Home » Destinos » Uruguai » Qual a melhor época do ano para viajar para o Uruguai?
Uruguai

Qual a melhor época do ano para viajar para o Uruguai?

Melhor época para viajar para o Uruguai: Passear pelo Parque Rodó, em Montevidéu.

Para escolher a melhor época para viajar para o Uruguai é preciso entender o clima no país e como as temporadas de turismo afetam suas cidades.

De um lado, o clima pode afetar fortemente seu roteiro, pois quanto mais quente a época da viagem, mais destinos poderão ser incluídos no itinerário. Pensando assim, para quem quer conhecer todos os pontos turísticos do país, a melhor época é a que aproveita os dias mais ensolarados do ano.

De outro, as variações entre a alta e a baixa temporada de turismo alteram o movimento nas cidades, os preços de hotéis e restaurantes, e exigem maior ou menor nível de planejamento antecipado. Para quem viaja com orçamento apertado, portanto, o objetivo é evitar a alta temporada e viajar na baixa.

Logo, a melhor época para viajar para o Uruguai seria a combinação dos dois fatores. Mas aí reside todo o problema. A alta temporada de turismo acontece justamente nos meses de verão, o que obriga quem quer viajar o país inteiro a fazê-lo no período do ano onde os preços estão mais elevados. Já quem prefere economizar, precisa programar sua viagem para a baixa temporada, nos meses mais frios, deixando os destinos no litoral do país de fora do roteiro.

Qual a melhor época para viajar para o Uruguai?

Melhor época para viajar para o Uruguai: O Teatro Solis, em Montevidéu.

De maneira resumida, a melhor época para viajar ao Uruguai vai de novembro a março, quando é possível visitar qualquer destino no país, sem restrições.

No entanto, deve-se observar que entre meados de dezembro e o Carnaval o mercado de turismo estará em alta temporada (ou, em altíssima temporada, entre Natal e Ano Novo). Quem quiser aproveitar este período para fazer sua viagem deverá visitar o país sabendo que pagará mais caro e precisará reservar tudo, hotéis e aluguel de carro principalmente, com bastante antecedência.

Fora de temporada, entre abril e outubro, o Uruguai também se apresenta como um destino muito interessante. Mas neste período o viajante precisará adaptar seu roteiro ao clima do país, visto que não irá incluir o litoral em sua viagem. Assim evita que se depare com cidades praticamente desertas em seu caminho.

Saiba quais são os melhores bairros para se hospedar em Montevidéu.

As Estações do Ano no Uruguai (e como afetam sua viagem)

Um homem e uma mulher sentados em fila no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O estádio é imenso e possui vários cores em suas arquibancadas. O céu está nublado, mas possui cores do pôr do sol, em tom alaranjado. O campo de futebol é verde e pode ser visto lá embaixo.

As estações do ano no Uruguai seguem o mesmo calendário do Brasil. O ano começa e termina no verão, que vai de dezembro a março, quando as temperaturas podem chegar a 30°C. Já o inverno acontece no meio do ano, de junho a setembro, quando as temperaturas caem bastante e frequentemente baixam dos 10°C. Nestes meses a sensação de frio fica ainda mais intensa devido aos ventos constantes, comuns ao longo de todo o ano no Uruguai.

Para não se perder durante sua visita a Montevidéu, listamos as melhores atrações da cidade.

O Verão no Uruguai

aluguel de carro em montevideu

O verão é a melhor época para viajar para o Uruguai, caso você não se importe em viajar na alta temporada.

As temperaturas mais elevadas permitem incluir todos os destinos turísticos do país no roteiro, inclusive os povoados mais remotos do litoral norte, como Cabo Polonio e Punta del Diablo.

Viajar durante o verão significa incluir muitos dias de praia no roteiro, podendo estender a estadia em Punta del Este para curtir os dias mais ensolarados. Nestes meses é possível incluir um dia na areia até mesmo em Montevidéu, na praia de Pocitos.

Para viajar durante o verão separe um orçamento mais folgado. Faça todas as reservas de hotéis e aluguel de veículos com bastante antecedência, pois os melhores hotéis enchem e as locadoras podem ficar sem estoque no auge da alta temporada.

Para tentar economizar é melhor organizar a viagem para um pouco antes da chegada da estação, no começo de dezembro, ou no finzinho do verão, no mês de março, quando os preços não estão tão altos quanto as temperaturas no país.

O Outono no Uruguai

aluguel de carro em montevideu

O outono no Uruguai vai do fim de março até junho. A estação começa com o finzinho dos dias de calor, nos últimos dias de março, quando ainda dá para fazer um roteiro pelo país sem restrições. Em abril as temperaturas começam a cair, mas ainda são comuns os dias de temperatura agradável, acima dos 20°C, que são super raros de maio em diante.

Para quem viaja ao país sem pensar muito nas praias, o começo do outono, em março e abril, é uma das melhores épocas para viajar para o Uruguai. Nestes meses as temperaturas não estão tão altas – sendo mais agradável de caminhar pelas cidades – e os preços já estão ajustados para o período de intertemporada.

A partir de maio, apesar de ainda não ter virado a estação no calendário, o turismo se comporta já como inverno, seguindo a baixa temporada.

O Inverno no Uruguai

Um casal brasileiro, ela loira, ele moreno, usando roupas de frio monotemáticas, na Plaza Constituición, em Montevidéu, no Uruguai.

O inverno está longe de ser a melhor época para viajar para o Uruguai, mas não é recomendo que se cancele uma viagem ao país caso as datas disponíveis sejam durante os meses mais frios do ano. Para aproveitar a viagem ao Uruguai no inverno basta restringir seu roteiro (e suas expectativas) àquilo que possa ser visitado independente da previsão do tempo.

O inverno uruguaio ocupa, oficialmente, os meses de junho, julho, agosto e setembro. Para o turismo, no entanto, a estação se confunde com o período de baixa temporada, que começa um mês antes, ainda em maio.

Para viajar nestes meses frios, seu roteiro deverá se restringir a Montevidéu e Colônia do Sacramento, cujas atrações não dependem muito do clima. É possível ainda forçar uma ida a Punta del Este, mas a cidade estará deserta. A Casa Pueblo, nos arredores da cidade, é a única atração que não é influenciada pela estação. Fora isto, ainda dá para tirar uma foto no Monumento Los Dedos, na Praia Brava, ou visitar o Conrad Cassino, mas a vida que pulsa em Punta del Este no verão, e que a tornou famosa, estará hibernando.

A Primavera no Uruguai

Plaza Independencia, em Montevidéu, no Uruguai. Na foto vemos a estátua equestre de Artigas ao fundo, um uma torre antiga. Em primeiro plano vemos um jardim cheio de flores coloridas, em cores rosas e amarelas. Várias árvores altas parecidas com palmeiras estão redor. O céu está parcialmente nublado, com alguns pontos azuis no céu.

De setembro a dezembro a primavera uruguaia abrange duas temporadas turísticas distintas. O começo da estação, em outubro e novembro, forma a intertemporada do segundo semestre. Já a subida das temperaturas ao final dela, em dezembro, abre caminho para a alta temporada, que encerra o ano.

Assim como o começo do outono, o fim da primavera pode ser considerado a melhor época para viajar para o Uruguai por quem não pretenda fazer uma viagem focada nas praias. Em outubro e novembro as temperaturas já se elevaram o suficiente para tornar mais agradável o passeio pelas cidades sem que os preços da alta temporada tenham chegado.

Na primavera, quando comparada ao outro período de intertemporada, de março/abril, os dias não tão quentes. A temperatura não costuma passar dos 20°C, como ocorre no outono, mas em compensação as chuvas são menos habituais que na intertemporada do primeiro semestre.

Viajando para o Uruguai, mês a mês

aluguel de carro em montevideu

Como o turista nem sempre consegue escolher suas datas de viagem para que casem com a melhor época no Uruguai, é importante saber planejar seu roteiro também de forma inversa. Como é o turismo no Uruguai em cada mês do ano? O que é possível adicionar ao roteiro em cada data de viagem? Abaixo detalhamos o que é possível conhecer de nossos vizinhos do sul de acordo com cada mês de viagem.

Que tal alugar um carro para viajar pelo Uruguai? É um país pequeno e perfeito para dirigir por suas estradas.

Janeiro e Fevereiro (até o Carnaval)

Janeiro e Fevereiro são meses de temperaturas e preços altos no país. É uma ótima época para viajar para o Uruguai pela liberdade de montar o roteiro até pelos locais mais remotos, mas é preciso estar com o orçamento folgado para não ser surpreendido.

Viaja ao Uruguai logo no começo do ano é ideal a quem quer lotar o roteiro com dias de sol nas praias. A viagem pode incluir Montevidéu e Colônia do Sacramento só pelas formalidades necessárias para conhecê-las e se focar em Punta del Este, que estará em seu melhor período, e/ou estender o roteiro até as praias mais rústicas do litoral norte, como Punta del Diablo e Cabo Polonio.

Fevereiro (após o Carnaval) e Março

A alta temporada de turismo no Uruguai termina logo após o Carnaval. Como a data é variável, há anos em que fevereiro é englobado inteiramente pelo período de alta e outros em que o mês já da uma folga aos bolsos dos visitantes.

Independente se em período de alta ou já em transição para intertemporada, fevereiro e março sempre oferecerão temperaturas altas o suficiente para que o roteiro siga o perfil de uma viagem durante o verão. Quem visita o Uruguai nesta época pode privilegiar bastante as praias e curtir o sol o quanto quiser.

Abril

Em abril o Uruguai vive um período de transição, de temperaturas e de preços. O calor baixa para a casa dos 20°C e, com a diminuição do turismo, os preços também são reduzidos, sendo mais fácil encontrar ofertas. Para muitos esta é a melhor época para viajar para o Uruguai, especialmente a quem não esteja focado nas praias. As temperaturas mais amenas deixam a visita às cidades mais agradáveis e ainda possibilitam uma visita a Punta del Este (mas praia só vai dar aos mais corajosos). A queda nos preços é um item convidativo a mais.

Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro

casa pueblo, em punta del este
A Casa Pueblo continua linda no inverno 🙂

Longe de ser a melhor época para viajar para o Uruguai, nos meses mais frios do ano, uma viagem pelo país deve se concentrar em Montevidéu e Colônia do Sacramento. Os demais destinos, incluindo Punta del Este, estarão desertos, sem qualquer atração que justifique uma parada longa no roteiro. Aos mais insistentes, uma passagem por Punta pode ao menos incluir uma visita à Casa Pueblo, de Carlos Páez Vilaró,  cujas vistas do pôr do sol se mantém incríveis em qualquer época.

Outubro e Novembro

A partir de outubro as temperaturas começam a subir e o Uruguai vive um segundo período de intertemporada. Como no primeiro semestre, muitos viajantes acreditam que esta seja a melhor época para o clima no Uruguai, visto que as temperaturas não são tão elevadas quanto no verão, mas suficientemente altas para se curtir a capital e Colônia, além de dar um pouco de vida (pero no mucho) a Punta del Este.

Dezembro

O último mês do ano inaugura um novo ciclo de alta temporada no Uruguai. Viajar em dezembro permite explorar todos os cantos do país, mas quanto mais próximo das festas de fim de ano, mais elevados estarão os preços e mais importante será fazer a reserva de tudo com a maior antecedência possível.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM
No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.
SEGURO VIAGEM
Com a Seguros Promo é possível comparar a cotação de diversas companhias, garantindo o melhor custo/benefício na contratação. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem
ROAD TRIP
Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Carlos

Carlos nasceu em Petrópolis/RJ. Quando tinha 20 anos decidiu que, sozinho, viajaria para o lugar mais distante que pudesse com o primeiro dinheiro que conseguiu acumular. Após muita pesquisa e economia, saiu do país pela primeira vez e rodou por quatro países. De ônibus. Nos anos seguintes dificilmente havia um em que não estivesse planejando outra viagem. Hoje o produto destas pesquisas é compartilhado publicamente aqui, no Vida Cigana.

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

publicidade

Close