Home » Estados Unidos » O que fazer em Greenwich Village, Nova York: 7 dicas
Estados Unidos

O que fazer em Greenwich Village, Nova York: 7 dicas

O que fazer em Greenwich Village, Nova York: o Arco do Triunfo de Greenwich Village Park, com sua fonte

Vai viajar para Nova York e está procurando dicas de atrações para não perder nada durante sua estadia? Muitos bairros da Big Apple entrarão no seu roteiro e com certeza você vai querer saber o que fazer em Greenwich Village, um dos bairros mais famosos da cidade. Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes já fui lá atrás de sua atmosfera jovial, afinal, ali fica um dos campus da Universidade de Nova York (NYU).

Conhecida por ser uma área residencial com ruas arborizadas e fachadas de tijolos à vista, Greenwich Village oferece uma grande variedade de atrações turísticas e pontos culturais.

Aqui estão o Jazzy Blue Note, o Caffe Reggio, várias praças e cenários das suas séries favoritas.

Nos próximos parágrafos, vamos te mostrar detalhes das 7 das melhores coisas para fazer no bairro de Greenwich Village.

7 Atrações em Greenwich Village, Nova York

Foto de uma das ruas principais de West Village, NY
Foto de The Unrivaled Brand

Greenwich Village é um bairro pequeno, mas cheio de personalidade. A região, que fica na parte sul da Ilha de Manhattan, tem tanto para oferecer aos visitantes que pode até ser difícil saber por onde começar.

Por isso, compilamos uma lista das 7 atrações imperdíveis em Greenwich Village para ajudá-lo a planejar seu itinerário:

  1. Parque da Washington Square
  2. New York University (NYU)
  3. Bleecker Street
  4. MacDougal Street
  5. Edifício da série Friends
  6. Apartamento de Carrie Bradshaw, de Sex and the City
  7. Stonewall Inn

Agora vamos detalhar cada uma das dicas para que você possa planejar sua visita com toda a informação necessária!

Saiba mais: O que fazer em Nova York: Top 22 atrações da Big Apple.

O caminho por Greenwich Village

▼ Para caminhar pelo Greenwich Village, nós recomendamos:

O ponto de partida do nosso roteiro por Greenwich Village é a Washington Square Park (1). A praça tem localização privilegiada para quem chega pelo metrô, fica entre pelo menos 4 estações. Ela também é vizinha da próxima atração, a NYU (2), que ocupa os quarteirões ao seu redor.

Em seguida, caminhe da rua Washington Square E até a Mercer St, a dois quarteirões ao sudoeste. Vire à esquerda e você se encontrará na Bleecker Street (3). A MacDougal Street (4) fica ao final dela, na direção noroeste.

Siga na direção noroeste na Minetta Ln, até chegar na Carmine St. Um pouco a frente, à direita, está a rua Bedford. Ande nela por alguns minutos, você encontrará o Edifício da Série Friends (5) em uma das esquina. Na Perry st, a 7 minutos de caminhada, está outra atração da TV: Apartamento de Carrie Bradshaw, de Sex and the City (6).

Por fim, para chegar ao Stonewall Inn (7), caminhe pela West 4th Street, até a rua Christopher.

1. Washington Square Park

A Washington Square Park com seu chafariz e o Arco do Triunfo atrás

Localizado no centro de Greenwich Village, o Parque da Washington Square é uma parada obrigatória para quem visita Nova York. É um lugar importante historicamente, inaugurado no século XIX, que se tornou palco de movimentos culturais e sociais.

Esse espaço verde é um ponto de encontro popular entre moradores locais, estudantes da NYU e turistas que buscam um momento de descanso pela cidade.

Ali ficam o Arco do Triunfo (que contém duas estátuas de George Washington) e uma fonte enorme, que muitos acham parecida com a da abertura da série Friends (mas não é, a da série está nos estúdios da Warner, em Los Angeles).

Passeando pelas áreas do parque você ainda pode ver artistas de rua que fazem apresentações musicais e outras exibições variadas.

Não deixe de incluir o Parque da Washington Square nos seus passeios pela Greenwich Village, seja de dia ou de noite.

2. New York University (NYU)

O campus da NYU em Greenwich Village
Foto de Jeremy Huang

O campus da NYU, no Greenwich Village, é conhecido por sua excelência acadêmica e diversidade cultural. Meu sonho era ter estudado cinema aqui um dia, mas o valor é bem alto. Além dos estudos em si, o clima dessa área é animado e as construções históricas são bem bonitas.

Durante o passeio pelo campus, você poderá explorar as fachadas dos prédios da universidade, como o Bobst Library. Além disso, não deixe de conferir as lojas e restaurantes populares frequentados pelos alunos locais.

Seja para apreciar a arquitetura ou para absorver a energia jovem do ambiente acadêmico, incluir uma visita à NYU em seu roteiro é uma boa experiência durante sua viagem à Nova York.

3. Bleecker Street

Bleecker Street, importante centro de compras de Greenwich Village
Foto de Stéphan Valentin

A Bleecker Street é uma das ruas de Greenwich Village, conhecida por ser boêmia e descolada.

Nessa rua estão estabelecimentos que refletem bem a história e a cultura local. Durante o dia, aqui há lojas e boutiques, que embora não seja o carro-chefe do bairro, valem a pena conhecer.

Você também encontrará restaurantes (de diferentes gastronomias) e cafés por essa rua. Além disso, aqui se encontram várias livrarias independentes, que oferecem uma seleção diversificada de títulos raros e contemporâneos.

À noite, você pode aproveitar as bandas locais nos clubes de jazz e casas noturnas, ou então jantar nas pizzarias italianas tradicionais que ficam por lá.

4. MacDougal Street

Macdougal Street, ótimo lugar para bares e restaurantes na região
Foto de Beyond My Ken

Outra rua importante, repleta de bares, restaurantes, cafés e opções para vida noturna, é a MacDougal Street.

Conhecida por sua história cultural, e por ser um lugar com ótimas opções de entretenimento, a rua é uma oportunidade para explorar as raízes do bairro. Lá, você encontrará locais como o “Café Wha?”, onde artistas famosos como Bob Dylan começaram suas carreiras.

Na MacDougal também há o Julius’, o mais antigo bar gay da cidade, importantíssimo na luta pelos direitos civis e liberdades nos anos 60 e 70.

Outros estilos de estabelecimentos que você vai encontrar aqui são clubes de comédia, restaurantes temáticos, pizzarias e food trucks. Com certeza essa é a rua com mais opções de entretenimento em Greenwich Village.

5. Edifício da Série Friends

O topo do prédio da série Friends
Foto de Artem Zhukov

Um dos passeios mais procurados pelos fãs da série Friends está em Greenwich Village. Isso porque, a série que tem 10 temporadas e alguns episódios especiais, se passa, na maior parte, em um edifício nesse bairro de Nova York.

O prédio tem fachada de tijolos e serviu de cenário externo para a residência fictícia de Monica, Rachel, Joey e Chandler (e de Phoebe e Ross, em alguns momentos) aparecendo em quase todos episódios da série.

Embora não seja possível entrar no edifício, afinal, ali era apenas filmado o exterior, muitos visitantes incluem esta parada no roteiro para tirar fotos e sentirem-se um pouco mais perto de seus personagens queridos.

O prédio de Friends fica numa esquina entre a Grove e a Bedford Street, número 90, em Greenwich Village.

O apartamento de sex and the city atrai muitos turistas e fãs da série
Foto de Jim.henderson

Outra série que mostra o Greenwich Village como endereço de seus personagens é Sex and the City. O prédio onde morava a personagem principal, Carrie Bradshaw, é muito procurado pelos fãs, que gostam de tirar fotos em frente a fachada.

O apartamento, que já foi disponibilizado para alugueis temporários em plataformas como o Airbnb, hoje não recebe mais reservas e, assim como o edifício de Friends, o interior também não é aberto à visitas.

Vale a pena, enquanto estiver passeando pelo bairro, conhecer uma das locações da televisão mais famosas de Nova York.

7. Stonewall Inn

Stonewall Inn, um importante local para a comunidade LGBTQIAPN+
Foto de Antigng

O Stonewall Inn é um local famoso por ter sido onde ocorreu a Revolta de Stonewall, em 1969, considerada um ponto de partida para o movimento moderno pelos direitos LGBTQ+.

Por conta da carga histórica, o bar tem uma importância significativa na trajetória de Nova York e do ativismo queer.

Aqui, os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre esse acontecimento e os impactos dele no atual cenário que essa comunidade vive, nos Estados Unidos.

Stonewall National Monument

Placa do Stonewall National Monument
Foto de Grace.Mahony

O Stonewall National Monument marca a luta pelos direitos LGBTQ+. O monumento foi estabelecido para preservar e honrar os eventos que ocorreram em junho de 1969, quando o movimento gay se revoltou contra as constantes discriminações e opressões.

Você pode explorar tanto o memorial quanto o parque ao redor, que inclui jardins, esculturas e placas informativas. Há, com frequência, eventos comemorativos e atividades educativas programadas no local, como shows de drag queens e festas temáticas, que trazem diversão à experiência.

Se você está interessado em conhecer lugares marcantes da luta pelos direitos LGBTQ+ ou quer ver de perto as atrações culturais oferecidas, visite o Stonewall Inn.

Clubes de Jazz

Foto de Jens Thekkeveenttil pelo Unsplash

Smalls Jazz e Blue Note são locais antigos e muito conhecidos em Greenwich Village, onde você pode curtir apresentações ao vivo dos melhores músicos de jazz.

Esses clubes têm uma importância histórica no cenário musical de Nova York, e são grandes experiências para quem gosta de jazz e quer aproveitar uma noite musical nova-iorquina.

Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno do Smalls Jazz, esse espaço promove artistas desconhecidos, mas que possuem talento e que, com certeza, vão te proporcionar um ótimo entretenimento. Essa é a melhor opção para quem quer participar de atividades noturnas pelo bairro, mas não quer muita agitação.

No Blues Note o destaque fica por conta da cartela de drinks, que é muito elogiada (além dos artistas, é claro). É legal também saber que a cantora brasileira Gal Costa já passou pelo palco dessa, que é uma das casas de jazz mais importantes do mundo.

City tour por Greenwich Village

Três pessoas sentadas na fonte de Greenwich Village Park com um arco íris na água

Uma das formas de conhecer Greenwich Village por completo, é por meio de tours guiados, que permitem uma melhor compreensão da história local e dos pontos turísticos deste bairro de Nova York.

Durante o tour, você irá caminhar pelas ruas e entender a importância de cada uma delas, bem como da arquitetura dos prédios locais. Os guias também falam sobre personagens famosos que moraram no bairro.

O passeio tem início na esquina da Waverly Place com a 6th Avenue, e inclui locais como o Stonewall Inn, o Washington Square Park e o Brown Building.

Com o guia você mergulha de verdade na história e energia do lugar. Afinal, são ruas que inspiraram artistas como Bob Dylan, Jimi Hendrix e Lenny Bruce.

Você vai caminhar até 77 Bedford Street, onde poderá admirar a mais antiga casa de madeira do bairro, antes de se despedir do tour, próximo à Christopher Street.

Greenwich Village, West Village, East Village ou The Village?

Pessoas sentadas em um banco em Greenwich Village Park

Existem 4 termos que causam bastante confusão entre os visitantes desta parte de Nova York: Greenwich Village, East Village, West Village e The Village.

Em geral, essas são denominações que se referem à área contida no quadrilátero entre Houston Street, Broadway, 14th Street e o Hudson River.

Tecnicamente, East e West Village são partes de Greenwich Village. A maioria dos nova-iorquinos usam os termos para diferenciar a parte mais à leste e oeste do bairro, apenas isso.

Por outro lado, “The Village” se refere ao próprio Greenwich Village em Nova York, sendo uma forma simplificada de se referir à região.

Como chegar e visitar o Greenwich Village

Duas pessoas sentadas no gramado em Greenwich Village Park

Chegar ao Greenwich Village é bastante simples, graças à rede de transporte público de Nova York.

Se você vai se hospedar em outras áreas e planeja visitar essa parte da cidade, o metrô será provavelmente a opção mais conveniente e econômica. Para descer na parte central do bairro, saia pelas estações West 4th Street ou 14th Street.

Além disso, várias linhas de ônibus também passam por Greenwich Village. Outra opção popular entre os turistas é o uso das bicicletas disponibilizadas pelo sistema City Bike.

Chegando lá, é fácil conhecer todas as atrações da nossa lista apenas caminhando pelas ruas.

Onde se hospedar em Greenwich Village

Um prédio em Greenwich Village
Foto de Josh Appel

Escolher onde se hospedar em Greenwich Village dependerá principalmente do seu orçamento e preferências pessoais. No bairro você vai encontrar hotéis mais caros e acomodações mais acessíveis.

Para quem está buscando estadia com bom custo benefício, o Washington Square Hotel é uma boa opção. Com tem uma localização ótima, perto do Parque da Washington Square e outras atrações principais, considere se hospedar lá.

Por outro lado, se você está em busca de uma opção um pouco mais luxuosa, recomendo que você confira sobre o The Marlton Hotel. Esse é um hotel de excelente estrutura que você deve considerar em sua viagem para NY.

Independentemente de onde você escolha ficar, terá fácil acesso a todas as atrações exibidas em nossa lista.

Veja mais: Onde ficar em Nova York: 10 Melhores Bairros e Dicas de Hotéis.

Os Passos de Bob Dylan em West Village

Pessoas em frente ao Café Wha? em Greenwich Village, Nova York
Foto de Ajay Suresh

Um dos principais nomes associados historicamente ao bairro de Greenwich Village, em Nova York, é o de Bob Dylan, o cantor e compositor norte-americano. Alguns lugares estão ligados a ele, como o “Cafe Wha?” na MacDougal Street, onde Dylan fez algumas de suas primeiras performances após chegar a Nova York.

Outro local marcado por sua presença, é o apartamento em que Bob Dylan morou no início dos anos 60, localizado no número 161 da West 4th Street.

O primeiro, além de ser um ótimo lugar para ouvir música ao vivo e experimentar uma boa bebida, guarda boa parte das memórias do tempo em que Bob Dylan o frequentava. Já o segundo não é aberto ao público para visitas, mas você pode passar e ver sua fachada sem problemas.

O Que Fazer em Greenwich Village: Dicas finais

Arco do Triunfo de Greenwich Village
Foto de Emmanuel Kontokalos

Agora você já sabe o que fazer em Greenwich Village e está pronto para explorar um dos bairros mais conhecidos de Nova York.

Com a nossa lista das 7 melhores atrações, você agora pode montar seu roteiro perfeito, levando em consideração seus gostos pessoais. Caminhe pelas ruas do bairro, conheça locações famosas da televisão, escute jazz e aproxime-se da história dos direitos civis para ter a experiência completa de Nova York.

Não deixe, também, de visitar outros bairros dessa cidade, que tem tanto a oferecer!

Veja mais: O que fazer em Tribeca, Nova York: 10 melhores atrações.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv