Na hora de planejar o que fazer em Montevidéu, tenha em mente que o modo de vida pacato da capital do Uruguai é seu maior atrativo. A cidade apresenta atrações bem estilosas para quem quer conhecê-la a fundo. Nas últimas décadas, o Uruguai vem crescendo cada vez mais no interesse turístico dos brasileiros, tanto pela sua proximidade com o Brasil quanto por sua vida calma e agradável.
Para ajudar na tarefa montamos um roteiro com diversas atrações que vale ser incluídas em sua lista do que fazer em Montevidéu numa viagem para o Uruguai.
Planeje sua viagem: Veja quais são os melhores bairros para ficar hospedado em Montevidéu
Montevidéu, a capital do Uruguai
Montevidéu é a porta de entrada para quem quer conhecer o Uruguai. Tendo um pouco mais de um milhão e meio de habitantes, Montevidéu tem se estabelecido no terceiro lugar na lista de cidades latino-americanas com maior qualidade de vida no mundo, pela The Economist.
Mas não se iluda pela aparência pacata e interiorana da capital. Suas ruas parecem saídas de outro século, mas seu povo é um dos mais vanguardistas do mundo. E como ela é bem pequena, é super possível visitar tudo andando (foi o que nós fizemos) por conta própria ou com um grupo guiado, onde cada atração é explicada por um local.
O que fazer em Montevidéu, a capital do Uruguai
A capital do Uruguai é pequena e pode ser vista por inteiro numa rápida visita. Um roteiro de 2 ou 3 dias em montevidéu pode ser suficiente para conhecer a cidade se planejado com calma.
Veja abaixo nossas dicas do que fazer em Montevidéu:
- Plaza Independencia
- Teatro Solís
- Calle Sarandí
- Plaza Constituición
- Catedral Metropolitana de Montevidéu
- Plaza Zabala
- Iglesia de San Francisco de Asís e Cripta del Señor de la Paciencia
- Mercado del Puerto
- Palácio Legislativo
- Torre de las Telecomunicaciones
- Parque Rodó
- Las Rambas
- Estádio Centenário
- Jardim Botânico de Montevidéu
1. Plaza Independencia
A Plaza Independencia é o coração de Montevidéu. Foi inaugurada em 1840 devido à expansão de Montevidéu para além da Cidade Velha. Em seu centro encontra-se a estátua equestre de Artigas, o maior herói uruguaio, um dos responsáveis pelo movimento de independência das colônias espanholas. Seus restos mortais se encontram no subterrâneo da praça, mas infelizmente, nas duas vezes que visitamos a cidade, o espaço estava fechado.
A Plaza Independencia é onde tudo ocorre. Lá fica o Prédio Presidencial e vários edifícios históricos. Além disso, seus jardins ficam lindos durante a primavera, e todos os moradores usam o entorno para tomar sol, passear com os cachorros e ver a vida passar.
2. Teatro Solís
O Teatro Solís é um dos pontos máximos da cidade. Inaugurado em 1856 com arquitetura bem próxima dos teatros italianos, vive em constante movimento. Visitas guiadas pelo interior do teatro são diárias e bem baratinhas.
3. Caminhar pela Calle Sarandí
A Calle Sarandí é uma rua de pedestres que começa na Puerta de la Ciudadela – o único resquício da antiga muralha que cercava Montevidéu na condição de colônia – e termina no porto.
É bastante interessante caminhar pela Sarandí observando suas várias feiras, que vão desde artesanato a bancas de chimarrão, passando por praças e prédios importantes, como a Plaza Constituición e a Catedral Metropolitana de Montevidéu. Fique de olho também nos vários murais de street art espalhados pela rua.
4. Plaza Constituición
A Plaza Constituición é a mais bonita e mais antiga de Montevidéu. Visitamos a praça no inverno e na primavera – e ela é linda de todas as formas, com árvores peladas ou cheias de verde.
5. Catedral Metropolitana de Montevidéu
Fica em frente a Plaza Constituición e é a mais importante igreja católica do país. Fica no terreno da antiga igreja matriz da cidade, que ruiu em 1788. A Catedral é muito importante para a história do Uruguai, pois ali foi feito o primeiro juramento da recém liberta nação uruguaia e foi abençoada a primeira bandeira do país.
6. Plaza Zabala
É uma praça de inspirações parisienses e com um formato bem incomum, pois não é paralela às ruas. Possui esse nome em homenagem ao fundador da cidade e uma estátua do mesmo se encontra em seu centro.
7. Iglesia de San Francisco de Asís e Catacumbas (Cripta del Señor de la Paciencia)
A primeira igreja da capital do Uruguai foi construída pelos jesuítas em 1724, mas depois passada às mãos dos franciscanos. Estava passando por uma grande reforma quando visitamos, mas mesmo assim estava aberta à visitação.
Já a Cripta del Señor de la Paciencia está aberta todas as sextas do ano. A entrada é bem ao lado da igreja. Para os curiosos, deem uma olhada nesse site que possui fotos e um vídeo do lugar.
8. Mercado del Puerto
O Mercado del Puerto é o lugar mais conhecido da cidade para experimentar um autêntico churrasco uruguaio. Como muitos sabem, assim como no Sul do Brasil, o Uruguai é conhecido por suas carnes, e provar da culinária local se torna uma obrigação a qualquer viajante.
Sabendo disso, nada melhor que frequentar um local onde vários restaurantes se reúnem apresentando os mesmos pratos. É um local bastante turístico onde grande parte dos frequentadores não são uruguaios, então espere ser assediado a cada curva por atendentes.
No mercado também é possível ver as famosas churrasqueiras uruguaias, onde todas as carnes são feitas juntas, tudo com muito calor e fumaça.
Uma vez lá, é só escolher o restaurante que melhor agradar, sentar no balcão e comer. Mas fique atento às promessas feitas pelos atendentes. Como todo local extremamente turístico, eles irão falar de mil maravilhas sobre seus restaurantes, e na hora de cobrar, nada daquilo será cumprido!
9. Palácio Legislativo
O Palácio Legislativo é um prédio lindíssimo e imponente, onde estão a Câmara e o Senado do país. Fica no final de uma enorme avenida no Centro, dando mais destaque ao edifício. É possível fazer uma visita em seu interior, que é tão lindo quanto seu exterior.
Não fizemos a visita interna, mas caso queira saber mais detalhes, o Meus Roteiros de Viagem conta sobre.
10. Torre de las Telecomunicaciones
O prédio mais alto da cidade permite que os turistas visitem seu topo para uma vista de 365 graus da cidade. É um edifício bem novo, finalizado em 2002 e possui 35 andares. Fica no bairro de Aguada.
11. Parque Rodó
O Parque Rodó é um dos maiores e mais populares parques da cidade. Fica no bairro de Punta Carretas. Ele engloba parques de diversões, anfiteatros, campos de golf, campos de futebol e até um cassino. Seu lago atrai inúmeras pessoas que querem somente relaxar e tomar seu chimarrão (é praticamente impossível achar um uruguaio sem seu chimarrão embaixo do braço).
12. Caminhar pelas Ramblas
As Ramblas são enormes avenidas na beira do rio. A parte mais famosa delas é a Rambla de Republica del Perú, onde fica a Playa Pocitos, muito frequentada no verão. Caminhar pela orla das ramblas é passeio obrigatório na lista do que fazer em Montevidéu, onde é possível ver a vida em torno do Rio de la Plata.
13. Estádio Centenário
O Estádio Centenário é um dos símbolos do Uruguai e do futebol mundial. Foi sede da primeira copa do mundo de futebol, em 1930, e fica no bairro de Parque Battle. Mesmo para quem não for fã de futebol, vale a pena uma visita, pois o estádio é histórico e, mesmo com sua má conservação e aparência decadente, tem muito o que revelar. Em seu entorno fica o Parque Battle, onde existe um complexo esportivo e muita área verde.
14. Jardim Botânico de Montevidéu
O Jardim Botânico de Montevidéu não é dos programas mais turísticos, mas lá se vê a vida uruguaia na visão de um local. Fica no bairro de Prado, uma zona nobre da cidade, com casarões antigos e muitas zonas arborizadas. Caso tenha mais tempo na cidade, vale a pena dar uma passada lá e ver seu roseiral.
Para quem quiser mais detalhes, dê uma olhada no texto do Nós no Mundo sobre o lugar.
Montevidéu em 2 ou 3 dias (ou mais)? Quantos dias são necessários numa viagem?
Pisamos em Montevidéu pela primeira vez em 2010 e foi amor à primeira vista. A capital do Uruguai é pequena e compacta, concentrando grande parte de suas atrações turísticas na área da Ciudad Vieja, antigo bairro da cidade, o que faz com que grande parte do turismo na cidade possa ser feito a pé.
Durante nossa primeira visita passamos uma semana no Uruguai, sendo a maior parte dos dias na capital. Nesta última viagem, em 2016, ficamos apenas em Montevidéu, numa passagem de três dias apenas.
Mas o tempo ideal talvez esteja no meio do caminho: uma semana é tempo em excesso, e três dias faz a estadia ser muito corrida, não deixando que se veja tudo o que dá pra fazer em Montevidéu com toda a atenção que a cidade merece.
Leia mais: Como alugar um carro em Montevidéu para uma viagem pelo Uruguai
Como planejar uma viagem a Montevidéu
Caso o medo de não falar espanhol seja uma barreira, trate de esquecer o problema. Devido à enorme massa de turistas brasileiros que visita o Uruguai, suas cidades estão repletas de pessoas que falam português. É muito comum tentar improvisar um portunhol e os garçons começarem a falar português por perceberem que seu cliente é brasileiro.
É bom também ficar de olho na época do ano em que visitará a capital do Uruguai. Em nossa primeira viagem fomos no inverno, não tivemos um dia de sol e passamos muito frio. Já nesta segunda ida, estivemos em Montevidéu no início da primavera e pegamos dias mais agradáveis, apesar de na cidade ventar bastante em qualquer época do ano.
Mas não se preocupe, tanto no inverno quanto no verão não faltarão coisas a fazer em Montevidéu durante sua viagem.
Para quem planeja visitar Punta del Leste e/ou Colonia del Sacramento num bate e volta, é possível visitar as duas cidades com grupos guiados, o que otimiza o tempo e evita com que o turista tenha que procurar como chegar até lá saindo de Montevidéu.
Outro detalhe importante para se preocupar é com a quantidade de dinheiro a ser levado. Atualmente o Uruguai é um país mais caro que o Brasil e comer por lá de forma barata é praticamente impossível.
Onde ficar em Montevidéu*
Como disse anteriormente, a maior parte das atrações turísticas da capital do Uruguai fica na região da Ciudad Vieja. Lá foi onde a cidade começou e onde estão seus prédios históricos, seu centro comercial, suas praças mais antigas e suas feirinhas. Tem um visual meio largado e decadente, parecendo um bairro parado décadas atrás, sem muitas modernidades, mas é uma mão na roda pra quem gosta de caminhar.
Além da Ciudad Vieja, uma região que está sendo cada vez mais procurada por turistas com um pouquinho mais de poder aquisitivo é a de Punta Carretas/Pocitos/Buceo. São três bairros diferentes, mas que se misturam devido a sua semelhança e proximidade.
Lá ficam as praias da cidade, banhadas pelo Rio de la Plata, os prédios modernos e as lojas descoladas. Para quem quer fazer compras, é o melhor lugar.
Esplendor Montevideo
Nós tivemos a sorte de poder experimentar um pouco das duas áreas turísticas da cidade. Durante dois dias nos hospedamos no Esplendor Montevideo, um maravilhoso hotel boutique localizado no centro, bem próximo à Ciudad Vieja.
O Esplendor apresenta tudo que um turista deseja, principalmente em dias frios como os que pegamos em Montevidéu. Ele tem um visual acolhedor, com cores quentes e móveis superconvidativos. Os quartos possuem camas imensas, banheiros com banheira e uma área para trabalhar. Além disso, o hotel conta com um spa servido de piscina aquecida e sauna. O café da manhã é ótimo, com tudo de bom para começar o dia e com uma vista incrível do entorno.
Faça sua reserva no Esplendor Montevideo
Dazzler Montevideo
Já no nosso terceiro dia na capital do Uruguai ficamos no Dazzler Montevideo, um hotel maravilhoso em Punta Carretas, cercado de centros comerciais e pertinho das Ramblas. Com quartos enormes e aconchegantes, banheiros com banheira e também com spa, o Dazzler possui um visual mais clean e moderno.
O café da manhã é bem parecido com o do Esplendor – ambos são da mesma rede – e na cobertura do hotel existe uma piscina, caso vá em dias quentes, com uma vista sensacional de Montevidéu.
Faça sua reserva no Dazzler Montevideo
*Larissa e Carlos se hospedaram em Montevidéu a convite da Fën Hoteles.
Olá Larissa!
Também sou do Rio, mas do outro lado da “poça”… rsrsrs… Vou ao Uruguai em Dezembro, e vamos ficar 5 dias, queria ir a Colonia del Sacramento, e se der também em Punta Del Leste, seria melhor alugar um carro ou tem outras opções mais baratas?
Sou do outro lado da poça também hahaha
Tem sempre os ônibus, que são opções mais baratas, foi assim que viajamos. Mas se tiver dinheiro para alugar um carro, facilita bem mais o deslocamento
Já salvei para seguir a risca.
Estou indo para o Uruguai no próximo mês e adorei as dicas.
Boa noite. E também resido em Niterói e pretendo conhecer Montevidéu. Vale a pena alugar carro? Vale a pena ficar em hotel ou Airbnb?
Olá Anna, para ir somente a Montevidéu não é preciso carro não. Dependendo de onde vc fique, Uber e ônibus será suficiente.
Para saber onde ficar, sempre preferimos hotéis. Aqui neste nosso texto tem várias opções de hotéis nos melhores bairros da cidade: https://vidacigana.com/onde-ficar-em-montevideu/
Muito obrigado pelas excelentes dicas. Eu e minha esposa somos de Niterói tbm. Queremos ir em setembro no Uruguai. Vc me daria alguma dica sobre cidades menores que tbm poderíamos visitar nos arredores de Montevideo.
Olá conterrâneos! Claro, eu indicaria Colonia del Sacramento, Piriápolis e Punta Ballena (visitar a Casa Pueblo).
Olá Larissa! Adorei suas dicas! Imprimi para levar na minha viagem de 5 dias para Montevideo! Beijos
Ai que bom, Maristela, fico feliz! Aproveite bastante Montevideu!
Olá, eu tenho uma viagem para Montevidéu do dia 25 ao dia 31 de Dezembro, vale a pena alugar um carro ou é possível conhecer as atrações turísticas a pé?
Montevidéu dá pra conhecer a pé sim, e para as atrações mais distantes, é só chamar o Uber.
Boa noite !!!! Tenho minha viagem marcada para 2 de Outubro… Montevidéu e Punta… Depois Buenos Aires.
Gostaria de saber a temperatura em Montevidéu e Punta.
Obrigada 😘
Oi Sueli, temos este artigo explicando o clima do Uruguai mês a mês.
Olá, Irei no feriado de Corpus Chrisrti em meio de junho. Qual a temperatura média? Estamos com carro alugado. Como funciona os estacionamentos? É fácil estacionar na rua? Quanto se paga? tem que comprar tickets?
Obrigada 🥰🥰🥰
Matéria maravilhosa! Parabéns… estou planejando ir em agosto, e já reservei o hotel esplendor.
Eh muito frio em agosto?
Vou ficar 5 dias, alguma dica específica para esse período pra essa estação?
Muito obrigada 😘
Oi Marcela, se prepare para o frio sim! Leve casaco e calça que aguente! Mas vale a pena ir sim, nós já fomos para lá no inverno. Bom para tomar vinho 🙂
Sobre dicas, eu não iria para Punta del Este, caso esteja pensando em ir para lá. A cidade estará morta!
Vamos para Montevidéu em Outubro e pretendemos passar em Punta del Este, o tempo já estará quente?!
Gostei do bairro Pocitos para ficar, vc indica?
Obrigada pelas dicas!
Oi Solange, em outubro não estará muito quente não, mas também não vai estar tão frio e chuvoso quanto no inverno. Não sei se dá pra pegar praia nesse mês, acredito que ainda estará frio, em torno dos 20 graus.
O bairro de Pocitos eu só recomendaria em pleno verão, em dias nublados ou frios é bem deprimente. Eu recomendo o bairro de Puntas Carretas.
Temos um texto sobre a melhor época para viajar para o Uruguai e também um guia de melhores bairros e hoteis em Montevidéu. Dá uma olhadinha lá 😉
Oi Larissa, vou a Montevidéu em abril. Qual bairro devo ficar?? Levo peso, dólar ou real?? É fácil o transporte de ônibus para punta del leste??
Oi Andréia, temos um guia de bairros em Montevidéu, recomendo muito o bairro de Punta Carretas, bem agradável!
Sobre a moeda, costumamos sacar direto do caixa eletrônico no aeroporto com cartão internacional, mas caso for trocar em casa de câmbio no Uruguai, acho melhor levar real mesmo.
O transporte de ônibus para Punta é bem fácil sim, foi o que fizemos na nossa primeira viagem, é uma rota bem conhecida e feita pela maioria dos turistas. Caso prefira, alugue um carro no país, temos um texto explicando tudinho.