aboliram por não precisarem da presença física de seus funcionários, e sim, de que o trabalho esteja sendo bem feito).


Leia Mais: Veja como House Sitting pode te ajudar a ser um Nômade Digital


E a junção desses dois fatores faz com que tenhamos agora chefes controladores capazes de nos encontrar além de fisicamente, no escritório, por email, Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Skype, o que leva muitos a não terem mais um horário de descanso mesmo em um feriado qualquer.

Por mais que viver com tamanha tecnologia seja maravilhoso, este ambiente está gerando uma série de problemas contemporâneos, com uma população cheia de ansiosos e depressivos, que sempre se cobram por resultados, pelo agora, e vivem a pressão de precisarem estar sempre atualizados para não cair no esquecimento e serem ultrapassados.

Como viajar cura o mal dos problemas contemporâneos

problemas contemporâneos vida cigana

Em um ambiente como este, assim como muitas pessoas da minha idade, desenvolvi com o tempo um distúrbio de ansiedade. Mas desde que meti o pé na estrada este é um problema que espero que fique no passado.


Leia Mais: O momento de fazer aquela viagem dos sonhos é agora!


Isso começou a me assombrar quando me formei e comecei a me cobrar para conseguir o melhor emprego, ter os melhores trabalhos e sempre estar à caça de novos clientes. Minha mente nunca estava em paz e isso gerava problemas físicos como insônia, palpitações e total falta de apetite. Quando não atendia minha meta, entrava em depressão.

Junto a isso tudo, ainda me revoltava ao pensar que enfrentava horas inesgotáveis no trânsito, trabalhando feito louca para juntar dinheiro para comprar, sei lá, um carro ou um apartamento, coisas que iriam me prender a um mesmo lugar por tempo indeterminado.

problemas contemporâneos vida cigana

Nunca entrou na minha cabeça que o ser humano nasceu para trabalhar até morrer. Nem que devêssemos trabalhar o máximo quando jovens para conseguirmos uma vida de qualidade (e SE conseguirmos) quando mais velhos. Eu tenho disposição agora, quero desbravar o mundo agora, e não quando não tiver mais forças e me acomodar numa viagem tranquila, totalmente planejada por uma agência e não por mim. Porque essa tal viagem tranquila, “para relaxar”, durante os 30 dias de férias é mais uma imposição desse sistema, que faz todos pensarmos que esgotar-se de trabalhar e acumular bens materiais é o caminho natural das coisas.

Todo esse pensamento, que me atormentava, me deixava doente, me fez gritar “chega” e decidir que queria outra vida e que fosse viajando fora do Brasil.


Leia Mais: Saiba porque escolhemos viver na Nova Zelândia por um ano.


Neste processo de busca por um novo modelo de vida, Carlos e eu continuamos trabalhando remotamente e a única cobrança que nos fazemos agora é a de levar a você uma experiência de vida que sabemos que é possível. Queremos instigar vocês, que também dividem todo esse pensamento conosco, a fazer o mesmo e ver que aquilo com o que você sonha não é algo impossível.

Ouvi de muita gente que viajar não curava angústias, mas só as mudava de endereço. Viajar cura sim. Palpitações, noites de insônia e falta de apetite? Não tem como ter algo assim quando se é feliz.

problemas contemporâneos vida cigana

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Compartilhe este texto!

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentário.

  • Compartilho do mesmo pensar e amplio : não são só os adultos que tem adoecido de stress, ansiedade e depressão como resultado do modo de vida atual nas cidades.Os jovens adolescentes e até as crianças apresentam esses quadros.
    E é por isso mesmo que , em breve, estarei botando o pé na estrada com meu filho adolescente de 16 anos. Já vivemos várias aventuras, mas essa será A viagem, sem data fechada para retorno! .
    Vocês me inspiram mais ainda, na certeza de que estou no caminho certo : aquele que é guiado pelo meu coração !

    • Oi Ana, nossa, que lindo ler isso! Seu filho terá uma oportunidade única na vida! Um crescimento maravilhoso! E você está certa, eu mesma sofro de ansiedade desde que me entendo por gente, imagina agora, com a internet em todos os cantos? Vá em frente e faça um blog para nos contar de suas aventuras com seu filho! Um abraço!

  • Muito bom!

    Eu e meu marido estamos acompanhando o blog e planejando fazer o mesmo!!!
    Viajar cura tudo de ruim que tem em nós!
    Não podemos nos acomodar e acreditar que temos que seguir o sistema ” Estudar, trabalhar e se aposentar porque nao aguenta mais”
    Obrigada pelo post e blog maraaavilhoso!

    • Que bom que gostou Camila, fico muito feliz! Resolvi escrever pois precisava botar para fora algo que muita gente sente também, mas nunca pensou em desafiar. Viajar é possível e nos faz muito bem! Bora colocar o pé na estrada!
      Abraços,
      Larissa

House Sitting

publicidade

Close