O poço de betume de La Brea entrou no nosso roteiro de uma maneira, digamos, peculiar. Eu sempre gostei de tanto Meu Primeiro Amor quanto a sequência deste (é ruim, eu sei, mas filmes de infância, vocês sabem como é). Vada nessa parte 2 vai até Los Angeles e um dos passeios dela é no La Brea. Fiquei com isso na cabeça desde então, pois, por mais que eu tenha crescido e visto que o filme não é lá grandes coisas, como pode existir um poço de piche borbulhante em plena LA, onde vários animais da era do gelo morreram presos nele?
O parque tem conexão com o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) e ficamos um tempo em sua entrada, que é realmente muito agradável e um oásis em meio ao calor de Los Angeles, com várias famílias indo passear por lá e várias barraquinhas de lanches. A entrada deste é separada do La Brea.
Continuando pela mesma rua, chegamos ao La Brea Tar Pits e logo de longe conseguíamos sentir o forte cheiro de asfalto vindo de lá. A entrada é incrível, um poço de piche enorme, borbulhando, exalando aquele odor e algumas esculturas em tamanho real de mamutes demonstrando como eles ficaram presos no poço. É possível passar por cima dele por uma ponte para tirar fotos, mas todos os poços são gradeados.
Entrando no George C. Page Museum, o ingresso dá direito a um passeio extra para outro poço de piche onde arqueólogos faziam seu trabalho. Uma das primeiras atrações são esqueletos retirados de lá, com toda a ossada meio escura e polida, devido ao piche. No mesmo salão, pode-se ver uma estrutura com pesos presos ao betume, em que, ao ser puxado, você percebe o quão impossível era para um animal escapar dele. A força a ser colocada era inconcebível. A idade do fóssil mais antigo encontrado em La Brea é de 38 mil anos. Os animais mais comuns encontrados são o tigre dente de sabre, a preguiça gigante, o mamute, o lobo pré histórico e o lobo de cara curta. Somente um ser humano foi encontrado no poço, uma índia de uma tribo que ali habitava muito antes dos europeus chegarem à área.
Dentro do museu é possível ver arqueólogos trabalhando em uma área isolada, restaurando novos fósseis.
La Brea era um rancho localizado no que ainda era México na época em que foi construído. Seu nome significa “o breu”, em referência aos poços lá encontrados. É uma reserva nacional e um dos maiores e mais acessíveis centros paleontológicos do mundo.
La Brea Tar Pits foi um dos lugares que eu fui com meu marido americano antes mesmo da gente namorar, quando a gente ainda estava se conhecendo, e onde tiramos a primeira foto juntos!
Ótimo lugar para começar um relacionamento, tirando o cheiro de piche! HEHEHE
Lá é muito interessante e super legal de ver que fica numa das maiores cidades do mundo!
Abraços!