Home » Destinos » Canadá » Onde ficar em Montreal: os 5 melhores bairros e dicas de hotéis
Canadá

Onde ficar em Montreal: os 5 melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Montreal: a vista de toda a cidade do topo do Mont Royal

Escolher onde ficar em Montreal é um processo relativamente rápido. Os melhores bairros para ficar hospedado na cidade constituem um grupo pequeno, o que facilita bastante a decisão. Todos eles deixam o turista localizado bem próximo das principais atrações para visitá-las a pé ou usando o ótimo sistema de transporte público de Quebec.

Por ser a segunda cidade mais populosa do Canadá, é de se esperar que haja grande variedade de hotéis, pousadas, albergues e outras opções para estadia. Isto realmente acontece, mas é preciso fazer a reserva com antecedência para garantir bons preços. Como as melhores opções esgotam cedo na alta temporada, é importante escolher com cautela para ter o que há de melhor à sua disposição.

Independente do que você tenha planejado, se pretende economizar nos gastos ou se viaja com orçamento folgado, nós separamos uma lista de hospedagens que merecem destaque, facilitando sua tarefa na hora de organizar a sua viagem.

Nossas recomendações abaixo estão divididas conforme os melhores bairros de Montreal para os mais diferentes tipos de viajantes que visitam a cidade. Confira e saiba onde ficar hospedado em Montreal com conforto, comodidade e segurança.

Leia mais: O que fazer em Montreal: as 14 melhores atrações da cidade

Onde ficar em Montreal: os 5 melhores bairros

Em Montreal é possível se hospedar em bairros recheados de história, com ruas pitorescas e edifícios bem antigos. Ou fazer o oposto e dormir numa região com comércio bem forte, com hotéis luxuosos, restaurantes caros e uma noite divertida, repleta de bares, lanchonetes e clubes.

Onde ficar em Montreal: a complexo olímpico

A escolha depende, essencialmente, do que você procura ao visitar a cidade. Montreal certamente terá um bairro perfeito para os seus planos.

Para a maior parte dos visitantes, a melhor localização será ficar no Centro Antigo (Old Montreal / Vieux-Montreal) ou no Centro da cidade (Downtown). Mas as opções não se restringem a estes locais.

Resumidamente, nossa seleção dos melhores bairros de Montreal inclui:

Na alta temporada, que acontece durante o verão canadense (do final de junho ao final de setembro), é fundamental reservar a estadia com antecedência para garantir sua vaga e conseguir preços em conta.

Quando estivemos lá, nós ficamos hospedados no Pierce Boutique Apartments, que fica quase ao lado da estação de metrô Guy-Concordia, bem perto do Centro de Montreal.

Como deixamos para reservar em cima da hora, em nossas pesquisas foi mais em conta alugar um apartamento inteiro, como este, do que ficar em um hotel tradicional.

Old Montreal (Vieux-Montréal)

Como mostra o nome, este é o centro histórico de Montreal, abrigo para algumas das construções mais antigas da cidade.

Onde ficar em Montreal: a praça principal da cidade

Ao buscar onde ficar hospedado em Montreal, quem opta pelo Centro histórico estará bem perto do St. Lawrence River, além de museus e festivais capazes de atrair os grandes admiradores de arte e de história.

É em Vieux-Montréal que estão, por exemplo:

  • A Basílica de Notre-Dame;
  • A Capela Notre-Dame-Bon-Secours;
  • Os museus Pointe-à-Callière e Château Ramezay;
  • as galerias Marché Bonsecours e Galerie Got;
  • e o belo Old Port

Além disso, quem se hospeda em Old Montreal pode assistir a várias performances e artistas de rua a todo o momento e se deliciar com as barracas de comida ou os famosos restaurantes da região sem precisar andar até muito longe do hotel.

Isto depende, porém, de quanto você está disposto a pagar. Pelo privilégio de ficarem no centro histórico, os hotéis cobram caro dos turistas pela localização, sendo difícil encontrar ofertas ou hotéis econômicos.

Ali nossas principais recomendações são:

  • LHotel, que fica perto do metrô Place d’Armes;
  • Hotel Nelligan, que fica logo atrás da Basílica de Notre Dame.

Mas para ficar hospedado em Vieux-Montréal e economizar de verdade, talvez você tenha que recorrer aos hostels do bairro. Por ali existem pelo menos dois muito bons:

  • Auberge Bonsecours, que tem quartos duplos e familiares com banheiro privado, pode ser opção excelente a quem não costuma ficar em hostel, mas está atrás de uma estadia econômica;
  • Já o Auberge Alternative é um albergue menos sofisticado, que tem quartos privativos também, mas oferece dormitórios com banheiro coletivo. Pode ser uma opção ainda mais barata pra quem faz questão de ficar no centro antigo.

Caso precise de mais opções, veja a lista com todos os hotéis e albergues do Centro Antigo de Montreal.

Downtown (Centre-Ville)

Downtown é a parte do Centro de Montreal onde ficam os arranha-céus e boa parte do centro comercial da cidade. Lá estão os grandes hotéis, lojas, restaurantes requintados e as sedes de algumas das maiores empresas que atuam no país.

Onde ficar em Montreal: o centro da cidade com seus arranha céus

Centre-Ville não tem o charme do centro antigo, mas como o bairro vizinho tem hospedagens limitadas e os preços não são tão atrativos, Downtown acaba sendo uma opção bem mais viável para o bolso da maioria dos turistas.

Ficar hospedado no centro comercial em muitas cidades não é algo tão legal, mas em Montreal, no entanto, isto não ocorre. O centro não fica esvaziado durante a noite como em muitas cidades, pelo contrário.

Ao fim do expediente o ambiente corporativo sai de cena para que a região se transforme em um espaço da cultura contemporânea, com bares, restaurantes e clubes frequentados por profissionais jovens e pelos estudantes das muitas universidades do entorno. Isso cria um ambiente bastante peculiar em Downtown, onde mansões imponentes e prédios imensos se misturam com a energia da juventude.

Alguns dos destaques são:

  • os museus Montreal Museum of Fine Arts, Grévin Wax Museum, Redpath Museum e McCord Museum;
  • vários shopping centers da Underground City, com complexos subterrâneos e ao nível da rua;
  • a magnífica vista do Au Sommet PVM;
  • a basílica Mary Queen of the World;
  • e a Quartier des Spectacles, praça que abriga fantásticos eventos e festivais.

Ao pesquisar onde ficar em Montreal você logo verá que em Downtown há a maior variedade de hospedagens da cidade. O bairro tem opções para todos os tipos de viajantes. Pesquisando um pouco você certamente irá encontrar algo que cabe no seu orçamento.

Em Centre-Ville nossas primeiras sugestões de hospedagem são do lado leste, onde fica o Quartier dês Spectacles, como:

Já do lado Oeste, que tem um perfil um pouco mais econômico e com menos cara de centro comercial, as opções são:

Veja a lista completa de hospedagens em Downtown.

Shaughnessy Village

Shaughnessy Village não é propriamente um bairro de Montreal, mas um trecho do Centre-Ville que recebe uma denominação própria. É formado pelo pedaço de Downtown compreendido entre as estações Guy-Concordia e Atwater do metrô onde se concentram muitas universidades.

Onde ficar em montreal: um prédio de tijolinhos vermelhos e uma porta vermelha

Resolvemos destacar a região como mais uma opção a quem queira ficar bem localizado em Montreal, pois foi justamente neste pedaço da cidade que nos hospedamos quando estivemos na cidade pela primeira vez.

Viajamos no verão e quando fomos fazer nossa reserva já não tinham mais hotéis baratos disponíveis no Centro Antigo de Montreal. Acabamos ficando mais longe, mas o local não deixou em nada a desejar. A região é muito bem servida pelo transporte público da cidade e repleta de restaurantes.

Nós ficamos no Pierce Boutique Apartments, que fica quase ao lado da estação de metrô Guy-Concordia. Recomendamos muito a quem queira algo confortável a preços mais convidativos que os do centro de Montreal.

Outras boas opções próximas de padrão semelhante e na mesma faixa de preço, são:

The Village (Le Village)

No extremo leste de Centre-Ville, Le Village fica localizado entre as estações Berri-UQAM (a mais movimentada da cidade, que conecta 3 linhas do metrô) e Papineau.

Um tunel decorativo em Montreal

Também chamado de Gay Village, o bairro é um dos pontos centrais da cultura LGBT, não apenas na província de Quebec, mas de todo o Canadá. Um dos símbolos mais evidentes, inclusive, já é visto na parada de metrô do centro do bairro, a estação Beaudry, que tem seus pilares decorados com as cores do arco-íris.

Outros focos centrais do bairro são a Amherst Street, que é um local de reunião de colecionadores, e a Rue Sainte-Catherine que se destaca pela variedade em cafés e roupas de moda masculina.

Mas é durante a noite, entretanto, que a região ganha ainda mais vida, com clubes, bares e uma vida noturna super agitada.

No bairro é possível encontrar alguns hotéis de baixo custo e albergues muito bons, numa ótima relação custo benefício a quem procura uma hospedagem deste tipo.

Entre os hotéis, nossa recomendação é o Quality Inn Centre Ville.

Já entre os albergues os dois melhores do bairro são:

Veja a lista completa de hotéis disponíveis em Le Village.

Le Plateau Mont-Royal

Todas as opções acima são de bairros centrais da cidade. São locais excelentes pela localização e ampla oferta de estabelecimentos comerciais.

Um cartão postal com os animais de montreal

Mas para quem gosta de algo mais local, que permita ver como é a vida de quem mora em Montreal, é preciso ficar um pouco mais afastado.

Aos que procuram um lugar assim, mais sereno, ao pesquisar onde ficar em Montreal, volte seus olhos para a região do Le Plateau Mont-Royal. É um local super tranquilo, sem a agitação que existe nas outras regiões, com um cenário mais hippie e sossegado, perfeito para quem busca por diversidade e autenticidade.

Ao longo da Rue Saint-Denis, por exemplo, que é a principal do bairro, jovens pintores e designers exibem seus trabalhos, em um local que exala criatividade. Já no trecho conhecido como Mile End, não é raro encontrar sotaques que misturam o inglês e francês de Quebec com português, grego, e diversos outros idiomas dos imigrantes que formam a comunidade. Há lojas elegantes para diferentes gostos, cafés muitos bons, e restaurantes com culinárias típicas de vários lugares do mundo, o que faz a região ser bem peculiar.

Mesmo para quem não fica hospedado em Le Plateau Mont-Royal, vale a pena explorar o bairro por conta de seus belos parques, para conhecer o trabalho de artistas locais, fazer as refeições em restaurantes cheios de autenticidade, participar de festivais e curtir uma vida noturna bem agitada e vibrante.

Na área hoteleira, no entanto, as opções são bem limitadas. Como em todo bairro predominantemente residencial, por ali se destacam os apartamentos de temporada.

Para quem gosta deste tipo de hospedagem, nessa ambientação, a região é um prato cheio.

Há alguns hotéis tradicionais também, (como o Hotel Kutuma, por exemplo) especialmente ao redor da estação Sherbrooke, no trecho do bairro mais próximo ao centro, mas são poucos.

A lista completa de hospedagens em Le Plateau Mont-Royal está aqui.

Salve estas dicas do Canadá no Pinterest!

Escolher onde ficar em Montreal é um processo relativamente rápido. Os melhores bairros para ficar hospedado na cidade constituem um grupo pequeno, o que facilita bastante a decisão.
OEscolher onde ficar em Montreal é um processo relativamente rápido. Os melhores bairros para ficar hospedado na cidade constituem um grupo pequeno, o que facilita bastante a decisão.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

AIRBNB

Já experimentou alugar um apartamento no Airbnb? Ganhe até R$180 em créditos para usar em sua primeira reserva no site.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv
oferta nordvpn

publicidade

hospedado por infinite cloud computing