As Cataratas do Niágara são um destino turístico popular na América do Norte, recebendo milhões de visitantes todos os anos. Acessível tanto pelo Canadá quanto pelos Estados Unidos, ambos os lados possuem uma infraestrutura completa de hospedagem, alimentação e passeios.
Neste post vamos mostrar algumas atrações disponíveis no lado canadense. Se você quer saber como visitar as Cataratas do Niágara, o que fazer por lá e ainda receber dicas para aproveitar ao máximo essa viagem, confira abaixo.
Onde ficam as Cataratas do Niágara
As Cataratas do Niágara são um conjunto de quedas d’água na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, formadas pelo rio Niágara, que conecta os lagos Erie e Ontário.
Esse rio separa fisicamente o estado de Ontário, no Canadá, e o estado de Nova York, nos Estados Unidos. Uma das estruturas que atravessa a fronteira é a Rainbow Bridge, que permite a passagem de pedestres e veículos entre os dois países.
O conjunto é composto por três cascatas: Horseshoe, que está no lado canadense e possui o formato de uma ferradura; American Falls, localizada no lado estadunidense; e Bridal Veil, também do lado dos Estados Unidos.
Mesmo de lados opostos, é possível observar as três quedas d’água, embora a vista e as atrações variem conforme o ponto de observação.
Como visitar as Cataratas do Niágara
Há várias formas de visitar as Cataratas do Niágara. É possível se hospedar na cidade de Niagara Falls (do lado estadunidense ou canadense) ou em cidades próximas e chegar às cataratas de ônibus, trem ou carro alugado.
Em ambos os lados, o acesso principal é gratuito, sendo cobrado apenas para passeios de barco ou áreas exclusivas.
Uma alternativa é ficar em Toronto e ir até Niagara Falls de ônibus, uma opção acessível e rápida. A partir da Union Station Bus Terminal, o trajeto dura cerca de duas horas. Também é possível ir de trem ou carro alugado, caso prefira.
Também existem diversas opções de tour que te levam direto para as cataratas e de volta para Toronto!
Ah, é importante lembrar que para acessar o lado dos EUA saindo do Canadá, é necessário atravessar a Rainbow Bridge e realizar o processo de imigração, o que requer passaporte e visto.
O que fazer nas Cataratas do Niágara
Se você está planejando sua viagem às Cataratas do Niágara, já deve saber que existem algumas opções de passeio para escolher. Essa escolha ainda varia de acordo com a estação do ano em que você estará por lá, já que no inverno, por exemplo, algumas atrações não funcionam.
Nós fomos durante a primavera, então todas estavam funcionando. E para te ajudar a montar seu roteiro pelas Cataratas, vamos te mostrar um pouco do que fizemos por lá:
1. Niagara Falls (Cidade canadense)
A cidade de Niagara Falls fica localizada na província de Ontário, no Canadá, na fronteira com os Estados Unidos, conectando-se à cidade de mesmo nome no estado de Nova York por meio de pontes como a Rainbow Bridge e a Queenston-Lewiston Bridge.
Além das cataratas, a economia local é sustentada por atividades relacionadas ao turismo, fabricação de produtos alimentícios e vinhos, além de outros ramos de atuação.
Entre as principais atrações da cidade estão o Queen Victoria Park, onde ocorre o Winter Festival of Lights, e o museu histórico de Lundy’s Lane, que relembra uma batalha entre forças americanas e britânicas em 1814.
Mas, claro, o maior atrativo da cidade são as quedas d’água e os passeios que você pode fazer para vê-las mais de perto.
2. Table Rock Welcome Centre
O Table Rock Welcome Centre é um centro de informações e venda de ingressos para diversas atrações nas Cataratas do Niágara, localizado bem próximo à Horseshoe Falls, uma das principais quedas d’água.
Do lado canadense, o local serve como mirante e é um dos melhores pontos para observar as cataratas de perto.
Além dos ingressos, o centro oferece opções de alimentação, como o Table Rock Market e o Table Rock House Restaurant, além de um centro de compras de dois andares, o Table Rock Shop. Para garantir lugar em passeios populares, é recomendado comprar ingressos com antecedência.
Table Rock House Restaurant
O Table Rock House Restaurant é uma opção de almoço e jantar com vista para as Cataratas do Niágara. No almoço, o restaurante oferece um cardápio variado, com pratos de carnes, massas, saladas e sanduíches, cobrando conforme o pedido. No jantar, o valor é fixo, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.
Outros restaurantes na cidade também possuem vista para as quedas, mas o Table Rock House é o que fica mais próximo delas.
3. Journey Behind The Falls
Dos passeios disponíveis nós fomos no Journey Behind the Falls. Nele você caminha por túneis que passam por trás das Cataratas do Niágara e levam até um deck de observação próximo à água.
Com duração de cerca de uma hora, a atração funciona o ano todo e oferece uma experiência única, permitindo ver de perto a força das quedas. Sabe aquela cena do desenho do picapau em que várias pessoas estão na parte debaixo da cachoeira e veem um personagem num barril descer as cataratas? Então, é ali!
Você pode comprar seu ingresso no Table Rock Centre, ou então online, com troca na bilheteria, e com ele ganha já uma capa daquelas de chuva para tentar ficar um pouco menos encharcado durante o passeio.
Como é bem popular e funciona com horário marcado, o melhor é que você compre seus ingressos com antecedência.
4. Butterfly Conservatory
O Butterfly Conservatory é um espaço dedicado a mais de 2.000 borboletas exóticas em um ambiente de floresta tropical, com uma grande variedade de plantas e flores que atraem essas espécies.
No local você encontra uma pequena cachoeira e um jardim ao ar livre com flora nativa, além de uma estufa (que pode ser bem quente e cheia de pessoas, dependendo do horário).
Construído em 1996, o conservatório é o maior do tipo na América do Norte, com mais de mil metros quadrados, incluindo espaços como teatros e exposições interativas.
A visita é autoguiada, então você pode explorar o espaço livremente e permanecer o tempo que desejar.
Planeje sua viagem às Cataratas do Niágara
Se você aprecia viagens que te conectam com a natureza e proporcionam novas aventuras, você vai amar as Cataratas do Niágara. Mas não se engane, por lá existem passeios para todos os perfis, dos mais aventureiros, como o Journey Behind The Falls, até aqueles que preferem um pouco menos de adrenalina.
Por ser extremamente turística, a região tem ótima infraestrutura, com opções de transporte, hospedagem e alimentação adequadas para diferentes necessidades.
Agora só falta você começar a planejar sua viagem! Escolha a melhor época do ano para você (lembre-se de que algumas atrações não funcionam no período do inverno deles), compre ingressos para atrações antecipadamente e aproveite ao máximo a visita!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.