Alugar um carro em Aruba é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer.
Por mais que Aruba seja um destino focado em suas praias, dificilmente você viajará até o país para conhecer apenas o trecho de areia que fica logo em frente ao seu hotel.
Alugar um carro é fundamental para que seu roteiro por Aruba vá além disso.
As empresas de aluguel de carro em Aruba oferecem veículos a preços bem acessíveis. Mesmo aos turistas de orçamento mais apertado, a relação custo-benefício é muito benéfica.
Ao decidir alugar um carro os ganhos que sua viagem terá serão sempre muito superiores à economia que você faria caso ficasse a pé pela ilha.
Como se locomover em Aruba
Aruba é uma ilha pequena, dividida em 6 distritos. Mas não se deixe enganar pela escala, pois as distâncias são longas entre um distrito e outro e as ligações entre eles são sempre feitas por autoestradas.
Para se locomover em Aruba os turistas têm 4 opções:
- Os táxis, com preços tabelados
- O transporte público (em ônibus)
- As empresas de aluguel de carro
- Contratar tours em agências de viagens
Os táxis em Aruba
Os táxis são a opção mais comum a quem vai pensando apenas em seus dias de praia.
Caso você não ligue muito para as atrações distantes da ilha, os táxis servirão bem ao seu roteiro. Você pagará as corridas apenas para ir e voltar do aeroporto ao hotel e algumas outras quando precisar ir a um restaurante ou praia próxima de onde esteja hospedado.
O alto custo dos táxis na ilha
Em Aruba os táxis não usam taxímetros. As corridas são cobradas em dólares com valores tabelados. Uma corrida do aeroporto à zona hoteleira pode custar US$25 (em 2017).
Veja os valores atualizados e preços a outros destinos.
(Não existe Uber ou qualquer aplicativo de transporte em Aruba. Ainda.)
O problema logístico (e financeiro) começa caso você queira visitar as praias do sul da ilha (certamente as mais bonitas de Aruba), como Mangel Halto e Baby Beach.
Como a região é pouco habitada, além do valor da corrida, você teria que pagar ao taxista para que te esperasse (US$45 por hora) ou ficaria sem transporte para voltar.
Nestes casos, o ideal é alugar um carro e percorrer estes pontos da ilha por conta própria. Sairá muito mais barato e dará mais liberdade ao seu roteiro.
O transporte público em Aruba
Quem viaja como mochileiro ou quer simplesmente economizar uns dólares a mais no transporte pode optar pelos ônibus de Aruba. Eles são operados pela Arubus, uma empresa do governo que tem linhas passando por todos os distritos do país.
No trecho norte, entre Oranjestad e a praia de Arashi, passando pelas principais zonas hoteleiras, as viagens são frequentes. Nesta região os ônibus são uma boa opção para se locomover entre diferentes pontos de seu itinerário.
Já no outro extremo, existem algumas linhas de ônibus que ligam Oranjestad a San Nicolas, o distrito mais ao sul da ilha. Mas do terminal de San Nicolas o turista ainda teria que recorrer a mais um ônibus para chegar a Baby Beach, tendo que coordenar os horários de ambos.
No fim, a baldeação Zona Hoteleira > Oranjestad > San Nicolas > Baby Beach é até possível de ser feita, mas a relação custo-benefício não é favorável ao turista.
Para ser mais prático e econômico, prefira alugar um carro nem que seja apenas para os dias reservados em seu roteiro para as atrações mais distantes do seu hotel.
As empresas de aluguel de carro em Aruba
Logo em frente ao desembarque do aeroporto Reina Beatrix há diversas empresas de aluguel de carro com quiosques operando para recepcionar os turistas.
Todas as marcas mais conhecidas, como Hertz, Sixt, Alamo e Avis estão por lá representadas.
Não é recomendado, no entanto, deixar para alugar um carro no balcão, na chegada.
O melhor é usar um comparador de preços e reservar o veículo com antecedência, pois os valores costumam subir quanto menor for a antecedência da reserva.
Para alugar um carro em Aruba é necessário ter mais de 21 anos e ter primeira habilitação emitida há mais de dois anos. Levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é opcional, a carteira de habilitação brasileira é aceita normalmente, sendo o suficiente para a locação.
Em Aruba o trânsito segue o mesmo padrão do Brasil, com o volante do lado esquerdo. Os carros alugados costumam ser de modelos novos e ter câmbio automático, mesmo nos modelos mais econômicos. Mais fácil que isso, impossível.
Alugar um carro em Aruba é a melhor opção para visitar os pontos turísticos que ficam fora do eixo entre a Zona Hoteleira e Oranjestad. Entre eles estão as praias de Mangel Halto, Rodger’s e Baby Beach, o farol California Lighthouse, a capela de Alto Vista e o Parque Nacional Arikok.
Leia mais: Qual a melhor época para viajar para Aruba?
Os tours com agências de viagens
Dentro do Parque Nacional Arikok há ainda algumas áreas acessíveis apenas em trilhas ou em veículos 4×4, como a Natural Pool, um dos maiores pontos turísticos de Aruba.
Para ir até lá a melhor opção são os tours organizados por agências, que foram nossa opção. Mas também vimos alguns turistas (americanos, principalmente) encarando o trecho off-road em veículos 4×4 alugados. A decisão final vai de cada um.
Como e onde alugar um carro em Aruba
Para seu aluguel de carro em Aruba ficar ainda mais barato, nós recomendamos que pesquise os preços com a RentCars. Resevar o veículo com eles dá a certeza de encontrar a melhor oferta para sua viagem.
A RentCars é uma empresa brasileira que compara as cotações de diferentes locadoras de veículos no mundo. Ao fazer a busca, filtre os resultados pelo menor preço para encontrar a locadora com as melhores ofertas. Reservando o carro com a RentCars você terá a certeza de encontrar valores bem abaixo do preço de balcão.
Por ser uma empresa brasileira, a RentCars ainda oferece algumas vantagens extras, como o pagamento em reais, sem cobrança de IOF e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.
No momento da reserva, você poderá optar por pagar o valor online com antecedência ou deixar para quitar a despesa na chegada. De posse de sua confirmação, basta chegar à locadora no desembarque e apresentar o voucher da RentCars para alugar seu carro em Aruba e curtir o que a ilha tem de melhor.
Boa noite, saberia dizer se é aconselhável incluir os seguros na locação? O local pode ser perigoso para batidas ou roubos?
Sim, é primordial fazer o seguro no ato da locação.
Bom dia Carlos! excelente tua forma de abordar todos os itens. de forma bastante clara e objetiva. Estou pesquisando locar um carro para Aruba, agora no final do ano, estou pesquisando no Rentcards, porem uma duvida : tenho lido varios comentarios de que quando voce chega em Aruba os valores sofrem acressimos de taxas. Poderias me informar se isso procede? Muito Obrigada.
Desconheço essa informação, Glasdis. Não sei se procede.
Sobre aluguel de scooter, tem alguma informação sobre valores?
Não tenho esa informação, João. Quando fomos alugamos um carro comum mesmo.
Excelentes dicas, estamos viajando agora no Carnaval e estou me guiando pelo seu blog, parabéns pelo conteúdo.
Me tira uma dúvida: existe problema com Lei Seca por lá?
Agradeço.
Oi Candido, não faço a mínima ideia, mas não é recomendável dirigir alcoolizado em nenhum lugar, né?
Obrigada pelas dicas!!
Sempre e bom saber a mão do transito em cada país !!
alguem conhece grupo de whatsapp em aruba? quero conhecer um futebol tambem de la
Não tenho informação sobre isso, Jorge
Ótimas dicas!!! Adorei!!!
Tenho só uma dúvida… Existe a possibilidade de alugar moto (tipo biz) e Aruba? Você teria dicas sobre isso?
Alugamos uma em Providência e adoramos o custo x benefício! Obviamente, Aruba é uma ilha bem maior, mas ainda me pareceria uma boa ideia…
O que você acha???
Obrigada!!!
Abraços!
Oi Vanessa, Aruba é muito maior mesmo que Providencia. De carro, para cruzar a ilha de uma ponta a outra (De Baby Beach a Arashi) você pode levar mais de uma hora. Uma moto biz não vai ser de grande ajuda.