Ao programar o que fazer em Aruba um item é unânime na lista de todo mundo: as praias. Nisso realmente não há o que ser discutido. Aruba presenteia seus visitantes com uma infinidade delas, todas inesquecíveis, de areias brancas e águas de todos os tons de azul. Afinal, estamos falando do Caribe!
Mas muitos não sabem que a pequena ilha caribenha tem muito mais a apresentar a quem fica hospedado por lá, agradando até aos que não querem passar todos os dias dentro do mar.
O que fazer em Aruba
Para ajudar quem quem quer organizar um roteiro de viagem pela ilha, criamos um miniguia explicando o que fazer em Aruba, com todas as dicas imperdíveis e para todos os tipos de viajantes.
- As Praias de Aruba
- Renaissance Island
- Windsurfing e kitesurfing
- Snorkeling
- Natural Pool
- Philip’s Animal Garden
- Arikok National Park
- O Centro de Oranjestad
- California Lighthouse
- Alto Vista Chapel
1. As Praias de Aruba
Claro que ao listar o que fazer em Aruba não poderíamos começar de outra forma. As praias estão por toda a parte, afinal, Aruba é uma ilha.
A parte oeste é a mais procurada, pois lá estão as praias que possuem maiores faixas de areia e águas mais calmas. Na parte leste, as águas são mais revoltas, devido ao vento constante.
Em destaque, figuram em sequência, de norte a sul:
- Arashi Beach
- Boca Catalina Beach
- Hadicurari Beach
- Malmok Beach
- Palm Beach
- Eagle Beach
- Manchebo
- Druif
E após o aeroporto, rumo ao sul da ilha, ainda temos:
- Mangel Halto (a nossa favorita!)
- Rodger’s Beach
- Baby Beach.
Para percorrer todas as praias, principalmente as da parte sul da ilha, que para nós, são as mais bonitas, é recomendado alugar um carro. A ilha é pequena, mas mesmo assim, para chegar a praias mais afastadas, caso não esteja de carro, será preciso fazer várias baldeações de ônibus.
Leia mais: Vale a pena alugar um carro em Aruba?
2. Renaissance Island
Também no hall das praias mais procuradas, a Renaissance Island é propriedade dos hotéis da rede Renaissance e se tornou um dos símbolos do país devido à sua praia cheia de flamingos.
A ilha é também aberta ao público não-hóspede (em períodos de baixa-temporada, apenas). Mas caso você não esteja hospedado no Renaissance, a entrada é cobrada à parte e o preço é salgado, justamente para tentar manter a exclusividade aos hóspedes.
A ilha apresenta duas praias: a das iguanas e a dos flamingos. Esta última é disparada a mais procurada pelos turistas. Todos querem tirar fotos com as elegantes aves cor de rosa.
Na entrada da praia existe um recipiente para comprar ração para que as aves se aproximem, um punhado custa 25 centavos de dólar americano. Leve dinheiro trocado, pois ninguém na ilha irá trocar cédulas por moedas para você.
Depois de um tempo passado na ilha, é meio chato ver os flamingos sendo constantemente importunados. É visível o desconforto deles, que fogem a todo custo dos turistas depois que já estão com as barrigas cheias. Uma dica é ir cedo, para ser um dos primeiros a alimentar os animais que estarão mais receptivos, e na hora de se aproximar, tentar ficar em uma altura mais baixa que a deles, pois assim eles se sentem menos ameaçados.
Já a praia das iguanas é mais tranquila e lá crianças são permitidas, pois é mais rasa (a praia dos flamingos é exclusiva para adultos). Entre as árvores, iguanas aqui e ali perambulam pela areia.
3. Windsurfing e kitesurfing
Em nossa passagem por Aruba pudemos praticar windsurfing e snorkeling e ainda observar outras pessoas fazendo kitesurfing. Existem praias específicas para isso, com todo o aparato disponível para quem tenha interesse.
Nós fizemos uma aula de windsurfing com a Aruba Active Vacations, na Fisherman’s Hut Beach.
A área também é perfeita para quem queira fazer kitesurfing. As águas são como um espelho, sem ondas. E como a praia fica logo após os hotéis mais altos de Palm Beach, os edifícios não bloqueiam o vento, que bate de um jeito suave, sendo bom para iniciantes.
4. Snorkeling
Já o snorkeling pode ser feito por toda a ilha, mas as praias mais indicadas são as de Boca Catalina, Arashi e Mangel Halto. Só entrar na água e colocar seus óculos que verá uma infinidade de peixes.
Para mergulhos inesquecíveis, agende o passeio com o De Palm Pleasure, no qual é possível nadar acima de um navio naufragado da Segunda Guerra Mundial, o Antilla. É inacreditável e surpreendente! E no mesmo passeio também é feita uma parada em Boca Catalina, um dos melhores locais para se fazer snorkel devido ao seu recife. É muito legal ver tantos peixes, ouriços do mar e outros em meios às pedras.
Leia mais: Qual a melhor época para viajar para Aruba?
5. Natural Pool
Mesmo diante de tantas praias, ao decidir o que fazer em Aruba, a atração mais popular entre os turistas é a Natural Pool, uma piscina natural dentro do Arikok National Park. Com águas super-refrescantes e transparentes é tudo o que um visitante precisa depois de atravessar o árido parque nacional.
Chegar lá só com um veículo 4×4 em passeios organizados por agências. Nosso guia era muito divertido e pudemos passar um bom tempo só desfrutando das águas incríveis da Natural Pool.
Caso queira ir por conta própria, a mesma empresa faz tours usando quadriciclos, UTVs e Jeeps. Só se prepare para pegar uma estrada íngreme e totalmente irregular até a piscina.
6. Philip’s Animal Garden
Um zoológico que tenho o prazer de indicar. Não gosto de atrações com animais, mas o Philip’s Animal Garden é uma rara exceção. O dono do lugar, o Philip, resgata animais abandonados e que precisam de cuidados de várias localidades, inclusive acolhe animais rejeitados por outros zoológicos. Tudo com o próprio dinheiro. Lá, os animais tem abrigos e são bem cuidados.
Na entrada cada visitante ganha um saquinho de ração e verduras para poder interagir com os bichinhos. A entrada é gratuita, mas uma doação é sempre bem vinda para continuar ajudando a prover mais lares para outros animais.
7. Arikok National Park
O Arikok National Park ocupa 20% da ilha e, geologicamente, é a parte mais antiga do país. Ali estão as rochas originais que surgiram há milhões de anos. Em sua área, podemos avistar a rica fauna e flora de Aruba, com seu enorme leque de plantas medicinais e lagartos coloridos. Além disso, o parque conta com pinturas rupestres feitos pelos índios que ali habitavam originalmente.
O parque é bastante árido, com abundância de cactos e divi-divis, a árvore símbolo de Aruba, que é vista em várias fotos promocionais do país. Ao caminhar por lá, certifique-se de ir com roupas leves e chapéu.
Um lugar bastante interessante de ser incluído numa lista do que fazer em Aruba para sair um pouco do turismo de praia e conhecer um pouco das origens dessa fabulosa ilha.
8. O Centro de Oranjestad
Oranjestad é a capital de Aruba e é perfeita para quem quer fazer compras. Em seu centro se concentram as maiores marcas do mundo e é um paraíso a quem quer comprar roupas, perfumes, entre outros, devido às suas baixas taxas.
Além disso, o centro de Oranjestad é cheio de restaurantes deliciosos para todos os perfis. Caminhar por suas ruas é muito agradável, pois a arquitetura local é uma mistura de prédios de estilo holandês e locais. A quem se interessar, também é possível também percorrer a cidade a bordo de um bondinho.
9. California Lighthouse
O maior farol de Aruba fica no topo de uma colina, perto da Arashi Beach. É um lugar perfeito para se ter uma vista de toda a ilha e que fica mais bonita ainda durante o pôr do sol.
10. Alto Vista Chapel
Aruba concentra um grande número de católicos e a igreja mais conhecida da ilha é a Alto Vista Chapel. Seu nome não é esse à toa. A igreja se encontra no topo de uma colina que provém vistas incríveis da ilha. Foi construída no local onde ocorreu a conversão dos índios locais ao cristianismo.
Dica: Como se deslocar em Aruba
Aruba é uma ilha pequena, mas fora do centro de Oranjestad e das praias do norte da ilha, onde ficam as grandes cadeias de hotéis, pode ser complicado se deslocar de um lado para o outro.
Ao decidir o que fazer em Aruba, para ir a todos os pontos que indicamos, pense que seu roteiro pode mudar fortemente caso tudo tenha que ser planejado com ou sem um veículo à disposição.
Para aproveitar seus dias no país, o melhor a se fazer é alugar um veículo e ter a liberdade de explorar a ilha de cima a baixo, principalmente a parte sul da ilha, onde as praias são mais bonitas e mais vazias. Um carro em Aruba também dá a liberdade de poder ir ao farol e outros locais não tão visitados pelos turistas.
* Larissa e Carlos viajaram a Aruba a convite da ATA – Aruba Tourism Authority
Olá,
queria saber como funciona a moeda de lá. Como o dólar está em alta será que vale a pena comprar só a moeda local o Florim arubano? Como funciona a compra de pacotes turísticos e alimentação, se paga em dólar ou em Florim? E o troco eles dão em dólar ou em Florim?
Obrigada pela antenção.
Leve dólares. O florim dificilmente será trocado em qualquer lugar fora da ilha.
O dólar americano é praticamente moeda corrente por lá, principalmente nos pontos mais turísticos.
Oi Carlos, Obrigada pela resposta.
Se eu pagar em dólar o troco vai ser em dólar ou florim?
Pelo que eu me lembro não tem muito padrão, não. Quando menos turístico o local, maior a tendência de te entregarem florins.
Oii!
Vale a pena pegar um hotel all inclusive ou melhor pegar só com café da manhã para aproveitar os passeios fora do hotel?
Tem opções na ilha para refeições fora do hotel?
Oi Lisa, depende muito do que vc esteja procurando. Caso só queira ficar na praia ao redor do hotel, all inclusive pode ser uma boa, mas existem praias bem mais incríveis mais longe que valem a pena. Recomendaria pagar só pelo café e comer nos muitos restaurantes maravilhosos da ilha.
Oii, pra quem vai ficar 5 dias, tem uma dica de roteiro pra seguir por lá?
Oi Nathielly, tudo isso no post foi feito por nós em 5 dias 🙂 Só é importante alugar um carro!
Olá Larissa,
Qual seria o melhor mês para conhecer Aruba? No minimo quantos dias para fazer bons passeios?
Oi Rosana, temos um texto só falando sobre a melhor época para visitar Aruba, dá uma olhadinha 😉
E eu aconselharia ficar 5 dias na ilha para ver tudo.
Vou ir para Aruba agora em Abril estou ansiosa de mais para conhecer a praia dos flamingos pois sou totalmente apaixonada por esse bichinho lindo!! Peguei todas essas dicas para aproveitar muito os 10 dias lá 😍🦩🌴🙏🏻
Obrigada pelo comentário, Eduarda! Aruba é um paraíso!
Bom dia! Muito legal o blog de vocês. Só atualizem aí: o zoológico cobra a entrada agora, são 10 dólares por pessoa! 😉
Opa, obrigada Giancarlo!
Estive nesse paraíso e fiquei apaixonada por Baby Beach, com certeza voltarei em breve.
Baby Beach é um sonho mesmo!
Olá! Estou adorando as dicas, penso em ir em breve, saberia me dizer em qual (ou quais) praias tem essas árvores que colocou como capa do post? Obrigada!
Essas árvores são chamadas Divi-Divi e são o símbolo de Aruba. Dá pra encontrar em várias praias da Ilha, como no trecho entre Eagle e Manchebo e também em Roger’s e Baby Beach, no sul.
Olá! Estou planejando ir a Aruba mês que vem. Fiquei curiosa a respeito do preço para visitar a praia dos flamingos hehe preço salgado quanto exatamente? Já que a diária do resort passa de mil. Abraços!!
Oi Jakelynne, a praia dos flamingos, caso vc não esteja hospedada no hotel, só é aberta para não-hóspedes caso o hotel não esteja lotado. O passe diário custa 125 dólares :O
Estou fazendo todo seu roteiro Larissa, estou aqui agora em Aruba estamos amando e aproveitando todas suas dicas e passeios, obrigado.
Que incrível Jonathan, fico muito feliz! Aruba é um paraíso mesmo, saudades daí!
Tive em Aruba em 2017 e ja estou com tudo comprado para ir agora em 2019 novamente, a famosa ilha feliz fisgou o coração meu e da minha familia. Quem tiver oportunidade de ir… vá, garanto que nao vai arrepender-se… tudo lindo, as pessoas muito receptivas.
Estou ansioso para chegar logo março de 2019 hehehe
Nossa Leonardo, que vontade de voltar pra Aruba também, sua mensagem só nos fez lembrar daquele paraíso!
Bom retorno pra vocês!
Fui a Aruba em outubro de 2015 em lua de mel, e me apaixonei pela Ilha.
Infelizmente pela correira do casamento, deixei de pesquisar aqui no Brasil, os melhores passeios para se fazer lá.
Ficamos hospedados no Holliday Inn e adoramos, pelo excelente atendimento, conforto e custo x benefício.
A praia que mais gostei foi Eagle Beach, pela beleza e tranquilidade.
Alugamos o carro para os 7 dias que ficamos e valeu muito a pena, pois andamos pela ilha toda.
Espero poder voltar em breve, já com mais dicas.
Aruba é realmente maravilhosa, não é?
Que bom que a sua experiência também foi inesquecível!
Também queremos muito voltar lá, quem sabe!?