O ponto mais alto da nossa passagem pela Califórnia com certeza foi Alcatraz. É realmente um passeio muito bem planejado e organizado, mas também extremamente disputado. Para os tours de dia, é preciso agendar com uns 40 dias de antecedência. Para os disputadíssimos tours de noite, não fazemos ideia. Uns 2 meses, talvez.
Alcatraz é a antiga penitenciária de segurança máxima dos Estados Unidos, conhecida por receber Al Capone e alguns outros prisioneiros famosos. Era conhecida por “A rocha”, pois era impossível conseguir escapar dela (várias tentativas de fuga foram feitas, apenas uma delas concretizada). Ela tem esse nome devido à grande colônia de albatrozes que vive lá desde antes de sua colonização. Os pássaros que se encontram lá hoje são tão acostumados com a presença humana, que andam entre os visitantes sem nenhum problema.
A prisão foi fechada em 63 por falta de verba para infraestrutura e em 69 foi tomada por vários grupos indígenas que reivindicavam por mais respeito por parte dos americanos. Um acordo foi feito com o governo após 2 anos de ocupação.
O passeio parte de barco do Píer 33 no Porto de San Francisco e chegando lá, recebemos um fone com gravação de vozes tanto de pessoas que trabalharam lá durante a prisão, como crianças filhas de carcereiros ou oficiais que lá cresceram, quanto de prisioneiros, narrando cada ala da penitenciária. É tudo muito bem organizado e é incrível “viver” tudo aquilo, observando marcas, celas e objetos. A famosa fuga de Alcatraz, ocorrida em 62, também é muito bem explicada, com as celas dos fugitivos intactas.
Várias outras atividades por fora do clássico tour estão disponíveis também, gratuitamente. É só acompanhar o quadro de horários deles. E ao final do passeio, os visitantes são recompensados pela linda vista de San Francisco através da Baia.
Para mais informações: http://www.alcatrazislandtickets.com/
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.