Home » Portugal » O que fazer no Cais do Sodré: Dicas Imperdíveis
Portugal

O que fazer no Cais do Sodré: Dicas Imperdíveis

A Rua Cor de Rosa, uma das opções na nossa lista do que fazer no Cais do Sodré.

O Cais do Sodré é uma área de Lisboa situada junto ao rio Tejo, que serve como importante ponto de conexão entre diferentes partes da cidade e regiões próximas. 

Nos últimos anos, a área passou por um processo de revitalização, tornando-se um dos pólos de entretenimento e convivência em Lisboa. Além de ser um ponto de acesso a outros cantos da cidade, é também conhecido por sua vida noturna, com bares, restaurantes e clubes que atraem moradores e turistas. 

Se você está planejando uma viagem a Lisboa e busca o que fazer no Cais do Sodré, neste post iremos mostrar alguns dos pontos de destaque do bairro. 

Quer assistir a este post no youtube? Então confira abaixo!

5 atrações pelo Cais do Sodré, em Lisboa  

O Cais do Sodré, além de ser um centro importante de transportes, tem uma história ligada ao comércio marítimo de Lisboa, já que sua localização o tornava um ponto estratégico para embarcações. 

Apesar de seu passado um tanto infame, após as obras de revitalização da região, o local se tornou um ponto alto para turistas, sendo bastante frequentado. A oferta de vida noturna é bem vasta, mas não é só durante a noite que você consegue aproveitar por aqui. 

Confira a lista de 5 atrações no Cais do Sodré: 

  1. Mercado da Ribeira
  2. Praça Dom Luís I
  3. Elevador da Bica 
  4. Rua Cor de Rosa 
  5. Ribeira das Naus 

A seguir, veja detalhes sobre cada um desses lugares e saiba porque adicioná-los ao seu roteiro turístico por Lisboa. 

Veja mais: Onde ficar em Lisboa: 9 Melhores bairros e hotéis.

1. Mercado da Ribeira

Mesas e pessoas concentradas na praça de alimentação do Mercado da Ribeira, uma das opções para o que fazer no Cais do Sodré.

O Mercado da Ribeira, também conhecido como TimeOut Market, é um dos principais pontos gastronômicos de Lisboa. Fica na Avenida 24 de Julho, próximo à estação de metrô e trem. 

Aqui você encontra diversas opções de restaurantes, sendo ideal tanto para almoços em família quanto para happy hours com amigos. São várias tendas que apresentam pratos tradicionais portugueses e pratos internacionais, além de drinks feitos com vinho do porto, sangrias e outras bebidas. 

O destaque que o mercado tem não é à toa, já que ele reúne o que há de melhor da gastronomia local, com restaurantes selecionados por críticos da revista TimeOut. 

Essa seleção inclui chefs renomados e casas clássicas da cidade. Entre as opções, estão presentes os famosos pasteis de nata da Manteigaria, vinhos e chopes tradicionais, conhecidos como “imperial” pelos lisboetas.

Inaugurado no final do século XIX, este foi o principal mercado de Lisboa até o início dos anos 2000, quando perdeu espaço para o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). Então, em 2014, a revista TimeOut assumiu parte da gestão, revitalizando o espaço com restaurantes de chefs premiados como Henrique Sá e Alexandre Silva. Por isso, hoje o Mercado da Ribeira é um dos grandes destinos gastronômicos e turísticos da cidade.

Veja mais: Mercado da Ribeira e + 8 mercados de Lisboa para conhecer.

2. Praça Dom Luís I

Bem ao lado do Mercado, em frente à estação de trem, fica a Praça Dom Luís I. É um ponto de encontro que combina história, cultura e movimentação local. 

Aqui você vai ver a estátua do Marquês Sá da Bandeira, uma figura importante para Portugal. Ela fica bem no centro, em meio às palmeiras e canteiros do jardim. Além disso, a praça conta ainda com parque infantil e alguns cafés.

Os arredores do espaço também chamam bastante a atenção. Lá estão diversos prédios históricos de estilo neoclássico, então se você aprecia arquitetura, este é um ponto de Lisboa que certamente irá te agradar. 

Separe um sábado de sua viagem para visitá-la, assim você aproveitará a feirinha que oferece produtos variados, como artesanato, roupas e acessórios. 

3. Elevador da Bica

Imagem do Elevador da Bica, no Cais do Sodré, em Portugal.

Entre os elevadores funiculares de Lisboa, certamente o Elevador da Bica é o de maior destaque. 

Claro, é uma boa maneira de se deslocar pelas ruas (muito) íngremes da cidade, facilitando o trajeto entre o Cais do Sodré e o Bairro Alto, dois dos bairros mais boêmios de Lisboa, que atraem muitos visitantes, mas não é apenas isso. 

Como um dos grandes cartões postais da capital, deixar de conhecê-lo durante sua viagem é certamente um erro. 

O percurso, com cerca de 200 metros, oferece uma experiência única, passando por ruas estreitas e animadas, onde você pode observar a vida cotidiana dos moradores. Ao chegar ao topo da colina, há ainda a oportunidade de explorar bairros históricos, como o Bairro Alto e Santa Catarina, famosos por seus mirantes que oferecem vistas panorâmicas da cidade e do rio Tejo. O passeio, embora curto, é um dos mais procurados pelos visitantes.

O funicular, projetado por Raoul Mesnier em 1892, funciona diariamente e, nas proximidades da parte superior, você encontra alguns dos pontos mais importantes de Lisboa, como o Largo de Camões, o Chiado e o Bairro Alto

4. Rua Cor de Rosa

Parte da Rua Ror de Rosa e seus prédios.
Foto de Sara Darcaj na Unsplash

A Rua Cor de Rosa é uma das atrações mais populares de Lisboa, especialmente entre os turistas. Oficialmente chamada Rua Nova do Carvalho, seu apelido veio após um projeto de intervenção urbana, realizado entre 2011 e 2013, que transformou as calçadas e as ruas na cor rosa, e hoje chama atenção por sua vida noturna. 

Ao longo dessa rua você vai encontrar uma série de bares, restaurantes e casas noturnas. Durante o dia é bem tranquila, gostosa de caminhar, mas é à noite que o lugar ganha vida, com música ao vivo, drinks em bares temáticos e muita gente. 

Sua história não é das melhores; era um ponto de drogas e prostituição, frequentado principalmente por marinheiros (inclusive, repare nos nomes de bares, muitos deles têm nomes de países e cidades oriundas desses marinheiros, tática para chamar atenção nessa época). Por isso, houve a revitalização do lugar, e hoje a rua é um dos principais destinos turísticos de Lisboa.

A popularidade da Rua Cor de Rosa é tanta que ela foi incluída entre as 12 ruas favoritas do New York Times na Europa. 

5. Ribeira das Naus

A Ribeira das Naus é uma área localizada às margens do rio Tejo, ideal para caminhadas tranquilas enquanto se aprecia a vista das águas. Durante o verão, o local é frequentado por lisboetas e turistas que aproveitam o clima agradável para relaxar e ver o pôr do sol. 

Além das vistas bonitas, você ainda encontra por aqui quiosques, onde é possível sentar, tomar uma bebida e petiscar.

A área, que já foi um antigo estaleiro onde se construíam as naus portuguesas, foi recentemente reabilitada e transformada em uma praia fluvial. Embora os banhos sejam proibidos, a escadaria que se estende em direção ao rio é um bom espaço para tomar sol e descansar após explorar a cidade.  

O lugar liga dois importantes pontos turísticos de Lisboa: o Cais das Colunas, na Praça do Comércio, e o Cais do Sodré, criando um corredor ribeirinho que atrai muitos visitantes.

Vale a pena incluir o Cais do Sodré em sua visita?

O Cais do Sodré é um local que reúne história, cultura e lazer, sendo um dos principais pontos turísticos de Lisboa. 

Com atrações como o Mercado da Ribeira, o Elevador da Bica e a Rua Cor de Rosa, aqui as opções são variadas de entretenimento e gastronomia, além de uma forte conexão com a vida local e a revitalização urbana.

É uma boa região para quem gosta de conhecer um novo país e realmente entender como seu dia a dia funciona. 

E lembre-se: não é só de vida noturna que vive o Cais do Sodré. Aqui você encontra passeios e diversão para o dia todo! Separe pelo menos um dia de sua visita à Lisboa para conhecê-lo. 

Veja mais: Pontos turísticos de Lisboa: 20 melhores atrações.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

PASSAGENS AÉREAS

O site do Skyscanner é nossa forma favorita de pesquisar passagens aéreas. O buscador deles inclui companhias aéreas e outros sites que os concorrentes costumam deixar de fora. É o melhor lugar para começar a planejar uma viagem.

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

Abra uma conta online na Wise e peça o seu cartão de débito para economizar em suas viagens internacionais.

SEGURO VIAGEM

Use nosso Comparador de Seguro Viagem. Com nossa parceria com a Seguros Promo, vamos te ajudar a encontrar os melhores planos de seguro para o seu destino. Use o cupom VIDACIGANA5 e receba 5% de desconto na hora do check out.

ROAD TRIP

Alugue um veículo com a RentCars.com para sua viagem. Compare os preços de diferentes locadoras, pague em Reais, sem IOF e parcelado em até 12 vezes.

Sobre o Autor

Larissa Pereira

Escritora de viagens, fotógrafa e graduada em história da arte, Larissa equilibra com maestria suas muitas paixões. Seus artigos exibem uma perspectiva histórica e cultural em suas narrativas de viagem, transformando cada destino em uma tela rica em detalhes e curiosidades.

Como fotógrafa, Larissa utiliza sua lente para registrar todos os momentos do blog, traduzindo a beleza de cada local em histórias visuais. Seu olhar para detalhes aprimora a experiência, permitindo que os leitores embarquem virtualmente em suas viagens.

Larissa é também a apresentadora do canal do Vida Cigana no YouTube, onde compartilha dicas e explica atrações em detalhes, desenvolvendo itinerários e inspirando outros a vivenciarem suas próprias jornadas.

Deixe seu comentário

Todos os comentários serão moderados previamente conforme as políticas do blog. Serão publicados e respondidos apenas após aprovação.

Clique aqui para deixar um comentário.

Stock content by

dedpositphotos
abbv