Se você está pensando em viajar para Portugal e quer conhecer as praias da região metropolitana de Lisboa, definitivamente você precisa saber o que fazer em Cascais. Neste guia completo, vamos te apresentar as melhores opções de atrações e pontos turísticos para incluir em seu roteiro.
Por Cascais, há inúmeras opções para conhecer e explorar. Mesmo sendo uma cidade costeira, por aqui você não vai encontrar só praias, mas também museus e lugares históricos. É um lugar muito gostoso de visitar, aqui fazemos questão sempre de levar nossas visitas lá.
Para visitar Cascais você não precisa se hospedar lá. Uma boa dica é optar por pegar o carro e fazer um bate-volta. Outra opção para quem está em Lisboa é pegar o trem que sai da estação Cais do Sodré até as estação de trem Cascais.
Em um dia você consegue conhecer muitos cantos legais da cidade. Por isso separamos uma lista com aqueles que consideramos os melhores lugares para visitar em Cascais.
Vamos começar?
As 18 melhores atrações de Cascais
As atividades que separamos farão você curtir um dia inteirinho à beira-mar. A cidade de Cascais fica na região costeira de Portugal e oferece muita vista bonita, aventura e história local.
Descubra cada cantinho especial dessa cidade através de suas praias, ruas, lojas e monumentos históricos.
Confira o índice com as atrações, pontos turísticos e lugares para visitar em Cascais que nós recomendamos:
Agora, vamos ver como chegar até as atrações e todos os detalhes de cada uma delas.
Saiba mais: As melhores praias de Lisboa, Setúbal e Região.
Roteiros turísticos em Cascais
Nós temos duas recomendações de roteiro por Cascais. Em ambos, você pode começar sua caminhada pela Estação de Comboios da cidade.
▼ Do Centro de Cascais à Marina:
Comece pelo Mercado da Vila (1), que fica pertinho da estação de trem da cidade, na direção norte.
Depois, caminhe pela Rua Padre Moisés da Silva, pegue a Av. Dom Pedro I e continue até o Jardim Visconde da Luz. Assim você chega no Centro Histórico de Cascais (2).
A Casa das Histórias Paula Rego (3) fica na Av. da República, a uns 10 minutos de lá. O Museu do Mar (4) está logo ao lado.
Em seguida, vá em direção ao mar para encontrar a Cidadela de Cascais (5) e, um pouco mais a frente, a Marina (6).
Caminhando pelo litoral, você consegue chegar ao Museu Condes de Castro Guimarães (7) e à Praia de Santa Marta (8). O Farol de Santa Marta (9) fica ao lado da praia.
O rochedo Boca do Inferno (10) é a última parada dessa rota, são 13 minutos de caminhada pela orla até lá.
▼ De Cascais ao Estoril:
A segunda parte da rota, também começa pela estação de trem da cidade. Numa caminhada curta você consegue chegar à Praia da Rainha (11). Logo ao lado fica a praia seguinte da nossa lista, a Praia Nossa Senhora da Conceição (12).
As duas são divididas pelo Hotel Albatroz, então você não vai conseguir fazer o trajeto pela orla, mas é bem fácil de se entender.
Seguindo pelo litoral, a Piscina Oceânica Alberto Romano (13) fica a uns dez minutos de caminhada. Um pouco mais a frente você vai passar pelo Paredão de Cascais (14).
A partir daí, se seu fôlego permitir, vale estender a caminhada até o Estoril e conhecer os últimos pontos do roteiro. Em 15 minutos andando pela orla você chega à Praia do Tamariz (15), e um pouquinho mais afastado do mar, o Cassino de Estoril (16).
1. Mercado da Vila
Se você gosta de conhecer a gastronomia dos lugares pra onde viaja, e quer experimentar os sabores mais frescos de Cascais, não pode deixar de visitar o Mercado da Vila. Ele fica no centro da cidade, e oferece uma variedade de produtos locais.
Lá dentro ficam barracas de frutas, legumes, queijos, pães e outros produtos de produção portuguesa. Além disso, aqui você tem a oportunidade de conversar com os próprios produtores e vendedores, o que torna uma experiência mais próxima da comunidade local.
Também há diversos restaurantes e cafés pelo mercado, onde você pode provar receitas que são, muitas vezes, preparadas com os ingredientes vendidos ali mesmo.
Visitar mercados pelas cidades por onde você passa te permite não só aproveitar sabores locais e conhecer moradores, você também ajuda a movimentar a economia do lugar e ficar um pouco mais perto da cultura real de lá.
2. Centro Histórico de Cascais
O Centro Histórico de Cascais com certeza traz a sensação de uma cidade mais antiga. As ruas são estreitas, as casas são coloridas e as lojas e restaurantes têm um clima bem nostálgico. Essa é uma localização de muita importância no passado de Cascais, dos tempos de quando era ainda apenas uma vila de pescadores.
Mesmo assim, não é como se o lugar tivesse parado no tempo, ele apenas guarda e transmite a sua história, sem deixar de lado o modernismo. Esse é um ponto super cultural da cidade e você consegue ver marcas da evolução através dos séculos.
Ali também se encontra a maioria dos restaurantes da cidade, com várias opções que vão desde os clássicos portugueses até pubs britânicos, restaurantes indianos e redes de fast food.
Durante a visita, recomendo explorar a Praça Luís de Camões, onde você encontrará igrejas antigas e praças cercadas por cafés.
3. Casa das Histórias Paula Rego
Este museu é dedicado ao conjunto da obra da renomada artista portuguesa Paula Rego, conhecida por suas pinturas e narrativas visuais.
Localizada em Cascais, a Casa das Histórias é uma parada imperdível para quem gosta de arte. Projetado pelo famoso arquiteto Eduardo Souto de Mora, esse espaço propicia uma imersão em telas coloridas e nos mundos imaginários criados por Paula Rego.
Uma ótima oportunidade de se conectar com as mensagens transmitidas por uma grande mestra portuguesa, além de tirar fotos em frente ao seu prédio único.
O que você vai ver na Casa das Histórias
A arquitetura contemporânea do museu já é uma atração em si, com suas linhas modernas que contrastam com o ambiente histórico de Cascais. Cada sala foi projetada para destacar as obras de arte e criar uma experiência envolvente para os visitantes.
Durante a visita, você irá explorar as diferentes fases da carreira de Paula Rego e descobrir o contexto por trás de cada obra exposta.
Com guias informativos, ou áudio-guias disponíveis no local, você obtém informações detalhadas sobre as pinturas e entende melhor o processo criativo dessa artista, que é muito talentosa.
4. Museu do Mar
Esse é outro museu de Cascais. Ele apresenta coleção de artefatos e exposições dedicadas à vida dos pescadores e ao patrimônio marítimo da região.
No Museu do Mar, você vai ver antigas embarcações e vai descobrir mais sobre a rotina dos pescadores locais. Os instrumentos tradicionais estão expostos ao lado de barcos e até mesmo algumas reconstruções realistas de cenas cotidianas no mar.
Além disso, o museu oferece uma série de atividades interativas, como oficinas práticas sobre navegação ou demonstrações sobre técnicas ancestrais de pesca.
É um museu para quem gosta do mar, pesca, história ou tem curiosidade na vida diferente de cada lugar.
5. Cidadela de Cascais
A Cidadela de Cascais é um local imperdível na cidade, ela fica no centro histórico. A fortaleza, que inclui também o Palácio da Cidadela, está bastante preservada, remonta ao século XVI e possui uma importância cultural significativa.
Por lá a sensação é de estar realmente em um ambiente medieval, isso por conta de suas muralhas e das ruas estreitas do lugar.
Você poderá explorar as diversas exposições sobre a história local, além de admirar as vistas panorâmicas do mar e dos arredores.
Aproveite para passear pelos jardins e apreciar a arquitetura das construções históricas que dão ao lugar beleza e herança cultural. Além disso, lá também está o Museu da Presidência, que apresenta a história presidencial de Portugal.
6. Marina de Cascais
A Marina de Cascais é repleta de iates luxuosos. Quem gosta de estar perto do mar e tem interesse em velas vai aproveitar bastante essa localização.
Mas a importância dessa marina vai além da sua beleza. Ela é bem presente na vida da cidade, sendo ponto de encontro para marinheiros locais e internacionais, além de sediar competições ao longo do ano.
Não precisa, necessariamente, ter interesse na vida náutica para visitar o local. Além dessa parte, na Marina você encontra restaurantes à beira mar, que são perfeitos para brunchs, almoços, ou jantares românticos.
Por lá, durante alguns eventos, tem música ao vivo, o que te deixa mais perto da cena cultural portuguesa. Há também diversas opções disponíveis para aluguel de barcos e passeios turísticos.
Veja também: Onde ficar em Cascais, 5 melhores áreas.
7. Museu Condes de Castro Guimarães
O Museu Condes de Castro Guimarães é mais uma atração cultural da cidade de Cascais.
Localizado em uma mansão do século XIX, o museu abriga uma coleção de arte, mobiliário antigo e objetos preciosos que contam a história da região.
Dentro do museu o clima é da antiga aristocracia portuguesa, com salas bem decoradas e a grande exposição de artistas nacionais e internacionais. Do lado de fora estão os jardins da propriedade, que são muito bem cuidados e perfeitos para quem quer dar um passeio em família. Os jardins contam com um lago também cheio de diferentes aves.
Esse é mais um dos lugares que contam a história de Portugal, com uma grande carga cultural, mas isso não significa que é mais do mesmo. Definitivamente vale a pena incluir essa parada no seu roteiro, se esse for o seu tipo de passeio.
8. Praia de Santa Marta
A Praia de Santa Marta fica em uma enseada protegida. O ambiente é tranquilo, mais distante das multidões. As águas são bem calmas, mais parece uma piscina natural do que o mar. Possui esse nome pois fica bem ao lado do Farol de Santa Marta.
Aqui você pode mergulhar, tomar sol ou só descansar entre uma atração e outra curtindo a vista do local.
Só não conte muito com areia nessa praia, depende muito da maré e, por ser muito curta a faixa, ela geralmente está molhada. A maioria das pessoas que vai até ali toma banho de sol nas pedras.
9. Museu Farol de Santa Marta
O Museu Farol de Santa Marta fica à beira-mar, bem ao lado da praia que falei no tópico anterior. Hoje, ele é um museu e testemunho da importância dos faróis na navegação marítima ao longo dos séculos.
As exposições dentro do farol contam a história da sua construção e funcionamento. Aqui você verá relíquias náuticas, que incluem mapas antigos, instrumentos de navegação e objetos resgatados de naufrágios.
Além disso, você pode subir os degraus do farol para conferir a vista panorâmica das águas do Atlântico e das paisagens costeiras em volta. Aqui você aprende sobre a herança marítima da região e é um bom lugar para apreciar a paisagem litorânea.
10. Boca do Inferno
Essa formação rochosa é um dos pontos turísticos mais famosos da região da costa atlântica. É um lugar realmente lindo, que atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Se você gosta de paisagens naturais diversificadas, visitar à Boca do Inferno é uma experiência imperdível.
O som das ondas que se chocam contra as rochas é bem impressionante e a vista panorâmica e o ar salgado somam na aventura. Além disso, há plataformas de observação ao longo das falésias para admirar o local de diferentes ângulos.
É um bom lugar para visitar tanto de dia, quanto ao pôr-do-sol.
11. Praia da Rainha
A Praia da Rainha é pequena e tranquila, perfeita para descansar. O nome refere-se à Rainha D. Amélia, que gostava de tomar banho de mar no local quando a família real passava por Cascais.
Ela fica perto do centro histórico, ao lado da rua principal, também é banhada pelo Oceano Atlântico e conta com os paredões de rochas em volta.
Aqui você consegue ficar mais longe das multidões de turistas para tomar sol, mergulhar e admirar a paisagem.
Para quem está viajando em casal, essa é uma boa ideia de destino romântico. Para outros estilos de viagem ela continua valendo muito a pena a visita.
12. Praia da Conceição
A Praia da Conceição, também conhecida como Praia da Duquesa, fica no centro de Cascais. Essa já é uma praia mais frequentada pelos turistas.
A infraestrutura do local oferece uma variedade de comodidades, como restaurantes e aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Além disso, as ondas calmas são perfeitas para nadar ou praticar esportes aquáticos como stand up paddle (SUP).
Durante sua visita à Praia da Conceição aproveite para explorar os arredores e conhecer alguns dos bares à beira-mar. Tomar um drink enquanto assiste ao pôr-do-sol é uma delícia.
13. Piscina Oceânica Alberto Romano
A Piscina Oceânica também fica próxima ao centro da cidade. Aqui você terá facilidade de estrutura, são vários lugares bons para tomar sol e descansar.
Essa é uma boa opção para quem viaja com criança, já que a piscina não é muito funda. Lá tem salva-vidas, chuveiros e rampas de acesso, a estrutura é bem completa.
A entrada é gratuita, mas o local tem horário de funcionamento. Recomendamos que você procure os horários para garantir sua visita.
Para visitar a Piscina Oceânica Alberto Romano, basta seguir até o litoral de Cascais, fica depois da Praia da Duquesa, o acesso é bem fácil.
14. Paredão de Cascais
O Paredão de Cascais é um caminho famoso que se estende ao longo da costa do Oceano Atlântico. O local tem uma vista linda e é perfeito para quem gosta de estar perto da natureza. Bom para caminhadas e para andar de bicicleta.
Lá de cima, a brisa marítima refresca a caminhada e as ondas que quebram nas rochas são a trilha sonora da aventura. Durante o percurso você também encontra algumas praias mais escondidas, e pode descer até elas para aproveitar.
É um ótimo passeio para tirar fotos, ou só curtir o momento. Com certeza é um dos pontos turísticos mais bonitos de Cascais.
15. Praia do Tamariz, em Estoril
A Praia do Tamariz, que fica em Estoril, é outro destaque entre as praias próximas a Cascais. Além do ambiente agradável para curtir um dia de verão, a infraestrutura do lugar também não deixa a desejar. Esta é a minha praia favorita da costa de Cascais, ela é bem espaçosa, mas sem ser muito cheia.
Aqui você encontra restaurantes à beira-mar onde você pode experimentar pratos da culinária local. Atividades como esportes aquáticos e caminhadas pelo calçadão também têm seus lugares reservados nessa praia.
No fim da praia se encontra uma outra piscina oceânica, a Piscina Oceânica do Tamariz.
Com certeza vale a pena incluir esta incrível praia em seu roteiro de viagem para Cascais e Estoril. Ah, mesmo que não seja na mesma cidade, para chegar até aqui, você pode caminhar de Cascais pelo paredão (é bem perto) ou descer na estação de trem Estoril.
16. Cassino do Estoril
Também na cidade vizinha, o Cassino do Estoril é o maior cassino da Europa! O local atrai visitantes do mundo todo, e é bem luxuoso.
Esse cenário é bem diferente dos que descrevemos até agora nessa lista, é uma ótima opção para diversão noturna em sua visita à Cascais.
Aqui você encontra muitas luzes, glamour e uma seleção grande de jogos disponíveis. São caça-níqueis, mesas de cartas e roletas. Além disso, tem sempre um show ao vivo, uma peça de teatro ou um evento especial para participar durante a visita.
Vale a pena conferir seus horários de funcionamento antes da visita para aproveitar suas noites na região. Divirta-se e boa sorte!
Outros pontos turísticos em Cascais
Além dos roteiros a pé pela cidade, Cascais possui outros pontos turísticos mais distantes do Centro que também valem a visita.
O trecho para a Praia do Guincho (18), contorna toda a Quinta da Marinha e passa pela Casa da Guia (17) e pelo Farol do Cabo Raso. É um trajeto muito bonito, mas deve ser feito de carro, ou transporte público, saindo da estação de Cascais.
Para chegar até lá são 15 minutos de carro ou 30 minutos de ônibus (linhas M05 ou M15).
17. Casa da Guia
A Casa da Guia é uma área que abriga diversos restaurantes, cafés e lojas boutique em um ambiente mais tranquilo.
Aqui o charme são nas ruas são de paralelepípedos com vista para o mar. A casa estende-se até o Farol da Guia e é de fácil acesso, tanto a pé, quanto de carro.
Ela fica na antiga Quinta dos Condes de Alcáçovas, e ainda preserva o antigo palacete, que foi construído no século XIX e recuperado pelo arquiteto Cláudio Wanderley em 1999.
É o lugar perfeito para relaxar, fazer refeições ou passear pelas lojas de moda feminina, streetwear, acessórios, design, arte, móveis entre outras opções, que ficam dentro do palacete.
18. Praia do Guincho
A Praia do Guincho é sem dúvidas, o melhor lugar para quem ama praia, surf, windsurf e natureza, e fica na área do Parque Natural Sintra-Cascais.
Localizada a 7 quilômetros do centro da cidade, é conhecida por suas ondas perfeitas para a prática de surfe e windsurf. Além disso, a areia é macia e a vista costeira é muito bonita.
Inclusive, essa praia é tão bonita que já apareceu no filme “Ao Serviço de Sua Majestade”, da franquia do James Bond.
Quem gosta da adrenalina tem a oportunidade de alugar uma prancha para os esportes radicais, lá estão várias escolas especializadas.
Planeje sua viagem à Portugal, conheça Cascais
Esperamos que este guia te ajude a programar sua viagem à Cascais. Das praias ao patrimônio histórico da cidade, esse é um destino europeu que vale muito a pena conhecer.
Ao visitar o Centro Histórico de Cascais, passear pela Marina e desfrutar das opções gastronômicas do Mercado da Vila, você vivencia de perto a cultura e as pessoas de Portugal.
As atrações que listamos aqui são sugestões, você pode seguir a risca a programação, ou então adaptá-la para seu gosto e disponibilidade.
Então, quando estiver planejando sua próxima viagem em busca de sol, cultura e beleza natural, lembre-se de colocar Cascais no topo da sua lista!
Deixe seu comentário
Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.