Home » Destinos » Portugal » As 14 Melhores Praias de Lisboa, Setúbal e Região
Portugal

As 14 Melhores Praias de Lisboa, Setúbal e Região

Melhores praias de Lisboa: A Praia de Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017

Vem a Portugal no verão, mas não vai ter tempo de ir ao Algarve? Saiba que há praias em Lisboa, Setúbal e toda região do Vale do Tejo que são um espetáculo à parte e que muitas vezes competem em beleza com as do sul do país.

Não sabia que Lisboa tinha praias tão bonitas? Na Grande Lisboa (e nesta lista, estão incluídos também Sintra, Sesimbra, a Serra da Arrábida e até a Península de Tróia) existem aproximadamente 100 praias. Isso mesmo, 100 praias!

Algumas são pequenas, outras grandes, e há algumas que nem dá pra saber onde começa e termina. Há praias fluviais e de mar aberto, praias para ir só, de bicicleta, em família, com crianças, surfar, e muito mais.

Entre tantas opções encontra-se também aquela que foi eleita, em 2017, como a melhor e mais bonita praia da Europa, a Praia de Galapinhos. E eu concordo plenamente. Gostei mais do que as do Algarve, inclusive.

Para quem quer saber a minha opinião direta de quais eu escolheria para ir, seria nesta ordem: Praia de Galapinhos, Praia do Bico das Lulas e Praia do Tamariz.

Para quem quer uma resposta mais ampla para tirar as próprias conclusões, elaboramos uma lista com as melhores praias que ficam perto de Lisboa, incluindo toda sua área metropolitana.

Nossa seleção está dividida pela área em que cada uma está localizada e ordenada conforme a proximidade com a capital.

Leia mais: Veja nossas dicas de onde ficar hospedado e o que fazer numa viagem a Lisboa.

As 14 melhores praias de Lisboa, Setúbal e Região

Melhores praias de Lisboa: a Praia do Ribeiro do Cavalo com suas rochas no mar

Como é muito difícil colocar as praias em ordem de preferência, resolvemos agrupar as melhores praias de Lisboa conforme as diferentes regiões na zona metropolitana da cidade onde estão localizadas:

  • Praias da Linha
  • Costa da Caparica
  • Cascais/Sintra
  • Sesimbra
  • Serra da Arrábida
  • Península de Tróia

Todas são acessíveis de carro e eu superaconselho a alugar um veículo para visitar as praias. As estradas de Portugal são ótimas e os valores de aluguel de carro são bem em conta. Além disso, você chegará bem mais rápido no seu destino.

Caso não queira alugar um veículo, é possível ir de transporte público também, mas já aviso que na maioria delas irá ter que fazer baldeação.

Incluí nesta seleção até as praias da Península de Tróia, que tecnicamente ficam já no concelho de Grândola, do outro lado do Rio Sado, mas que são superacessíveis num ferry que parte de Setúbal.

Assim, as 14 melhores praias para visitar em Lisboa, Setúbal e regiões próximas são, em proximidade do Centro:

  1. Praia do Tamariz
  2. Praia da Rainha
  3. Praia de Carcavelos, Gêmeos e Moinho
  4. Praia do Forte de Santa Marta
  5. Praia do Tarquínio-Paraíso
  6. Praia da Sereia
  7. Praia da Fonte da Telha
  8. Praia do Guincho
  9. Praia do Ribeiro do Cavalo
  10. Praia de Galapinhos
  11. Praia de Galápos
  12. Praia dos Coelhos
  13. Praia de Tróia
  14. Praia do Bico das Lulas

Irei explicar em cada um dos tópicos como chegar até elas.

Praias da Linha

As Praias da Linha são as mais próximas da região central de Lisboa e do trecho mais turístico da cidade.

Elas são chamadas assim porque são acessíveis pela linha de comboios (como são chamados os trens aqui em Portugal). Favoricidas pela localização, estas praias são as mais tranquilas de se visitar sem um carro. Até diria para planejar seu roteiro usando o comboio como meio de transporte. Como são praias urbanas, assim você não se preocupa em arranjar uma vaga para estacionar em dia de praia movimentada.

O comboio que passa por essas praias sai do Cais do Sodré em direção a Cascais.

1. Praia do Tamariz

Melhores praias de Lisboa: a Praia do Tamariz, a melhor praia da linha para Cascais

A Praia do Tamariz seria a minha escolha se tivesse que decidir visitar apenas uma das Praias da Linha.

A maior vantagem é que a Praia do Tamariz tem um tamanho bem bom para uma praia urbana. Dá pra estender a canga sem precisa ficar colado com ninguém.

Para quem vai de comboio, a estação de descida é Estoril e a praia fica a uns 2 minutos de distância. É muito perto!

As águas são cristalinas, fiquei muito surpresa com a qualidade do mar daqui. E não tem ondas, parece uma piscina.

Mas, vá preparado para a temperatura da água, que é gélida. Aqui em Portugal não tem como escapar disso. Em todas as praias as águas são polares. Mas comigo não tem muita frescura não, eu entro mesmo, ainda mais num dia escaldante de quente.

No lado esquerdo da praia fica o Forte da Cruz e um pier. Atravessando o pier fica a Piscina Oceânica do Tamariz, para quem prefere curtir uma “piscina”.

2. Praia da Rainha

O cantinho da Praia da Rainha, em Cascais

A Praia da Rainha é minha segunda praia da linha favorita. Para chegar até lá é preciso descer na estação de comboio Cascais e andar uns 5 minutinhos. Para chegar até ela é preciso descer uma escadinha, mas nada complicado.

Essa praia é bem pequenininha e fica dentro da cidade mesmo. Por ser bem próxima da estação de comboio, ela pode estar cheia. Eu já fui várias vezes no alto verão e nunca tive problemas para estender a minha canga, mas em tempos de pandemia, nunca se sabe.

Outra vantagem de ser próxima da cidade é que é bem fácil de sair para comer qualquer coisa por ali.

Mais uma praia de águas cristalinas, calmas e geladas.

3. Praia de Carcavelos, Gêmeos e Moinho

A Praia de Carcavelos com o forte do lado esquerdo

A Praia de Carcavelos é a mais conhecida entre as praias da linha por ser a maior delas e conseguir agregar todos em seu areal.

No entanto, por ser a mais conhecida, Carcavelos atrai muitos turistas, o que a descaracteriza um pouco. Os lisboetas constumam preferir outras praias, que ficam menos cheias.

Para chegar até lá é preciso descer na estação de comboio Carcavelos e andar 15 minutos até a praia. É um pedaço grande de chão caso o dia esteja quente.

A água de lá é bem clarinha, fria e rasa também. Pode ventar bastante também. Tanto que Carcavelos é bastante usada para aulas de kitesurf.

Indo mais para a esquerda da praia ficam 2 outras prainhas mais tranquilas aos pés do Forte de São Julião da Barra. São a Praia dos Gêmeos e a Praia do Moinho. Caso esteja ventando muito em Carcavelos, aconselho ir até uma delas, que são mais protegidas pelas pedras.

4. Praia do Forte de Santa Marta

A Praia do Forte de Santa Marta, com águas claras

A Praia do Forte de Santa Marta é uma das mais fotogênicas de toda região metropolitana de Lisboa. Faz o maior sucesso no instagram.

Apesar de linda, eu particularmente não gostei muito não. Ela fica embaixo de uma ponte e atrás de alguns prédios, entre eles o Forte de Santa Marta. Achei urbana demais e estava meio suja também quando fui.

Mas, suas águas são claríssimas e perfeitas para crianças por ser bem rasa e no formato de um U.

Para chegar até ela é preciso descer na estação de comboio Cascais e andar uns 20 minutos.

Costa da Caparica

As praias da Costa da Caparica são as melhores para quem quer curtir um ambiente mais rústico, mas sem sair da cidade. São 15 quilômetros de areal e mais de 20 praias pra você escolher.

Para visitar estas praias é importante ter um carro, pois elas já se encontram mais afastadas de Lisboa. Os estacionamentos na regiao são bem grandes também, o que irá facilitar sua vida.

Para ir de ônibus (aqui chamado de autocarro), aconselho a pegar o 161 que faz ponto final na Praça Areeiro ou a linha 153 que sai do Terminal Sete Rios.

Outra forma também é ir de ferry, saindo da Estação Fluvial de Belém e descendo na Estação Fluvial da Trafaria. De lá é possível seguir de bicicleta. Caminhando leva uma meia hora até para a primeira praia, a da Cova do Vapor.

5. Praia do Tarquínio-Paraíso

Praia do Tarquínio-Paraíso, com areias marrons

A Praia do Tarquínio-Paraíso é uma que eu gosto bastante. Fica numa região que está crescendo muito na Caparica, cheia de restaurantes, lanchonetes e barzinhos maravilhosos.

É uma praia calma, com águas claras, ótima para famílias. Longe da Estação Fluvial da Trafaria, o trajeto a pé daria quase 1 hora. Aconselho a ir de carro ou, caso não tenha jeito, pedalando.

6. Praia da Sereia

A Praia da Sereia cheia de guarda sóis de palha

A Praia da Sereia foi a primeira que eu visitei quando cheguei em Portugal. É um lugar muito especial e com um clima muito gostoso.

Cheia de guarda-sóis de palha, ela fica na frente do badalado bar e restaurante Waikiki, que é muito procurado no verão.

As águas têm algumas ondas, mas nada que impeça adultos e crianças de entrar, pois ela é bem rasa.

Para chegar até ela você pode usar o carro ou ir de Transpraia, um minicomboio que liga o terminal da Praia Nova até a Praia da Fonte da Telha, passando pela maioria das praias da Costa pelo caminho.

A primeira partida do comboio é às 9h e a última às 19:30. Bom checar para ver se está funcionando em tempos de pandemia.

7. Praia da Fonte da Telha

A Praia da Fonte da Telha com sua piscininha natural

A Praia da Fonte da Telha é considerada a última da Costa da Caparica, pois além dela não há mais infraestrutura como restaurantes e bares. É a última parada do Transpraia.

É bastante grande e fica bem cheia caso chegue tarde. Ótima para famílias, com um areal bem espaçoso, às vezes formando piscininhas naturais para as crianças brincarem.

Não foi uma das minhas favoritas, porque achei sem personalidade, mas deixo aqui como dica.

Cascais/Sintra

As praias listadas neste grupo ficam tecnicamente em Cascais. Mas como são voltadas ao mar aberto e próximas aos pés do Parque Natural de Sintra-Cascais, nomeei diferente para facilitar a compreensão.

As praias desse canto são pra quem gosta de grandes cenários, com mar envolto em grandes penhascos. São bastante fotogênicas, mas por aqui o vento é bastante intenso e o mar pode estar bem revolto. Tanto que é um lugar bastante procurado para quem gosta de surfar ou praticar kitesurfing.

Para chegar até lá o carro é seu melhor amigo. Caso vá de transporte público, o jeito é pegar o comboio partindo do Cais do Sodré em direção a Cascais e do terminal da cidade pegar o autocarro 415.

8. Praia do Guincho

A Praia do Guincho bem grande e com ondas

A Praia do Guincho é imensa e compõe um paisagem bem poética. É delimitada por dois penhascos com fortalezas em seus topos.

Como apoio aos visitantes, o local possui estacionamento, bar e restaurante.

De mar mais revolto e com algumas ondas, é uma praia onde venta demais. Quando fui, precisei me abrigar entre algumas rochas na praia. Ótima para surfar ou fazer kitesurf, mas complicada para nadar ou só sentar para pegar um sol.

Sesimbra

Sesimbra é uma antiga vila de pescadores que se tornou uma cidade de veraneio logo ao lado do Parque Natural da Arrábida. Cheia de condomínios particulares luxuosos, restaurantes deliciosos, e muitos iates em seu píer, a cidade atraí muitas pessoas com dinheiro. Adoraria passar um verão lá!

O acesso é limitado e, portanto, para chegar até lá só de carro. Em minhas pesquisas não encontrei formas de visitar de transporte público. Dá pra perceber a exclusividade do local, não é?

9. Praia do Ribeiro do Cavalo

A Praia do Ribeiro do Cavlo vista da trilha que leva até lá

Atualmente uma das praias mais badaladas da Grande Lisboa, a Praia do Ribeiro do Cavalo recebeu tantos turistas em 2020, que permaneceu por um tempo fechada para evitar a aglomeração de pessoas no lugar.

A praia é acessada por trilha, que dura de 30 a 40 minutos, ou de barco partindo do píer de Sesimbra.

A trilha, porém, não é fácil de ser percorrida. Como para descer todo santo ajuda, é relativamente tranquilo de ir. Já a subida de retorno eu passei bem mal.

Dependendo da hora que você volte (a maré pode subir no meio da tarde, quando o sol estiver a pico) estará muito quente. Minha pressão despencou e foi bem sofrido. Então fica o alerta. Se não tiver disposição, vá de barco.

Mas a praia em si é paradisíaca, de águas claríssimas entre rochas lindamente esculpidas. É uma praia que dá gosto de ver.

Leve o que for comer, pois não tem absolutamente nada por perto, e você provavelmente irá passar o dia todo ali.

E leve sapatos aquáticos, pois a praia é cheia de pedrinhas que machucam muito os pés.

Serra da Arrábida

As praias da Serra da Arrábida são as minhas praias favoritas de Portugal. Aquelas que considero que desbancam até as do Algarve!

A Serra da Arrábida é um oásis na Grande Lisboa. Repleta de praias remotas e desertas, ela parece saída de um filme de aventura e romance. Todas as praias são cercadas de mata virgem e emolduradas pela Serra da Arrábida ao fundo.

Para visitar a Arrábida eu aconselho a usar um carro, deixar no estacionamento da Praia do Creiro e de lá seguir a pé até a praia escolhida. Em alta temporada a estrada até Galapinhos e Galápos fica fechada, o que impede de prosseguir com o veículo próprio.

Caso queira ir de transporte público, aconselho a pegar o comboio da linha de Setúbal e na parada final, pegar o autocarro 723 que para na Praia da Figueirinha.

Já do Parque da Secil, fora de Setúbal, passa o autocarro 722 que vai parando em todas as principais praias da Arrábida.

Se puder conhecer só uma gama de praias, aconselho fortemente estas a seguir.

10. Praia de Galapinhos

A Praia de Galapinhos vista da trilha

Eleita a praia mais bonita da Europa em 2017 pela European Best Destinations, a Praia de Galapinhos é tudo isso e mais um pouco.

Com uma água azul que parece uma pintura de tão surreal, areias brancas, e mata virgem ao redor, eu fiquei incrivelmente surpresa ao chegar até ela. É preciso fazer uma trilha de mais ou menos 10 minutos, mas é bem fácil para quem não tem mobilidade reduzida.

Na maré baixa é possível acessar outras 2 praias ao redor: a do Coelhos e a de Galápos.

11. Praia de Galápos

A Praia de Galápos cheia de guarda sóis de palha

A Praia de Galápos é a irmã maior e mais urbanizada de Galapinhos. Nela você encontra 2 restaurantes e vários guarda-sóis feitos de palha na praia. Dali é possível ir até Galapinhos na maré baixa ou passando pelas pedras na praia.

Sempre que vou até lá, fico em Galapinhos, mas vou para Galápos para almoçar. Os pratos de peixe são simples, mas deliciosos, feitos na churrasqueira.

Outra vantagem de Galápos é a rampa de subida e descida para a praia. Para quem vai com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, essa opção é mais vantajosa.

12. Praia dos Coelhos

A Praia dos Coelhos com seu mar cor de gelatina

A Praia dos Coelhos ainda é desconhecida e bem selvagem. Tem uma trilha de acesso bem mais difícil e fechada que a de Galapinhos. Mas a recompensa é grande ao se deparar com suas águas de mil tons e quase ninguém em suas areias.

Bem pequena, é possível chegar lá passando pela Praia de Galapinhos na maré baixa.

Península de Tróia

Na junção do Estuário do Sado com o Oceano Atlântico, a Península de Tróia tem águas claríssimas com faixas de areia de perder de vista.

Tróia é uma península que no passado era dominada por romanos, tanto é que até hoje se encontram ruínas lá. É um lugar mágico e meio árido, com suas dunas de areia crescendo com os séculos.

Além disso, a península é um lugar luxuoso, conhecido por seus resorts e condomínios de luxo, e conta com um centrinho onde é possível comer em restaurantes ótimos.

Para chegar até lá a melhor forma é usando o comboio da linha de Setúbal e de lá ir até a Doca das Fontainhas, de onde partem as balsas para a península (Atlantic Ferries). Existem 2 tipos de balsa: as que transportam apenas pessoas e as que levam veículos.

Caso vá de carro, as opções são: deixar o carro na Doca das Fontainhas e ir a pé na balsa; ou transportar o carro de balsa (o que acho desnecessário, a não se que você queira seguir viagem além da península); ou dar a volta em todo o Estuário do Sado e entrar na Península pela vila da Comporta (que possui uma praia de mesmo nome que dizem ser maravilhosa, mas que ainda não pude ir).

13. Praia de Tróia

A Praia de Tróia cheia e com a Serra da Arrábida ao fundo

A Praia de Tróia é a mais próxima da Marina de Tróia, que é onde a balsa vinda de Setúbal aporta. Ótima para famílias pela proximidade, esta praia costuma ficar mais cheia também pelo mesmo motivo, pois a maioria que chega de balsa prefere ficar por ali.

Não diria que é a melhor porque ela fica bem na boca da saída do Sado, o que torna a água mais remexida e menos azul. Mas isso é só porque sou exigente.

14. Praia do Bico das Lulas

A Praia do Bico das Lulas com seu mar transparente

A Praia do Bico das Lulas, depois de Galapinhos, é a minha favorita! Leva-se um tempo andando da marina até a praia (uns 10 minutos debaixo de sol), passando por várias dunas, mas vale muito a pena.

Água cristalina, com um banco de areia no meio do mar, que faz algumas pessoas irem para lá, o que não aconselho. A praia em determinada hora do dia fica com uma correnteza muito forte, que gera alguns afogamentos durante o verão. Por isso, tome cuidado.

Fui 2 vezes nesta praia, uma chegando pela manhã cedo e saindo a tarde. O mar estava muito tranquilo pela manhã, mas a tarde começou a puxar bastante. Na segunda vez que fui cheguei a tarde e a correnteza estava bem forte. Não foi um problema para mim, mas acredito que para quem não sabe nadar ou para crianças seja bem perigoso.

Salve estas dicas de Lisboa no Pinterest!

As 14 melhores praias de Lisboa para quem vai no verão para a cidade e não sabe onde curtir o calor e o mar. Tudo bem explicado, inclusive como ir de transporte público da capital.
As 14 melhores praias de Lisboa, em regiões diferentes e com explicações de como ir até lá de transporte público. Praias para ir só, ir em família, praias urbanas e remotas.
 

ORGANIZE SUA VIAGEM!

HOSPEDAGEM

No Booking.com estão cadastradas as melhores opções de hotéis e albergues. Reserve com direito a cancelamento gratuito e viaje com mais tranquilidade.

CONTA GRÁTIS NA EUROPA

Abra uma conta online no Banco N26 para ter um cartão com saldo em euros para suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem?


Preencha seu e-mail e datas da viagem para receber nossas melhores dicas e avisos de promoções:

Sobre o Autor

Larissa

Larissa é nascida em Niterói/RJ, mas já estudou em Nova York e morou na Nova Zelândia por um ano antes de iniciar a volta ao mundo que terminou em 2016. Sonhando em viajar desde que se entende por gente, mantinha um caderno cheio de recortes de jornais e revistas sobre o Egito quando tinha 7 anos de idade. Hoje esse caderno é virtual e engloba vários destinos. Os “recortes” são produzidos por ela e pelo Carlos, semanalmente, no Vida Cigana.

2 Comentários

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

House Sitting

vida cigana blog youtube house sitting

vida cigana blog youtube house sitting
abbv