Home » Malta » Aluguel de carro em Malta: Guia completo e prático
Malta

Aluguel de carro em Malta: Guia completo e prático

Aluguel de carro em Malta: um cruzamento em Malta com carros na rua e uma mulher vestida de vermelho andando na rua

Incluir um aluguel de carro em Malta durante sua viagem pode ajudar no planejamento e aumentar a liberdade do seu roteiro pela região. Mas, ao mesmo tempo, essa decisão pode ser um tanto estressante, pois são muitas as considerações que devem ser feitas antes de realmente tomar a decisão.

Neste post, vamos descrever em quais casos vale a pena alugar um carro em Malta. Vamos também te dar um passo a passo sobre como fazer isso, ao lado de algumas dicas para te ajudar a encontrar o melhor preço e locadoras confiáveis, para evitar a dor de cabeça.

Alugar um carro permite que você explore o país no seu próprio ritmo, a partir das suas próprias vontades e senso de aventura.

Com nossas dicas, você estará pronto para explorar todos os cantos de Malta, com segurança e por conta própria.

Guia completo sobre aluguel de carro em Malta

A imagem mostra um passeio de carro por uma cidade na ilha de Malta. Alugar carro em Malta é uma ótima opção para conhecer a ilha.

Ao planejar suas férias em Malta, você logo irá perceber que o país tem algumas cidades históricas para explorar e muitas praias espalhadas por diferentes pontos de suas ilhas.

Aliar tudo isso num roteiro cheio de deslocamentos, e depender de terceiros (caso do transporte público, por exemplo) pode deixar as coisas bastante complicadas.

Aqui vamos te ajudar a entender como funciona o aluguel de carros em Malta, e em quais casos vale a pena ter seu próprio automóvel para passear, cobrindo todos os detalhes que você precisa saber.

Por isso, se você está planejando sua viagem para Malta, esperamos que este artigo seja útil durante a sua preparação. Vamos cobrir cenários desde a pesquisa inicial até a devolução do veículo.

Veja também: O que fazer em Malta: lugares imperdíveis para organizar seu roteiro.

Alugar um carro em Malta é a melhor opção?

Imagem de um prédio antigo na ilha de Malta envolto em flores.

Uma das grandes vantagens de alugar um carro em Malta é que, assim, você tem a liberdade de ir onde quiser, quando quiser.

Sem depender dos horários do transporte público ou rotas pré-definidas, você pode simplesmente pegar o mapa e decidir seu próprio itinerário, com os lugares e atividades que você quer ir.

Por isso, se você quer conhecer localidades mais desconhecidas, como uma praia mais deserta, o ideal é fazer isso por meio de um carro alugado. Isso porque táxis ou Uber podem ser mais caros e complicados de conseguir.

Além disso, depender de horários de ônibus ou conexões de transporte pode ser uma experiência chata e burocrática, principalmente se você não estiver nas capitais Valetta (ilha de Malta) e Victoria (ilha de Gozo).

Alugar um carro em Malta também é uma ótima opção para quem está viajando em grupo ou com a família, uma vez que compartilhar os custos do aluguel de carro pode ser econômico, além de trazer conforto e comodidade.

Afinal, é horrível ficar esperando sob o sol quente por um ônibus que só passa de hora em hora (algo comum em algumas rotas da ilha).

Como alugar um carro em Malta

Se você está planejando alugar um carro em Malta, faça uma cotação no site da RentCars para comparar os preços de diversas locadoras de uma só vez.

Para viajantes brasileiros, usar a RentCars é a melhor opção por poder cotar o aluguel em reais e fazer o pagamento online, sem cobrança de IOF e sem o risco de o preço variar com a flutuação da moeda.

Vale a pena optar pelo transporte público em Malta?

O sistema de transporte público de Malta é bastante eficiente e cobre a maioria das áreas turísticas, mas toda a rede é centrada em Valletta, a capital da ilha, que funciona como o hub de transporte do país.

Caso você esteja hospedado em Valletta, o transporte público irá atender muito bem a todo o seu roteiro. Fora da capital, no entanto, sua locomoção irá depender de constantes baldeações, que podem elevar bastante o tempo de deslocamento de um ponto a outro da ilha.

Por isso, se você está fora de Valletta ou quer conhecer outras regiões, alugar um carro em Malta é a melhor opção para otimizar o seu roteiro.

Como funciona o aluguel de carros no país

Homem dirige sozinho pela estrada.
Foto de Mike Nahlii

Assim como na maioria dos países, alugar um carro em Malta é um processo mais simples do que antigamente. Boa parte das agências permitem reservas online (e até dão ofertas com desconto em alguns casos assim).

O passo-a-passo para alugar um carro em Malta inclui:

  1. Pesquisa e reserva: A primeira etapa é pesquisar sobre as várias empresas de aluguel de carros disponíveis, estudar os preços e escolher a opção que melhor se encaixa no seu orçamento e necessidades. Recomendamos usar um comparador de locadoras como a RentCars, que facilita todo o processo de escolha e pagamento.
  2. Retirada do veículo: Boa parte das agências conta com um balcão no aeroporto ou serviço de transfer até elas. No dia em que você chegar, busque a agência onde você reservou o seu carro e vá com todas as documentações necessárias (carteira de motorista, passaporte e cartão de crédito são os mais comuns). Confira, antes de fechar negócio, os detalhes do aluguel, e verifique, também, os limites dos cartões para o caso de uma pré-autorização.
  3. Uso do veículo: Como em qualquer lugar do mundo, a locadora espera que você trate o veículo alugado com cuidado e siga as leis locais de trânsito. Não há nada de muito diferente. Você deve dirigir com cautela, usar cinto de segurança e respeitar regras de preferência, como já fazemos no Brasil. Fique atento, pois em Malta a mão é inglesa!
  4. Devolução do veículo: No final da locação, devolva o veículo na data e horário estabelecidos no contrato, nas condições acordadas inicialmente (tanque cheio/vazio, por exemplo). Uma dica é abastecer no posto mais próximo da locadora, pois caso você entregue o carro sem o tanque completo, eles irão te cobrar pela gasolina numa tabela própria (que normalmente é bem mais cara que nos postos).

Como escolher a melhor locadora em Malta?

A imagem mostra um carro passeando na estrada cercada por vegetação.
Foto de Alex Jumper

Para alugar um carro, o ideal é buscar a melhor relação custo-benefício: a que tem bons preços e qualidade de serviço.

Por isso, seguem algumas dicas:

Primeiro, é fundamental falar sobre preços. Obviamente, isso pode variar, dependendo da época do ano e do tipo de veículo que você pretende alugar. Sites como a Rentcars oferecem um comparativo completo dos preços praticados no mercado.

O recomendado é sempre iniciar a pesquisa por este modelo de comparador, para ter uma ideia melhor dos valores para o período de sua viagem, antes de seguir com a escolha da locadora.

Dicas de empresas

Se estiver em dúvida de qual locadora escolher no comparador, no quesito avaliação dos clientes, companhias internacionais como Sixt e Enterprise tendem a ser bem avaliadas por sua qualidade de serviço e confiabilidade dos veículos. Ambas são empresas que já tive experiências bastante positivas.

Por outro lado, eu não gosto muito da rigidez da Europcar. E tive uma experiência bem ruim com a Budget (que pertence ao grupo da Avis) ao alugar um carro com eles na Grécia.

Eu havia reservado um carro online com antecedência, mas ao chegar em Santorini, nos demos conta que a empresa havia alugado todos os carros e, mesmo com reserva, nos deixou sem nenhum. Quem chegou antes, se deu bem.

Com isso, tivemos de buscar outra locadora, em cima da hora, e passar por vários perrengues desnecessariamente: não recomendo e evito a empresa sempre desde então.

Vale a pena escolher locadoras menores em Malta?

Em Malta existem opções locais excelentes que valem muito a pena considerar em sua pesquisa!

Entre as locadoras maltesas, destacam-se a Active Rental Car e a Drifter. Ambas são conhecidas por seu atendimento personalizado ao cliente e tarifas competitivas em alguns casos.

Mas como disse, vale sempre conferir nos comparadores, iniciando a pesquisa por lá.

Pré-requisitos para alugar um carro em Malta

Mulher passeia com carrinho de bebê ao lado dos carros em cidade da Ilha de Malta.
Foto de Ostap Senyuk

Antes de alugar um carro em Malta, é importante atentar-se aos pré-requisitos necessários para o aluguel.

Documentação

Para alugar um carro em Malta, você precisa apresentar uma carteira de motorista válida.

Para não-residentes da União Europeia, por exemplo, pode ser exigida a Permissão Internacional para Dirigir (PID), ainda que, na maioria dos casos, isto não seja formalmente solicitado pelas locadoras.

Adicionalmente, as locadoras podem pedir uma cópia do passaporte, principalmente se você estiver usando uma CNH brasileira sem tradução. Esse processo é normal e serve apenas para garantir a sua identificação.

Cartão de crédito

Algumas locadoras exigem que o pagamento seja feito por meio de cartões de crédito, em nome do condutor principal.

Isso geralmente é aplicável quando a pessoa quer alugar um carro sem seguro ou com as proteções mínimas e, por isso, em caso de acidentes ou danos, o motorista deverá arcar com partes ou a integralidade das despesas.

Essa garantia é feita por meio de uma caução, com autorização prévia, dada pelo portador do cartão de crédito.

Por outro lado, quando se contrata um plano de seguro total, muitas empresas aceitam dinheiro em espécie (euro ou dólar) ou cartão de débito.

Idade mínima para condução

Assim como em outros países da Europa, é comum que a idade mínima para dirigir um carro no exterior seja de 21 anos.

No entanto, algumas empresas de aluguel de carro podem cobrar taxas extras caso o condutor seja menor de 25 anos, ou podem impor requisitos adicionais, como ter pelo menos dois anos de experiência ao dirigir.

Média de preços das diárias e fatores que afetam o custo

Notas de Euro dispostas sobre uma mesa.
Foto de Markus Spiske

Os valores para alugar um carro em Malta variam bastante, conforme fatores como:

  • Tipo de veículo;
  • Época do ano;
  • Duração da locação.

Para dar uma ideia geral, o preço médio diário para um carro compacto, fica em torno de 15 a 25 euros. É claro que carros maiores ou mais luxuosos terão preços mais elevados, modelos SUV, conversível ou premium podem chegar facilmente a custar entre 50 e 100 euros por dia.

Para economizar, uma das melhores dicas é fazer a reserva com antecedência, uma vez que muitas locadoras oferecem descontos especiais para reservas feitas pelo menos alguns meses antes da data pretendida.

Você já deve saber, mas vale lembrar: durante a alta temporada (verão europeu e datas festivas) tudo fica mais caro. O pior é que, além de caros, a alta demanda pode fazer com que haja escassez de veículos para oferecer aos turistas.

Ou seja: se planeje, pesquise e reserve o seu carro com antecedência.

Aluguel de longo prazo

Se você estiver planejando ficar em Malta por um período prolongado, pode ser interessante considerar um contrato mensal ao invés de diário. Normalmente, as empresas oferecem tarifas reduzidas para locações longas.

Por exemplo, o custo médio mensal pode girar em torno dos 400 euros, enquanto o valor somado das diárias seria bem maior.

Seguros e proteções extras

Outro fator que influencia diretamente no preço final da locação é a decisão sobre qual seguro contratar. Esta escolha pode fazer uma grande diferença no valor do aluguel, mas também no caso de ocorrer algum acidente ou imprevisto na viagem.

Por padrão, todas as locadoras de veículos em Malta oferecem o Seguro Obrigatório contra Terceiros (SO), também conhecido como ‘third party liability insurance’. Este cobre qualquer dano causado a outras pessoas, ou propriedades, no caso de um incidente cujo motorista do veículo alugado seja responsável.

Entretanto, esse seguro não cobre danos ao próprio carro alugado.

Para isso, existem outros tipos de seguros complementares:

  • CDW (Collision Damage Waiver): limita sua responsabilidade financeira por danos causados ao automóvel em consequência de acidente ou roubo. Este normalmente possui franquia associada, ou seja, você ainda terá custo se houver algum sinistro.
  • Super CDW (ou full coverage): elimina completamente essa franquia do CDW comum e costuma incluir proteção contra roubos e outros danos menores, como arranhões e danos nos pneus.

Além destes, existem ainda opções para assistência na estrada 24h e seguros pessoais contra acidentes para os ocupantes do veículo além do motorista principal.

Todos eles adicionam algum custo extra à diária do veículo, mas podem ser extremamente valiosas. dependendo da situação específica da viagem. Como, por exemplo, quantidade de pessoas a bordo, destinos previstos, andamento do trânsito local e nível de experiência com a direção.

Dicas para dirigir nas estradas de Malta

Uma rua em Valeta íngreme cheia de carros estacionados
Foto de Luke Tanis

Dirigir em um novo país sempre envolve se adaptar a algumas particularidades locais, e em Malta isso não é diferente.

Mão inglesa

Em primeiro lugar, uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre dirigir em Malta é que o trânsito tem a mão contrária, com os carros à esquerda.

Isso pode ser um pouco desafiador no início para os motoristas acostumados com o sistema de condução brasileiro, à direita, mas com calma e atenção você logo se habitua. Não é tão difícil quanto parece.

Outra peculiaridade do trânsito maltês que motoristas brasileiros muitas vezes se surpreendem são suas rotatórias. Elas estão presentes em muitos locais, substituem os tradicionais semáforos nos cruzamentos e rodam no sentido horário (ao contrário do que estamos habituados no Brasil).

Fique atento às sinalizações e lembre-se: quem está dentro da rotatória sempre tem prioridade.

Estradas em Malta

As condições das estradas variam bastante em Malta.

Nas cidades, as ruas costumam ser bem pavimentadas e conservadas, mas nas áreas rurais podem haver trechos mais difíceis com chão de pedregulho ou terra batida.

Saber disso é importante caso você tenha planos de visitar praias mais isoladas, pois deve garantir que seu contrato com a locadora permite e que o seguro cobre possíveis danos ao veículo.

Por fim, ao dirigir nas cidades tenha cuidado extra nas ruas mais estreitas, que são típicas de Malta. Dirigir e estacionar por ali pode ser complicado, pela falta de espaço para manobras.

Estar ciente dessas questões fará sua experiência ao alugar um carro em Malta muito mais tranquila.

Onde se hospedar em Malta para um roteiro com carro alugado?

Disposição de uma das cidades da Ilha de Malta. O mar fica à direita, enquanto um conjunto de pontes, escadas e túnel fazem parte do cenário.

A decisão de onde se hospedar em Malta muda bastante conforme seu roteiro e atrações que quer visitar. As recomendações de regiões da ilha para quem viaja com transporte público são completamente diferentes daquelas para quem pretende alugar um carro para conhecer a ilha.

Levando em consideração que você estará explorando Malta de carro, sugerimos algumas localizações estratégicas.

  • St Paul’s Bay: Ideal para ficar mais afastado das partes medievais da ilha, mas ainda estar localizado em um trecho de praia bem movimentado.
  • Mellieha: Localizado na ponta norte de Malta, Mellieha fica perto das balsas que vão para Gozo, outra ilha maltesa, além disso tem fácil acesso às melhores praias da região.
  • Sliema: Uma cidade costeira mais econômica do que Valetta e um pouco menos tumultuada. Ideal para quem está procurando por praias bonitas mas também deseja facilidade para dirigir ao redor da ilha.

Vale a pena se hospedar em Valetta?

A capital de Malta é uma mistura entre o antigo e o moderno, lá tem muitos hotéis, restaurantes e lojas. A cidade certamente é o melhor lugar da ilha para ficar hospedado, mas a recomendação não é a mesma para quem pretende alugar um carro.

Ficar em Valetta significa ter fácil acesso às principais rodovias do país, mas também deixa o turista tendo que constantemente ter que passar por ruas estreitas e com enorme dificuldade de encontrar locais para estacionar.

Vale a pena ir a Gozo com carro alugado?

Contar com aluguel de carro em Malta é uma boa opção para conhecer as outras ilhas Gozo e Comino. A imagem mostra a região central de Gozo.

O arquipélago de Malta é composto por três ilhas principais: Malta, Gozo e Comino. Muitos visitantes questionam se podem usar o seu carro alugado para explorar mais do que apenas a maior ilha, levando o carro e estendendo sua viagem até Gozo.

A resposta geralmente é sim, você pode levar seu carro alugado de Malta para Gozo.

No entanto, existem alguns fatores importantes que você deve ter em mente:

  1. Confira com a locadora: antes de assumir automaticamente que é permitido levar o carro para Gozo, confira com a locadora escolhida se o contrato permite. Algumas podem ter restrições ou cobrar taxas adicionais por isso.
  2. Tarifa da balsa: para chegar com um carro a ilha de Gozo você vai precisar pegar uma balsa em Cirkewwa, o porto no extremo norte da ilha principal. Há uma tarifa para isso e o custo varia, dependendo da época do ano. Calcule se vale a pena fazer a travessia (considerando que terá também que retornar para devolver o veículo) ou se é mais em conta alugar dois carros diferentes, um em cada ilha.
  3. Estacionamento: Gozo é menor do que Malta e menos movimentada. A ilha não costuma ser tão desafiadora para encontrar vagas de estacionamento, mas durante os meses mais movimentados isto pode acontecer nas áreas mais turísticas.
  4. Seguro: certifique-se de que o seguro do veículo cobre eventuais danos ocorridos na travessia marítima ou enquanto circula em outra ilha.

Veja também: Onde ficar em Gozo: saiba em qual região reservar um hotel.

Dicas para economizar na locação em Malta

A imagem mostra um rapaz tomando água em frente à praia, apoiado no carro.
Foto de Eddy Billard

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a economizar na locação do seu veículo em Malta:

  • Reserve com antecedência: Como regra geral, quanto mais cedo você reservar o carro, maior a probabilidade de conseguir tarifas mais baratas. As empresas de aluguel frequentemente oferecem descontos para reservas antecipadas.
  • Compare preços: Existem muitos sites e aplicativos em que é possível comparar preços entre várias companhias de uma só vez. Isso vai te ajudar não só a encontrar o melhor preço, mas também as melhores condições. Nós recomendamos o comparador da RentCars que oferece pagamento em reais.
  • Evite extras desnecessários: Muitas vezes, as locadoras tentam vender extras como GPS ou seguro adicional, que podem aumentar bastante o valor da locação. Avalie bem se esses serviços são realmente necessários antes de contratar.
  • Opte por carros econômicos: Se você não precisa de muito espaço de bagagem ou luxo no veículo, opte por carros menores e econômicos, que custam menos tanto no aluguel quanto no consumo combustível
  • Fique atento à política de combustível: A política “cheio-cheio” pode ser uma forma significativa de economizar dinheiro em aluguéis longos em comparação à política “cheio-vazio”.
  • Promoções e descontos especiais: Fique atento às redes sociais das empresas, ou cadastre-se em nossa newsletter para receber informações sobre promoções especiais e códigos promocionais.

Seguindo estas dicas úteis, esperamos que você possa otimizar seus gastos com transporte durante sua estadia em Malta!

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos Arruda

Carlos Arruda é um viajante desde muito jovem, impulsionado por sua vontade de conhecer locais distantes desde muito cedo, mesmo com recursos limitados. Essa característica o transformou em um habilidoso planejador de viagens.

Com uma visão analítica e uma paixão por decisões baseadas em dados, Carlos acredita que o segredo para uma viagem livre de contratempos está na precisão do planejamento. Seu objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito entre a quantidade de dados e informações disponíveis e a emoção de uma experiência especial.

Sua formação em arquitetura e urbanismo confere uma vantagem distinta às narrativas que desenvolve. Atualmente, como escritor dedicado ao mundo das viagens, seus artigos não se limitam à mera observação das estruturas urbanas, destacando os detalhes e explorando as complexidades das diversas culturas ao redor do mundo. Seus textos inspiram e capacitam os leitores a planejar suas próprias jornadas com precisão e confiança.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

abbv